SABĂ“ PARTICIPA DO CONGRESSO SAE 2013
  
Mais uma vez, a SABĂ“ participou com sucesso do Congresso SAE, que este ano teve como tema principal a “Tecnologia da Mobilidade”

Texto e fotos: SabĂ³

Com a participaĂ§Ă£o de 10.636 pessoas, 23 fĂ³runs/painĂ©is de discussĂ£o com 105 palestrantes, 143 papers e 90 expositores, tivemos em nosso estande a presença de executivos das montadoras General Motors, Volkswagen; Ford e Fiat dentre outras visitas interessadas em todos os produtos e novas tecnologias expostas.


Nesta 22ª ediĂ§Ă£o do evento, a SABĂ“ demonstrou sua tecnologia de ponta no desenvolvimento da aplicaĂ§Ă£o em vedações para motores e transmissões hĂ­bridas, ou seja, veĂ­culos impulsionados por um motor a combustĂ£o interna conjugado com um motor elĂ©trico de alto desempenho. 
Estas novas gerações de transmissões hĂ­bridas atualmente jĂ¡ sĂ£o uma realidade no mercado americano. A SABĂ“ fornece o “selamento” completo desta transmissĂ£o com trĂªs retentores, cinco Bonded Pistons Seals (selos) e duas juntas com uma demanda de mais de 4 milhões de transmissões/ano, vendidas hoje para Plantas da Ford e General Motors em mais de 5 paĂ­ses (MĂ©xico; Estados Unidos; CanadĂ¡; China e CorĂ©ia). A expectativa Ă© de que num futuro prĂ³ximo, esta transmissĂ£o hĂ­brida esteja presente nas principais metrĂ³poles, incluindo-se o mercado brasileiro, pois os quesitos de baixas emissões, economia de combustĂ­vel e reduĂ§Ă£o de atrito sĂ£o direcionadores mundiais que irĂ£o estar presentes nas principais montadoras nos prĂ³ximos anos. 
Quanto Ă  evoluĂ§Ă£o das vedações para as transmissões hĂ­bridas, a SABĂ“ participou desde o inĂ­cio do desenvolvimento e forneceu os primeiros protĂ³tipos para o veĂ­culo conceito da GM e Ford dos Estados Unidos. Essas peças tambĂ©m sĂ£o utilizadas no veĂ­culo elĂ©trico da GM americana chamado de “VOLT”. Para este projeto, foi desenvolvida uma junta especial de alumĂ­nio e borracha com um tratamento de nanotecnologia para propiciar a colagem destes dois substratos, um retentor especial com material FPM (FlĂºor elastĂ´mero) que suporta baixas temperaturas e tambĂ©m um selo vulcanizado que suporta altas pressões.


Ainda falando em desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas, a SABĂ“ estĂ¡ com projeto de produtos com reduĂ§Ă£o em atĂ© 30% de atrito, sendo utilizado atĂ© mesmo em carros de FĂ³rmula 1, pois contribuem para o aumento de estabilidade. Essa tecnologia Ă© inspirada no princĂ­pio da “folha de lĂ³tus”, planta que possui em sua superfĂ­cie a propriedade de repelir a Ă¡gua e poeira. 
No Ăºltimo dia do evento, na parte de fĂ³runs e painĂ©is, a SABĂ“ participou atravĂ©s de seu Diretor Geral para as AmĂ©ricas e Vice-presidente da unidade EUA, Lourenço Oricchio Jr, da apresentaĂ§Ă£o sobre “Competitividade”, onde destacou a iniciativa da empresa em investir em automaĂ§Ă£o para a produĂ§Ă£o de peças com maior valor agregado, tornando-a mais competitiva, pois segundo Oricchio, aqui no Brasil existe o problema de aumento salarial sem compensaĂ§Ă£o de produtividade. “Na nossa unidade em Mogi, jĂ¡ cumprimos de 30% a 40% desse objetivo, com a instalaĂ§Ă£o de linhas automĂ¡ticas comandadas por um sĂ³ operador que produzem 10 mil peças por dia. Dessa forma, teremos chance de produzir mais peças de valor agregado, aumentando a produtividade das nossas plantas do Brasil e mantendo a presença dos nossos colaboradores; bem como os benefĂ­cios proporcionados Ă s comunidades onde a SABĂ“ estĂ¡ presente”, completa Oricchio. 

A empresa possui hoje em seu portfĂ³lio de produtos, mais de 3000 itens abrangendo mais de 90% do mercado, atendendo veĂ­culos nacionais, importados, linha agrĂ­cola, pesada e industrial.