A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar em BrasĂlia (DF) um
novo investimento no PaĂs no valor de R$ 520 milhões (cerca de 170 milhões de
Euros), para a produĂ§Ă£o nacional do Novo Golf em sua fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos
Pinhais (PR). O anĂºncio foi feito pelo presidente da Volkswagen do Brasil,
Thomas Schmall, Ă presidente da RepĂºblica, Dilma Rousseff, com a participaĂ§Ă£o da
vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta
Dierks.
 |
| Da esq.: Jutta Dierks, vice-presidente de Vendas & Marketing; Thomas
Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil; Dilma Rousseff; Gleisi Hoffmann,
ministra-chefe da Casa Civil; e Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento
IndĂºstria e ComĂ©rcio Exterior |
“Essa decisĂ£o demonstra a confiança da Volkswagen no Brasil,
que deve se destacar cada vez mais como um dos maiores produtores e consumidores
mundiais de veĂculos. Estamos trazendo para o Brasil o mais avançado conceito de
produĂ§Ă£o do Grupo Volkswagen com a nova estratĂ©gia Modular (MQB)”, comentou o
membro do Board do Grupo Volkswagen responsĂ¡vel por ProduĂ§Ă£o do Grupo e pela
regiĂ£o da AmĂ©rica do Sul, Dr. Michael Macht.
“Com esse novo investimento, somando-se ao programa de R$
8,7 bilhões jĂ¡ planejados, a Volkswagen do Brasil investirĂ¡ no PaĂs um total de
R$ 9,2 bilhões, de 2012 a 2016”, declara Thomas Schmall.
O presidente da Volkswagen do Brasil afirmou que “a produĂ§Ă£o
do Novo Golf no ParanĂ¡ representa mais um importante passo no processo de
globalizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica do Grupo Volkswagen no Brasil, que foi iniciado em 2012
com a introduĂ§Ă£o da nova arquitetura eletrĂ´nica global da marca nos modelos Novo
Gol e Novo Voyage e ampliada neste ano com o lançamento do Fox BlueMotion com o
motor 1.0L EA211, de trĂªs cilindros, que oferece menores Ăndices de
consumo.
“Nos primeiros dias de vendas do Novo Golf, importado da
Alemanha, os concessionĂ¡rios jĂ¡ nos deram um feedback extremamente positivo em
relaĂ§Ă£o ao interesse dos consumidores por esse Ăcone da Volkswagen. Com toda a
tecnologia, inovaĂ§Ă£o, design e esportividade, o Novo Golf realmente Ă© uma nova
referĂªncia para o mercado nacional, ainda mais porque em breve serĂ¡ brasileiro.
É o melhor da Volkswagen em um Ăºnico carro”, destaca a vice-presidente de Vendas
e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.
 |
Thomas Schmall anuncia novos investimentos para a presidente Dilma
Rousseff
|
“Golf, o Carro do Ano”
O Novo Golf, mais recente lançamento da marca no mundo,
acaba de chegar ao mercado brasileiro, inicialmente importado da Alemanha. ApĂ³s
um perĂodo de importaĂ§Ă£o, o modelo passarĂ¡ a ser produzido no Brasil, na fĂ¡brica
de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais.
O modelo Ă© o “Carro do Ano 2013” na Europa, uma das eleições
mais tradicionais na Europa. O jĂºri, formado por 58 jornalistas automotivos de
22 paĂses, havia selecionado oito candidatos preliminares para participar da
eleiĂ§Ă£o final. Eles foram testados, comparados e avaliados de acordo com uma
ampla gama de critĂ©rios, tais como eficiĂªncia no consumo, conforto, segurança,
dirigibilidade, funcionalidade, design e avanço tecnolĂ³gico. O Novo Golf se
posicionou acima de seus sete concorrentes, obtendo um total de 414 pontos na
votaĂ§Ă£o final – com 212 pontos Ă frente do segundo colocado.
O modelo tambĂ©m foi eleito “Carro do Ano Mundial de 2013”
por um jĂºri internacional de jornalistas especializados. O tĂtulo de “World Car
of the Year” Ă© mais um marco na ampla relaĂ§Ă£o de premiações do Golf.
 |
| Presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e vice-presidente de
Vendas & Marketing, Jutta Dierks, ao lado do Novo Golf, em frente ao PalĂ¡cio
do Planalto |
FĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais: inovaĂ§Ă£o e
pioneirismo
De acordo com Thomas Schmall, fatores como qualidade e
competitividade foram fundamentais para aprovar a produĂ§Ă£o local do Novo Golf. A
ampliaĂ§Ă£o da fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais permitirĂ¡ um aumento de atĂ© 20% da
sua capacidade de produĂ§Ă£o.
“A produĂ§Ă£o nacional do Novo Golf na fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos
Pinhais comprova também o sucesso das negociações trabalhistas ocorridas no ano
passado, que ampliaram a flexibilidade e trouxeram estabilidade para o processo
produtivo, além de moderar o crescimento nos custos de pessoal, possibilitando a
chegada de novos produtos na unidade”, declara o presidente.
O processo produtivo do novo modelo estĂ¡ alinhado com o
conceito "Think Blue.", que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos
ecologicamente corretos para o Grupo Volkswagen. Com isso, o processo vai gerar
uma economia de 30% no consumo de energia elĂ©trica e de 15% no consumo de Ă¡gua
industrial, na Ă¡rea de ArmaĂ§Ă£o de carroceria.
A fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais, no ParanĂ¡, foi inaugurada
em 18 de janeiro de 1999 para a produĂ§Ă£o do Golf e do Audi A3. É uma das mais
modernas fĂ¡bricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguraĂ§Ă£o, jĂ¡ produziu mais
de 2,2 milhões de veĂculos e atualmente emprega 3.300 pessoas, produzindo os
modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf. |
0 ComentĂ¡rios