Peugeot 308 ganha
novos conjuntos mecĂ¢nico e de suspensĂ£o
- A exemplo do 408, hatchback mĂ©dio da Marca recebeu importantes alterações, como o cĂ¢mbio automĂ¡tico sequencial de seis velocidades acoplado ao motor 2.0L 16V VVT Flex (151 CV) e nova suspensĂ£o, que oferece mais conforto aos ocupantes
- Modelo ganhou também novos
equipamentos opcionais e de série que tornam ainda mais completas as versões de
acabamento de toda a linha
Texto e fotos: Peugeot
Acaba de chegar Ă
rede de concessionĂ¡rios Peugeot de todo o Brasil uma nova versĂ£o de acabamento
do 308, a Allure 2.0L AutomĂ¡tica. Sucesso comercial da Marca no paĂs, o
hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecĂ¢nico e de suspensĂ£o,
estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto Ă conduĂ§Ă£o
esportiva caracterĂstica do veĂculo.
A exemplo do sedĂ£
408, a Allure 2.0L AutomĂ¡tica estreia um novo powertrain formado pela
transmissĂ£o automĂ¡tica sequencial de seis velocidades, atĂ© entĂ£o disponĂvel nas
versões com motorizaĂ§Ă£o THP do portfĂ³lio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L
16V VVT Flex, de 151 CV de potĂªncia mĂ¡xima quando abastecido com
etanol.
Em termos de segurança e
confiabilidade, a caixa de segunda geraĂ§Ă£o
produzida pela AISIN, chamada AT6, possui
um moderno sistema de trava eletrĂ´nica que impede o engate de uma marcha
incompatĂvel com a rotaĂ§Ă£o do motor. Na prĂ¡tica, o sistema impossibilita o
movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a rĂ©)
quando o veĂculo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a
transmissĂ£o.
Para otimizar o funcionamento da
caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissĂ£o de ar e
de escape, alĂ©m de uma calibraĂ§Ă£o especĂfica para o motor, privilegiando o
conforto na utilizaĂ§Ă£o da funĂ§Ă£o “Drive” e, ainda, proporcionando uma conduĂ§Ă£o
mais dinĂ¢mica e esportiva no modo “Sport”.
Outro item de destaque da caixa
AT6 Ă© o sistema de correĂ§Ă£o dinĂ¢mica, que faz a leitura do relevo pela qual o
veĂculo estĂ¡ trafegando. A transmissĂ£o “segura” as marchas em descida, acionando
o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possĂvel de torque. O
sistema também retém a marcha quando o
motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma
ultrapassagem, refazer a operaĂ§Ă£o, garantindo maior segurança. Se o mecanismo
nĂ£o estivesse disponĂvel, com a desaceleraĂ§Ă£o, o carro ganharia velocidade e o
motorista precisaria acionar os freios.
Motor 2.0L 16V VVT Flex:
confiĂ¡vel, robusto e flexĂvel
O propulsor de
quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas Flex, com duplo comando de vĂ¡lvulas e cilindrada
de 1.997 cm3 (diĂ¢metro 85 mm, curso 88 mm), Ă© compacto e de liga
leve. O comando de vĂ¡lvulas de admissĂ£o, equipado com sistema de distribuiĂ§Ă£o
variĂ¡vel e contĂnuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissĂ£o
em funĂ§Ă£o das condições de conduĂ§Ă£o. Esta caracterĂstica proporciona ao motor
flexibilidade e torque em baixa rotaĂ§Ă£o.
O motor gera
potĂªncia mĂ¡xima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a
gasolina) e o torque mĂ¡ximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, tambĂ©m abastecido com o
combustĂvel vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais nĂºmeros, a
relaĂ§Ă£o peso / potĂªncia do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um
comportamento dinĂ¢mico com bom desempenho e segurança.
