O novo modelo da montadora alemã
já está nas concessionárias por R$116.400
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi
É claro que o segmento dos sedans
cresce em grande proporção no Brasil. Com o país em franco desenvolvimento
tecnológico automotivo, as pessoas procuram nos carros uma maior fonte de
conforto aliada a esportividade. Surgem então os modelos três volumes que, além
da beleza de seu design, completam suas características com espaços nunca antes
pensados para quem viveu em carros hatch.
Foi pensando nessa nova forma de escolha
do brasileiro que a Audi lançou o A3 Sedan, um três volumes que tem tudo para
agradar os consumidores mais exigentes em termos de economia, conforto e
esportividade. Fui convidado a testar o novo modelo, que teve lançamento em São
Paulo, por ruas e rodovias que cortam o estado, podendo assim avaliar tudo que
o modelo oferece de melhor e as novidades inseridas no conjunto.
De cara já impressiona o design
do modelo. A construção é feita com peso reduzido, apenas 1.295 quilos, e suas
dimensões de 4.456
milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm , 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura, não
parecem ser de um carro tão grande e espaçoso internamente. A carroceria tem
apenas 26% de aços temperados, formando uma estrutura de ferro e carbono com
excepcional resistência à tensão.
Componentes feitos desses aços de alta
tecnologia podem ter paredes relativamente estreitas e, conseqüentemente, menor
peso. E o que é bonito? Compacto, atlético e robusto, o Audi A3 Sedan utiliza
recursos dos mais modernos para esculpir sua cara. Faróis em forma de cunha,
módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs. A traseira do A3 Sedan é
tridimensional e em conjunto com as ponteiras duplas do escapamento dão um ar
agressivo ao modelo.
Fizemos um percurso de cerca de 200 km , saindo de São Paulo,
seguindo por rodovias e estradas vicinais, passando por pequenas cidades e
retornando à capital. Nas rodovias pude sentir a força do motor 1.8 TFSI,
potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. O propulsor turbo-alimentado
aumenta tanto o desempenho quanto a eficiência no consumo. É muito bom na
cidade com transito pesado e em momentos de congestionamento, quanto na estrada
onde se exige o que ele pode oferecer de melhor.
O conjunto se completa com o câmbio
S tronic de sete velocidades que combina o conforto de uma transmissão
automática clássica com o dinamismo e a eficiência de uma transmissão manual.
Ela é composta por duas embreagens, que facilita e suaviza as trocas. As rodas
de liga leve de 17
polegadas proporcionam um rodar macio e silencioso, e a
segurança é garantida por freios ventilados poderosos de 288 milímetros na
dianteira e 272 mm
na traseira.
O desempenho do automóvel não
deixa nada a desejar a modelos mais caros e não tão sofisticados. Uma das
preocupações diz respeito aos sistemas de informação e entretenimento. Batizado
de Infotainment a versão topo de linha do sistema é o MMI Navigation Plus com
MMI touch e dispõe de um drive de memória interna de 40 GB de capacidade, assim
como de um drive DVD, rádio com triplo sintonizador e oito alto-falantes.
Essa
versão também conta com dois leitores de cartões de memória, Audi Music
Interface (AMI) e uma interface Bluetooth para integração com dispositivos
móveis e smartphones. O comando de voz permite que o motorista simplesmente
informe o seu destino, além de operar sem esforço o telefone, serviços de
conexão e execução de músicas.
O sistema de navegação, opcional no modelo
brasileiro, possui tela colorida e recomendação de descanso.
Em termos de desempenho, economia
de combustível e conforto na dirigibilidade, o Audi A3 sedan, que é montado em
Gyor, na Hungria e chega ao Brasil com 12 opções de cores, é um carro
excelente, proporciona momentos de real prazer em dirigir, tem tudo de bom que
a Audi pode proporcionar em um automóvel moldado para mudar o status do novo
motorista brasileiro.










0 Comentários