Fiat e Petrobras assinam memorando de entendimento para pesquisas


A Fiat AutomĂ³veis e a Petrobras assinaram nesta sexta-feira (31 de janeiro), no Rio de Janeiro, memorando de entendimento para a colaboraĂ§Ă£o em projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores nas Ă¡reas de combustĂ­veis e motores. As equipes das duas empresas irĂ£o trocar informações tĂ©cnicas e realizar estudos conjuntos de viabilidade tĂ©cnico econĂ´mica, com o foco em veĂ­culos mais eficientes e com menor emissĂ£o de poluentes

Texto e fotos: Fiat

“Nesta primeira etapa, iremos identificar objetos de interesse conjunto para a realizaĂ§Ă£o de projetos de P&D. A Petrobras acumula grande experiĂªncia no desenvolvimento de novas tecnologias em combustĂ­veis e, com certeza, tem muito a contribuir com os estudos para as inovações na fonte energĂ©tica dos motores”, afirmou o diretor de Engenharia Powertrain da Fiat Chrysler para a AmĂ©rica Latina, Paolo Ferrero.

Diretor de Engenharia Powertrain da Fiat Chrysler, Paolo Ferrero (terceiro Ă  direita), e o gerente geral de Pesquisa & Desenvolvimento em Abastecimento e BiocombustĂ­veis da Petrobras, Oscar Chamberlain (segundo Ă  esquerda), assinam memorando de entendimento
"Trabalhar em parceria com os fabricantes de veĂ­culos Ă© fundamental para que possamos garantir o melhor desempenho dos nossos combustĂ­veis nos motores, com crescente eficiĂªncia econĂ´mica e ambiental", disse Oscar Chamberlain, gerente geral de Pesquisa & Desenvolvimento em Abastecimento e BiocombustĂ­veis, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).
O documento tem validade de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. O acordo conta com uma clĂ¡usula de sigilo, garantindo segurança no compartilhamento de informações confidenciais entre as duas empresas. Neste perĂ­odo, as empresas irĂ£o, apĂ³s identificar oportunidades de cooperaĂ§Ă£o com interesse mĂºtuo, realizar projetos de pesquisas em conjunto.


Vanguarda

Desde sua chegada no Brasil, a Fiat investe continuamente em pesquisas na busca de veĂ­culos de baixo consumo e motores cada vez mais eficientes. Em 1976, o recĂ©m-laçado Fiat 147 percorreu os 14 km da ponte Rio-NiterĂ³i com apenas 1 litro de gasolina. O evento apresentou as tecnologias da Ă©poca que resultavam em baixo consumo, como motor transversal, baixa cilindrada e pneus radiais. Hoje, 14 km/litro podem parecer pouco, mas os concorrentes nĂ£o conseguiam mais do que 10 a 12 km/litro.
Em 1979, a Fiat colocou em produĂ§Ă£o o primeiro carro a Ă¡lcool do mundo. As inovações continuaram com o Uno (1984), dono de uma das carrocerias com melhor coeficiente aerodinĂ¢mico (Cx), e os motores 1.0 do Uno Mille (1990). Em 1994, a Fiat inaugurou a era do downsizing com o Uno Turbo i.e., mais potĂªncia com menor consumo. A chegada da famĂ­lia FIRE de motores, em 2000, confirmou a tendĂªncia de propulsores menores e mais eficientes, voltados para a melhora no consumo.
Mais uma vez, a Fiat inovou com o lançamento do Siena Tetrafuel (2006), primeiro carro do mundo capaz de queimar atĂ© quatro combustĂ­veis. O Uno Economy, com modificações especĂ­ficas em suspensões e aerodinĂ¢mica para atender um melhor consumo; o Punto T-Jet, com as vantagens do downsizing; e o Novo Uno Economy, com desempenho de 1.4 com consumo de 1.0, tambĂ©m foram lançamentos com inovações no campo da eficiĂªncia energĂ©tica. Dando sequĂªncia Ă  histĂ³ria de pioneirismo, a Fiat assinou, em 2013, parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para desenvolver um motor conceito a etanol.