Os dois novos modelos da
montadora chinesa ficaram com uma cara mais brasileira
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
EstĂ¡ cada dia mais evidente que
os veĂculos da JAC Motors estĂ£o assumindo sua identidade de carro nacional. A
grande preocupaĂ§Ă£o da montadora em seu mais recente lançamento deixa claro que,
mesmo sendo montados na China, seus modelos tĂªm muito sangue latino.
A nova motorizaĂ§Ă£o Jet Flex e um
desenho mais arredondado da carroceria agradam aos exigentes padrões que os
brasileiros impõem aos carros compactos. A nova linha J3, incluindo-se aà o
hatch e a versĂ£o sedĂ£ Turin, foi apresentada aos jornalistas em evento
realizado pela montadora, onde se incluĂa uma apresentaĂ§Ă£o tĂ©cnica e um
test-drive atĂ© a cidade de Atibaia, cerca de 50 km em direĂ§Ă£o ao interior
do estado de SĂ£o Paulo.
Na parte mecĂ¢nica, o motor 1.5 16V VVT Jet Flex foi inteiramente modificado para
receber a tecnologia flex fuel. Foi um trabalho em conjunto entre os
engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quando no Brasil, que
teve como um dos resultados a eliminaĂ§Ă£o do tanquinho de gasolina para partida
a frio. A outra conquista foi um motor de potĂªncia mĂ¡xima de 125 cv a gasolina
e 127cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, sĂ£o 152 Nm (gasolina) e 154 Nm
(etanol), ambos a 4.000 rpm. Fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, J3 S e J3
Turin S, que segundo a montadora, se aproximam de 200 km/h de velocidade
mĂ¡xima.
Claro
que nĂ£o Ă© sĂ³ o motor, tem tambĂ©m a transmissĂ£o, no caso ela Ă© manual de cinco
velocidades. Parece ser pouco, mas Ă© o suficiente para transformar esses dois
meninos em homens grandes. Testei o carro com quatro pessoas dentro por dois
motivos: o conforto e o desempenho. Claro que se fazer um test-drive com duas
pessoas facilita a noĂ§Ă£o de bem estar interno, mas com sua carga quase mĂ¡xima,
fica muito mais quente o desafio.
Fizemos
um percurso por ruas, avenidas e finalmente rodovia. Com o dia quente, a
utilizaĂ§Ă£o do ar condicionado durante todo o teste se fez mais que necessĂ¡rio e
era, atĂ© aquele ponto, mais um complicador na avaliaĂ§Ă£o. Em poucos minutos, o
interior jĂ¡ estava devidamente refrigerado, criando assim um clima muito
agradĂ¡vel. Dentro da cidade, o carro se comporta muito bem, mesmo com transito
pesado e tendo em alguns lugares a incomoda presença de congestionamento.
Talvez por suas caracterĂsticas compactas e por ter o cĂ¢mbio justo, as
situações de trocas de marchas baixas e a pouca distĂ¢ncia que se Ă© percorrida,
sĂ£o quase imperceptĂveis.
Na
rodovia, com subidas, descidas, retas relativamente longas, e muito trĂ¡fego, o
carro se portou de modo excelente, tanto nas ultrapassagens em trechos de serra
quanto nas retas com outros veĂculos de velocidade semelhante. Os dois modelos
sĂ£o realmente muito rĂ¡pidos e tem uma retomada de velocidade confiĂ¡vel em
situações como essas, mesmo com quatro passageiros a bordo.
O pacote jĂ¡ vem com o conhecido padrĂ£o de
carro completo: direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB,
sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-funĂ§Ă£o
e regulagem de altura, porta-revista, porta-copo, chave canivete com
destravamento remoto das portas, alarme antifurto, bancos em Black Fabric com
ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, freios ABS com EBD, airbag
duplo, pneus 185/60 R15, as rodas em liga de
alumĂnio de 15", tendo apenas como opcional um kit multimĂdia que Ă©
instalado nas concessionĂ¡rias, preço fechado e garantia de 6 anos.
Os valores
sĂ£o: R$ 39.990 para o J3 S Jet Flex e de R$ 41.690 para o Turin S Jet Flex,
ambos os modelos jĂ¡ estĂ£o na rede de concessionĂ¡rias, vale a pena entrar,
olhar, testar e, quem sabe, comprar.








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