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FĂ¡brica da Volkswagen em SĂ£o Carlos inicia produĂ§Ă£o do propulsor 1.6 e
registra a produĂ§Ă£o de 8,5 milhões de motores produzidos
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Texto e fotos: Volkswagen
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Inaugurada em 1996, a fĂ¡brica da
Volkswagen do Brasil em SĂ£o Carlos acaba de produzir seu motor de nĂºmero
8.500.000. O propulsor em questĂ£o Ă©, justamente, o mais novo integrante da marca
no PaĂs: o motor 1.6l de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas que equipa os modelos
Gol Rallye e Saveiro Cross da linha 2015. Esse motor faz parte da mesma famĂlia
de motores 1.0l que equipa outro recente lançamento da Volkswagen: o
up!.
Para produzir a nova geraĂ§Ă£o de
motores 1.0l e 1.6l, a fĂ¡brica de SĂ£o Carlos ganhou um novo prĂ©dio produtivo em
2013, fruto de investimento de R$ 335 milhões.
Em uma Ă¡rea total de 28,9 mil
m², o novo prĂ©dio e processo produtivo contam com moderna tecnologia e foco em
qualidade e sustentabilidade, que proporcionam maior eficiĂªncia na produĂ§Ă£o,
reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiĂªncia na reciclagem de
resĂduos.
“A implementaĂ§Ă£o desse projeto
em SĂ£o Carlos possibilitou produzir o motor mais tecnolĂ³gico que temos hoje no
mercado. O prédio apresenta grande destaque no que diz respeito a
sustentabilidade, visando a reduĂ§Ă£o de impacto ambiental, desde sua estrutura
atĂ© seus processos produtivos”, disse Celso Placeres, diretor de Engenharia de
Manufatura da Volkswagen do Brasil.
O espaço é composto por um
prédio produtivo com uma linha de usinagem de blocos, uma linha de usinagem e
montagem de cabeçotes e uma linha de montagem de motores, contendo as mais
modernas tecnologias disponĂveis no mercado global.
O transporte dos motores para as
demais unidades da Volkswagen do Brasil Ă© otimizado com a utlizaĂ§Ă£o de
“rodotrens”, caminhões com duas carretas, que permite o aumento da capacidade de
transporte em mais de 60%, reduzindo o impacto ambiental com a emissĂ£o de
poluentes em mais de 43%.
“Com o lançamento do motor 1.6l
de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas, SĂ£o Carlos torna-se ainda mais estratĂ©gica
para as operações da Volkswagen na América Latina, aliando tecnologias modernas
com ganho em produtividade. Demos inĂcio a uma nova fase para a fĂ¡brica de SĂ£o
Carlos e para a Volkswagen do Brasil, rumo a mais uma histĂ³ria de sucesso no
mercado brasileiro”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de SĂ£o
Carlos.
Sustentabilidade
O layout do novo prédio foi
projetado para aproveitar a iluminaĂ§Ă£o natural por meio do uso de telhas
translĂºcidas, reduzindo o consumo de energia elĂ©trica para iluminaĂ§Ă£o, e do
espaçamento maior entre as colunas de sustentaĂ§Ă£o. A sustentabilidade tambĂ©m
estĂ¡ presente nas linhas de usinagem, processo responsĂ¡vel pela transformaĂ§Ă£o da
peça bruta em peça acabada. Altamente modernas, contam com o sistema MQL (MĂnima
Quantidade de LĂquido), reduzindo drasticamente o consumo de Ă³leo
refrigerante.
Esse sistema utiliza em média 50
ml por hora de emulsĂ£o oleosa, o que reduz em oitenta vezes o seu consumo na
etapa de usinagem, quando comparado ao sistema usual. Nesse processo, o cavaco
(pedaços de material de peça bruta removidos para obter as dimensões finais) é
seco e aspirado a vĂ¡cuo para uma central, onde Ă© prensado em peças para a
reciclagem.
As mĂ¡quinas das linhas de
usinagem e montagem possuem alta tecnologia, com a utilizaĂ§Ă£o de motores
elĂ©tricos de Ăºltima geraĂ§Ă£o, o que tambĂ©m permite reduĂ§Ă£o no consumo de recursos
naturais. A etapa de montagem Ă© integrada e possibilita a produĂ§Ă£o de motores
parciais e completos na mesma linha, ao contrĂ¡rio do sistema atual, que conta
com uma linha para motores parciais e outra para completos.
