PSA Peugeot Citroën apresenta pela primeira vez na América Latina a
revolucionĂ¡ria tecnologia Hybrid Air, que une um motor tĂ©rmico com um sistema a
ar comprimido
A PSA Peugeot CitroĂ«n apresentou hoje, em SĂ£o Paulo, pela primeira vez na AmĂ©rica Latina, a
tecnologia Hybrid Air, uma soluĂ§Ă£o full
hybrid que une um motor tĂ©rmico com um sistema hidrĂ¡ulico acionado por ar
comprimido. Para a apresentaĂ§Ă£o no Brasil, estĂ¡ no paĂs o Chefe do Projeto
Mundial Hybrid Air, Karim Mokaddem, e foi trazida da França uma das duas
maquetes em escala real existentes no mundo usadas para a demonstraĂ§Ă£o do
sistema.
Texto e fotos: PSA
A maquete, que utiliza como base um CitroĂ«n C3, estĂ¡
sendo exibida em apresentações realizadas pelo Grupo PSA e a Bosch – parceira
no desenvolvimento da tecnologia – para jornalistas, fornecedores,
representantes de entidades pĂºblicas e do Governo Federal. O Presidente da
Bosch Latin America, Besaliel Botelho, e o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento
e Design América Latina da PSA Peugeot Citroën, François Sigot, também
participaram da explicaĂ§Ă£o do sistema.
A tecnologia Hybrid Air, Ăºnica
no mundo, foi desenvolvida pela PSA Peugeot CitroĂ«n em colaboraĂ§Ă£o com a Bosch
e revelada mundialmente este ano. Ela segue os objetivos do Grupo PSA de
atender os desafios mundiais referentes às emissões de gases de efeito estufa e
a reduĂ§Ă£o de poluentes e propor aos clientes carros equipados com uma
tecnologia hĂbrida completamente nova e acessĂvel para a grande maioria em
termos de preço e desempenho.
O Hybrid Air representa desempenho com baixo consumo –
cerca de 34 km/l (2,9l/100km) e ausĂªncia de baterias adicionais, para uma
agressĂ£o ambiental ainda mais reduzida -- 69g/km de CO2 e reciclagem facilitada
--, um preço mais acessĂvel e um espaço a bordo preservado. Esta tecnologia
revolucionĂ¡ria Ă© particularmente adaptada aos modelos dos segmentos B (carros
compactos) e C (carros mĂ©dios). Com ela, Ă© possĂvel uma diminuiĂ§Ă£o de 45% do
consumo de combustĂvel na cidade de um carro compacto em relaĂ§Ă£o a um com motor
a gasolina equivalente.
“Estamos
expondo a tecnologia Hybrid Air no Brasil poucos meses depois de apresenta-la
pela primeira vez na Europa. Trata-se de uma tecnologia de vocaĂ§Ă£o mundial,
acessĂvel a todos e que em pouco tempo jĂ¡ acumula algumas importantes
premiações, graças Ă sua eficĂ¡cia em termos de consumo reduzido e baixo impacto
ambiental. Simples, essa tecnologia se torna muito atraente para todos os
mercados, em especial os mercados emergentes”, afirma Carlos Gomes, Presidente
Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.
O casamento de um motor a gasolina e do ar
comprimido graças Ă hidrĂ¡ulica
A tecnologia Hybrid Air baseia-se na associaĂ§Ă£o de
vĂ¡rias tecnologias extensivamente comprovadas e testadas: uma motorizaĂ§Ă£o a
gasolina, um sistema de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um
conjunto composto de dois motores-bombas hidrĂ¡ulicas e uma transmissĂ£o
automĂ¡tica que trabalha com um conjunto de engrenagem epicicloidal.
O sistema possui uma central de controle inteligente
que adapta o modo de operaĂ§Ă£o para comandos do motorista e eficiĂªncia de
energia em trĂªs modos diferentes:
·
Air (ZEV – Zero Emission
Vehicle) – ativo atĂ© 70 km/h
·
Gasolina
·
Combinado – o mecanismo com
ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas
Hybrid Air –
PrincĂpio de funcionamento
O Hybrid Air combina duas
energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o
ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, atĂ© mesmo substituĂ-lo, para
levĂ¡-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases
transitĂ³rias – acelerações e arrancadas.
