Mercedes-Benz SLS AMG GT FINAL EDITION: o ponto
mais alto em superesportivo
Um grande final: o SLS AMG GT FINAL EDITION
marca, em estilo exclusivo, o encerramento de uma era impressionante. O modelo FINAL EDITION, fabricado em série
limitada a 350 unidades, Ă© a Ăºltima oportunidade para clientes adquirirem um
SLS AMG, ao mesmo tempo em que reflete a histĂ³ria de sucesso inigualĂ¡vel do
primeiro modelo completamente construĂdo pela Mercedes-AMG. O superesportivo, com seu motor V8 AMG de 6,3
litros e 435 kW (591 cv) posicionado entre eixos na dianteira, oferece uma
empolgante combinaĂ§Ă£o de design e itens de tecnologia. Pneus "Cup"
especialmente desenvolvidos elevam ainda mais o seu nĂvel de desempenho
Texto e fotos: Mercedes
O SLS AMG GT FINAL EDITION estĂ¡
celebrando sua dupla estreia mundial no Los Angeles Auto Show e no SalĂ£o de
TĂ³quio (ambos de 20 de novembro a 1º de dezembro deste ano). O lançamento no
mercado serĂ¡ em março de 2014. O
superesportivo serĂ¡ fabricado nas versões CoupĂ© e Roadster e, assim que
terminarem as 350 unidades, a produĂ§Ă£o da sĂ©rie de modelos SLS AMG estarĂ¡
encerrada.
Segundo Tobias Moers, presidente do
conselho de administraĂ§Ă£o da Mercedes-AMG GmbH, "o SLS AMG foi o primeiro automĂ³vel
completamente desenvolvido pela AMG e, por isso, marcou o inĂcio de uma nova
era para nossa empresa. Com o SLS AMG GT FINAL EDITION, agora, estamos
oferecendo aos nossos clientes uma versĂ£o final e extremamente atraente de
nosso superesportivo. Com seus inĂºmeros componentes de carroceria com visual de
fibra de carbono, equilĂbrio aerodinĂ¢mico ainda mais aperfeiçoado e pneus Cup
opcionais, o SLS AMG GT FINAL EDITION tem um alto potencial de
fascinaĂ§Ă£o."
Exterior com capĂ´ e defletor traseiro exclusivos com
visual de fibra de carbono
O design especial do SLS AMG GT FINAL
EDITION se destaca no aspecto visual: o capĂ´ em fibra de carbono aparente com
saĂda de ar central, o divisor aerodinĂ¢mico na dianteira, o defletor fixo
traseiro em fibra de carbono que remete ao SLS AMG Coupé Black Series e as exclusivas
rodas forjadas AMG de liga leve criam um conjunto impossĂvel de passar
despercebido nas ruas. Juntamente com a
pintura em grafite designo magno fosca, que foi adotada do modelo especial para
colecionadores SLS AMG GT3 "45th ANNIVERSARY" (oferecida como opĂ§Ă£o),
os componentes em fibra de carbono e as rodas forjadas AMG criam uma aura
esportiva diferenciada. Para reforçar
esta impressĂ£o visual Ăºnica, quando vistos de trĂ¡s, os suportes da asa traseira
tem acabamento em preto com alto brilho.
Novos componentes aerodinĂ¢micos,
compreendendo o capĂ´ em fibra de carbono, aerofĂ³lio traseiro e divisor frontal
reduzem a força ascendente tanto sobre o eixo dianteiro como o traseiro. Como no SLS AMG Coupe Black Series e no SLS
AMG GT3, o capĂ´ de fibra de carbono do SLS AMG GT FINAL EDITION traz uma saĂda
de ar central. Além de dissipar o calor
do motor, esta saĂda tambĂ©m aumenta a força aerodinĂ¢mica sobre o eixo dianteiro
e melhora o coeficiente aerodinĂ¢mico (Cd). Os engenheiros da AMG utilizaram o
efeito-vĂ¡cuo para obter um duplo benefĂcio: dissipar o ar quente do
compartimento do motor e, ao mesmo tempo, desviar para o alto o fluxo de ar
fresco da parte inferior do veĂculo. O
equilĂbrio aerodinĂ¢mico otimizado nĂ£o apenas melhora o potencial do carro em
pistas de alta velocidade como contribui para uma conduĂ§Ă£o mais segura.
