Primeiro veĂ­culo hĂ­brido Ferrari tem EPHS da TRW


A TRW Automotive Holdings Corp. (NYSE: TRW) estĂ¡ fornecendo a tecnologia de direĂ§Ă£o eletro-hidrĂ¡ulica assistida (EPHS – Electrically Powered Hydraulic Steering) para o mais recente lançamento da Ferrari, o “LaFerrari”, o primeiro modelo da marca com propulsĂ£o hĂ­brida

Texto e fotos: TRW

O sistema EPHS da TRW oferece uma economia de combustĂ­vel de atĂ© 0,3 litro por cem quilĂ´metros e uma reduĂ§Ă£o de aproximadamente sete gramas por quilĂ´metro das emissões de diĂ³xido de carbono em comparaĂ§Ă£o com sistemas tradicionais de direĂ§Ă£o assistida eletro-hidrĂ¡ulica. AlĂ©m da economia de combustĂ­vel, a tecnologia Ă© uma soluĂ§Ă£o completa que leva tambĂ©m Ă  reduĂ§Ă£o de emissĂ£o de gĂ¡s carbĂ´nico quando comparada a direĂ§Ă£o elĂ©trica.

TRWEPHSSystem

Giorgio Marsiaj, presidente da TRW ItĂ¡lia, explica: “A demanda por automĂ³veis mais eficientes continua a crescer em todos os segmentos de veĂ­culos e a nossa tecnologia EPHS Ă© perfeitamente adequada para ir ao encontro desta tendĂªncia. O papel da TRW em apoiar uma das mais prestigiadas marcas do mundo como parceira oficial para a inovaĂ§Ă£o tecnolĂ³gica no novo super carro LaFerrari Ă© prova da nossa capacidade. Com mais de 20 milhões de sistemas, o EPHS da TRW Ă© uma soluĂ§Ă£o aprovada tanto para plataformas de veĂ­culos convencionais quanto hĂ­bridos.”
O EPHS da TRW dispõe de uma unidade de bomba do motor (MPU – Motor Pump Unit) compacta, ligada a uma cremalheira convencional e engrenagem de pinhĂ£o. Tal como as outras soluções de direĂ§Ă£o elĂ©trica, o EPHS Ă© independente do motor de combustĂ£o.
Muito alĂ©m da eficiĂªncia de combustĂ­vel e das caracterĂ­sticas relacionadas com o conforto oferecidas pelo EPHS, o sistema tambĂ©m disponibiliza a tecnologia de direĂ§Ă£o de velocidade proporcional. Esta capacidade flexĂ­vel de adaptaĂ§Ă£o permite que o sistema EPHS da TRW se adapte a diferentes condições de conduĂ§Ă£o, fornecendo um ajuste confortĂ¡vel para o estacionamento e a conduĂ§Ă£o em cidade, oferecendo, ao mesmo tempo, robustez em velocidades mais elevadas. Existe tambĂ©m a opĂ§Ă£o para que o EPHS varie os nĂ­veis de assistĂªncia, dependendo da informaĂ§Ă£o relativa Ă  carga do veĂ­culo fornecida por outros subsistemas.
Marsiaj conclui: “A TRW orgulha-se de ser um parceiro estratĂ©gico da Ferrari e estĂ¡ empenhada em desenvolver conjuntamente as mais recentes tecnologias. O lançamento do sistema EPHS para o “LaFerrari” Ă© mais um exemplo da forma como a TRW atende aos crescentes requisitos de segurança para automĂ³veis de luxo e automĂ³veis do mercado de massas, graças a uma ampla gama de produtos e a conceitos e tecnologias de produtos escalonĂ¡veis e modulares, que estĂ£o tornando a segurança acessĂ­vel para todas as marcas e segmentos.

Todos os futuros modelos Ferrari serĂ£o equipados com tecnologias avançadas de economia de combustĂ­vel, de forma a garantir a conformidade com as normas a respeito de emissões de gases.