O sedĂ£ custa a partir de R$ 55.850, preço menor que do seu lançamento

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Fiat Chrysler

Parece brincadeira de primeiro de abril, talvez por isso a montadora italiana resolveu lançar o modelo 2015 do Novo Fiat Linea no dia 2. Em uma atitude inĂ©dita, eles admitiram que houve um exagero no preço de lançamento do modelo em 2008 (entre R$ 60.900 e R$ 78.900) e agora, com mais equipamentos, tecnologia de ponta e com novo visual, resolveram baixar o preço do carro. Muito bom ter esse tipo de postura com relaĂ§Ă£o ao consumidor, que pode se sentir valorizado e palmas para a montadora que soube se posicionar bem Ă  realidade do mercado atual.


Falando do carro, eu fui convidado para testar o novo modelo em um evento que aconteceu em SĂ£o Paulo e teve seu encerramento em Bertioga, litoral paulista. Foram pouco mais de 120 km de trĂ¢nsito da cidade, estrada, sol e chuva, mas muita chuva, tudo isso num excelente misto de situações nas quais pude avaliar com todas as possibilidades o que o carro oferece, principalmente nos itens de conforto e segurança implantados nesse modelo.


Na parte externa, ele sofreu algumas modificações importantes no design nas duas versões a Essence e a Absolute, com novos pĂ¡ra-choques, novas grades frontais e nova tampa do porta-malas, alĂ©m das novas rodas com aros de 16 e 17 polegadas e seus desenhos exclusivos.


Na parte mecĂ¢nica, o novo Fiat Linea continua contando com o motor bicombustĂ­vel 1.8 16V da famĂ­lia E.torQ que concilia desempenho, economia, baixos nĂ­veis de emissões e de ruĂ­do, alĂ©m de confiabilidade e durabilidade. Desenvolve 130 cv de potĂªncia mĂ¡xima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), garantindo prazer ao dirigir e segurança em acelerações e retomadas.


Ainda na parte mecĂ¢nica, houve uma melhora nos nĂ­veis de barulho interno por conta de uma nova geometria de suspensĂ£o e supressĂ£o de ruĂ­dos no novo modelo. O modelo testado foi o top de linha, Absolute 1.8 16V E.TorQ Dualogic, cambio esse que estĂ¡ mais moderno e proporciona os engates mais suaves, melhorando muito a sensaĂ§Ă£o daqueles “tranquinhos” na hora de mudar as marchar para cima. No modelo de entrada, o utilizado Ă© o E.TorQ mecĂ¢nico, ficando o Dualogic como opcional.


Fizemos o caminho na cidade de forma tranqĂ¼ila, realmente o silencio interno do carro Ă© muito melhor que na versĂ£o anterior, os vidros se fecham de forma a vedar quase que por completo, ficando do lado de fora os barulhos indesejĂ¡veis do transito que existe em grandes cidades.


Na estrada, ele se porta muito bem, seja em velocidade cruzeiro ou mesmo quando exigido nas ultrapassagens. O novo cĂ¢mbio Ă© rĂ¡pido nas trocas e com o motor 1.8 formam um conjunto muito bom em situações de retomada de velocidade.


Por dentro, o carro agrada aos olhos e aos passageiros. O painel frontal Ă© inteiramente novo e tem trĂªs opções de acabamento. Nos itens de conforto e segurança, destaque para cĂ¢mbio Dualogic Plus com borboleta no volante, sensor de estacionamento traseiro com visualizador grĂ¡fico, ar-condicionado automĂ¡tico digital, bancos revestidos parcialmente de couro,  Blue&Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com comandos do rĂ¡dio e telefone com oito botões, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrĂ´mico.


Os sensores, por sinal, sĂ£o peça fundamental. Como tivemos variações bruscas nas condições climĂ¡ticas, nĂ£o se preocupar em acender os farĂ³is nem se ligar os limpadores de pĂ¡ra-brisa quando se entra em um tĂºnel durante uma chuva pesada, e na saĂ­da de repente pĂ¡ra e clareia o cĂ©u, Ă© importantĂ­ssimo para a segurança e a confiabilidade de quem dirige.


O novo Fiat Linea 2015 tem como opções seis cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano (sĂ³lidas), Prata Bari, Cinza Scandium e Preto VesĂºvio (metĂ¡licas), alĂ©m da garantia contratual de trĂªs anos sem limite de quilometragem e a assistĂªncia 24 horas Confiat, que executa serviços de urgĂªncia como reboque e socorro mecĂ¢nico.


O preço varia entre R$ 55.850 para a versĂ£o Essence e R$ 66.450 para a Absolute, a mais completa, valores abaixo dos concorrentes diretos desse modelo que jĂ¡ vendeu 60.000 unidades desde o seu lançamento. É um bom recomeço, principalmente fazendo o que a gente gosta, baixando o preço.