Sistemas de AssistĂªncia ao Condutor Ă© o futuro para uma mobilidade mais segura e confortĂ¡vel 

- Sistemas de AssistĂªncia ao Condutor Bosch guiam os veĂ­culos de forma autĂ´noma, inclusive em congestionamentos 
- Conectividade com os sensores que monitoram o ambiente em torno do veĂ­culo

Texto e fotos: Bosch

Os sistemas de AssistĂªncia ao Condutor (ADAS/Advanced Driver Assistance Systems) Ă© uma das tendĂªncias em segurança veicular que estĂ£o em exposiĂ§Ă£o no estande da Bosch durante o 22º. Congresso SAE. 
Os sistemas de assistĂªncia de alta performance jĂ¡ ajudam os motoristas a alcançarem seus destinos com mais segurança e conforto. Eles controlam tanto a velocidade do automĂ³vel quanto a distĂ¢ncia entre os veĂ­culos, assim como informam aos motoristas sobre os congestionamentos das vias. HĂ¡ ainda tecnologias que auxiliam a realizar manobras para estacionar em vagas pequenas. 
 

A Bosch, uma lĂ­der global no fornecimento de tecnologias e serviços, trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias que visam trazer ainda mais segurança e conforto aos motoristas. Num futuro, nĂ£o muito distante, os sistemas ADAS irĂ£o frear, acelerar e controlar a direĂ§Ă£o de forma totalmente autĂ´noma, ou seja, sem qualquer interferĂªncia do condutor. 


"Isso Ă© possĂ­vel graças aos sensores de vĂ­deos e radares que registram e analisam as informações do que estĂ£o ocorrendo em torno do veĂ­culo. AlĂ©m disso, o ADAS ativa os sistemas e funções que proporcionam mais segurança e conforto para o motorista em diferentes situações de dirigibilidade", ressalta Carlo Gibran, gerente de Vendas da DivisĂ£o Chassis System Control da Robert Bosch. 
A Bosch possui um amplo portfĂ³lio de sistemas de assistĂªncia ao condutor baseados em sensores de vĂ­deo e radar. Atualmente, o Piloto AutomĂ¡tico Adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) utiliza um radar para rastrear os veĂ­culos Ă  frente e manter distĂ¢ncia e velocidade seguras. Atuando em combinaĂ§Ă£o com o ESP®, o ACC forma a base para uma conduĂ§Ă£o mais autĂ´noma. Um software de alto desempenho calcula o trajeto de direĂ§Ă£o de forma apropriada para garantir uma dirigibilidade mais segura e menos estressante. 


Outro destaque Ă© a CĂ¢mera de MĂºltiplas Funções (MPC), que reconhece as faixas de rolagem na pista e alerta o motorista quando o veĂ­culo muda de faixa de forma nĂ£o intencional, por exemplo. Para isso, sĂ£o necessĂ¡rios dois recursos adicionais: um sensor localizado na traseira do carro para detectar os veĂ­culos que se aproximam de forma mais rĂ¡pida e um mapa de navegaĂ§Ă£o dinĂ¢mico. 
A atualizaĂ§Ă£o do mapa ocorre por meio de uma conexĂ£o de rede mĂ³vel, mantendo o motorista informado sobre as condições das estradas e das restrições de velocidade local. Embora o motorista permaneça responsĂ¡vel pela conduĂ§Ă£o, ele pode se limitar a monitorar as ações por meio do sistema de assistĂªncia. 

Ampla linha de produtos 
A Bosch oferece sensores indicados para detectar as condições de trĂ¡fego mais relevantes para os motoristas e para seus veĂ­culos. Um exemplo Ă© o Radar de MĂ©dio Alcance (MRR/Mid Range Radar), que oferece uma faixa de alcance de 160 metros e um Ă¢ngulo de abertura de 45 graus. 


Dependendo da extensĂ£o das funções onboard oferecidas pelo veĂ­culo, a detecĂ§Ă£o frontal pode ser realizada por um sensor de radar, ligado a uma cĂ¢mera mono ou estĂ©reo. Com o LRR3 (Sensor de Radar de Longa DistĂ¢ncia - Long Range Radar Sensor), a Bosch oferece um sensor de longo alcance e de alto desempenho. Com um Ă¢ngulo de abertura de atĂ© 30 graus, este sensor pode detectar objetos numa distĂ¢ncia de atĂ© 250 metros. 
A empresa desenvolveu tambĂ©m uma cĂ¢mera de vĂ­deo estĂ©reo que detecta objetos em 3D com a ajuda de dois sensores. Desta forma, ela Ă© capaz de calcular a distĂ¢ncia exata que os objetos estĂ£o do veĂ­culo, bem como em que direĂ§Ă£o eles estĂ£o se movendo. Em ambas as configurações do sensor, o motorista tem total autonomia para realizar frenagens de emergĂªncia.
Para que isso funcione, dois sensores de radar de mĂ©dio alcance assumem a tarefa de observar o trĂ¡fego atrĂ¡s do veĂ­culo. Estes sensores possuem um Ă¢ngulo de abertura de 150 graus e que podem detectar objetos com atĂ© 100 metros de distĂ¢ncia. 

Para mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br