Geely Motors inaugura 1ª concessionĂ¡ria no PaĂ­s

A Geely Motors do Brasil e a Geely Auto, a mais importante montadora independente da China, tambĂ©m proprietĂ¡ria da Volvo Cars, DSI (uma das maiores fabricantes de transmissões automĂ¡ticas do mundo) e da Manganese Bronze (fabricante dos tĂ¡xis londrinos), inauguram nesta terça-feira, dia 1º de abril, a primeira concessionĂ¡ria da marca no mercado brasileiro: a Geely Sun Motors, em Porto Alegre, RS, do empresĂ¡rio Jefferson Fusternau

Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o

O Grupo Gandini, proprietĂ¡rio da Geely Motors do Brasil, e a Geely International Corporation assinaram o contrato de representaĂ§Ă£o, importaĂ§Ă£o e distribuiĂ§Ă£o da linha de automĂ³veis da Geely Auto em julho de 2011, com o objetivo de iniciar suas operações – por meio da Geely Motors do Brasil – em janeiro de 2012. Mas, ainda em setembro de 2011, a Governo brasileiro impĂ´s alĂ­quota de IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados diferenciada para os carros importados, a partir do dia 16 de dezembro daquele ano.


Com isso, os planos da Geely Motors do Brasil tiveram de ser postergados. Ao longo de 2012, a Geely International Corporation decidiu implantar uma linha de produĂ§Ă£o em MontevidĂ©u, Uruguai, paĂ­s com o qual o Brasil tem um acordo bilateral no setor automotivo, fato que voltou a viabilizar as operações de importaĂ§Ă£o e distribuiĂ§Ă£o dos carros da Geely Auto para o mercado brasileiro.
Assim, em fevereiro do ano passado, o Grupo Gandini anunciou a constituiĂ§Ă£o da Geely Motors do Brasil, cujas operações se concretizam neste inĂ­cio de ano. O primeiro Geely a ser comercializado no PaĂ­s serĂ¡ o sedĂ£ mĂ©dio EC7. Em junho estĂ¡ prevista chegada do hatch compacto GC2. Ambos os modelos virĂ£o da nova linha de montagem da Geely International Corporation em MontevidĂ©u, no Uruguai, cuja capacidade produtiva Ă© de 20 mil unidades/ano.
Na opiniĂ£o de Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil, “sem a unidade produtiva no Uruguai, as operações de importaĂ§Ă£o e de distribuiĂ§Ă£o seriam inviĂ¡veis. Por esse motivo, a decisĂ£o do Grupo Gandini em postergar o seu inĂ­cio foi acertada. De outro lado, o adiamento foi benĂ©fico porque, ao longo de 2013, foi possĂ­vel estruturar melhor a empresa, com a contrataĂ§Ă£o de profissionais experientes, de modo a agregar valor Ă  marca chinesa, que pretende ser global, e ao consumidor brasileiro, diferenciando-se dos recentes newcomers e atĂ© de montadoras tradicionais no PaĂ­s”.
1º modelo - O estreante Geely EC7 Ă© um automĂ³vel clĂ¡ssico, de design “clean”, sedĂ£ mais vendido da categoria entre as montadoras independentes na China e o 19º na categoria sedĂ£s mĂ©dios naquele mercado, com a participaĂ§Ă£o das montadoras internacionais, em 2013, com 180 mil unidades vendidas. No futuro prĂ³ximo, no entanto, quando estiver “dividindo” a mesma arquitetura modular com o Volvo V40, a expectativa da Geely Auto Ă© alcançar posiĂ§Ă£o mercadolĂ³gica domĂ©stica e internacional ainda mais expressiva com o EC7.
O EC7 GS vem com motor produzido pela prĂ³pria Geely Auto de 1.8 litro, 16 vĂ¡lvulas, que entrega 130 cavalos de potĂªncia, movido Ă  gasolina, com torque mĂ¡ximo de 16,9 kgm a 4.400 rpm. O cĂ¢mbio Ă© manual de 5 velocidades e seu sistema de frenagem Ă© de discos ventilados, com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake Distribution).
“As dimensões externas e internas, respectivamente de 4.635 e 1.870 mm (comprimento), 1.789 e 1.280 mm (largura) e 1.470 e 1.150 mm (altura), e o entre-eixos de 2.650 mm conferem ao Geely EC7 um dos atributos mais diferenciados na categoria de sedĂ£s mĂ©dios”, afirma David Chen, gerente de Produto da Geely Motors do Brasil. “Vale destacar ainda o seu porta-malas de 670 litros”, complementa.
Os features do “trem de força” e o sistema construtivo da plataforma e da carroceria, aliados aos itens de segurança como barras de proteĂ§Ă£o contra impactos laterais, duplo airbag, cintos de trĂªs pontos em todos os assentos, sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeiras para crianças (Isofix), entre outros, asseguraram, em 2011, quatro estrelas no crash-test da Euro NCAP.
Segundo levantamentos da fabricante, o EC7 faz de 0-100 km/h em 11,7 segundos, de acordo com a revista Quatro Rodas, e a velocidade mĂ¡xima Ă© de 185 km/h. As rodas desse automĂ³vel sĂ£o de liga de alumĂ­nio de 16 polegadas, inclusive o estepe, e os pneus trazem medidas de 215/55. O tanque de combustĂ­vel Ă© de 50 litros.
Conforto e conveniĂªncia – Ar condicionado com controle eletrĂ´nico, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura, computador de bordo (funções de autonomia, velocidade mĂ©dia e odĂ´metro parcial), destravamento do porta-malas, travas elĂ©tricas nas quatro portas, entre outros itens, fazem parte do pacote de conforto e conveniĂªncia do EC7.
Ao mercado brasileiro, o sedĂ£ da Geely estarĂ¡ disponĂ­vel nas cores preto e branco sĂ³lidos e metĂ¡licos prata, cinza e azul.
Garantia Geely – A Geely Motors do Brasil oferece garantia de 3 anos ou 100.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer contra defeitos de materiais e/ou de fabricaĂ§Ă£o de peças, devidamente comprovados pela concessionĂ¡ria GEELY, sujeito aos termos e condições prescritos no manual de garantia do seu veĂ­culo.
Para que a garantia seja vĂ¡lida, as revisões periĂ³dicas – a 1ª com 3.000 km e as demais a cada 10.000 km –, especificadas no manual do proprietĂ¡rio, deverĂ£o ser executadas  dentro do respectivos prazos e  em uma concessionĂ¡ria Geely.