Volkswagen anuncia a produĂ§Ă£o do Novo Golf no Brasil com investimento de R$ 520 milhões
 
  • O investimento de R$ 520 milhões (cerca de 170 milhões de Euros) inclui a ampliaĂ§Ă£o e alterações na fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR) para a produĂ§Ă£o do Novo Golf
  • Empresa intensificarĂ¡ globalizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica, com introduĂ§Ă£o da nova estratĂ©gia Modular MQB no PaĂ­s, que proporciona mais flexibilidade Ă  produĂ§Ă£o
  • Com esse aporte, somando-se aos R$ 8,7 bilhões jĂ¡ planejados, a Volkswagen investirĂ¡ R$ 9,2 bilhões no Brasil, de 2012 atĂ© 2016

Texto e fotos: Volkswagen
 
A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar em BrasĂ­lia (DF) um novo investimento no PaĂ­s no valor de R$ 520 milhões (cerca de 170 milhões de Euros), para a produĂ§Ă£o nacional do Novo Golf em sua fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR). O anĂºncio foi feito pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, Ă  presidente da RepĂºblica, Dilma Rousseff, com a participaĂ§Ă£o da vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Da esq.: Jutta Dierks, vice-presidente de Vendas & Marketing; Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil; Dilma Rousseff; Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil; e Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento IndĂºstria e ComĂ©rcio Exterior
“Essa decisĂ£o demonstra a confiança da Volkswagen no Brasil, que deve se destacar cada vez mais como um dos maiores produtores e consumidores mundiais de veĂ­culos. Estamos trazendo para o Brasil o mais avançado conceito de produĂ§Ă£o do Grupo Volkswagen com a nova estratĂ©gia Modular (MQB)”, comentou o membro do Board do Grupo Volkswagen responsĂ¡vel por ProduĂ§Ă£o do Grupo e pela regiĂ£o da AmĂ©rica do Sul, Dr. Michael Macht.
“Com esse novo investimento, somando-se ao programa de R$ 8,7 bilhões jĂ¡ planejados, a Volkswagen do Brasil investirĂ¡ no PaĂ­s um total de R$ 9,2 bilhões, de 2012 a 2016”, declara Thomas Schmall.
O presidente da Volkswagen do Brasil afirmou que “a produĂ§Ă£o do Novo Golf no ParanĂ¡ representa mais um importante passo no processo de globalizaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica do Grupo Volkswagen no Brasil, que foi iniciado em 2012 com a introduĂ§Ă£o da nova arquitetura eletrĂ´nica global da marca nos modelos Novo Gol e Novo Voyage e ampliada neste ano com o lançamento do Fox BlueMotion com o motor 1.0L EA211, de trĂªs cilindros, que oferece menores Ă­ndices de consumo.
“Nos primeiros dias de vendas do Novo Golf, importado da Alemanha, os concessionĂ¡rios jĂ¡ nos deram um feedback extremamente positivo em relaĂ§Ă£o ao interesse dos consumidores por esse Ă­cone da Volkswagen. Com toda a tecnologia, inovaĂ§Ă£o, design e esportividade, o Novo Golf realmente Ă© uma nova referĂªncia para o mercado nacional, ainda mais porque em breve serĂ¡ brasileiro. É o melhor da Volkswagen em um Ăºnico carro”, destaca a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Thomas Schmall anuncia novos investimentos para a presidente Dilma Rousseff

“Golf, o Carro do Ano”
O Novo Golf, mais recente lançamento da marca no mundo, acaba de chegar ao mercado brasileiro, inicialmente importado da Alemanha. ApĂ³s um perĂ­odo de importaĂ§Ă£o, o modelo passarĂ¡ a ser produzido no Brasil, na fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais.
O modelo Ă© o “Carro do Ano 2013” na Europa, uma das eleições mais tradicionais na Europa. O jĂºri, formado por 58 jornalistas automotivos de 22 paĂ­ses, havia selecionado oito candidatos preliminares para participar da eleiĂ§Ă£o final. Eles foram testados, comparados e avaliados de acordo com uma ampla gama de critĂ©rios, tais como eficiĂªncia no consumo, conforto, segurança, dirigibilidade, funcionalidade, design e avanço tecnolĂ³gico. O Novo Golf se posicionou acima de seus sete concorrentes, obtendo um total de 414 pontos na votaĂ§Ă£o final – com 212 pontos Ă  frente do segundo colocado.
O modelo tambĂ©m foi eleito “Carro do Ano Mundial de 2013” por um jĂºri internacional de jornalistas especializados. O tĂ­tulo de “World Car of the Year” Ă© mais um marco na ampla relaĂ§Ă£o de premiações do Golf.

Presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e vice-presidente de Vendas & Marketing, Jutta Dierks, ao lado do Novo Golf, em frente ao PalĂ¡cio do Planalto

FĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais: inovaĂ§Ă£o e pioneirismo
De acordo com Thomas Schmall, fatores como qualidade e competitividade foram fundamentais para aprovar a produĂ§Ă£o local do Novo Golf. A ampliaĂ§Ă£o da fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais permitirĂ¡ um aumento de atĂ© 20% da sua capacidade de produĂ§Ă£o.
“A produĂ§Ă£o nacional do Novo Golf na fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais comprova tambĂ©m o sucesso das negociações trabalhistas ocorridas no ano passado, que ampliaram a flexibilidade e trouxeram estabilidade para o processo produtivo, alĂ©m de moderar o crescimento nos custos de pessoal, possibilitando a chegada de novos produtos na unidade”, declara o presidente.
O processo produtivo do novo modelo estĂ¡ alinhado com o conceito "Think Blue.", que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos para o Grupo Volkswagen. Com isso, o processo vai gerar uma economia de 30% no consumo de energia elĂ©trica e de 15% no consumo de Ă¡gua industrial, na Ă¡rea de ArmaĂ§Ă£o de carroceria.
A fĂ¡brica de SĂ£o JosĂ© dos Pinhais, no ParanĂ¡, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produĂ§Ă£o do Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fĂ¡bricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguraĂ§Ă£o, jĂ¡ produziu mais de 2,2 milhões de veĂ­culos e atualmente emprega 3.300 pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf.