ZF Ă© a marca preferida dos frotistas mineiros para equipar Ă´nibus com transmissões automĂ¡ticas em Belo Horizonte
  • A Ăºnica presente em veĂ­culos de todas as marcas: Volvo, Scania e Mercedes-Benz, as transmissões automĂ¡ticas ZF de seis marchas operam em 147 Ă´nibus que atendem a capital de Minas Gerais.
  • ApĂ³s demonstraĂ§Ă£o dos benefĂ­cios oferecidos pela Ecolife durante o ZF EcoShow em 2013, operadores do transporte urbano se convenceram das qualidades da transmissĂ£o ZF.
  • A Ecolife Ă© a Ăºnica transmissĂ£o do mercado que freia o veĂ­culo atĂ© 6 km/h sem utilizaĂ§Ă£o dos freios, ou seja, atĂ© quase a parada total do veĂ­culo, aumentando a segurança do transporte em uma regiĂ£o com a topografia acidentada como Belo Horizonte.
Texto e fotos: ZF

A ZF estĂ¡ se tornando a marca preferida dos frotistas mineiros para equipar os Ă´nibus do transporte pĂºblico de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Hoje com 147 transmissões de seis marchas operando em 13 frotas belo-horizontinas; a ZF tem sido escolhida por empresĂ¡rios locais por atender com perfeiĂ§Ă£o o alto nĂ­vel de exigĂªncia por equipamentos com tecnologia de ponta que garantam reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e muita rentabilidade frente aos obstĂ¡culos impostos pela acidentada topografia do municĂ­pio.


“Hoje, a ZF Ă© a Ăºnica marca presente em todas as fabricantes presentes nos corredores belo-horizontinos, que sĂ£o a Volvo, a Scania e a Mercedes-Benz”, diz Alexandre Marreco, gerente de Vendas e Desenvolvimento de NegĂ³cios de Sistemas de TransmissĂ£o da ZF. As empresas mineiras que utilizam transmissões automĂ¡ticas da ZF sĂ£o: Anchieta, Bettania, Coletivo Asa Norte, Phoenix, Rodap, Sagrada FamĂ­lia, Santa Edwiges, SĂ£o Dimas, Saritur, RodoPass, SĂ£o Geraldo, ViaĂ§Ă£o Sidon e ViaĂ§Ă£o EuclĂ¡sio.
A mais recente entrega de 89 Ă´nibus articulados Volvo com transmissĂ£o automĂ¡tica ZF em Belo Horizonte Ă© fruto da aĂ§Ă£o positiva realizada pela empresa em julho de 2013, o ZF EcoShow. O evento mostrou na prĂ¡tica aos frotistas a eficiĂªncia e o desempenho das transmissões automĂ¡ticas produzidas pela fabricante para o mercado brasileiro, que foram instalados em chassis articulados das marcas Volvo, Scania, Mercedes-Benz e MAN.
“Os benefĂ­cios de uma caixa automĂ¡tica para Ă´nibus urbanos sĂ£o inĂºmeros. Temos o maior conforto aos passageiros e condutores, alĂ©m de vantagens operacionais aos transportadores, na forma de economia de combustĂ­vel, reduĂ§Ă£o da manutenĂ§Ă£o do trem de força e no aumento da vida Ăºtil dos componentes do sistema de freios”, explica Alexandre Marreco.
A ZF tambĂ©m garante um pĂ³s-vendas de qualidade aos frotistas. “Estamos realizando treinamentos aos motoristas, que poderĂ£o extrair o melhor desempenho possĂ­vel das transmissões automĂ¡ticas. Estas ações serĂ£o realizadas tanto pela Rede ZF como pelas prĂ³prias fabricantes de chassis. Nosso objetivo Ă© garantir a melhor operaĂ§Ă£o de transporte urbano na cidade de Belo Horizonte“, afirma Marreco.


Com trĂªs marchas a mais do que a concorrĂªncia e disponĂ­vel para veĂ­culos das principais marcas, as transmissões automĂ¡ticas da ZF estĂ£o presentes cerca de 70% dos Ă´nibus equipados com esta tecnologia nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Manaus (AM).
As frotas destas capitais optaram por esta tecnologia de Ăºltima geraĂ§Ă£o nĂ£o sĂ³ pela quantidade de marchas, mas por uma sĂ©rie de benefĂ­cios como baixo consumo de combustĂ­vel (possĂ­vel por conta das 6 marchas), aumento de produtividade da operaĂ§Ă£o (sem trocar de marcha, o motorista Ă© capaz de dirigir mais descansado e com mais atenĂ§Ă£o ao trĂ¢nsito) e menos impacto ao meio ambiente (itens como o retardador primĂ¡rio evitam que freios sejam utilizados e, consequentemente, que quantidades menores de pĂ³ de freio sejam expelidas).
O software TopoDyn Life Ă© responsĂ¡vel pela troca de marchas  e  reconhece a topografia e o peso transportado pelo veĂ­culo. A escolha Ă© feita pela “inteligĂªncia artificial” do programa, que calcula rapidamente qual Ă© a marcha necessĂ¡ria.
Outro destaque das transmissões Ă© o retardador hidrĂ¡ulico primĂ¡rio, que freia o veĂ­culo atĂ© uma velocidade de 6 km/h sem a utilizaĂ§Ă£o dos freios. Um sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos sĂ£o comuns por conta do forte trĂ¡fego.