O novo modelo da montadora alemã já está nas concessionárias por R$116.400

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Audi

É claro que o segmento dos sedans cresce em grande proporção no Brasil. Com o país em franco desenvolvimento tecnológico automotivo, as pessoas procuram nos carros uma maior fonte de conforto aliada a esportividade. Surgem então os modelos três volumes que, além da beleza de seu design, completam suas características com espaços nunca antes pensados para quem viveu em carros hatch.


Foi pensando nessa nova forma de escolha do brasileiro que a Audi lançou o A3 Sedan, um três volumes que tem tudo para agradar os consumidores mais exigentes em termos de economia, conforto e esportividade. Fui convidado a testar o novo modelo, que teve lançamento em São Paulo, por ruas e rodovias que cortam o estado, podendo assim avaliar tudo que o modelo oferece de melhor e as novidades inseridas no conjunto.


De cara já impressiona o design do modelo. A construção é feita com peso reduzido, apenas 1.295 quilos, e suas dimensões de 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura, não parecem ser de um carro tão grande e espaçoso internamente. A carroceria tem apenas 26% de aços temperados, formando uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão. 


Componentes feitos desses aços de alta tecnologia podem ter paredes relativamente estreitas e, conseqüentemente, menor peso. E o que é bonito? Compacto, atlético e robusto, o Audi A3 Sedan utiliza recursos dos mais modernos para esculpir sua cara. Faróis em forma de cunha, módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs. A traseira do A3 Sedan é tridimensional e em conjunto com as ponteiras duplas do escapamento dão um ar agressivo ao modelo.


Fizemos um percurso de cerca de 200 km, saindo de São Paulo, seguindo por rodovias e estradas vicinais, passando por pequenas cidades e retornando à capital. Nas rodovias pude sentir a força do motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. O propulsor turbo-alimentado aumenta tanto o desempenho quanto a eficiência no consumo. É muito bom na cidade com transito pesado e em momentos de congestionamento, quanto na estrada onde se exige o que ele pode oferecer de melhor. 


O conjunto se completa com o câmbio S tronic de sete velocidades que combina o conforto de uma transmissão automática clássica com o dinamismo e a eficiência de uma transmissão manual. Ela é composta por duas embreagens, que facilita e suaviza as trocas. As rodas de liga leve de 17 polegadas proporcionam um rodar macio e silencioso, e a segurança é garantida por freios ventilados poderosos de 288 milímetros na dianteira e 272 mm na traseira.


O desempenho do automóvel não deixa nada a desejar a modelos mais caros e não tão sofisticados. Uma das preocupações diz respeito aos sistemas de informação e entretenimento. Batizado de Infotainment a versão topo de linha do sistema é o MMI Navigation Plus com MMI touch e dispõe de um drive de memória interna de 40 GB de capacidade, assim como de um drive DVD, rádio com triplo sintonizador e oito alto-falantes. 


Essa versão também conta com dois leitores de cartões de memória, Audi Music Interface (AMI) e uma interface Bluetooth para integração com dispositivos móveis e smartphones. O comando de voz permite que o motorista simplesmente informe o seu destino, além de operar sem esforço o telefone, serviços de conexão e execução de músicas. 


O sistema de navegação, opcional no modelo brasileiro, possui tela colorida e recomendação de descanso.



Em termos de desempenho, economia de combustível e conforto na dirigibilidade, o Audi A3 sedan, que é montado em Gyor, na Hungria e chega ao Brasil com 12 opções de cores, é um carro excelente, proporciona momentos de real prazer em dirigir, tem tudo de bom que a Audi pode proporcionar em um automóvel moldado para mudar o status do novo motorista brasileiro.