O sedĂ£ custa a partir de R$
55.850, preço menor que do seu lançamento
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fiat Chrysler
Parece brincadeira de primeiro de
abril, talvez por isso a montadora italiana resolveu lançar o modelo 2015 do
Novo Fiat Linea no dia 2. Em uma atitude inédita, eles admitiram que houve um
exagero no preço de lançamento do modelo em 2008 (entre
R$ 60.900 e R$ 78.900) e agora, com mais equipamentos, tecnologia de
ponta e com novo visual, resolveram baixar o preço do carro. Muito bom ter esse
tipo de postura com relaĂ§Ă£o ao consumidor, que pode se sentir valorizado e
palmas para a montadora que soube se posicionar bem Ă realidade do mercado
atual.
Falando do carro, eu fui
convidado para testar o novo modelo em um evento que aconteceu em SĂ£o Paulo e
teve seu encerramento em Bertioga, litoral paulista. Foram pouco mais de 120 km de trĂ¢nsito da
cidade, estrada, sol e chuva, mas muita chuva, tudo isso num excelente misto de
situações nas quais pude avaliar com todas as possibilidades o que o carro
oferece, principalmente nos itens de conforto e segurança implantados nesse
modelo.
Na parte externa, ele sofreu
algumas modificações importantes no design nas duas versões a Essence e a
Absolute, com novos pĂ¡ra-choques, novas grades frontais e nova tampa do porta-malas,
além das novas rodas com aros de 16 e 17 polegadas e seus
desenhos exclusivos.
Na parte mecĂ¢nica, o novo Fiat Linea continua contando com o motor bicombustĂvel 1.8 16V da famĂlia E.torQ que concilia desempenho, economia, baixos nĂveis de emissões e de ruĂdo, alĂ©m de confiabilidade e durabilidade. Desenvolve 130 cv de potĂªncia mĂ¡xima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), garantindo prazer ao dirigir e segurança em acelerações e retomadas.
Na parte mecĂ¢nica, o novo Fiat Linea continua contando com o motor bicombustĂvel 1.8 16V da famĂlia E.torQ que concilia desempenho, economia, baixos nĂveis de emissões e de ruĂdo, alĂ©m de confiabilidade e durabilidade. Desenvolve 130 cv de potĂªncia mĂ¡xima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), garantindo prazer ao dirigir e segurança em acelerações e retomadas.
Ainda na parte mecĂ¢nica, houve
uma melhora nos nĂveis de barulho interno por conta de uma nova geometria de
suspensĂ£o e supressĂ£o de ruĂdos no novo modelo. O modelo testado foi o top de
linha, Absolute 1.8 16V E.TorQ Dualogic,
cambio esse que estĂ¡ mais moderno e proporciona os engates mais suaves,
melhorando muito a sensaĂ§Ă£o daqueles “tranquinhos” na hora de mudar as marchar
para cima. No modelo de entrada, o utilizado Ă© o E.TorQ mecĂ¢nico, ficando o
Dualogic como opcional.
Fizemos o caminho na cidade de forma tranqĂ¼ila, realmente o silencio
interno do carro Ă© muito melhor que na versĂ£o anterior, os vidros se fecham de
forma a vedar quase que por completo, ficando do lado de fora os barulhos indesejĂ¡veis
do transito que existe em grandes cidades.
Na estrada, ele se porta muito bem, seja em velocidade cruzeiro ou mesmo quando exigido nas ultrapassagens. O novo cĂ¢mbio Ă© rĂ¡pido nas trocas e com o motor 1.8 formam um conjunto muito bom em situações de retomada de velocidade.
Na estrada, ele se porta muito bem, seja em velocidade cruzeiro ou mesmo quando exigido nas ultrapassagens. O novo cĂ¢mbio Ă© rĂ¡pido nas trocas e com o motor 1.8 formam um conjunto muito bom em situações de retomada de velocidade.
Por dentro, o carro agrada aos olhos e aos passageiros. O painel frontal Ă© inteiramente novo e
tem trĂªs opções de acabamento. Nos itens de conforto e segurança, destaque para
cĂ¢mbio Dualogic Plus com borboleta no volante, sensor de estacionamento
traseiro com visualizador grĂ¡fico, ar-condicionado automĂ¡tico digital, bancos
revestidos parcialmente de couro,
Blue&Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com
comandos do rĂ¡dio e telefone com oito botões, sensor de chuva, sensor
crepuscular, retrovisor interno eletrocrĂ´mico.
Os sensores, por sinal, sĂ£o peça
fundamental. Como tivemos variações bruscas nas condições climĂ¡ticas, nĂ£o se
preocupar em acender os farĂ³is nem se ligar os limpadores de pĂ¡ra-brisa quando
se entra em um tĂºnel durante uma chuva pesada, e na saĂda de repente pĂ¡ra e
clareia o cĂ©u, Ă© importantĂssimo para a segurança e a confiabilidade de quem
dirige.
O novo Fiat Linea 2015 tem como
opções seis cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano (sĂ³lidas),
Prata Bari, Cinza Scandium e Preto VesĂºvio (metĂ¡licas), alĂ©m da garantia contratual de trĂªs anos sem limite de
quilometragem e a assistĂªncia 24 horas Confiat, que executa serviços de
urgĂªncia como reboque e socorro mecĂ¢nico.
O
preço varia entre R$ 55.850 para a versĂ£o Essence e R$ 66.450 para a Absolute,
a mais completa, valores abaixo dos concorrentes diretos desse modelo que jĂ¡
vendeu 60.000 unidades desde o seu lançamento. É um bom recomeço,
principalmente fazendo o que a gente gosta, baixando o preço.











0 ComentĂ¡rios