Enfoque no campeonato mundial de carros esportivos: o 919 Hybrid e o 911 RSR Lançamento mundial do Macan S Diesel, lançamento do 911 Targa na Europa
O novo Porsche 919 Hybrid está comemorando seu lançamento mundial na
principal categoria do World Endurance Championship (WEC, Campeonato
Mundial de Endurance) de 2014 durante a Exposição Internacional do
Automóvel de Genebra
Texto e fotos: Porsche
O protótipo híbrido inovador será acompanhado pelo
Porsche 911 RSR na área de exposição da Porsche em Genebra, bem como em
todas as oito corridas da série WEC, em que a corrida de 24 horas de Le
Mans será certamente o destaque da temporada. A Porsche também estará
mostrando o Macan S Diesel 1) ao público pela primeira vez em Genebra e o
911 Targa 2) está sendo lançado na Europa.
Porsche 919 Hybrid: tecnologia de ponta beneficia os carros de produção
Matthias
Müller, Presidente da Porsche AG, afirmou: “As recém-criadas e
revolucionárias regras para as corridas desta categoria foram essenciais
ao desenvolvimento do protótipo de Le Mans, uma vez que elas estão
relacionadas com a eficiência em energia. Em 2014, o vencedor da série
do World Endurance Championship e da corrida de Le Mans não será o carro
mais rápido e sim o carro que vai mais longe com uma quantidade
definida de energia; e é exatamente este desafio que os fabricantes de
carros precisam superar. O 919 Hybrid é nosso laboratório de pesquisa
móvel mais rápido e o carro de corridas mais complexo que a Porsche já
construiu”.
A eficiência excepcional do Porsche 919 Hybrid é o
resultado de um conceito global cuidadosamente equilibrado. A soma de
todos seus componentes individuais forma uma unidade eficaz: desde o
motor de combustão até os sistemas de recuperação de energia, o chassi e
o trem de rodagem, a aerodinâmica e a ergonomia para o condutor. O
motor de combustão é um motor compacto a gasolina em V de quatro
cilindros, que também serve como componente de suporte de carga no
chassi. Ele é o líder da filosofia de redução voltada a futuro e conta
com dois litros de cilindrada do motor, injeção direta de combustível e
monoturbocompressor, o motor que gira em velocidades de até 9000 rpm. A
potência do motor compacto é de aproximadamente 500 cv.
Além
disso, o protótipo de Le Mans conta com dois sistemas de recuperação de
energia. Fundamentalmente novo aqui é um sistema que recupera energia
térmica a partir dos gases de exaustão por meio de um gerador elétrico
acionado pelo fluxo de gás de exaustão. O segundo sistema híbrido tem
uma funcionalidade que se assemelha à do 918 Spyder. Aqui, um gerador no
eixo dianteiro utiliza fases de frenagem para converter energia
cinética em energia elétrica. Baterias de íon de lítio agem como o meio
armazenador de energia. Quando o condutor precisa desta energia, um
motor elétrico aciona o eixo dianteiro. Isso faz com que o 919 Hybrid se
torne temporariamente um veículo com tração nas quatro rodas.
Uma
nova equipe com mais de 200 funcionários foi formada na Porsche para
desenvolver e implantar os protótipos de Le Mans no centro de
desenvolvimento de Weissach. Friedrich Enzinger, Chefe do Projeto LMP1:
“Em dois anos e meio construímos a infra-estrutura, montamos nossa
equipe e colocamos este carro de corridas extremamente complexo sobre
rodas. Temos o maior respeito pela vantagem que nossos concorrentes têm
em experiência com corridas. Nosso objetivo no primeiro ano é simples:
terminar as corridas e sermos competitivos”.
Romain Dumas
(França), Neel Jani (Suíça) e Marc Lieb (Alemanha) estarão
compartilhando o volante do Porsche 919 Hybrid com o número de largada
14. O carro número 20 será dirigido por Timo Bernhard (Alemanha),
Brendon Hartley (Nova Zelândia) e Mark Webber (Austrália).