Novo conjunto: melhores
desempenho e nĂvel de consumo
A implantaĂ§Ă£o do cĂ¢mbio AT6 junto
ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais
destaques acelerações e retomadas, e a reduĂ§Ă£o no consumo de
combustĂvel.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h,
houve uma melhora de 0,8 s comparado ao cĂ¢mbio de quatro velocidades, pois a
caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto Ă s
retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em
0,5s.
Com o cĂ¢mbio AT6, o consumo foi
reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustĂvel (etanol
ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA
Peugeot CitroĂ«n, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versĂ£o
anterior, equipada com a transmissĂ£o automĂ¡tica de quatro
velocidades.
Nova suspensĂ£o: mais conforto
em favor da dirigibilidade
No ano modelo 2014, o 308 recebeu
modificações importantes no conjunto de suspensĂ£o aplicadas a toda gama do
modelo.
No eixo traseiro foram trocadas as
buchas de articulaĂ§Ă£o, que agora estĂ£o mais macias, e colocado um calço de
elastĂ´mero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um
novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das
irregularidades do piso.
Essas evoluções tiveram o objetivo
de aumentar o conforto sem perder a estabilidade caracterĂstica do modelo
Peugeot. A excelente rigidez Ă torĂ§Ă£o do hatch mĂ©dio tambĂ©m permite um
rendimento mĂ¡ximo dos trens de rodagem.
Na dianteira, a
suspensĂ£o Ă© do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora
desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui
para isso suas
articulações flexĂveis – coxins de borracha – entre a suspensĂ£o e a longarina,
com alto conforto acĂºstico no interior do veĂculo. A suspensĂ£o traseira Ă© composta
por uma travessa deformĂ¡vel e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o
controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nĂvel de
conforto para os passageiros do banco traseiro.
O bem-estar a bordo
do 308 Ă© tambĂ©m garantido pelo tratamento acĂºstico, que envolve a rigidez da
carroceria, juntas de dupla vedaĂ§Ă£o e de vidros laterais com espessura de 4 mm,
placas insonorizantes que revestem o capĂ´ e a tampa do porta-malas e Ă aplicaĂ§Ă£o
de um para-brisas acĂºstico que filtra os ruĂdos provenientes do
exterior.
Interior com
espaço, luminosidade e conforto
Por sua arquitetura
semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade
externa por sua forte inclinaĂ§Ă£o. Com dimensĂ£o interior generosa, o modelo se
converte em um dos mais espaçosos veĂculos de seu
segmento.
O 308 recebeu um
tratamento de alta gama no habitĂ¡culo, permitindo uma elevada percepĂ§Ă£o de
qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfĂcie para
materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tĂ¡til, como o revestimento do
tipo slush, macio ao toque. Promove tambĂ©m uma Ă³tima integraĂ§Ă£o de seus
equipamentos, como mĂ³dulo de comando da climatizaĂ§Ă£o, sistema de som e
computador de bordo, entre outros, todos Ă mĂ£o do
condutor.
AtrĂ¡s, os
passageiros desfrutam de um habitĂ¡culo de grande luminosidade, com muito
conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorĂ¢mico de vidro, agora
disponĂvel como opcional na versĂ£o de entrada Active 1.6 e item de sĂ©rie no
restante da gama. O equipamento, de 0,83 m2 de Ă¡rea, aumenta a
superfĂcie envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos
ocupantes Ă³tima luminosidade interna. É possĂvel regular a entrada de luz no
interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do
teto.
O hatchback da
Peugeot mantĂ©m ainda estreito compromisso com o conforto. AlĂ©m da aplicaĂ§Ă£o de
um para-brisa acĂºstico que filtra os ruĂdos provenientes do exterior, desde a
versĂ£o de entrada o modelo dispõe
de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de
altura e profundidade e com comando do rĂ¡dio, direĂ§Ă£o com assistĂªncia
eletro-hidrĂ¡ulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17
polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores
externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e
porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.
