Peugeot 308 ganha novos conjuntos mecĂ¢nico e de suspensĂ£o

  • A exemplo do 408, hatchback mĂ©dio da Marca recebeu importantes alterações, como o cĂ¢mbio automĂ¡tico sequencial de seis velocidades acoplado ao motor 2.0L 16V VVT Flex (151 CV) e nova suspensĂ£o, que oferece mais conforto aos ocupantes
  • Modelo ganhou tambĂ©m novos equipamentos opcionais e de sĂ©rie que tornam ainda mais completas as versões de acabamento de toda a linha
Texto e fotos: Peugeot

Acaba de chegar Ă  rede de concessionĂ¡rios Peugeot de todo o Brasil uma nova versĂ£o de acabamento do 308, a Allure 2.0L AutomĂ¡tica. Sucesso comercial da Marca no paĂ­s, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecĂ¢nico e de suspensĂ£o, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto Ă  conduĂ§Ă£o esportiva caracterĂ­stica do veĂ­culo.



A exemplo do sedĂ£ 408, a Allure 2.0L AutomĂ¡tica estreia um novo powertrain formado pela transmissĂ£o automĂ¡tica sequencial de seis velocidades, atĂ© entĂ£o disponĂ­vel nas versões com motorizaĂ§Ă£o THP do portfĂ³lio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potĂªncia mĂ¡xima quando abastecido com etanol.

Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geraĂ§Ă£o produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrĂ´nica que impede o engate de uma marcha incompatĂ­vel com a rotaĂ§Ă£o do motor. Na prĂ¡tica, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a rĂ©) quando o veĂ­culo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissĂ£o.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissĂ£o de ar e de escape, alĂ©m de uma calibraĂ§Ă£o especĂ­fica para o motor, privilegiando o conforto na utilizaĂ§Ă£o da funĂ§Ă£o “Drive” e, ainda, proporcionando uma conduĂ§Ă£o mais dinĂ¢mica e esportiva no modo “Sport”.

Outro item de destaque da caixa AT6 Ă© o sistema de correĂ§Ă£o dinĂ¢mica, que faz a leitura do relevo pela qual o veĂ­culo estĂ¡ trafegando. A transmissĂ£o “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possĂ­vel de torque. O sistema tambĂ©m retĂ©m a marcha quando o motorista tira o pĂ© do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operaĂ§Ă£o, garantindo maior segurança. Se o mecanismo nĂ£o estivesse disponĂ­vel, com a desaceleraĂ§Ă£o, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

Motor 2.0L 16V VVT Flex: confiĂ¡vel, robusto e flexĂ­vel

O propulsor de quatro cilindros e 16 vĂ¡lvulas Flex, com duplo comando de vĂ¡lvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diĂ¢metro 85 mm, curso 88 mm), Ă© compacto e de liga leve. O comando de vĂ¡lvulas de admissĂ£o, equipado com sistema de distribuiĂ§Ă£o variĂ¡vel e contĂ­nuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissĂ£o em funĂ§Ă£o das condições de conduĂ§Ă£o. Esta caracterĂ­stica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotaĂ§Ă£o.

O motor gera potĂªncia mĂ¡xima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque mĂ¡ximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, tambĂ©m abastecido com o combustĂ­vel vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais nĂºmeros, a relaĂ§Ă£o peso / potĂªncia do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um comportamento dinĂ¢mico com bom desempenho e segurança.

Novo conjunto: melhores desempenho e nĂ­vel de consumo

A implantaĂ§Ă£o do cĂ¢mbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao cĂ¢mbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto Ă s retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Com o cĂ¢mbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustĂ­vel (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot CitroĂ«n, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versĂ£o anterior, equipada com a transmissĂ£o automĂ¡tica de quatro velocidades.

Nova suspensĂ£o: mais conforto em favor da dirigibilidade

No ano modelo 2014, o 308 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensĂ£o aplicadas a toda gama do modelo.