O destaque nesse processo Ă© a
rastreabilidade dos componentes mais importantes do motor e do mecanismo do
torque. Ela permite identificar separadamente todo o processo ao qual cada
componente foi submetido; e em determinados pontos da linha Ă© possĂvel
visualizar, por meio de um painel eletrĂ´nico, um relatĂ³rio completo com as
informações de cada motor.
O teste a frio dos motores,
denominado Kalt Test, jĂ¡ realizado na fĂ¡brica desde 1998, tambĂ©m Ă© diferenciado
no novo prĂ©dio. Ele evoluiu de um equipamento para a mesma anĂ¡lise para dois
equipamentos, sendo um responsĂ¡vel pelos testes elĂ©tricos e outro pelos
mecĂ¢nicos. Realizado em 100% dos motores, o Kalt Test monitora caracterĂsticas
como sincronismo, ruĂdo, igniĂ§Ă£o, aspiraĂ§Ă£o, escape, torque e
lubrificaĂ§Ă£o.
Esses equipamentos garantem os
mais rigorosos critĂ©rios de aprovaĂ§Ă£o do motor. AlĂ©m disso, o teste Ă© realizado
sem a utilizaĂ§Ă£o de combustĂvel, o que proporciona reduĂ§Ă£o no uso de recursos
naturais.
Com alta tecnologia e destaque
para performance e baixo consumo, o novo prédio atende aos rigorosos padrões de
qualidade do Grupo Volkswagen. Para isso, ele Ă© totalmente vedado, com duas
antecĂ¢maras nos locais de acesso e tapetes para manter a limpeza dos pneus dos
rebocadores, evitando contaminaĂ§Ă£o por agentes externos. A entrada dos
funcionĂ¡rios Ă© feita por meio de uma terceira antecĂ¢mara, tambĂ©m para evitar
contaminações.
O prĂ©dio possui pressĂ£o
positiva, realizada por meio de insulfladores de ar, responsĂ¡veis pela
ventilaĂ§Ă£o, com o objetivo de manter um fluxo contĂnuo de ar do interior para
fora, a fim de barrar a entrada de resĂduos. Essa ventilaĂ§Ă£o Ă© capaz de filtrar
partĂculas muito pequenas de ar e mantĂª-lo sempre limpo. O ar Ă© renovado 11
vezes por hora.
Motor 1.6l MSI de quatro
cilindros
A nova geraĂ§Ă£o de motores 1.6l
MSI foi desenvolvida segundo critĂ©rios de maior eficiĂªncia energĂ©tica e maior
performance. Optou-se pela configuraĂ§Ă£o de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas (4
vĂ¡lvulas por cilindro). Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso
trabalho na reduĂ§Ă£o de atrito dos componentes do motor e na aplicaĂ§Ă£o de
recursos tecnolĂ³gicos inĂ©ditos nessa faixa de cilindrada no mercado
brasileiro.
O motor possui bloco e cabeçote
feitos de alumĂnio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a
um motor de mesma cilindrada com bloco em ferro fundido, o novo EA211 Ă© 15 kg
mais leve.
Com 1.598 cm³ de cilindrada e
instalado em posiĂ§Ă£o transversal no Gol Rallye e na Saveiro Cross, o novo motor
1.6l MSI Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois
combustĂveis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 120 cv (88 kW) a
5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) Ă mesma
rotaĂ§Ă£o, com gasolina (E22).
O torque mĂ¡ximo Ă© de 16,8 kgfm
(165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. JĂ¡ a
partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂvel. Essa ampla
faixa de distribuiĂ§Ă£o do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por
exemplo, em cidade) e dĂ¡ Ă³timo fĂ´lego para retomadas de
velocidade.
Com quatro vĂ¡lvulas por
cilindro, sendo duas para admissĂ£o e duas para escape, o cabeçote do novo motor
1.6 MSI tem comando de vĂ¡lvulas de admissĂ£o variĂ¡vel – a variaĂ§Ă£o Ă© contĂnua,
com 50º de liberdade, o que permite melhor posiĂ§Ă£o de enchimento dos cilindros.
Essa tecnologia reduz o consumo de combustĂvel e as emissões, alĂ©m de melhorar
sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de
rotaĂ§Ă£o.
O novo motor 1.6l MSI utiliza o
sistema de partida a frio que dispensa a utilizaĂ§Ă£o do tanque auxiliar para
gasolina. EvoluĂ§Ă£o do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela
Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Gol
Rallye e a Saveiro Cross, na linha 2015, utiliza galeria de injeĂ§Ă£o feita de
material polimĂ©rico, que aprimora a eficiĂªncia do conjunto.
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