Monroe Amortecedores faz 40 anos no Brasil
LĂder no desenvolvimento e fabricaĂ§Ă£o de amortecedores, a multinacional se destaca pela
parceria com as principais montadoras com presença local
Texto e fotos: Monroe
ReferĂªncia mundial no desenvolvimento de amortecedores automotivos, a Monroe completou, em março, 40 anos de Brasil. Em sua trajetĂ³ria de quatro dĂ©cadas como parceira tecnolĂ³gica das montadoras instaladas do PaĂs, alĂ©m de liderar diversos segmentos do mercado de reposiĂ§Ă£o, a Monroe se destaca por seguir todos os processos e padrões industriais da matriz norte-americana, fundada em 1916, na cidade de Monroe, Michigan (EUA).
Outro diferencial competitivo da Monroe no Brasil, a exemplo do que realiza em todo o mundo, Ă© entregar para a reposiĂ§Ă£o (aftermarket) rigorosamente o mesmo produto que fornece ao mercado original. Com essa prĂ¡tica, tanto o dono do carro como o reparador automotivo encontram no produto da Monroe toda a expertise de quem desenvolve amortecedores com a chancela da montadora.
Com participaĂ§Ă£o de aproximadamente 30% no aftermarket local, a Monroe pertence ao Grupo Tenneco Automotive, que tambĂ©m produz no PaĂs componentes para suspensĂ£o e sistemas de exaustĂ£o.
No Brasil, a maior fabricante de amortecedores do mundo estĂ¡ localizada, desde 1974, estrategicamente em Mogi Mirim, prĂ³xima a importantes mercados e de parte da indĂºstria automotiva nacional.
A planta tem capacidade para produzir 6 milhões de amortecedores por ano, incluindo projetos de montadoras, segmento tambĂ©m liderado pela Monroe. A linha de borrachas gera 50 milhões de unidades para ambos os mercados, e os conjuntos de escapamentos, produzidos apenas para OEM, tanto na Argentina quanto no Brasil, chegam a 100 mil anualmente, considerando basicamente apenas veĂculos pesados.
“Estamos em 14 paĂses, com 22 unidades industriais, e Ă© com muito orgulho que comemoramos 40 anos de Monroe no Brasil. Acreditamos no mercado nacional e continuaremos investindo no desenvolvimento de novas tecnologias e em produtos de alta qualidade, para o crescimento permanente”, explica Guillermo Minuzzi, presidente da Tenneco na AmĂ©rica do Sul.
Como resposta Ă importĂ¢ncia estratĂ©gica do Brasil para os negĂ³cios da Monroe, a fabricante lançou, em 2012, o primeiro amortecedor do mercado com trĂªs anos de garantia ou 60.000 quilĂ´metros, o Monroe OEspectrum. O produto de linha premium oferece maior estabilidade, segurança e conforto, melhorando o controle direcional do veĂculo e Ă© aplicĂ¡vel em veĂculos das principais montadoras, respeitando suas caracterĂsticas especĂficas.
Outro exemplo de pioneirismo Ă© a certificaĂ§Ă£o do Inmetro, que fez da Monroe a primeira fabricante a possuir toda sua linha de amortecedores em conformidade com as diretrizes de segurança do Ă³rgĂ£o.
Programa de capacitaĂ§Ă£o profissional
A lĂder mundial no desenvolvimento e fabricaĂ§Ă£o de amortecedores investe, desde 1999, em uma aĂ§Ă£o de fidelizaĂ§Ă£o com clientes Monroe e Monroe Axios. Conhecido como Monroe Club, oferece diversos programas de treinamento e assistĂªncia que auxiliam o empreendedor a conduzir a empresa de maneira sustentĂ¡vel e segura. Essas capacitações sĂ£o direcionadas aos diferentes pĂºblicos-alvo, atingindo desde os gerentes e proprietĂ¡rios, atĂ© os aplicadores nos centros automotivos e autopeças.
PolĂticas sociais
Ao longo de 40 anos, a Monroe atuou no desenvolvimento econĂ´mico e tambĂ©m no socioeducacional de seus colaboradores e das comunidades ao redor, por meio de iniciativas em parceria com o governo e ONGs. AlĂ©m disso, os impostos pagos pela empresa sĂ£o fundamentais para o crescimento da regiĂ£o.
“A Monroe faz parte da histĂ³ria de Mogi Mirim, e contribuĂmos constantemente para o seu desenvolvimento socioeconĂ´mico e educacional. Continuaremos apoiando ações assertivas, sempre reforçando nosso compromisso com a comunidade”, afirma Marli Manara, diretora de Recursos Humanos da Tenneco.
A executiva ressalta o projeto Carpe Diem com crianças e adolescentes assistidos pelo ICA - Incentivo Ă Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim. A aĂ§Ă£o foi premiada pela AssociaĂ§Ă£o dos Profissionais de Recursos Humanos da RegiĂ£o de Campinas (DEASA), na categoria Best Practice, em 2012. “Atuamos com responsabilidade social e investimos em ações socioeducativas que ajudam a ampliar a cultura e a cidadania entre os jovens mais carentes. Esse reconhecimento Ă© um dos atestados de que estamos no caminho certo”, completa.
Monroe e a invenĂ§Ă£o do amortecedor
Quando a indĂºstria automobilĂstica dava os primeiros passos, a carroceria era fixada diretamente nos eixos, deixando os carros desconfortĂ¡veis, principalmente com as mĂ¡s condições das estradas. A introduĂ§Ă£o de molas separou a carroceria do eixo, permitindo que o movimento das rodas fosse independente, melhorando o conforto ao dirigir.
Com o desenvolvimento de modelos mais velozes, as molas começaram a causar problemas, pois a energia acumulada durante sua movimentaĂ§Ă£o produzia movimentos de extensĂ£o e compressĂ£o, resultando em oscilações, comprometendo a estabilidade e dificultando a direĂ§Ă£o. Ao mesmo tempo, em 1916, surgia a Monroe, com o nome de Brisk Blast Company, na cidade de Monroe, nos Estados Unidos, fundada por August F. Meyer.
A empresa, que em pouco tempo se tornou lĂder na produĂ§Ă£o de bombas de pneu, começou a utilizar a tecnologia para uma funĂ§Ă£o que ninguĂ©m havia imaginado: suavizar o movimento da suspensĂ£o do veĂculo durante sua rodagem. Em 1926, a Monroe lançou o primeiro amortecedor do mercado.
Em 1964, inaugurou uma planta na BĂ©lgica, a primeira da Europa. Dez anos depois, instalou-se no mercado brasileiro e, em 1977, tornou-se parte da Tenneco Automotive, detentora de marcas produtoras de peças automotivas, como Monroe Axios e Walker, hoje Tenneco Sistemas de ExaustĂ£o. Nos anos seguintes, a Monroe desenvolveu diversas inovações tecnolĂ³gicas no amortecedor e em seus componentes, o que faz da fabricante a principal referĂªncia de qualidade nos mercados brasileiro e mundial.



0 ComentĂ¡rios