Rodas forjadas AMG e pneus Cup especialmente
desenvolvidos
As rodas forjadas AMG com design
especial com raios cruzados sĂ£o oferecidas em duas versões de cores: pintadas
de preto fosco com detalhes em alto brilho ou pintadas de preto fosco com aro
em alto brilho. Pinças de freios vermelhas criam um atraente contraste. Os novos pneus "Dunlop Sport Maxx
Race" Cup, tamanhos 265/35 R19 (dianteiros) e 295/30 R20 (traseiros) sĂ£o
disponibilizados como opcionais sem custo adicional. Os pneus Cup foram desenvolvidos com
exclusividade para a Mercedes-AMG. Eles
nĂ£o se limitam a aumentar a precisĂ£o da direĂ§Ă£o, mas tambĂ©m elevam a
aderĂªncia. Desta forma, o SLS AMG GT
FINAL EDITION se habilita para o uso por aspirantes a piloto de competiĂ§Ă£o em
circuitos fechados ou particulares.
Motor V8 AMG 6,3 litros com 435 kW (591 cv) e 650 Nm
A abertura do capĂ´ em fibra de carbono
revela a unidade de força AMG 6,3 litros V8, rebaixada e deslocada bem para a
traseira. Com potĂªncia mĂ¡xima de 435 kW
(591 cv) a 6.800 rpm e torque mĂ¡ximo de 650 Nm a 4.750 rpm, o motor de oito
cilindros de alta rotaĂ§Ă£o assegura uma conduĂ§Ă£o dinĂ¢mica no mais alto
nĂvel. O SLS AMG GT FINAL EDITION
acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e pode alcançar 200 km/h em 11,2
segundos. A velocidade mĂ¡xima Ă© de 320
km/h (limitada eletronicamente).
Com suas reações rĂ¡pidas, variĂ¡vel e
emocionalmente empolgantes, a transmissĂ£o esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete
marchas faz o par perfeito com o motor V8 naturalmente aspirado. Com quatro programas de operaĂ§Ă£o, funĂ§Ă£o RACE
START e dupla debreagem automĂ¡tica, a transmissĂ£o com dupla embreagem montada
em uma configuraĂ§Ă£o transeixo junto ao eixo traseiro traz consigo os predicados
perfeitos para um desempenho de primeira linha. As caracterĂsticas especialmente dinĂ¢micas
das trocas de marchas e o tempo de reaĂ§Ă£o reduzido nas trocas de marchas no
modo manual elevam a experiĂªncia emocional vivida pelo condutor. A suspensĂ£o AMG RIDE CONTROL de alto
desempenho, com amortecimento variĂ¡vel controlado eletronicamente, inclui os
programas "Sport" e "Sport plus".
Interior em couro designo Exclusive em padrĂ£o diamante
NĂ£o Ă© apenas no design externo e na
engenharia que o SLS AMG GT FINAL EDITION irĂ¡ atender aos clientes mais
exigentes. Em seu interior, a ambientaĂ§Ă£o de alta qualidade Ă© caracterizada
acima de tudo pelo impactante couro designo Exclusive com padronagem diamante,
usado para revestir os painéis centrais dos dois bancos e das portas. A costura pespontada em prata se harmoniza
perfeitamente com o estofamento em couro preto, os cintos de segurança
prateados e os tapetes pretos com bordas prateadas. O acabamento em fibra de carbono é de série.