Tecnologia a
bordo
O 308 dispõe de
vasta tecnologia e equipamentos de auxĂlio Ă conduĂ§Ă£o de Ăºltima geraĂ§Ă£o. É o
caso, em especial, do sistema multimĂdia com tela retrĂ¡til colorida de sete
polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de
sĂ©rie na Griffe THP, que integra a navegaĂ§Ă£o WIP Nav, as informações do sistema
de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados
transmitidos pelos sensores de estacionamento.
O sistema de som
dispõe de rĂ¡dio com tocador de CD e leitor de MP3, conexĂ£o para USB/iPod,
entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuĂ¡rio dispõe de um telefone com esta caracterĂstica), que transporta o catĂ¡logo de endereços do celular para a tela do carro, alĂ©m da funĂ§Ă£o “audiostreaming”, que permite ao usuĂ¡rio ouvir mĂºsicas
registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de
cabo.
Um modelo de
segurança exemplar
O 308 se beneficia
de toda a experiĂªncia do Grupo PSA Peugeot CitroĂ«n nessa Ă¡rea para proporcionar
uma segurança de primeira ordem em todos os
nĂveis:
·
Segurança
primĂ¡ria (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da
estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how
histĂ³rico da Peugeot) e a assistĂªncia eletrĂ´nica confiram ao 308 um
comportamento que Ă© referĂªncia em sua categoria;
·
Segurança
secundĂ¡ria (que limita as consequĂªncias do acidente): a estrutura da
carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas,
em especial pela tripla via de reforço e absorĂ§Ă£o de impactos na parte
dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elĂ¡stico) e de
reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nĂvel de
proteĂ§Ă£o dos ocupantes, alĂ©m de controlar o peso global do
modelo.
Complementando o
trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteĂ§Ă£o e
retenĂ§Ă£o:
·
Seis airbags (dois
frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da
versĂ£o;
·
Cinco cintos de
segurança com trĂªs pontos de fixaĂ§Ă£o (alerta sonoro e visual de afivelamento do
cinto do condutor de sĂ©rie; na frente, os cintos tĂªm prĂ©-tensionadores
pirotĂ©cnicos e bloqueio de folga; atrĂ¡s, os cintos laterais tĂªm bloqueio de
folga);
·
Apoios de cabeça
dianteiros e traseiros (disponĂveis para os trĂªs
ocupantes).
O Peugeot 308 vem
equipado ainda com:
·
Luzes diurnas de
LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versĂ£o de entrada e de
série Allure;
·
Sistema de frenagem
antitravamento (ABS) de Ăºltima geraĂ§Ă£o com repartidor eletrĂ´nico de frenagem
(REF) e auxĂlio a frenagem de emergĂªncia (AFU). O acendimento automĂ¡tico do
pisca-alerta em caso de forte desaceleraĂ§Ă£o completa este
dispositivo;
·
Controle de
estabilidade (ESP) de Ăºltima geraĂ§Ă£o, de sĂ©rie na versĂ£o topo de gama,
detecta e corrige
riscos de perda de aderĂªncia em situações como curvas fechadas, desvios bruscos
e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o
acelerador;
·
Controle de traĂ§Ă£o
(ASR), tambĂ©m na versĂ£o topo de gama.
Na dianteira, a
frenagem Ă© realizada por discos ventilados de 283 mm de diĂ¢metro e 26 mm de
espessura. As pinças de freio tĂªm um diĂ¢metro de 57 mm para permitir que elas
atuem com bom nĂvel de resistĂªncia e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem,
assim, para o bom equilĂbrio entre a suavidade da pressĂ£o do freio e sua firmeza
de reaĂ§Ă£o. Os freios traseiros estĂ£o equipados com dois discos de 249 mm de
diĂ¢metro por 9 mm de espessura.
