Novo
Honda Fit 2015 chega totalmente renovado em sua terceira geração
Com novo design,
veículo está ainda mais confortável e moderno
Texto e fotos: Honda
Com
o espírito inovador que faz parte de seu DNA, a Honda apresenta o novo Honda
Fit 2015, o melhor funcional compacto de sua categoria. O modelo será fabricado na planta de Sumaré (SP) e, a
partir do próximo ano, também na nova unidade de Itirapina (SP), que deverá
dobrar a capacidade produtiva da Honda no Brasil. O lançamento ocorre logo após
a comemoração da marca histórica alcançada em março pelo Fit no Brasil, com mais
de 500 mil unidades produzidas desde o lançamento no país, em
2003.
Globalmente,
o monovolume é um dos veículos mais vendidos da história da Honda, próximo à
expressiva marca de 5,2 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo
desde a sua apresentação oficial, em junho de 2001, no Japão. Atualmente, o
carro é vendido em mais de 120 países e fabricado em 11 unidades localizadas no
Japão (2), China (2), Taiwan, Tailândia, Malásia, Indonésia, Reino Unido, México
e Brasil.
O
novo Fit apresenta uma evolução em seus principais atributos como espaço interno
aprimorado, versatilidade dos bancos traseiros, economia no consumo de
combustível e design totalmente renovado e arrojado com uma inspiração esportiva
– além das vantagens de uma motorização mais eficiente.
Em
sua terceira geração, o Novo Fit deve revolucionar o seu segmento no Brasil.
Completamente redesenhado, o modelo tem atributos que agradam ao público mais
exigente, como combinação de estilo e desempenho, aliados a uma alta tecnologia
que ratifica o conceito “máximo para o homem, mínimo para a máquina”, em que há
a maximização do espaço disponível para os ocupantes e a minimização do espaço
necessário para os componentes mecânicos.
O
modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5L i-VTec
FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco
velocidades e a nova CVT (Continuously Variable
Transmission)
geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente
da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no
início do próximo mês (maio/2014), com expectativa de
vendas para o mercado interno
de
cinco mil unidades mensais.
Conceito
O
dinamismo do design, a praticidade e versatilidade dos bancos, a excelente
dirigibilidade e o baixo custo de manutenção fazem do Honda Fit 2015 um dos mais
importantes lançamentos da indústria automobilística. É o veículo ideal para
quem valoriza estilo, conforto, agilidade, segurança e espaço interno amplo e
flexível, e também quer sentir máximo prazer ao dirigir um automóvel.
O
Brasil é o único país onde a Honda produz e comercializa o sistema Flex, com a
exclusiva tecnologia FlexOne. A iniciativa alinha-se ao empenho da Honda em inovar a mobilidade
sustentável e concilia alta eficiência, menor consumo de combustível e baixa
emissão de poluentes para todas as gerações de produtos. Inicialmente implantado
nos modelos Civic 2014 com motorização 2.0, o conceito Flex One foi estendido no
ano passado à linha CR-V e agora chega também ao novo Honda Fit 2015.
Gradativamente, será agregado aos demais automóveis Honda comercializados no
mercado nacional.
Design
O
novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade visual que será aplicada para os
futuros lançamentos da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado
na parte frontal dos veículos. O conceito se compõe basicamente do conjunto
óptico e a grade frontal. O design do novo Honda Fit 2015 se tornou ainda mais
sofisticado, moderno e dinâmico.
Se,
por um lado, o layout original da Honda de tanque centralizado permite ao Fit a
maior eficiência de espaço da categoria, privilegiando o conforto dos
passageiros, por outro as suas linhas esportivas unem perfeitamente beleza e
eficiência.
Nas
laterais, a carroceria tem linha de "cintura alta" e um vinco levemente angulado
para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, que trouxe
mais elegância e diferenciação ao modelo. Destaque ainda para o refletivo que
passa a acompanhar a linha da coluna traseira. O conjunto forma linhas
harmônicas de grande modernidade e confere maior personalidade e estilo.
Os
retrovisores também exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores
para as setas (EXL). O para-choque traseiro também possui novo desenho e
defletores de ar dispostos harmonicamente com o aerofólio, que conta com um novo
local de posicionamento do break
light. O
visual se completa com a adoção de novas rodas de liga leve de 15” ( LX) e de
16” (EX e EXL).
Destacam-se
o habitáculo versátil, com materiais de alta qualidade, e a carroceria mais
dinâmica, que enfatiza rodas e pneus, além da robustez dos pára-lamas, sob o
conceito Crossfade
Monoform.
A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, e com isso aumentou a sensação
de robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça ainda
mais a esportividade do novo Honda Fit 2015.