No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulaĂ§Ă£o, que agora estĂ£o mais macias, e colocado um calço de elastĂ´mero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que tambĂ©m contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade caracterĂ­stica do modelo Peugeot. A excelente rigidez Ă  torĂ§Ă£o do hatch mĂ©dio tambĂ©m permite um rendimento mĂ¡ximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensĂ£o Ă© do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexĂ­veis – coxins de borracha – entre a suspensĂ£o e a longarina, com alto conforto acĂºstico no interior do veĂ­culo. A suspensĂ£o traseira Ă© composta por uma travessa deformĂ¡vel e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nĂ­vel de conforto para os passageiros do banco traseiro.

O bem-estar a bordo do 308 Ă© tambĂ©m garantido pelo tratamento acĂºstico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedaĂ§Ă£o e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capĂ´ e a tampa do porta-malas e Ă  aplicaĂ§Ă£o de um para-brisas acĂºstico que filtra os ruĂ­dos provenientes do exterior.



Interior com espaço, luminosidade e conforto

Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinaĂ§Ă£o. Com dimensĂ£o interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veĂ­culos de seu segmento.

O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitĂ¡culo, permitindo uma elevada percepĂ§Ă£o de qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfĂ­cie para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tĂ¡til, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove tambĂ©m uma Ă³tima integraĂ§Ă£o de seus equipamentos, como mĂ³dulo de comando da climatizaĂ§Ă£o, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos Ă  mĂ£o do condutor.

AtrĂ¡s, os passageiros desfrutam de um habitĂ¡culo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorĂ¢mico de vidro, agora disponĂ­vel como opcional na versĂ£o de entrada Active 1.6 e item de sĂ©rie no restante da gama. O equipamento, de 0,83 m2 de Ă¡rea, aumenta a superfĂ­cie envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes Ă³tima luminosidade interna. É possĂ­vel regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elĂ©trico da cortina do teto.

O hatchback da Peugeot mantĂ©m ainda estreito compromisso com o conforto. AlĂ©m da aplicaĂ§Ă£o de um para-brisa acĂºstico que filtra os ruĂ­dos provenientes do exterior, desde a versĂ£o de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direĂ§Ă£o com regulagem de altura e profundidade e com comando do rĂ¡dio, direĂ§Ă£o com assistĂªncia eletro-hidrĂ¡ulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elĂ©tricos, vidros elĂ©tricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.

Tecnologia a bordo

O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxĂ­lio Ă  conduĂ§Ă£o de Ăºltima geraĂ§Ă£o. É o caso, em especial, do sistema multimĂ­dia com tela retrĂ¡til colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de sĂ©rie na Griffe THP, que integra a navegaĂ§Ă£o WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

O sistema de som dispõe de rĂ¡dio com tocador de CD e leitor de MP3, conexĂ£o para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuĂ¡rio dispõe de um telefone com esta caracterĂ­stica), que transporta o catĂ¡logo de endereços do celular para a tela do carro, alĂ©m da funĂ§Ă£o “audiostreaming”, que permite ao usuĂ¡rio ouvir mĂºsicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.

Um modelo de segurança exemplar

O 308 se beneficia de toda a experiĂªncia do Grupo PSA Peugeot CitroĂ«n nessa Ă¡rea para proporcionar uma segurança de primeira ordem em todos os nĂ­veis:                                                                                                                                                                                                                                                                                 

·         Segurança primĂ¡ria (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histĂ³rico da Peugeot) e a assistĂªncia eletrĂ´nica confiram ao 308 um comportamento que Ă© referĂªncia em sua categoria;
·         Segurança secundĂ¡ria (que limita as consequĂªncias do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir Ă s colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorĂ§Ă£o de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elĂ¡stico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nĂ­vel de proteĂ§Ă£o dos ocupantes, alĂ©m de controlar o peso global do modelo.

Complementando o trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteĂ§Ă£o e retenĂ§Ă£o:

·         Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da versĂ£o;
·         Cinco cintos de segurança com trĂªs pontos de fixaĂ§Ă£o (alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de sĂ©rie; na frente, os cintos tĂªm prĂ©-tensionadores pirotĂ©cnicos e bloqueio de folga; atrĂ¡s, os cintos laterais tĂªm bloqueio de folga);
·         Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponĂ­veis para os trĂªs ocupantes).