Essa tecnologia utiliza
alguns componentes novos no universo automotivo, mas que jĂ¡ foram amplamente
comprovados em outros setores, como a aeronĂ¡utica. O Hybrid Air Ă© constituĂdo
por:
·
um reservatĂ³rio de energia
que contĂ©m ar comprimido, disposto sob a carroceria, no tĂºnel central;
·
um reservatĂ³rio de baixa
pressĂ£o, situado na altura da travessa da suspensĂ£o traseira e que serve de
vaso de expansĂ£o;
·
um grupo hidrĂ¡ulico
composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capĂ´, na transmissĂ£o.
Essa Ăºltima Ă© composta por
um conjunto epicicloidal automatizado para gerenciar a repartiĂ§Ă£o entre as duas
energias, que substitui o cĂ¢mbio mecĂ¢nico e oferece a possibilidade de
automatizar a troca de marchas.
O motor tĂ©rmico Ă© um trĂªs
cilindros a gasolina de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Ele dispõe das mais modernas
tecnologias: otimizaĂ§Ă£o do peso e do tamanho em funĂ§Ă£o da maior integraĂ§Ă£o
possĂvel dos componentes, reduĂ§Ă£o dos atritos internos mediante a utilizaĂ§Ă£o de
um revestimento especial, gerenciamento tĂ©rmico para um aumento mais rĂ¡pido da
temperatura etc.
O Hybrid Air apresenta,
assim, a vantagem de ser compatĂvel com a plataforma existente em
benefĂcio da habitabilidade, da modularidade e do volume do reservatĂ³rio de
gasolina, que se mantĂªm inalterados.
TrĂªs modos:
Air (ZEV), Gasolina e Combinado
O computador vai pilotar as
duas fontes de energia para obter o melhor rendimento possĂvel em funĂ§Ă£o da
situaĂ§Ă£o. A passagem entre os trĂªs modos disponĂveis ocorre de maneira
totalmente transparente para o condutor.
No modo Air (ZEV), apenas a
energia contida no ar comprimido faz o veĂculo avançar. Ao se dilatar, o ar
ocupa um espaço cada vez maior no reservatĂ³rio de energia e desloca um volume
de Ă³leo correspondente. O Ă³leo Ă© um vetor de energia que alimenta o motor
hidrĂ¡ulico acoplado ao trem epicicloidal. Com o motor tĂ©rmico desligado, o
veĂculo se desloca sem consumir gasolina nem emitir CO2. Esse modo tem sua
melhor expressĂ£o na circulaĂ§Ă£o urbana.
No modo gasolina, apenas o
motor de trĂªs cilindros a gasolina 1.2 VTi equipa o veĂculo. Esse motor se
beneficia das Ăºltimas tecnologias para obter, em comparaĂ§Ă£o com a geraĂ§Ă£o
precedente, um peso reduzido de 21 kg, atritos diminuĂdos em 30% e com um
gerenciamento tĂ©rmico evoluĂdo para atingir mais rapidamente a temperatura de
funcionamento ideal. Esse modo Ă© particularmente adaptado para estradas e
autoestradas, com velocidade estabilizada.
No modo Misto, os motores a
gasolina e hidrĂ¡ulico funcionam conjuntamente para deslocar o veĂculo, em
proporções ajustadas em funĂ§Ă£o da situaĂ§Ă£o, a fim de atingir o consumo ideal.
FlexĂvel, o Hybrid Air pode alimentar o motor hidrĂ¡ulico a partir de duas
fontes. Enquanto a quantidade de energia contida no reservatĂ³rio de ar
comprimido se mostrar suficiente para atender Ă demanda do condutor, o motor
hidrĂ¡ulico funciona a partir dessa fonte. Em seguida, se necessĂ¡rio, ele pode
ser alimentado diretamente pela bomba hidrĂ¡ulica. Esse modo se destina
especialmente Ă s fases transitĂ³rias na cidade e na estrada (arrancadas,
acelerações).
O reservatĂ³rio
de energia pode ser recarregado de dois modos. Nas desacelerações (ao frear ou
tirar o pĂ© do acelerador), a reduĂ§Ă£o da velocidade nĂ£o Ă© obtida pela aplicaĂ§Ă£o
das pastilhas nos discos de freio, mas pela resistĂªncia Ă compressĂ£o do ar
nesse acumulador. A outra alternativa consiste em fazer a recarga através
da religaĂ§Ă£o do motor tĂ©rmico – nessa situaĂ§Ă£o, uma parte da energia produzida
pela gasolina Ă© utilizada para comprimir o ar. Em ambos os casos, a capacidade
energĂ©tica mĂ¡xima do acumulador sob pressĂ£o Ă© atingida rapidamente, em apenas
dez segundos.
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