Mais
espaço
Para
ser o número 1 em eficiência de espaço da categoria, o novo Fit 2015 ampliou a
área de cabine quando comparado à segunda geração. Suas dimensões comprovam esse
objetivo: a largura foi mantida (1.695mm), mas a sensação de espaço no interior
ficou ainda mais evidente. Além disso, a distância entre eixos passa a ser de
2.530mm, 30mm a mais que o modelo anterior. A nova geração também apresenta uma
evolução no comprimento, passando de 3.900mm para 3.997mm.
A
disposição de seu tanque de combustível central foi mantida. Com capacidade para 45,7
litros, o tanque central recebeu melhorias, como o
reposicionamento das estruturas de assoalho que mantêm o tanque seguro. Como
consequência, obteve-se uma eficiência de espaço interno ainda maior, acomodando
os passageiros com muito conforto e mantendo o amplo espaço para bagagem.
Conforto
e versatilidade
O
Novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto para o motorista quanto para os
passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e sofisticação.
Compostos de uretano de baixa repulsão, mais densos e macios, dão uma sensação
de aconchego e firmeza. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados de
forma rápida através de uma alavanca quando é necessário incliná-los, ficando
sempre em posição confortável. Para o revestimento dos bancos foram adotadas
padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro (EXL), que conferem sofisticação e bom
gosto.
Além
disso, com a redução do comprimento do braço de suspensão traseiro, a distância
entre passageiros aumentou 80mm em relação à geração anterior, assim como o
espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, que agora é 122mm maior. Por fim,
o perfil reduzido do tanque de combustível permite uma distância de regulagem de
assento 10mm superior.
No
Novo Honda Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT
(Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três
já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema
ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL , e contam com o novo modo Refresh, onde o
encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a
capacidade de acondicionamento do veículo.
Além disso, o interior
do monovolume conta com espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas,
porta-copos, porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos
localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar
com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um
copo grande.
O
Honda Fit 2015 ainda vem equipado com ar-condicionado, vidros verdes com filtro
UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL), entre outros
itens.
Painel de
instrumentos
O
painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface
avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o
motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da
direção.
Na
versão EXL, um design diferenciado e com predominância da cor azul o torna ainda
mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro,
indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e
parcial, consumo médio e instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A
versão EXL ainda conta com indicador ecológico e indicador de consumo de
combustível instantâneo. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída
pelo âmbar. (foto ao lado, painel de instrumentos da versão
EXL).
Sistema
de Áudio
Para
as versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN, é composto por Rádio AM/FM com um
visor de LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão
(panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA,
entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. O sistema HFT
(Hands-Free
Telephone)
posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação através
da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão LX dispõe de
Rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o
cabeamento para a instalação de sonorização.
Direção
mais leve e menor ruído interno
O
novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric
Power Steering),
um sistema de direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais
leve em manobras em baixas velocidades e firme em altas. O esforço ao esterçar é
reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um
módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e
LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a
coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente. A
qualidade e o baixo nível de ruído no interior do Novo Fit foi mantido,
proporcionando e mantendo o bem-estar dos ocupantes.
A
suspensão frontal rígida conta com um rebound
stopper,
enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na sensibilidade da
carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas, ajudando a reduzir
consideravelmente a quantidade de ruído que penetraria na cabine.
Motor
e Transmissão
Sob
o capô do monovolume também há novidades. Toda a linha conta agora com o motor
1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de
sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia, criada pioneiramente pela
Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para máxima
eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho
com o máximo de economia de combustível.
O
motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm
quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa
de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que
aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade,
aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é
perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à
geração anterior: 17% nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
O
sistema de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed
Fuel Injection)
foi mantido, em conjunto com o módulo de controle do motor ECM (Engine
Control Module)
que, conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo, atua
separadamente em cada injetor, de acordo com a necessidade de combustível do
motor. Além de promover maior economia de combustível e máxima potência quando
necessário, o sistema também traz mais durabilidade ao
conjunto.
Um
grande destaque está na adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque
de partida a frio, agora também disponível no Fit 2015, seguindo o conceito
Honda FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava
as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age
diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o
à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso
imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação
de baixa temperatura.
A
transmissão CVT (Continuously
Variable Transmission)
está disponível no modelo, agora na nova geração Earth
Dreams.
A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma
elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades,
proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de
combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes
é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a
direção mais suave e ágil.
Com
o G-design
Shift,
é possível oferecer aceleração direta em uma rápida resposta para a necessidade
do condutor, além de uma sensação de aceleração linear com um aumento constante
de rotação em resposta à aceleração. As versões com CVT também evoluíram em
relação à redução de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de
combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).
Tecnologia
e Segurança
No
novo Honda Fit 2015 o sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um
espaço menor, mas com mais eficácia. O novo sistema diminui a variação de
cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade,
principalmente em relação à aceleração lateral durante as curvas. Foram
aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar ainda
mais o conforto para os usuários do veículo.
