SABĂ“ PARTICIPA DO CONGRESSO SAE 2013
Mais
uma vez, a SABĂ“ participou com sucesso do Congresso SAE, que este ano teve como
tema principal a “Tecnologia da Mobilidade”
Texto e fotos: SabĂ³
Com a
participaĂ§Ă£o de 10.636 pessoas, 23 fĂ³runs/painĂ©is de discussĂ£o com 105
palestrantes, 143 papers e 90 expositores, tivemos em nosso estande a presença
de executivos das montadoras General Motors, Volkswagen; Ford e Fiat dentre
outras visitas interessadas em todos os produtos e novas tecnologias expostas.
Nesta
22ª ediĂ§Ă£o do evento, a SABĂ“ demonstrou sua tecnologia de ponta no
desenvolvimento da aplicaĂ§Ă£o em vedações para motores e transmissões hĂbridas, ou
seja, veĂculos impulsionados por um motor a combustĂ£o interna conjugado com um
motor elétrico de alto desempenho.
Estas
novas gerações de transmissões hĂbridas atualmente jĂ¡ sĂ£o uma realidade no
mercado americano. A SABĂ“ fornece o “selamento” completo desta transmissĂ£o com
trĂªs retentores, cinco Bonded Pistons Seals (selos) e duas juntas com uma
demanda de mais de 4 milhões de transmissões/ano, vendidas hoje para Plantas da
Ford e General Motors em mais de 5 paĂses (MĂ©xico; Estados Unidos; CanadĂ¡;
China e CorĂ©ia). A expectativa Ă© de que num futuro prĂ³ximo, esta transmissĂ£o hĂbrida
esteja presente nas principais metrĂ³poles, incluindo-se o mercado brasileiro,
pois os quesitos de baixas emissões, economia de combustĂvel e reduĂ§Ă£o de
atrito sĂ£o direcionadores mundiais que irĂ£o estar presentes nas principais
montadoras nos prĂ³ximos anos.
Quanto
Ă evoluĂ§Ă£o das vedações para as transmissões hĂbridas, a SABĂ“ participou desde
o inĂcio do desenvolvimento e forneceu os primeiros protĂ³tipos para o veĂculo
conceito da GM e Ford dos Estados Unidos. Essas peças tambĂ©m sĂ£o utilizadas no
veĂculo elĂ©trico da GM americana chamado de “VOLT”. Para este projeto, foi
desenvolvida uma junta especial de alumĂnio e borracha com um tratamento de
nanotecnologia para propiciar a colagem destes dois substratos, um retentor
especial com material FPM (FlĂºor elastĂ´mero) que suporta baixas temperaturas e
também um selo vulcanizado que suporta altas pressões.
Ainda
falando em desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas, a SABĂ“ estĂ¡ com
projeto de produtos com reduĂ§Ă£o em atĂ© 30% de atrito, sendo utilizado atĂ© mesmo
em carros de FĂ³rmula 1, pois contribuem para o aumento de estabilidade. Essa
tecnologia Ă© inspirada no princĂpio da “folha de lĂ³tus”, planta que possui em
sua superfĂcie a propriedade de repelir a Ă¡gua e poeira.
No
Ăºltimo dia do evento, na parte de fĂ³runs e painĂ©is, a SABĂ“ participou atravĂ©s
de seu Diretor Geral para as Américas e Vice-presidente da unidade EUA,
Lourenço Oricchio Jr, da apresentaĂ§Ă£o sobre “Competitividade”, onde destacou a
iniciativa da empresa em investir em automaĂ§Ă£o para a produĂ§Ă£o de peças com
maior valor agregado, tornando-a mais competitiva, pois segundo Oricchio, aqui no Brasil existe o problema
de aumento salarial sem compensaĂ§Ă£o de produtividade. “Na nossa unidade em
Mogi, jĂ¡ cumprimos de 30% a 40% desse objetivo, com a instalaĂ§Ă£o de linhas
automĂ¡ticas comandadas por um sĂ³ operador que produzem 10 mil peças por dia. Dessa
forma, teremos chance de produzir mais peças de valor agregado, aumentando a
produtividade das nossas plantas do Brasil e mantendo a presença dos nossos
colaboradores; bem como os benefĂcios proporcionados Ă s comunidades onde a SABĂ“
estĂ¡ presente”, completa Oricchio.
A
empresa possui hoje em seu portfĂ³lio de produtos, mais de 3000 itens abrangendo
mais de 90% do mercado, atendendo veĂculos nacionais, importados, linha
agrĂcola, pesada e industrial.
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