O Peugeot 308 vem equipado ainda com:

·         Luzes diurnas de LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versĂ£o de entrada e de sĂ©rie Allure;
·         Sistema de frenagem antitravamento (ABS) de Ăºltima geraĂ§Ă£o com repartidor eletrĂ´nico de frenagem (REF) e auxĂ­lio a frenagem de emergĂªncia (AFU). O acendimento automĂ¡tico do pisca-alerta em caso de forte desaceleraĂ§Ă£o completa este dispositivo;
·         Controle de estabilidade (ESP) de Ăºltima geraĂ§Ă£o, de sĂ©rie na versĂ£o topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderĂªncia em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;
·         Controle de traĂ§Ă£o (ASR), tambĂ©m na versĂ£o topo de gama.

Na dianteira, a frenagem Ă© realizada por discos ventilados de 283 mm de diĂ¢metro e 26 mm de espessura. As pinças de freio tĂªm um diĂ¢metro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nĂ­vel de resistĂªncia e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilĂ­brio entre a suavidade da pressĂ£o do freio e sua firmeza de reaĂ§Ă£o. Os freios traseiros estĂ£o equipados com dois discos de 249 mm de diĂ¢metro por 9 mm de espessura.



Um porta-malas prĂ¡tico e funcional

As formas retilĂ­neas e os espaços de arrumaĂ§Ă£o do porta-malas facilitam a utilizaĂ§Ă£o prĂ¡tica do vasto volume oferecido pelo 308: sĂ£o 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distĂ¢ncia (por meio do telecomando das chaves), botĂ£o elĂ©trico local ou comando especĂ­fico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço atĂ© o habitĂ¡culo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatĂ­veis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Uma oferta moderna de motorizações

Para a versĂ£o de entrada Active 1.6, o Peugeot 308 oferece o moderno motor EC5 (1.6 16V Flex, com 122 CV quando abastecido com etanol, a 5.800 rpm. Com o mesmo combustĂ­vel, o propulsor atinge o torque mĂ¡ximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm.

Essa motorizaĂ§Ă£o traz uma sĂ©rie de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequĂªncia, o desperdĂ­cio de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressĂ£o para 12:5, permite otimizaĂ§Ă£o do consumo e ampliaĂ§Ă£o da potĂªncia do propulsor.

O propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart, que elimina o reservatĂ³rio de gasolina situado no compartimento motor, descartando a necessidade de gasolina para realizar a partida a frio. Acionado eletronicamente para controlar toda operaĂ§Ă£o e o aquecimento do etanol para a realizaĂ§Ă£o da combustĂ£o, o sistema de gerenciamento do combustĂ­vel garante ao 308 uma resposta mais rĂ¡pida durante a partida, contando com mais conforto e eficĂ¡cia na aceleraĂ§Ă£o.

As versões intermediĂ¡rias, Allure Manual e Allure AutomĂ¡tica, recebem o 2.0L 16V VVT Flex e, para quem busca ainda mais sofisticaĂ§Ă£o e o que hĂ¡ de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versĂ£o topo de gama do modelo a opĂ§Ă£o do motor THP.

ReferĂªncia mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumĂ­nio Ă© extremamente leve e foi desenvolvido em cooperaĂ§Ă£o com a BMW. Alimentado por um sistema de injeĂ§Ă£o direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 vĂ¡lvulas com comando de admissĂ£o variĂ¡vel e balancins roletados desenvolve 165 CV de potĂªncia a 6.000 rpm. Com um torque mĂ¡ximo de 24,5 mkgf disponĂ­vel a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Confira a gama completa do 308 modelo 2014

308 Active 1.6

Segurança:

·         Dois airbags frontais (condutor e passageiro);
·         Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
·         FarĂ³is de neblina dianteiros;
·         Lanternas indicadoras de direĂ§Ă£o nos retrovisores;
·         Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
·         Travamento automĂ¡tico das portas e porta-malas em velocidade;
·         Luzes diurnas de LED (Day Running Light), como item opcional.

