PSA Peugeot CitroĂ«n apresenta pela primeira vez na AmĂ©rica Latina a revolucionĂ¡ria tecnologia Hybrid Air, que une um motor tĂ©rmico com um sistema a ar comprimido 

A PSA Peugeot CitroĂ«n apresentou hoje, em SĂ£o Paulo, pela primeira vez na AmĂ©rica Latina, a tecnologia Hybrid Air, uma soluĂ§Ă£o full hybrid que une um motor tĂ©rmico com um sistema hidrĂ¡ulico acionado por ar comprimido. Para a apresentaĂ§Ă£o no Brasil, estĂ¡ no paĂ­s o Chefe do Projeto Mundial Hybrid Air, Karim Mokaddem, e foi trazida da França uma das duas maquetes em escala real existentes no mundo usadas para a demonstraĂ§Ă£o do sistema.

Texto e fotos: PSA

A maquete, que utiliza como base um CitroĂ«n C3, estĂ¡ sendo exibida em apresentações realizadas pelo Grupo PSA e a Bosch – parceira no desenvolvimento da tecnologia – para jornalistas, fornecedores, representantes de entidades pĂºblicas e do Governo Federal. O Presidente da Bosch Latin America, Besaliel Botelho, e o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design AmĂ©rica Latina da PSA Peugeot CitroĂ«n, François Sigot, tambĂ©m participaram da explicaĂ§Ă£o do sistema.
A tecnologia Hybrid Air, Ăºnica no mundo, foi desenvolvida pela PSA Peugeot CitroĂ«n em colaboraĂ§Ă£o com a Bosch e revelada mundialmente este ano. Ela segue os objetivos do Grupo PSA de atender os desafios mundiais referentes Ă s emissões de gases de efeito estufa e a reduĂ§Ă£o de poluentes e propor aos clientes carros equipados com uma tecnologia hĂ­brida completamente nova e acessĂ­vel para a grande maioria em termos de preço e desempenho.


O Hybrid Air representa desempenho com baixo consumo – cerca de 34 km/l (2,9l/100km) e ausĂªncia de baterias adicionais, para uma agressĂ£o ambiental ainda mais reduzida -- 69g/km de CO2 e reciclagem facilitada --, um preço mais acessĂ­vel e um espaço a bordo preservado. Esta tecnologia revolucionĂ¡ria Ă© particularmente adaptada aos modelos dos segmentos B (carros compactos) e C (carros mĂ©dios). Com ela, Ă© possĂ­vel uma diminuiĂ§Ă£o de 45% do consumo de combustĂ­vel na cidade de um carro compacto em relaĂ§Ă£o a um com motor a gasolina equivalente.
“Estamos expondo a tecnologia Hybrid Air no Brasil poucos meses depois de apresenta-la pela primeira vez na Europa. Trata-se de uma tecnologia de vocaĂ§Ă£o mundial, acessĂ­vel a todos e que em pouco tempo jĂ¡ acumula algumas importantes premiações, graças Ă  sua eficĂ¡cia em termos de consumo reduzido e baixo impacto ambiental. Simples, essa tecnologia se torna muito atraente para todos os mercados, em especial os mercados emergentes”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e AmĂ©rica Latina da PSA Peugeot CitroĂ«n. 

O casamento de um motor a gasolina e do ar comprimido graças Ă  hidrĂ¡ulica

A tecnologia Hybrid Air baseia-se na associaĂ§Ă£o de vĂ¡rias tecnologias extensivamente comprovadas e testadas: uma motorizaĂ§Ă£o a gasolina, um sistema de armazenagem de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto de dois motores-bombas hidrĂ¡ulicas e uma transmissĂ£o automĂ¡tica que trabalha com um conjunto de engrenagem epicicloidal.
O sistema possui uma central de controle inteligente que adapta o modo de operaĂ§Ă£o para comandos do motorista e eficiĂªncia de energia em trĂªs modos diferentes:

·        Air (ZEV – Zero Emission Vehicle) – ativo atĂ© 70 km/h
·        Gasolina
·        Combinado – o mecanismo com ar comprimido contribui como boost em acelerações e retomadas
  
Hybrid Air – PrincĂ­pio de funcionamento

O Hybrid Air combina duas energias para atingir o melhor rendimento de acordo com diferentes situações: o ar comprimido vai assistir o motor a gasolina, atĂ© mesmo substituĂ­-lo, para levĂ¡-lo aos pontos de funcionamento mais eficientes durante as fases transitĂ³rias – acelerações e arrancadas.
Essa tecnologia utiliza alguns componentes novos no universo automotivo, mas que jĂ¡ foram amplamente comprovados em outros setores, como a aeronĂ¡utica. O Hybrid Air Ă© constituĂ­do por:

·        um reservatĂ³rio de energia que contĂ©m ar comprimido, disposto sob a carroceria, no tĂºnel central;
·        um reservatĂ³rio de baixa pressĂ£o, situado na altura da travessa da suspensĂ£o traseira e que serve de vaso de expansĂ£o;
·        um grupo hidrĂ¡ulico composto por um motor e uma bomba, instalado sob o capĂ´, na transmissĂ£o.