Porsche 911 RSR: o ícone das pistas de corrida beneficia os carros de produção
Na
Porsche, a busca pelo desempenho esportivo máximo com eficiência de
energia máxima é condensada na característica principal da marca:
“Intelligent Performance”, estando escrito em letras de destaque tanto
no 919 Hybrid como no 911 RSR. Este protótipo não é o único carro
inovador nas estradas. O ícone 911, um carro que foi reinventado com
sucesso na sua sétima geração, consistentemente se beneficia diretamente
dos desenvolvimentos do automobilismo. Por exemplo, a tração nas quatro
rodas do 911 RSR demonstra um desenho inteligente de baixo peso e
aerodinâmica refinada. Estas duas características não apenas resultam em
melhores tempos de volta como também melhor eficiência de combustível.
O
911 RSR, cuja potência é de 470 cv, foi apresentado pela primeira vez
em 2013. No ano passado, o carro terminou em primeiro e segundo lugares
em sua categoria na corrida de 24 hours de Le Mans e em janeiro de 2014 a
Porsche comemorou uma vitória de categoria na clássica corrida
norte-americana de 24 horas de Daytona. A segunda equipe de fábrica da
Porsche, a Porsche Team Manthey, disputará com dois carros de corrida
911 RSR na série do campeonato mundial de endurance que começa em abril.
Os pilotos Jörg Bergmeister (Alemanha), Marco Holzer (Alemanha),
Frédéric Makowiecki (França) e Patrick Pilet (França) disputarão sete
campeonatos mundiais, em que cada corrida dura seis horas. Richard Lietz
(Áustria) e Nick Tandy (Grã Bretanha) se unirão a eles na maratona de
Le Mans.
Hartmut Kristen, Chefe do Motorsports e encarregado do
Porsche GT Motorsport e todos os programas esportivos de clientes,
explica: “A Porsche está dando início ao ano de 2014 com o mais
abrangente programa de automobilismo da história da empresa; neste
momento, contamos com um total de vinte pilotos de fábrica. Além das
equipes de fábrica no WEC, temos mais dois carros de corrida 911 de
fábrica que estão sendo usados pela equipe da Porsche Cars North America
na série do campeonato Tudor United para carros esportivos”. Kristen
acrescenta: “Também colocamos o RSR nas mãos de equipes de clientes pela
primeira vez”.
O cliente internacional mais importante é sem
dúvida o ator norte-americano Patrick Dempsey da equipe Team Dempsey
Racing Proton. Ele fará parte da linha de largada de Le Mans pela
terceira vez neste ano.
Porsche Motorsport no Twitter: notícias que são rápidas e compactas
@PorscheRaces
é o novo canal do Twitter da Porsche Motorsport. Antes da temporada de
corridas, este serviço de mensagens breves o informa sobre eventos
futuros do automobilismo pela Porsche Motorsport e, durante as corridas,
ele informa ao vivo dos boxes sobre mudanças de pilotos, condições
climáticas, seleções de pneus e informações referenciais.
Porsche Macan S Diesel: desempenho de primeira categoria em economia e arrancadas
Outro
Porsche está comemorando seu lançamento mundial em Genebra, um exemplo
primordial de desempenho inteligente: o Macan S Diesel. Seu motor de 258
cv de três litros com turbocompressor faz com que ele seja uma versão
que oferece economia de combustível do SUV compacto mais esportivo. De
zero a 100 km/h em 6,1 segundos e 16,4 km por litro de diesel: estes são
os valores que definem a direção no Macan S Diesel. Eles também fazem
com que ele seja um verdadeiro veículo esportivo de longa distância.
Porsche 911 Targa: nova edição inovadora de um clássico
O
novo 911 Targa aparece agora pela primeira vez em uma exposição
europeia desde seu lançamento mundial em Detroit em janeiro. Assim como o
carro clássico de 1965, o novo modelo tem uma barra distintiva em vez
dos pilares B, uma seção de teto móvel sobre os assentos dianteiros e
uma janela traseira envolvente sem os pilares C. Entretanto,
diferentemente do Targa original, o trecho do teto abre e fecha em uma
sequência espetacular com o apertar de um botão. Isso também é
“Intelligent Performance”.
1) Consumo de combustível - na cidade:
7,2 a 8,5 km/l; na estrada: 13 a 14,5 km/l; combinado: 10,0 a 11,5
km/l; emissões de CO2: 237 a 204 g/km; classes de eficiência: G, F**
2)
Consumo de combustível - na cidade: 14,5 a 14,9 km/l; na estrada: 16,9 a
17,5 km/l; combinado: 15,9 a 16,4 km/l; emissões de CO2: 164 a 159
g/km; classe de eficiência B





0 Comentários