Conforto:

·         DireĂ§Ă£o eletro-hidrĂ¡ulica assistida;
·         Ar-condicionado com ajuste manual;
·         Banco do motorista com regulagem de altura manual;
·         Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
·         Para-brisa acĂºstico;
·         Regulagem do volante em altura e profundidade;
·         Vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
·         Retrovisores com ajuste elĂ©trico;
·         CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);
·         Seis alto-falantes e comando de Ă¡udio no volante;
·         Tela multifunções com computador de bordo;
·         Chaves com abertura Ă  distĂ¢ncia das portas e tampa do porta-malas;
·         Teto panorĂ¢mico de vidro (opcional).

Estilo:

·         Roda 16 polegadas em liga leve;
·         Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
·         Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
·         Painel de instrumentos soft (“slush”);
·         Volante revestido em couro.

308Allure 2.0L Manual

Nesta versĂ£o foram adicionados os seguintes itens:

Conforto:

·         Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros;
·         Ar-condicionado automĂ¡tico digital Bi-zone com saĂ­das de ar traseiras;
·         Limpador de para-brisa automĂ¡tico com sensor de chuva e indexado Ă  velocidade;
  • Piloto automĂ¡tico (Regulador de velocidade) & Limitador de velocidade;
·         Retrovisor interno eletrocrĂ´mico;
·         Teto panorĂ¢mico de vidro;
·         WIP NAV: GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatĂ­vel eletricamente (opcional);

Segurança:

·         IluminaĂ§Ă£o ''lead me to the car'' (acendimentos dos farĂ³is por um tempo determinado);
·         Luzes diurnas de LED (Day Running Light).

Estilo:

·         Grade frontal com frisos cromados;
·         Rodas de liga leve de 17 polegadas.

308 Allure 2.0L AutomĂ¡tica

AlĂ©m do fundo branco no painel de instrumentos, a versĂ£o recebeu o cĂ¢mbio automĂ¡tico sequencial de seis velocidades.
 
308 Griffe THP

Segurança:

·         Airbag lateral e de cortina;
·         Alarme;
·         Sensor de estacionamento traseiro;
·         Controles de traĂ§Ă£o (ASR) e de estabilidade (ESP).

Conforto:

·         Bancos em couro;
·         Retrovisores externos rebatĂ­veis eletricamente.

Estilo:

·         Rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas;
·         Soleiras de portas de alumĂ­nio;
·         Pedaleira de alumĂ­nio.

MultimĂ­dia

·         WIP Nav (GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7 polegadas rebatĂ­vel eletricamente).

308 tem o melhor Ă­ndice de reparabilidade da categoria

O hatch mĂ©dio da Peugeot apresenta o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo, entre os veĂ­culos de mesma categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de ExperimentaĂ§Ă£o e Segurança ViĂ¡ria), entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparaĂ§Ă£o automotiva.

Esse resultado reforça a Ă³tima relaĂ§Ă£o de custo x benefĂ­cio que acompanha o modelo. AlĂ©m da ampla lista de equipamentos de sĂ©rie, dirigibilidade de alto nĂ­vel e generosidade tecnolĂ³gica, o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pĂ³s-venda extremamente competitivo.

Um hatch protegido por todos os lados

O 308 apresenta diversos benefĂ­cios decorrentes da polĂ­tica de PĂ³s-Venda de valorizaĂ§Ă£o do consumidor brasileiro, tais como:

·         TrĂªs anos de garantia total;
  • Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionĂ¡rias do paĂ­s;
  • Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mĂ£o de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionĂ¡ria do paĂ­s;
  • TrĂªs anos de Peugeot Assistance: serviço de assistĂªncia exclusivo da Marca, disponĂ­vel gratuitamente em todo o paĂ­s 24 horas por dia.

Gama de cores

Quatro tonalidades compõem a paleta de cores do 308 : Branco Banquise, Cinza AlumĂ­nio, Vermelho Rubi e Preto Perla Nera.

Preços


308 Active Flex
1.6 16V
5
SĂˆRIE
52.990,00
308 Allure (M) Flex
2.0 16V
5
SĂˆRIE
60.990,00
308 Allure (AT6) Flex
2.0 16V
5
SĂˆRIE
66.490,00
308 Griffe THP (A)
1.6 THP
5
SĂˆRIE
74.990,00