Geely Motors inaugura
1ª concessionĂ¡ria no PaĂs
A Geely Motors
do Brasil e a Geely Auto, a mais importante montadora independente da China,
tambĂ©m proprietĂ¡ria da Volvo Cars, DSI (uma das maiores fabricantes de
transmissões automĂ¡ticas do mundo) e da Manganese Bronze (fabricante dos tĂ¡xis
londrinos), inauguram nesta terça-feira, dia 1º de abril, a primeira
concessionĂ¡ria da marca no mercado brasileiro: a Geely Sun Motors, em Porto
Alegre, RS, do empresĂ¡rio Jefferson Fusternau
Texto e fotos: Textofinal ComunicaĂ§Ă£o
O Grupo Gandini, proprietĂ¡rio
da Geely Motors do Brasil, e a Geely International Corporation assinaram o
contrato de representaĂ§Ă£o, importaĂ§Ă£o e distribuiĂ§Ă£o da linha de automĂ³veis da
Geely Auto em julho de 2011, com o objetivo de iniciar suas operações – por meio
da Geely Motors do Brasil – em janeiro de 2012. Mas, ainda em setembro de 2011,
a Governo brasileiro impĂ´s alĂquota de IPI – Imposto sobre Produtos
Industrializados diferenciada para os carros importados, a partir do dia 16 de
dezembro daquele ano.
Com isso, os planos da Geely
Motors do Brasil tiveram de ser postergados. Ao longo de 2012, a Geely
International Corporation decidiu implantar uma linha de produĂ§Ă£o em MontevidĂ©u,
Uruguai, paĂs com o qual o Brasil tem um acordo bilateral no setor automotivo,
fato que voltou a viabilizar as operações de importaĂ§Ă£o e distribuiĂ§Ă£o dos
carros da Geely Auto para o mercado brasileiro.
Assim, em fevereiro do ano
passado, o Grupo Gandini anunciou a constituiĂ§Ă£o da Geely Motors do Brasil,
cujas operações se concretizam neste inĂcio de ano. O primeiro Geely a ser
comercializado no PaĂs serĂ¡ o sedĂ£ mĂ©dio EC7. Em junho estĂ¡ prevista chegada
do hatch compacto GC2. Ambos os modelos virĂ£o da nova linha de montagem
da Geely International Corporation em Montevidéu, no Uruguai, cuja capacidade
produtiva Ă© de 20 mil unidades/ano.
Na opiniĂ£o de Ivan Fonseca e
Silva, presidente da Geely Motors do Brasil, “sem a unidade produtiva no
Uruguai, as operações de importaĂ§Ă£o e de distribuiĂ§Ă£o seriam inviĂ¡veis. Por esse
motivo, a decisĂ£o do Grupo Gandini em postergar o seu inĂcio foi acertada. De
outro lado, o adiamento foi benĂ©fico porque, ao longo de 2013, foi possĂvel
estruturar melhor a empresa, com a contrataĂ§Ă£o de profissionais experientes, de
modo a agregar valor Ă marca chinesa, que pretende ser global, e ao consumidor
brasileiro, diferenciando-se dos recentes newcomers e até de montadoras
tradicionais no PaĂs”.
1º modelo - O estreante Geely EC7 Ă© um automĂ³vel
clĂ¡ssico, de design “clean”, sedĂ£ mais vendido da categoria entre as
montadoras independentes na China e o 19º na categoria sedĂ£s mĂ©dios naquele
mercado, com a participaĂ§Ă£o das montadoras internacionais, em 2013, com 180 mil
unidades vendidas. No futuro prĂ³ximo, no entanto, quando estiver “dividindo” a
mesma arquitetura modular com o Volvo V40, a expectativa da Geely Auto Ă©
alcançar posiĂ§Ă£o mercadolĂ³gica domĂ©stica e internacional ainda mais expressiva
com o EC7.
O EC7 GS vem com motor
produzido pela prĂ³pria Geely Auto de 1.8 litro, 16 vĂ¡lvulas, que entrega 130
cavalos de potĂªncia, movido Ă gasolina, com torque mĂ¡ximo de 16,9 kgm a 4.400
rpm. O cĂ¢mbio Ă© manual de 5 velocidades e seu sistema de frenagem Ă© de discos
ventilados, com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake
Distribution).
“As dimensões externas e
internas, respectivamente de 4.635 e 1.870 mm (comprimento), 1.789 e 1.280 mm
(largura) e 1.470 e 1.150 mm (altura), e o entre-eixos de 2.650 mm conferem ao
Geely EC7 um dos atributos mais diferenciados na categoria de sedĂ£s mĂ©dios”,
afirma David Chen, gerente de Produto da Geely Motors do Brasil. “Vale destacar
ainda o seu porta-malas de 670 litros”, complementa.
Os features do “trem
de força” e o sistema construtivo da plataforma e da carroceria, aliados aos
itens de segurança como barras de proteĂ§Ă£o contra impactos laterais,
duplo airbag, cintos de trĂªs pontos em todos os assentos, sistema de
fixaĂ§Ă£o de cadeiras para crianças (Isofix), entre outros, asseguraram, em 2011,
quatro estrelas no crash-test da Euro NCAP.
Segundo levantamentos da
fabricante, o EC7 faz de 0-100 km/h em 11,7 segundos, de acordo com a revista
Quatro Rodas, e a velocidade mĂ¡xima Ă© de 185 km/h. As rodas desse automĂ³vel sĂ£o
de liga de alumĂnio de 16 polegadas, inclusive o estepe, e os pneus trazem
medidas de 215/55. O tanque de combustĂvel Ă© de 50
litros.
Conforto e conveniĂªncia – Ar condicionado com
controle eletrĂ´nico, direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de
altura, computador de bordo (funções de autonomia, velocidade média e odômetro
parcial), destravamento do porta-malas, travas elétricas nas quatro portas,
entre outros itens, fazem parte do pacote de conforto e conveniĂªncia do
EC7.
Ao mercado brasileiro, o sedĂ£
da Geely estarĂ¡ disponĂvel nas cores preto e branco sĂ³lidos e metĂ¡licos prata,
cinza e azul.
Garantia Geely – A
Geely Motors do Brasil oferece garantia de 3 anos ou 100.000 km, prevalecendo o
que primeiro ocorrer contra defeitos de materiais e/ou de fabricaĂ§Ă£o de peças,
devidamente comprovados pela concessionĂ¡ria GEELY, sujeito aos termos e
condições prescritos no manual de garantia do seu
veĂculo.
Para que a garantia seja
vĂ¡lida, as revisões periĂ³dicas – a 1ª com 3.000 km e as demais a cada 10.000 km
–, especificadas no manual do proprietĂ¡rio, deverĂ£o ser executadas dentro do
respectivos prazos e em uma concessionĂ¡ria Geely.


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