RANGE ROVER VOGUE HÍBRIDO COMPLETA
EXPEDIÇÃO DE MAIS DE 16 MIL KM ENTRE INGLATERRA E
ÍNDIA
- Três protótipos do Range Rover Vogue híbrido completaram a jornada de 16.853 km pela Rota da Seda, saindo da cidade de Solihull, sede da Land Rover, até Mumbai, sede da Tata, proprietária da Jaguar Land Rover
- A expedição levou 53 dias, passou por 13 países e dois continentes, colocando os protótipos Range Rover Vogue híbrido em um extremo teste final de engenharia
- Os modelos foram testados nos limites de temperaturas, entre 10°C e 43°C, e em altitudes de até 5.500m sobre diversos tipos de terreno
- Primeiros carros estrangeiros a andar pela estrada Xinjiang-Tibet, na China
- O primeiro híbrido de produção da Land Rover vai às lojas europeias no primeiro semestre de 2014, ainda sem previsão de chegada ao Brasil
Texto e fotos: Jaguar Land Rover
Três protótipos Range
Rover Vogue Diesel híbridos completaram um exigente teste final de engenharia,
em uma jornada que atravessou 13 países em 53 dias, saindo de Solihull, Reino
Unido, até Mumbai, na Índia. Essa foi a primeira expedição de carros híbridos
pela Trilha da Seda, e uma das mais ousadas aventuras da Land Rover.
As condições hostis da rota incluiram
asfalto de má qualidade, trilhas pelas areias do deserto em um calor de 43ºC,
vários quilômetros em trechos de lama e cascalho. Os carros ainda encararam
travessias de rios, estradas estreitas em altas montanhas parcialmente
bloqueadas por rochas e o ar rarefeito devido a altitudes de 5.500 metros. Já o
caótico trânsito da China e Índia são testes extremos para homem e
máquina.
A Expedição Trilha da Seda 2013 foi o
teste final de validação do Range Rover Vogue híbrido antes de ser colocado em
produção. Desde a fábrica da Land Rover em Solihull, no Reino Unido, eles
desbravaram trilhas através da França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Ucrânia,
Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, China (incluindo o Tibet), Nepal
e Índia. Toda essa distância foi percorrida para recriar a lendária Rota da
Seda, a primeira trilha de comércio que ligava a Ásia até a Europa há mais de
2.500 anos.
Já perto da remota cidade de Kashgar,
noroeste da China, a expedição rumou em direção às montanhas pela estrada
Xinjiang-Tibet, onde nenhum veículo de fora do país havia realizado o trajeto
até então. Neste trecho os SUVs foram levados à altitudes extremas de 5.300
metros acima do nível do mar.
Foram sete dias consecutivos em altitudes
entre 3.350 e 5.379 metros, condições em que o nível de oxigênio no ar é
reduzido de para 10%, tornando os movimentos mais dificeis para o ser humano e
para motores de combustão interna. O comboio Range Rover Vogue continuou
progredindo, se beneficiando de seus motores elétricos, mesmo carregado de
cargas pesadas como equipamentos para acampamento, comida, kits de primeiros
socorros e racks de teto carregados com pneus reserva e galões de
combustível.
Trechos de lama que seriam impensáveis
para outros veículos híbridos foram superados pelo Range Rover Vogue, com a
perfeita combinação entre o motor de 35kW com o propulsor TDV6 3.0 turbo-diesel,
que entrega um consumo excelente para um veículo tão espaçoso e potente. Em toda
a jornada o Range Rover Vogue híbrido fez uma média de 15,3 Km/l.
Engenheiros de desenvolvimento da Land
Rover monitoraram de perto os três carros, mandando mais 300Gb de informações
técnicas recolhidas durante a viagem para o time de engenharia sediado em
Gaydon, no Reino Unido. O objetivo da expedição não foi testar a confiabilidade
mecânica do modelo, mas para calibrar o software do motor e transmissão, para
garantir desempenho perfeito em todos os terrenos e extremas temperaturas e
altitudes.
Alguns pequenos contratempos mostraram
como a trilha é dura. Foram 15 pneus furados entre os três Range Rover Hybrid e
mais quatro nos carros suporte, quatro rodas foram comprometidas por profundos
buracos e quatro parabrisas foram quebrados por pedras soltas na
superfície.
O Diretor de Híbridos e Elétricos da
Jaguar Land Rover, Peter Richings, que esteve no trajeto final entre Jaipur até
Mumbai, disse: “A primeira expedição de um híbrido diesel na Rota da Seda foi
pioneira e ambiciosa ao cruzar Europa e Ásia, o que seria impensável para a
maioria dos outros veículos. Não importa quão hostil foram as condições, o Range
Rover Vogue híbrido as superou. Ao desenvolver um veículo como esse, nosso
objetivo era ganhar economia de combustível e diminuir as emissões de
CO2, sem comprometer as habilidades fora de estrada de um Range
Rover, seu espaço interno e refinamento. O sucesso desta inesquecível espedição
claramente mostra que alcançamos o nosso objetivo”.
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