FĂ¡brica da Volkswagen em SĂ£o Carlos inicia produĂ§Ă£o do propulsor 1.6 e registra a produĂ§Ă£o de 8,5 milhões de motores produzidos
 
  • Motor Ă© produzido em novo prĂ©dio, inaugurado em 2013, que tambĂ©m fabrica o propulsor 1.0l que equipa o up! e o Fox BlueMotion
  • Com a mais alta tecnologia em produĂ§Ă£o de motores, instalaĂ§Ă£o trouxe ganhos em sustentabilidade e aumento de capacidade produtiva
  • A nova geraĂ§Ă£o de motores da Volkswagen do Brasil Ă© globalizada e conta com alta tecnologia e destaque para desempenho e baixo consumo

Texto e fotos: Volkswagen

Inaugurada em 1996, a fĂ¡brica da Volkswagen do Brasil em SĂ£o Carlos acaba de produzir seu motor de nĂºmero 8.500.000. O propulsor em questĂ£o Ă©, justamente, o mais novo integrante da marca no PaĂ­s: o motor 1.6l de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas que equipa os modelos Gol Rallye e Saveiro Cross da linha 2015. Esse motor faz parte da mesma famĂ­lia de motores 1.0l que equipa outro recente lançamento da Volkswagen: o up!.
Para produzir a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0l e 1.6l, a fĂ¡brica de SĂ£o Carlos ganhou um novo prĂ©dio produtivo em 2013, fruto de investimento de R$ 335 milhões.
Em uma Ă¡rea total de 28,9 mil m², o novo prĂ©dio e processo produtivo contam com moderna tecnologia e foco em qualidade e sustentabilidade, que proporcionam maior eficiĂªncia na produĂ§Ă£o, reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiĂªncia na reciclagem de resĂ­duos.


“A implementaĂ§Ă£o desse projeto em SĂ£o Carlos possibilitou produzir o motor mais tecnolĂ³gico que temos hoje no mercado. O prĂ©dio apresenta grande destaque no que diz respeito a sustentabilidade, visando a reduĂ§Ă£o de impacto ambiental, desde sua estrutura atĂ© seus  processos produtivos”, disse Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.
O espaço é composto por um prédio produtivo com uma linha de usinagem de blocos, uma linha de usinagem e montagem de cabeçotes e uma linha de montagem de motores, contendo as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado global.
O transporte dos motores para as demais unidades da Volkswagen do Brasil Ă© otimizado com a utlizaĂ§Ă£o de “rodotrens”, caminhões com duas carretas, que permite o aumento da capacidade de transporte em mais de 60%, reduzindo o impacto ambiental com a emissĂ£o de poluentes em mais de 43%.
“Com o lançamento do motor 1.6l de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas, SĂ£o Carlos torna-se ainda mais estratĂ©gica para as operações da Volkswagen na AmĂ©rica Latina, aliando tecnologias modernas com ganho em produtividade. Demos inĂ­cio a uma nova fase para a fĂ¡brica de SĂ£o Carlos e para a Volkswagen do Brasil, rumo a mais uma histĂ³ria de sucesso no mercado brasileiro”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de SĂ£o Carlos.