Um porta-malas
prĂ¡tico e funcional
As formas
retilĂneas e os espaços de arrumaĂ§Ă£o do porta-malas facilitam a utilizaĂ§Ă£o
prĂ¡tica do vasto volume oferecido pelo 308: sĂ£o 430 litros, acessados pela
abertura da tampa a distĂ¢ncia (por meio do telecomando das chaves), botĂ£o
elĂ©trico local ou comando especĂfico no painel de instrumentos.
Espaços laterais
permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este
espaço atĂ© o habitĂ¡culo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatĂveis de
forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de
carga.
Uma oferta moderna de
motorizações
Para a versĂ£o de
entrada Active 1.6, o Peugeot 308 oferece o moderno motor EC5 (1.6 16V Flex, com
122 CV quando abastecido com etanol, a 5.800 rpm. Com o mesmo combustĂvel, o
propulsor atinge o torque mĂ¡ximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm.
Essa motorizaĂ§Ă£o
traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por
consequĂªncia, o desperdĂcio de energia, que, associada ao aumento na taxa de
compressĂ£o para 12:5, permite otimizaĂ§Ă£o do consumo e ampliaĂ§Ă£o da potĂªncia do
propulsor.
O
propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart,
que
elimina o reservatĂ³rio de gasolina situado no compartimento motor, descartando a
necessidade de gasolina para realizar a partida a frio. Acionado eletronicamente
para controlar toda operaĂ§Ă£o e o aquecimento do etanol para a realizaĂ§Ă£o da
combustĂ£o, o sistema de gerenciamento do combustĂvel garante ao 308 uma resposta
mais rĂ¡pida durante a partida, contando com mais conforto e eficĂ¡cia na
aceleraĂ§Ă£o.
As versões
intermediĂ¡rias, Allure Manual e Allure AutomĂ¡tica, recebem o 2.0L 16V VVT Flex
e, para quem busca ainda mais sofisticaĂ§Ă£o e o que hĂ¡ de mais moderno em
tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versĂ£o topo de gama do
modelo a opĂ§Ă£o do motor THP.
ReferĂªncia mundial
em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumĂnio Ă©
extremamente leve e foi desenvolvido em cooperaĂ§Ă£o com a BMW. Alimentado por um
sistema de injeĂ§Ă£o direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de
cilindrada e cabeçote composto de 16 vĂ¡lvulas com comando de admissĂ£o variĂ¡vel e
balancins roletados desenvolve 165 CV de potĂªncia a 6.000 rpm. Com um torque
mĂ¡ximo de 24,5 mkgf disponĂvel a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e
segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos
deslocamentos urbanos, por exemplo.
Confira a gama completa do 308
modelo 2014
308 Active
1.6
Segurança:
·
Dois airbags
frontais (condutor e passageiro);
·
Freio a disco nas
quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
·
FarĂ³is de neblina
dianteiros;
·
Lanternas
indicadoras de direĂ§Ă£o nos retrovisores;
·
Portas traseiras
com sistema de trava de segurança;
·
Travamento
automĂ¡tico das portas e porta-malas em velocidade;
·
Luzes diurnas de
LED (Day Running Light), como item opcional.
Conforto:
·
DireĂ§Ă£o
eletro-hidrĂ¡ulica assistida;
·
Ar-condicionado com
ajuste manual;
·
Banco do motorista
com regulagem de altura manual;
·
Travamento das
portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da
chave;
·
Para-brisa
acĂºstico;
·
Regulagem do
volante em altura e profundidade;
·
Vidros elétricos
com funĂ§Ă£o “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
·
Retrovisores com
ajuste elétrico;
·
CD Player com
leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands
free”);
·
Seis alto-falantes
e comando de Ă¡udio no volante;
·
Tela multifunções
com computador de bordo;
·
Chaves com abertura
Ă distĂ¢ncia das portas e tampa do porta-malas;
·
Teto panorĂ¢mico de
vidro (opcional).
Estilo:
·
Roda 16 polegadas
em liga leve;
·
Detalhes cromados
nos para-choques dianteiro e traseiro;
·
Retrovisores e
maçanetas de portas na cor da carroceria;
·
Painel de
instrumentos soft (“slush”);
·
Volante revestido
em couro.
