Empresa
israelense cria carro voador nĂ£o tripulado
De
acordo com o Ă©pico filme ficĂ§Ă£o cientĂfica de 1989, “De Volta Para O Futuro
Parte II”, o nosso futuro estĂ¡ prĂ³ximo. E nĂ£o somente porque 2015 Ă© o ano em que
a trama se desenrola. Uma parte fundamental da genialidade cinematogrĂ¡fica de
Robert Zemeckis pode se tornar realidade em breve – o carro
voador
Texto e fotos: Tactical Robotics
A
empresa israelense Tactical Robotics, uma subsidiĂ¡ria da UrbanAero, desenvolveu
um veĂculo que pode decolar, voar e aterrissar sem um piloto, para salvar
vidas. No mĂªs passado, o AirMule, que custarĂ¡ US$ 2,5 milhões cada, concluiu com
sucesso um importante marco na preparaĂ§Ă£o para demonstrações completas agendadas
para o prĂ³ximo ano.
A
aeronave passou por vĂ¡rios voos de teste totalmente automatizados, no qual
realizou decolagens, voos partindo de um local especĂfico e aterrissagens de
volta ao seu ponto de partida. O teste adicional de voo estĂ¡ planejado para o
prĂ³ximo ano com um segundo protĂ³tipo, agora em construĂ§Ă£o, planejado para se
juntar ao programa de testes de voo na segunda metade de
2014.
Embora
o AirMule tenha sido projetado primeiramente com objetivos militares, os
criadores logo perceberam que ele teria muitas aplicações civis, como o
transporte aĂ©reo de pessoas feridas e extinĂ§Ă£o de incĂªndios. O Dr. Rafi Yoeli
fundou a UrbanAero em 2007. O AirMule Ă© uma aeronave de ventoinha sem rotor nĂ£o
tripulada, que é baseada em um projeto sem sucesso do exército dos EUA da década
de 1960, chamado de Piasecki VZ-8 Airgeep.
“No
inĂcio, as pessoas riam de nĂ³s”, diz Yoeli Ă NoCamels. “As pessoas pensavam que
estĂ¡vamos loucos, perguntando como poderĂamos nos aventurar nisso apĂ³s o
fracasso de outros programas. Mas o nosso sucesso os pegou de surpresa”. Yoeli
explicou que o foco inicial da aeronave de ventoinha Ă© para objetivos militares:
“Nas Ăºltimas duas dĂ©cadas, a maioria dos desastres e combates ocorreu em terreno
de difĂcil acesso, em que helicĂ³pteros muitas vezes eram incapazes de
chegar”.
Assim
como os helicĂ³pteros, o AirMule decola e aterrissa verticalmente; no entanto,
ele nĂ£o tem as pĂ¡s do rotor expostas, jĂ¡ que os seus rotores sĂ£o embutidos. Com
apenas trĂªs metros de comprimento, o veĂculo tem apenas um quinto do tamanho de
um helicĂ³ptero mĂ©dio, o que facilita a entrada em espaços
menores.
O
AirMule voarĂ¡ com combustĂvel de jato e serĂ¡ tripulado a partir de uma sala de
operações central. Com a ajuda de cĂ¢meras de vĂdeo e um ponto marcado descrito
pela parte receptora, o AirMule aterrissarĂ¡ com sucesso no seu
destino.
A
aeronave pode percorrer uma distĂ¢ncia de voo de 100 quilĂ´metros ou uma hora e
tem capacidade de transportar 500 quilos de carga. O aparelho poderia servir
como uma ambulĂ¢ncia voadora, trazendo os feridos de uma batalha, ou ainda para
entregar cargas. Poderia tambĂ©m ser utilizada para apagar incĂªndios e possui uma
capacidade de mil galões de Ă¡gua.
A
UrbanAero tambĂ©m estĂ¡ desenvolvendo o X-HAWK, que Ă© uma versĂ£o tripulada do
AirMule, apenas 50% maior, de forma que um ser humano conseguiria pilotĂ¡-lo.
Yoeli explica que, independentemente do avanço dos computadores de voo, em
algumas situações, nĂ£o hĂ¡ um substituto para o julgamento
humano.
A
UrbanAero pretende lançar sua primeira Aeronave de Ventoinha em cinco anos, mas
estĂ¡ esperando um primeiro pedido para começar a trabalhar na linha de
produĂ§Ă£o.


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