Um detalhe exclusivo Ă© o escudo
"AMG FINAL EDITION - 1 de 350" no console central de fibra de
carbono. Outro item de alta qualidade,
tanto do ponto de vista visual como tĂ¡til, Ă© o chamado "3D seam": uma
fina tira de Alcantara no interior do painel de instrumentos coberto de couro que
demonstra a atenĂ§Ă£o ao detalhe tĂpica da Mercedes-AMG. Pespontos contrastantes habilmente executados
a mĂ£o dĂ£o o toque final ao "3D seam", ressaltando o trabalho
artesanal envolvido. O volante AMG
Performance em Alcantara, com marcadores prateados Ă s 12 horas e inserto em
metal preto brilhante faz jogo com a Ă¡rea adjacente Ă s saĂdas de ar. Os bancos esportivos trazem o emblema AMG
incrustado nos apoios de cabeça.
O lançamento no mercado do SLS AMG GT
FINAL EDITION começarĂ¡ em março de 2014.
Equipamentos AMG opcionais
·
Espelho retrovisor externo em fibra de carbono
·
Cobertura do motor em fibra de carbono
·
Pacote Interior Carbon-Fibre (acabamento adicional em
fibra de carbono nos apoios de cabeça e laterais dos bancos e painéis das
soleiras das portas)
·
Sistema de freios de composto de cerĂ¢mica de alta
performance
·
AMG Performance Media
·
Sistema de som surround Bang & Olufsen BeoSound
AMG
Ampla variedade e uma
fantĂ¡stica histĂ³ria de sucesso
Seja nas versões Coupé, Roadster, GT, Black
Series, Electric Drive, a versĂ£o de competiĂ§Ă£o GT3, a FINAL EDITION ou –
por Ăºltimo mas nĂ£o menos importante – o Official F1® Safety Car da
FĂ³rmula 1®: o Mercedes-Benz SLS AMG vem causando admiraĂ§Ă£o desde
2009. A potĂªncia dos modelos habilitados a circular nas ruas varia de 420 kW
(571 cv) a 552 kW (751 cv).
O superesportivo estreou
mundialmente na versĂ£o CoupĂ© no SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel (IAA) de
Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2009, e foi lançado no mercado em 2010.
O espetacular modelo com asas de gaivota foi seguido em 2011 pelo SLS AMG
Roadster e pelo modelo de competiĂ§Ă£o de sĂ©rie SLS AMG GT3. Com vĂ¡rios tĂtulos
em campeonatos internacionais, como o ADAC GT Masters, o Campeonato Europeu FIA
GT3 e o Campeonato Mundial FIA GT1, assim como mais de 100 vitĂ³rias em todo o
mundo, a versĂ£o de corrida do modelo "asas de gaivota" tem
demonstrado de forma impressionante sua performance. Em especial, o sucesso em provas de longa
distĂ¢ncia, como a 12 Horas de Bathurst e as corridas de 24 horas no Dubai,
NĂ¼rburgring e Spa-Francorchamps, comprovou de forma espetacular sua competitividade. Em 2013, o SLS AMG GT3 conquistou o
"grand slam" das clĂ¡ssicas corridas de longa distĂ¢ncia da GT3, com
quatro vitĂ³rias consecutivas. De forma semelhante, conquistou o tĂtulo da
altamente disputada série Blancpain Endurance.
Desde o inĂcio de 2010, o SLS
AMG tambĂ©m tem contribuĂdo para a segurança da FĂ³rmula 1, a mais importante
categoria do automobilismo esportivo, como Safety Car oficial. O SLS AMG GT assumiu este papel em setembro
de 2012, no GP da Bélgica.
Em junho de 2013, chegaram ao
mercado as duas versões mais potentes, o SLS AMG Coupé Black Series, com 464 kW
(631 cv), e o SLS AMG Coupé Electric Drive, com 552 kW (751 cv).
Um clĂ¡ssico do futuro
Desde sua estreia mundial, em 2009, o
Mercedes-Benz SLS AMG ganhou vĂ¡rios prĂªmios de importĂ¢ncia internacional. Por seu design de tirar o fĂ´lego e o
reconhecido dinamismo de conduĂ§Ă£o, o superesportivo da Mercedes-AMG jĂ¡ Ă©
considerado, hoje, como um clĂ¡ssico do futuro.






0 ComentĂ¡rios