308Allure 2.0L Manual
Nesta versĂ£o foram
adicionados os seguintes itens:
Conforto:
·
Apoios de braço
individuais nos bancos dianteiros;
·
Ar-condicionado
automĂ¡tico digital Bi-zone com saĂdas de ar traseiras;
·
Limpador de
para-brisa automĂ¡tico com sensor de chuva e indexado Ă
velocidade;
- Piloto automĂ¡tico
(Regulador de velocidade) & Limitador de
velocidade;
·
Retrovisor interno
eletrocrĂ´mico;
·
Teto panorĂ¢mico de
vidro;
·
WIP NAV: GPS
integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatĂvel
eletricamente (opcional);
Segurança:
·
IluminaĂ§Ă£o ''lead
me to the car'' (acendimentos dos farĂ³is por um tempo
determinado);
· Luzes
diurnas de LED (Day Running Light).
Estilo:
·
Grade frontal com
frisos cromados;
·
Rodas de liga leve
de 17 polegadas.
308 Allure 2.0L
AutomĂ¡tica
Além do fundo branco no painel de
instrumentos, a versĂ£o recebeu o cĂ¢mbio automĂ¡tico sequencial de seis
velocidades.
308 Griffe
THP
Segurança:
·
Airbag lateral e de
cortina;
·
Alarme;
·
Sensor de
estacionamento traseiro;
·
Controles de traĂ§Ă£o
(ASR) e de estabilidade (ESP).
Conforto:
·
Bancos em
couro;
·
Retrovisores
externos rebatĂveis eletricamente.
Estilo:
·
Rodas de liga leve
de 17 polegadas escurecidas;
·
Soleiras de portas
de alumĂnio;
·
Pedaleira de
alumĂnio.
MultimĂdia
·
WIP Nav (GPS
integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7 polegadas rebatĂvel
eletricamente).
308 tem o melhor Ăndice de
reparabilidade da categoria
O hatch médio da Peugeot apresenta
o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo, entre os veĂculos de mesma
categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados
pelo CESVI BRASIL (Centro de ExperimentaĂ§Ă£o e Segurança ViĂ¡ria), entidade de
pesquisa dedicada ao estudo da reparaĂ§Ă£o automotiva.
Esse resultado reforça a Ă³tima
relaĂ§Ă£o de custo x benefĂcio que acompanha o modelo. AlĂ©m da ampla lista de
equipamentos de sĂ©rie, dirigibilidade de alto nĂvel e generosidade tecnolĂ³gica,
o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pĂ³s-venda extremamente
competitivo.
Um hatch protegido por todos os
lados
O 308 apresenta
diversos benefĂcios decorrentes da polĂtica de PĂ³s-Venda de valorizaĂ§Ă£o do
consumidor brasileiro, tais como:
·
TrĂªs anos de
garantia total;
- Revisões com Preços Fixos para
toda a rede de concessionĂ¡rias do paĂs;
- Pacotes de Peças e Serviços com
Preços Fixos e mĂ£o de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em
qualquer concessionĂ¡ria do paĂs;
- TrĂªs anos de Peugeot Assistance:
serviço de assistĂªncia exclusivo da Marca, disponĂvel gratuitamente em todo o
paĂs 24 horas por dia.
Gama de
cores
Quatro tonalidades
compõem a paleta de cores do 308 : Branco Banquise, Cinza AlumĂnio, Vermelho
Rubi e Preto Perla Nera.
Preços
308 Active
Flex
|
1.6 16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
52.990,00
|
308 Allure
(M) Flex
|
2.0 16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
60.990,00
|
308 Allure
(AT6) Flex
|
2.0 16V
|
5
|
SĂˆRIE
|
66.490,00
|
308 Griffe
THP (A)
|
1.6 THP
|
5
|
SĂˆRIE
|
74.990,00
|
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