Empresa israelense cria carro voador nĂ£o tripulado

De acordo com o Ă©pico filme ficĂ§Ă£o cientĂ­fica de 1989, “De Volta Para O Futuro Parte II”, o nosso futuro estĂ¡ prĂ³ximo. E nĂ£o somente porque 2015 Ă© o ano em que a trama se desenrola. Uma parte fundamental da genialidade cinematogrĂ¡fica de Robert Zemeckis pode se tornar realidade em breve – o carro voador

Texto e fotos: Tactical Robotics

A empresa israelense Tactical Robotics, uma subsidiĂ¡ria da UrbanAero, desenvolveu um veĂ­culo que pode decolar, voar e aterrissar sem um piloto, para salvar vidas. No mĂªs passado, o AirMule, que custarĂ¡ US$ 2,5 milhões cada, concluiu com sucesso um importante marco na preparaĂ§Ă£o para demonstrações completas agendadas para o prĂ³ximo ano.
A aeronave passou por vĂ¡rios voos de teste totalmente automatizados, no qual realizou decolagens, voos partindo de um local especĂ­fico e aterrissagens de volta ao seu ponto de partida. O teste adicional de voo estĂ¡ planejado para o prĂ³ximo ano com um segundo protĂ³tipo, agora em construĂ§Ă£o, planejado para se juntar ao programa de testes de voo na segunda metade de 2014.


Embora o AirMule tenha sido projetado primeiramente com objetivos militares, os criadores logo perceberam que ele teria muitas aplicações civis, como o transporte aĂ©reo de pessoas feridas e extinĂ§Ă£o de incĂªndios. O Dr. Rafi Yoeli fundou a UrbanAero em 2007. O AirMule Ă© uma aeronave de ventoinha sem rotor nĂ£o tripulada, que Ă© baseada em um projeto sem sucesso do exĂ©rcito dos EUA da dĂ©cada de 1960, chamado de Piasecki VZ-8 Airgeep.
“No inĂ­cio, as pessoas riam de nĂ³s”, diz Yoeli Ă  NoCamels. “As pessoas pensavam que estĂ¡vamos loucos, perguntando como poderĂ­amos nos aventurar nisso apĂ³s o fracasso de outros programas. Mas o nosso sucesso os pegou de surpresa”. Yoeli explicou que o foco inicial da aeronave de ventoinha Ă© para objetivos militares: “Nas Ăºltimas duas dĂ©cadas, a maioria dos desastres e combates ocorreu em terreno de difĂ­cil acesso, em que helicĂ³pteros muitas vezes eram incapazes de chegar”.
Assim como os helicĂ³pteros, o AirMule decola e aterrissa verticalmente; no entanto, ele nĂ£o tem as pĂ¡s do rotor expostas, jĂ¡ que os seus rotores sĂ£o embutidos. Com apenas trĂªs metros de comprimento, o veĂ­culo tem apenas um quinto do tamanho de um helicĂ³ptero mĂ©dio, o que facilita a entrada em espaços menores.
O AirMule voarĂ¡ com combustĂ­vel de jato e serĂ¡ tripulado a partir de uma sala de operações central. Com a ajuda de cĂ¢meras de vĂ­deo e um ponto marcado descrito pela parte receptora, o AirMule aterrissarĂ¡ com sucesso no seu destino.
A aeronave pode percorrer uma distĂ¢ncia de voo de 100 quilĂ´metros ou uma hora e tem capacidade de transportar 500 quilos de carga. O aparelho poderia servir como uma ambulĂ¢ncia voadora, trazendo os feridos de uma batalha, ou ainda para entregar cargas. Poderia tambĂ©m ser utilizada para apagar incĂªndios e possui uma capacidade de mil galões de Ă¡gua.
A UrbanAero tambĂ©m estĂ¡ desenvolvendo o X-HAWK, que Ă© uma versĂ£o tripulada do AirMule, apenas 50% maior, de forma que um ser humano conseguiria pilotĂ¡-lo. Yoeli explica que, independentemente do avanço dos computadores de voo, em algumas situações, nĂ£o hĂ¡ um substituto para o julgamento humano.
A UrbanAero pretende lançar sua primeira Aeronave de Ventoinha em cinco anos, mas estĂ¡ esperando um primeiro pedido para começar a trabalhar na linha de produĂ§Ă£o.