Sustentabilidade
O layout do novo prĂ©dio foi projetado para aproveitar a iluminaĂ§Ă£o natural por meio do uso de telhas translĂºcidas, reduzindo o consumo de energia elĂ©trica para iluminaĂ§Ă£o, e do espaçamento maior entre as colunas de sustentaĂ§Ă£o. A sustentabilidade tambĂ©m estĂ¡ presente nas linhas de usinagem, processo responsĂ¡vel pela transformaĂ§Ă£o da peça bruta em peça acabada. Altamente modernas, contam com o sistema MQL (MĂ­nima Quantidade de LĂ­quido), reduzindo drasticamente o consumo de Ă³leo refrigerante.
Esse sistema utiliza em mĂ©dia 50 ml por hora de emulsĂ£o oleosa, o que reduz em oitenta vezes o seu consumo na etapa de usinagem, quando comparado ao sistema usual. Nesse processo, o cavaco (pedaços de material de peça bruta removidos para obter as dimensões finais) Ă© seco e aspirado a vĂ¡cuo para uma central, onde Ă© prensado em peças para a reciclagem.
As mĂ¡quinas das linhas de usinagem e montagem possuem alta tecnologia, com a utilizaĂ§Ă£o de motores elĂ©tricos de Ăºltima geraĂ§Ă£o, o que tambĂ©m permite reduĂ§Ă£o no consumo de recursos naturais. A etapa de montagem Ă© integrada e possibilita a produĂ§Ă£o de motores parciais e completos na mesma linha, ao contrĂ¡rio do sistema atual, que conta com uma linha para motores parciais e outra para completos.
O destaque nesse processo Ă© a rastreabilidade dos componentes mais importantes do motor e do mecanismo do torque. Ela permite identificar separadamente todo o processo ao qual cada componente foi submetido; e em determinados pontos da linha Ă© possĂ­vel visualizar, por meio de um painel eletrĂ´nico, um relatĂ³rio completo com as informações de cada motor.
O teste a frio dos motores, denominado Kalt Test, jĂ¡ realizado na fĂ¡brica desde 1998, tambĂ©m Ă© diferenciado no novo prĂ©dio. Ele evoluiu de um equipamento para a mesma anĂ¡lise para dois equipamentos, sendo um responsĂ¡vel pelos testes elĂ©tricos e outro pelos mecĂ¢nicos. Realizado em 100% dos motores, o Kalt Test monitora caracterĂ­sticas como sincronismo, ruĂ­do, igniĂ§Ă£o, aspiraĂ§Ă£o, escape, torque e lubrificaĂ§Ă£o.
Esses equipamentos garantem os mais rigorosos critĂ©rios de aprovaĂ§Ă£o do motor. AlĂ©m disso, o teste Ă© realizado sem a utilizaĂ§Ă£o de combustĂ­vel, o que proporciona reduĂ§Ă£o no uso de recursos naturais.


Com alta tecnologia e destaque para performance e baixo consumo, o novo prĂ©dio atende aos rigorosos padrões de qualidade do Grupo Volkswagen. Para isso, ele Ă© totalmente vedado, com duas antecĂ¢maras nos locais de acesso e tapetes para manter a limpeza dos pneus dos rebocadores, evitando contaminaĂ§Ă£o por agentes externos. A entrada dos funcionĂ¡rios Ă© feita por meio de uma terceira antecĂ¢mara, tambĂ©m para evitar contaminações.
O prĂ©dio possui pressĂ£o positiva, realizada por meio de insulfladores de ar, responsĂ¡veis pela ventilaĂ§Ă£o, com o objetivo de manter um fluxo contĂ­nuo de ar do interior para fora, a fim de barrar a entrada de resĂ­duos. Essa ventilaĂ§Ă£o Ă© capaz de filtrar partĂ­culas muito pequenas de ar e mantĂª-lo sempre limpo. O ar Ă© renovado 11 vezes por hora.


Motor 1.6l MSI de quatro cilindros
A nova geraĂ§Ă£o de motores 1.6l MSI foi desenvolvida segundo critĂ©rios de maior eficiĂªncia energĂ©tica e maior performance. Optou-se pela configuraĂ§Ă£o de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas (4 vĂ¡lvulas por cilindro). Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na reduĂ§Ă£o de atrito dos componentes do motor e na aplicaĂ§Ă£o de recursos tecnolĂ³gicos inĂ©ditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro.
O motor possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada com bloco em ferro fundido, o novo EA211 é 15 kg mais leve.
Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posiĂ§Ă£o transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor 1.6l MSI Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com gasolina (E22).
O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel. Essa ampla faixa de distribuiĂ§Ă£o do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dĂ¡ Ă³timo fĂ´lego para retomadas de velocidade.
Com quatro vĂ¡lvulas por cilindro, sendo duas para admissĂ£o e duas para escape, o cabeçote do novo motor 1.6 MSI tem comando de vĂ¡lvulas de admissĂ£o variĂ¡vel – a variaĂ§Ă£o Ă© contĂ­nua, com 50º de liberdade, o que permite melhor posiĂ§Ă£o de enchimento dos cilindros. Essa tecnologia reduz o consumo de combustĂ­vel e as emissões, alĂ©m de melhorar sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotaĂ§Ă£o.
O novo motor 1.6l MSI utiliza o sistema de partida a frio que dispensa a utilizaĂ§Ă£o do tanque auxiliar para gasolina. EvoluĂ§Ă£o do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Gol Rallye e a Saveiro Cross, na linha 2015, utiliza galeria de injeĂ§Ă£o feita de material polimĂ©rico, que aprimora a eficiĂªncia do conjunto.