Projeto “EMiLE”: a reformulaĂ§Ă£o dos sistemas de acionamento elĂ©trico
- A ZF encabeça o projeto de pesquisa que Ă© patrocinado pelo governo alemĂ£o;
- EletrĂ´nica de potĂªncia estĂ¡ sendo desenvolvida para ser diretamente integrada aos sistemas de acionamento elĂ©trico
Texto e fotos: ZF
As oportunidades de mercado para os veĂculos elĂ©tricos serĂ£o maiores se eles se tornarem mais eficientes, mais confiĂ¡veis e mais baratos. Este Ă© o objetivo do projeto “EMiLE”, pesquisa encabeçada pela ZF e apoiada com cerca de 10 milhões de euros pelo MinistĂ©rio de EducaĂ§Ă£o e Pesquisa (BMBF) da Alemanha. A meta Ă© integrar a eletrĂ´nica de potĂªncia do veĂculo elĂ©trico diretamente ao mecanismo de acionamento. As consequĂªncias desse procedimento serĂ£o: a melhoria da eficiĂªncia e da relaĂ§Ă£o peso e potĂªncia do veĂculo, identificaĂ§Ă£o de falhas com maior facilidade, e produĂ§Ă£o em massa com custos significativamente menores.
Hoje, a eletrĂ´nica de potĂªncia para a transmissĂ£o elĂ©trica dos veĂculos elĂ©tricos estĂ¡ situada em um compartimento distinto, conectado com o mecanismo de acionamento elĂ©trico por meio de cabos. Essa soluĂ§Ă£o requer espaço para os componentes eletrĂ´nicos e, alĂ©m disso, os cabos adicionam custos, aumentam o peso e sĂ£o suscetĂveis a falhas. As primeiras soluções apresentadas, com componentes eletrĂ´nicos fixados no compartimento do motor, jĂ¡ indicam que esse nĂ£o Ă© o caminho. Como parte do projeto "Electric Motor Integrated Power Electronics" ("EMiLE" – EletrĂ´nica de potĂªncia integrada ao motor elĂ©trico), o consĂ³rcio de parceiros, liderado pela ZF, tem o objetivo de dar um passo alĂ©m: a integraĂ§Ă£o da eletrĂ´nica de potĂªncia Ă maior parte do mecanismo de acionamento.
As tecnologias necessĂ¡rias para atingir este patamar serĂ£o pesquisadas em colaboraĂ§Ă£o com os seguintes parceiros industriais: AixControl, Infineon Technologies, Lenze, Robert Bosch, Siemens, TDK-EPC Corporation, Volkswagen, Fraunhofer Institute for Integrated Systems and Device Technology (Instituto Fraunhofer para Sistemas Integrados e Tecnologia de Dispositivos), e Institute for Power Electronics and Electrical Drives (Instituto de EletrĂ´nica de PotĂªncia e Dispositivos ElĂ©tricos) da RWTH Aachen University (Universidade de Aachen).
A estratĂ©gia e o conteĂºdo do projeto “EMiLE” foram desenvolvidos em estreita coordenaĂ§Ă£o com o grupo de trabalho 1 da plataforma nacional alemĂ£ de mobilidade eletrĂ´nica. Seus diversos grupos de trabalho investigam tĂ³picos importantes no campo da mobilidade eletrĂ´nica, e seus resultados sĂ£o relatados diretamente ao governo alemĂ£o.
CooperaĂ§Ă£o com vantagens diversas
O objetivo do financiamento alocado pelo BMBF (MinistĂ©rio de EducaĂ§Ă£o e Pesquisa alemĂ£o) Ă© preparar o terreno para uma abordagem de trabalho em equipe com possĂveis aplicações na prĂ¡tica, criando cooperaĂ§Ă£o entre os institutos de pesquisa, a indĂºstria automobilĂstica alemĂ£ e os fornecedores de autopeças. AlĂ©m disso, o projeto permite uma transferĂªncia significativa de conhecimento na Ă¡rea de mobilidade eletrĂ´nica. No entanto, se a eletrĂ´nica de potĂªncia for integrada ao mecanismo de acionamento, os veĂculos elĂ©tricos nĂ£o serĂ£o os Ăºnicos beneficiados. As vantagens tambĂ©m podem envolver benefĂcios em termos de maior eficiĂªncia e mais produĂ§Ă£o de uma melhor relaĂ§Ă£o custo-benefĂcio na tecnologia de automaĂ§Ă£o industrial.
IntegraĂ§Ă£o direta da eletrĂ´nica de potĂªncia
Com a eletrĂ´nica de potĂªncia situada prĂ³xima ao mecanismo de acionamento, surgirĂ£o vantagens importantes. Uma delas Ă© que os conversores que alimentam o motor elĂ©trico com potĂªncia poderĂ£o ser integrados com menos interfaces. Isso reduz o espaço de instalaĂ§Ă£o e o peso, e possui efeito positivo sobre os custos totais, em comparaĂ§Ă£o com os sistemas individuais distintos. AlĂ©m disso, as possĂveis fontes de interferĂªncia eletromagnĂ©tica sĂ£o removidas, pois nĂ£o hĂ¡ necessidade de cabos no motor do veĂculo carregados com correntes de interferĂªncia. Mas, ao mesmo tempo, aumentam as demandas tĂ©rmicas e mecĂ¢nicas sobre a eletrĂ´nica de potĂªncia.
Os objetivos do projeto “EMiLE” estĂ£o claramente definidos: a relaĂ§Ă£o peso/potĂªncia dos conversores e motores elĂ©tricos do sistema deve melhorar (o que significa reduzir) em atĂ© 50%; e, por consequĂªncia, os custos do sistema devem ser 40% menores. E pretende-se aplicar essas melhorias tanto carros de passeio, como em aplicações na indĂºstria.
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