O
compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de
freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o
travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz. O modelo
também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de
segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos
para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis
compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as
versões.
O Honda
Fit 2015 também traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das
portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete
nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras.
A
linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está
disponível nas cores:
Azul Netuno Metálico
(novo)
Vermelho Rally
Sólido
Preto Cristal
Perolizado,
Cinza Barium Metálico
(novo)
Cinza Iridium
Metálico,
Prata Global
Metálico
Branco Taffeta
Sólido.
Preços públicos
sugeridos:
EXL CVT R$
65.900
EX CVT R$
62.900
LX CVT R$
58.800
LX MT R$
54.200
DX CVT R$
54.500
DX MT R$
49.900
Os
preços são referentes às versões com cores sólidas. As metálicas e perolizadas
terão um acréscimo de R$ 990 no preço público sugerido. Os clientes podem obter
informações sobre o Novo Fit nas concessionárias mais próximas, pelo site
www.honda.com.br ou pelo telefone 0800
701 3432.
FICHA TÉCNICA HONDA FIT 2015
|
MOTOR
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
Nº
CILINDROS
|
4 CIL.
LINHA
|
4 CIL.
LINHA
|
4 CIL.
LINHA
|
4 CIL.
LINHA
|
|
CILINDRADA
(CM3)
|
1497
|
1497
|
1497
|
1497
|
|
POTÊNCIA
(CV/RPM)
|
116 / 6000
(E)
115 / 6000 (G) |
116 / 6000
(E)
115 / 6000 (G) |
116 / 6000
(E)
115 / 6000 (G) |
116 / 6000
(E)
115 / 6000 (G) |
|
TORQUE
(KGF.M/RPM)
|
15.3 / 4800
(E)
15.2 / 4800 (G) |
15.3 / 4800
(E)
15.2 / 4800 (G) |
15.3 / 4800
(E)
15.2 / 4800 (G) |
15.3 / 4800
(E)
15.2 / 4800 (G) |
|
DIÂMETRO X CURSO
(MM)
|
73 X
89.4
|
73 X
89.4
|
73 X
89.4
|
73 X
89.4
|
|
TAXA DE
COMPRESSÃO
|
11.4:1
|
11.4:1
|
11.4:1
|
11.4:1
|
|
TREM DE
VÁLVULAS
|
16-VALVULAS
SOHC
I-VTEC
|
16-VALVULAS
SOHC
I-VTEC
|
16-VALVULAS
SOHC
I-VTEC
|
16-VALVULAS
SOHC
I-VTEC
|
|
TRANSMISSÃO
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
CVT
|
O
|
O
|
O
|
O
|
|
FRENTE
|
2.526 ~
0.408
|
2.526 ~
0.408
|
2.526 ~
0.408
|
2.526 ~
0.408
|
|
RÉ
|
2.706 ~
1.382
|
2.706 ~
1.382
|
2.706 ~
1.382
|
2.706 ~
1.382
|
|
DIFERENCIAL
|
4,992
|
4,992
|
4,992
|
4,992
|
|
|
|
|
|
|
|
MANUAL 5
VELOCIDADES
|
ND
|
ND
|
O
|
O
|
|
1ª.
|
-
|
-
|
3,461
|
3,461
|
|
2ª.
|
-
|
-
|
1,869
|
1,869
|
|
3ª.
|
-
|
-
|
1,235
|
1,235
|
|
4.
|
-
|
-
|
0,948
|
0,948
|
|
5ª.
