Volkswagen patrocina e participa do “Congresso SAE Brasil 2013”
 
  • Estande da Volkswagen do Brasil terá Novo Golf e Fox BlueMotion com motor EA211
  • Empresa estará representada por seus profissionais em três painéis e na apresentação de oito trabalhos técnicos (papers)
  • Congresso será realizado de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo
Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil é patrocinadora e estará presente no 22º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade 2013, que será realizado entre os dias 7 e 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa estará representada por alguns de seus profissionais em três painéis e na apresentação de oito trabalhos técnicos (papers). A Volkswagen do Brasil também terá profissionais homenageados e contará com um estande no congresso, onde exibirá o Novo Golf e o Fox BlueMotion com motor EA211.


Os painéis serão compostos por apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade em diversas áreas. Os trabalhos técnicos, por sua vez, são desenvolvidos por engenheiros que atuam em empresas e universidades do Brasil e exterior. O “Congresso SAE Brasil 2013” será realizado no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, sob o tema “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras”. Para se inscrever, o visitante deve acessar o site www.saebrasil.org.br/eventos/congresso2013/, com opções de participação na programação gratuita ou paga.

Estande da Volkswagen no Congresso SAE Brasil 2012


Estande da Volkswagen

Em seu estande no “Congresso SAE Brasil 2013”, a Volkswagen do Brasil abordará dois temas principais: inovações tecnológicas e sustentabilidade, por meio da exposição do Novo Golf e do Fox BlueMotion com motor EA211. O Novo Golf, que estabelece novos níveis de tecnologia, sofisticação, conforto e segurança no mercado mundial, chegou no mês passado às concessionárias do Brasil.

O Fox BlueMotion 2014, por sua vez, teve seu lançamento em junho com o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, em São Carlos, quanto à tecnologia embarcada. A combinação das tecnologias do veículo e do motor promove notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de CO2, com redução do consumo energético de até 17% (com etanol). O Fox BlueMotion é o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil.


Confira a participação de profissionais da Volkswagen do Brasil no “Congresso SAE Brasil 2013”:


Painéis temáticos
Painel “Veículos Leves”
Data: 7/10, das 13h às 15h
Local: Auditório Jaçanã 1 e 2
Palestrante convidado: Antonio Carnielli Jr., gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Climatização, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen do Brasil (um dos palestrantes).
Tema principal do painel: “Como as Montadoras e Sistemistas Qualificam a Engenharia Brasileira para Operar no Cenário Global e Gerar Inovações”.
Painel “Segurança Veicular”
Data: 8/10, das 13h30 às 15h30
Local: Auditório Santana 1
Palestrante convidado: Dr. Robert Zöbel, supervisor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Volkswagen AG, da Alemanha (um dos palestrantes).
Tema principal: “Inovações em Segurança Veicular Estimuladas pela Demanda de Campo: Exemplos e Oportunidades para o Brasil”. Painel “Compras”
Data: 9/10, das 9h às 10h30
Local: Auditório Jaçanã 1 e 2
Palestrante convidado: John Meckien, gerente executivo de Compras Produtivas Powertrain (um dos palestrantes).
Tema principal: “A Competitividade na Visão de Compras”



Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro – 4ª Edição

O engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil Thiago Wilhelmsen Loureiro é um dos vencedores do 4º Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro. Trata-se de um reconhecimento a profissionais em início ou média carreira, por conta de sua integração com a comunidade da engenharia e também pelo desempenho das atividades.
Cerimônia de entrega: 7/10, às 17h30
Local: Auditório Jaçanã 3

Sessões técnicas (papers)
“Bancada de teste e simulação para avaliação de Sistema de Câmbio Automatizado”
Autores: Gustavo Cintra Fernandes (Volkswagen), Andreas Michael Kellner (Volkswagen) e José Roberto Faria Bergo (Volkswagen)
Departamento: Engenharia do Produto
Tema: Ensaios
Data: 7/10, às 17h30
Local: Auditório Casa Verde “Simulação do Sistema de Ar Condicionado veicular em banco de teste dinamométrico”
Autores: Ricardo de Oliveira Silva (Volkswagen), Luis Mauro Freitas (Volkswagen), Fabio Reis (Volkswagen), Roger Guilherme (Volkswagen), Mike Munhato (Rücker) e Araí Augusta Bernárdez Pécora (Unicamp)
Departamento: Engenharia de Conceitos PT
Tema: Ensaios
Data: 8/10, às 9h
Local: Auditório Casa Verde
“Estudo de caso sobre análise de incerteza do esforço de fechamento de portas automotivas baseada no Método de Monte Carlo”
Autores: Fernando Domingues Pereira (Volkswagen) e Gilberto Francisco Martha de Souza (USP)
Departamento: Engenharia de Produto – Carroceria
Tema: Projetos
Data: 8/10, às 9h30
Local: Auditório Parada Inglesa “Aços bifásicos para peças estampadas”
Autor: Marcos Roberto de Castro (Volkswagen)
Departamento: Engenharia de carroceria
Tema: Materiais
Data: 8/10, às 14h
Local: Auditório Vila Guilherme
“Métodos de otimização aplicados ao desenvolvimento de estruturas veiculares”
Autores: Eduardo Domingo Morales (Volkswagen), Sérgio Ferreira Alexandre (Volkswagen) e Leandro Vieira da Silva Macedo (Volkswagen)
Departamento: Cálculos veiculares
Tema: Projetos
Data: 8/10, às 15h
Local: Auditório Parada Inglesa “Análise comparativa de testes de impacto lateral, tendências e desafios do mercado brasileiro”
Autor: Gustavo Imbrizi Prado (Volkswagen), Eduardo Alves Pereira (Volkswagen) e Rogério Madrid Lacerda (Volkswagen)
Departamento: Engenharia
Tema: Segurança e ergonomia
Data: 8/10, às 16h30
Local: Auditório Vila Guilherme
“Efeitos da filtragem matemática na predição de VDA em fadiga de componentes veiculares”
Autores: Clayton Mamedes Angelo (Volkswagen) e Frederik Pest Moller (Volkswagen)
Departamento: Desenvolvimento do Veículo Completo
Tema: Ensaios
Data: 8/10, às 17h30
Local: Auditório Parada Inglesa “Implementação de um sistema de gerenciamento eletrônico programável para motores de combustão interna”
Autores: Orlando de Salvo Jr. (Volkswagen), Daniel Alvarez Businaro (Holomatica), Cleber Willian Gomes (Fatec Santo André) e Fabricio Cristiano Fróes Sforcin (Fatec Santo André)
Departamento: Técnica de Serviços
Tema: Emissões
Data: 9/10, às 16h
Local: Auditório Vila Maria

Cerimônia de Encerramento
Data: 9/10, às 18h30
Local: Auditório Jaçanã 1 e 2
Participação: Frank Sowade, diretor da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil e vice-presidente da SAE Brasil.


Números do congresso

Em sua 22ª edição, o Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2013 dissemina conhecimento, inovações, tendências e pesquisas, além de se manter como referência técnico-científica em relação à mobilidade.

O Congresso SAE Brasil é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE International em Detroit (EUA), contando com a participação de indústrias automobilísticas e sistemistas.
Confira os números do Congresso SAE Brasil 2013:

Área total: 11.000 m2
Área de estandes: 3.000 m2
Expositores: 77 empresas
Painéis e fóruns: 22
Papers (trabalhos técnicos): 148 apresentações
Público esperado: 12 mil visitantes