Essa Ăºltima Ă© composta por um conjunto epicicloidal automatizado para gerenciar a repartiĂ§Ă£o entre as duas energias, que substitui o cĂ¢mbio mecĂ¢nico e oferece a possibilidade de automatizar a troca de marchas.
O motor tĂ©rmico Ă© um trĂªs cilindros a gasolina de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Ele dispõe das mais modernas tecnologias: otimizaĂ§Ă£o do peso e do tamanho em funĂ§Ă£o da maior integraĂ§Ă£o possĂ­vel dos componentes, reduĂ§Ă£o dos atritos internos mediante a utilizaĂ§Ă£o de um revestimento especial, gerenciamento tĂ©rmico para um aumento mais rĂ¡pido da temperatura etc.
O Hybrid Air apresenta, assim, a  vantagem de ser compatĂ­vel com a plataforma existente em benefĂ­cio da habitabilidade, da modularidade e do volume do reservatĂ³rio de gasolina,  que se mantĂªm inalterados.

TrĂªs modos: Air (ZEV), Gasolina e Combinado

O computador vai pilotar as duas fontes de energia para obter o melhor rendimento possĂ­vel em funĂ§Ă£o da situaĂ§Ă£o. A passagem entre os trĂªs modos disponĂ­veis ocorre de maneira totalmente transparente para o condutor. 
No modo Air (ZEV), apenas a energia contida no ar comprimido faz o veĂ­culo avançar. Ao se dilatar, o ar ocupa um espaço cada vez maior no reservatĂ³rio de energia e desloca um volume de Ă³leo correspondente. O Ă³leo Ă© um vetor de energia que alimenta o motor hidrĂ¡ulico acoplado ao trem epicicloidal. Com o motor tĂ©rmico desligado, o veĂ­culo se desloca sem consumir gasolina nem emitir CO2. Esse modo tem sua melhor expressĂ£o na circulaĂ§Ă£o urbana.
No modo gasolina, apenas o motor de trĂªs cilindros a gasolina 1.2 VTi equipa o veĂ­culo. Esse motor se beneficia das Ăºltimas tecnologias para obter, em comparaĂ§Ă£o com a geraĂ§Ă£o precedente, um peso reduzido de 21 kg, atritos diminuĂ­dos em 30% e com um gerenciamento tĂ©rmico evoluĂ­do para atingir mais rapidamente a temperatura de funcionamento ideal. Esse modo Ă© particularmente adaptado para estradas e autoestradas, com velocidade estabilizada.
No modo Misto, os motores a gasolina e hidrĂ¡ulico funcionam conjuntamente para deslocar o veĂ­culo, em proporções ajustadas em funĂ§Ă£o da situaĂ§Ă£o, a fim de atingir o consumo ideal. FlexĂ­vel, o Hybrid Air pode alimentar o motor hidrĂ¡ulico a partir de duas fontes. Enquanto a quantidade de energia contida no reservatĂ³rio de ar comprimido se mostrar suficiente para atender Ă  demanda do condutor, o motor hidrĂ¡ulico funciona a partir dessa fonte. Em seguida, se necessĂ¡rio, ele pode ser alimentado diretamente pela bomba hidrĂ¡ulica. Esse modo se destina especialmente Ă s fases transitĂ³rias na cidade e na estrada (arrancadas, acelerações).
O reservatĂ³rio de energia pode ser recarregado de dois modos. Nas desacelerações (ao frear ou tirar o pĂ© do acelerador), a reduĂ§Ă£o da velocidade nĂ£o Ă© obtida pela aplicaĂ§Ă£o das pastilhas nos discos de freio, mas pela resistĂªncia Ă  compressĂ£o do ar nesse acumulador.  A outra alternativa consiste em fazer a recarga atravĂ©s da religaĂ§Ă£o do motor tĂ©rmico – nessa situaĂ§Ă£o, uma parte da energia produzida pela gasolina Ă© utilizada para comprimir o ar. Em ambos os casos, a capacidade energĂ©tica mĂ¡xima do acumulador sob pressĂ£o Ă© atingida rapidamente, em apenas dez segundos.