|
-
|
-
|
0,767
|
0,767
|
|
RÉ
|
-
|
-
|
3,307
|
3,307
|
|
DIFERENCIAL
|
-
|
-
|
4,625
|
4,625
|
|
SUSPENSÃO/FREIOS/OUTROS
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
SUSPENSÃO
DIANTEIRA
|
MAC
PHERSON
|
MAC
PHERSON
|
MAC
PHERSON
|
MAC
PHERSON
|
|
SUSPENSÃO
TRASEIRA
|
EIXO DE
TORÇÃO
|
EIXO DE
TORÇÃO
|
EIXO DE
TORÇÃO
|
EIXO DE
TORÇÃO
|
|
DIREÇÃO /
TIPO
|
ELETROASSISTIDA
PROGRESSIVA
(EPS) |
ELETROASSISTIDA
PROGRESSIVA
(EPS) |
ELETROASSISTIDA
PROGRESSIVA
(EPS) |
ELETROASSISTIDA
PROGRESSIVA
(EPS) |
|
DIREÇÃO -
VOLTAS
BATENTE A BATENTE |
3
|
3
|
3
|
3
|
|
DIÂMETRO DE GIRO
(M)
|
10,28
|
10,28
|
10,28
|
10,28
|
|
FREIO
DIANTEIRO
|
DISCO VENTILADO
262 MM |
DISCO VENTILADO
262 MM |
DISCO VENTILADO
262 MM |
DISCO VENTILADO
262 MM |
|
FREIO
TRASEIRO
|
TAMBOR 200
MM
|
TAMBOR 200
MM
|
TAMBOR 200
MM
|
TAMBOR 200
MM
|
|
PNEUS
|
185 / 55
R16
|
185 / 55
R16
|
185 / 60
R15
|
185 / 60
R15
|
|
RODAS
|
ALUMINIO 16 X
6J
|
ALUMINIO 16 X
6J
|
ALUMINIO 15 X
6J
|
AÇO 15 X
6J
|
|
ESTEPE
PNEU
RODA
|
T135/80 D15
AÇO, 14 X 4T |
T135/80 D15
AÇO, 14 X 4T |
T135/80 D15
AÇO, 14 X 4T |
T135/80
D15
AÇO, 14 X
4T
|
|
DIMENSÕES
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
ENTRE-EIXOS
(MM)
|
2530
|
2530
|
2530
|
2530
|
|
COMPRIMENTO
(MM)
|
3998
|
3998
|
3998
|
3998
|
|
ALTURA
(MM)
|
1535
|
1535
|
1535
|
1535
|
|
LARGURA
(MM)
|
1695
|
1695
|
1695
|
1695
|
|
BITOLA (MM,
DIANT/TRAS)
|
1482 /
1472
|
1482 /
1472
|
1482 /
1472
|
1482 /
1472
|
|
ALTURA LIVRE DO SOLO
(MM)
|
145,3
|
145,3
|
145,3
|
145,3
|
|
CAPACIDADES
|
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
MASSA EM ORDEM DE
MARCHA - CVT (KG)
|
1101
|
1099
|
1080
|
1072
|
|
MASSA EM ORDEM DE
MARCHA - MT (KG)
|
-
|
-
|
1060
|
1052
|
|
CAPACIDADE TANQUE DE
COMBUSTÍVEL (LITROS)
|
45,7
|
45,7
|
45,7
|
45,7
|
|
CAPACIDADE DO PORTA
MALAS (LITROS) VDA
|
363
|
363
|
363
|
363
|
|
CAPACIDADE PORTA
MALAS
COM BANCO TRASEIRO REBATIDO (LITROS) |
906
|
906
|
906
|
906
|
|
CAPACIDADE PORTA
MALAS
COM BANCO TRASEIRO REBATIDO (LITROS) *DIANTEIRO MÁXIMO P/ FRENTE |
1045
|
1045
|
1045
|
1045
|
|
PASSAGEIROS
|
5
|
5
|
5
|
5
|
|
HEADROOM DIANTEIRO
(MM) (ALTURA LIVRE
PARA O TRONCO) |
1003
|
1003
|
1003
|
1003
|
|
HEADROOM TRASEIRO
(MM) (ALTURA LIVRE PARA O TRONCO)
|
953
|
953
|
953
|
953
|
|
LEGROOM DIANTEIRO
(MM) (ESPAÇO LIVRE PARA PERNAS)
|
1052
|
1052
|
1052
|
1052
|
|
LEGROOM TRASEIRO
(MM) (ESPAÇO LIVRE PARA PERNAS)
|
997
|
997
|
997
|
997
|
|
SHOULDER ROOM -
DIANTEIRO
(MM) (ESPAÇO LIVRE PARA OS OMBROS) |
1393
|
1393
|
1393
|
1393
|
|
SHOULDER ROOM -
TRASEIRO
(MM) (ESPAÇO LIVRE PARA OS OMBROS) |
1336
|
1336
|
1336
|
1336
|
|
CONSUMO
(PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR) |
EXL
|
EX
|
LX
|
DX
|
|
CVT - PROGRAMA
BRASILEIRO ETIQUETAGEM VEICULAR (CIDADE, KM/L, ETANOL /
GASOLINA)
|
8.3 /
12.3
|
8.3 /
12.3
|
8.3 /
12.3
|
8.3 /
12.3
|
|
CVT - PROGRAMA
BRASILEIRO ETIQUETAGEM VEICULAR (ESTRADA, KM/L, ETANOL /
GASOLINA)
|
9.9 /
14.1
|
9.9 /
14.1
|
9.9 /
14.1
|
9.9 /
14.1
|
|
MT - PROGRAMA
BRASILEIRO ETIQUETAGEM VEICULAR (CIDADE, KM/L, ETANOL /
GASOLINA)
|
8.3 /
11.6
|
8.3 /
11.6
|
8.3 /
11.6
|
8.3 /
11.6
|
|
MT - PROGRAMA
BRASILEIRO ETIQUETAGEM VEICULAR (ESTRADA, KM/L, ETANOL /
GASOLINA)
|
9.5 /
13.6
|
9.5 /
13.6
|
9.5 /
13.6
|
9.5 /
13.6
|





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