Navig lança unidade mĂ³vel para treinamento de motoristas
A soluĂ§Ă£o oferecida
pela empresa do piloto e comentarista, Luciano Burti, auxiliarĂ¡ frotistas e
transportadores a qualificar profissionais do volante com eficiĂªncia e
praticidade
Texto e fotos: Navig
Com
objetivo de proporcionar ao setor de transporte rodoviĂ¡rio de carga e
passageiros uma alternativa rĂ¡pida e eficaz para solucionar o problema da falta
de profissionais qualificados ao volante — um dos principais desafios enfrentados atualmente por
empresas transportadoras no Brasil—, o piloto e comentarista, Luciano Burti, constituiu a
empresa Navig, especializada em treinamento e reciclagem para motoristas de
caminhões e ônibus. Trata-se de cursos oferecidos através de simuladores,
utilizando tecnologia similar as empregadas em treinamentos aéreos.
O equipamento funciona dentro de um escritĂ³rio mĂ³vel que serĂ¡ transportado de caminhĂ£o. “Esse Ă© um dos principais diferenciais da Navig jĂ¡ que a Unidade MĂ³vel de Treinamento (UMT) irĂ¡ atĂ© o cliente e ficarĂ¡ Ă sua disposiĂ§Ă£o o tempo necessĂ¡rio”, diz Luciano Burti, proprietĂ¡rio da Navig.
De
acordo com Burti, a Unidade MĂ³vel de Treinamento Ă© auto-suficente. Basta um
espaço para estacionĂ¡-la dentro dos perĂmetros da empresa. AlĂ©m de oferecer a Unidade
MĂ³vel com o simulador, a empresa disponibiliza ao cliente dois instrutores que cuidarĂ£o do treinamento teĂ³rico e prĂ¡tico dos
motoristas. No fim do curso, hĂ¡ mensuraĂ§Ă£o de resultados. “Nos meses seguintes ao treinamento,
acompanharemos o resultado desses motoristas em seu dia a dia e ele receberĂ¡ o Certificado
de QualificaĂ§Ă£o da Navig, caso atinja os resultados
de acordo com o curso que foi ministrado”, conta Luciano Burti.
Importado
do CanadĂ¡, o simulador Navig dispõe de diversos mĂ³dulos de treinamento. O
carro-chefe Ă© o curso de direĂ§Ă£o econĂ´mica, que leva o motorista a economizar
combustĂvel durante o trajeto. “ApĂ³s preparar-se com esse mĂ³dulo, o motorista Ă©
capaz de diminuir em 10% a mĂ©dia de consumo de combustĂvel. Em alguns casos
chega a 15%, conta Burti. Outro foco do curso Ă© direĂ§Ă£o defensiva. Segundo Burti, o simulador tambĂ©m poderĂ¡ ser
utilizado como uma ferramenta para avaliaĂ§Ă£o de motoristas em processos
seletivos.
O simulador
Navig Ă© produzido pela Virage Simulation, empresa canadense que utiliza em seu
processo de desenvolvimento o mesmo conceito de simulaĂ§Ă£o aerea. “Os
engenheiros da Virage vieram da CAE, que Ă© uma empresa referĂªncia em
simuladores aĂ©reos. Foram responsĂ¡veis pelo desenvolvimento de alguns
simuladores da Airbus, Boing e da Embraer”, conta Luciano Burti.
O conteĂºdo teĂ³rico e prĂ¡tico do curso foi desenvolvido em
parceria com o CFTC (sigla em francĂªs que significa Centro de FormaĂ§Ă£o de
Transporte de Charlesburg), um centro de treinamento para caminhoneiros baseado
em Quebec, no CanadĂ¡, que conta com mais de 120 caminhões prĂ³prios, 20 cursos,
sendo a maioria deles associados ao uso de simuladores. “Essa parceria foi essencial para o desenvolvimento dos cursos e mĂ©todos
de avaliaĂ§Ă£o da nossa empresa. Sabemos que o simulador Ă© a ferramenta
principal, porém, precisa de uma metodologia apropriada para alcançar seus
resultados”, explica Burti.
Por
enquanto, a empresa possui duas Unidades MĂ³veis de Treinamento para motoristas
de caminhões pesados e ônibus, além de outra para treinamento de motoristas de carros
e VUC (VeĂculo Urbano de Carga). Um dos simuladores para caminhões pesados jĂ¡ estĂ¡ sendo testado em SĂ£o Paulo pela Braspress,
uma das maiores transportadoras especializadas em encomendas expressas no
Brasil. “A ideia Ă© aumentar o nĂºmero de simuladores conforme a demanda do
mercado”, explica Burti.
A Navig
estĂ¡ desenvolvendo em parceria com a Braspress um laboratĂ³rio de treinamento
antes de disponibilizar o serviço ao mercado. “AlĂ©m disso, estamos finalizando
a climatizaĂ§Ă£o dos softwares para as caracterĂsticas do nosso paĂs”, conta
Burti
Segundo
Urubatan Helou JĂºnior, controller de frota da Braspress, um dos principais atrativos do simulador Ă©
que nĂ£o Ă© preciso deslocar os motoristas atĂ© um local para fazer o treinamento.
“O fato de o simulador vir atĂ© a empresa diminui o Ă´nus que terĂamos com o
deslocamento do profissional”, comenta. Helou JĂºnior acrescenta que fazendo o
curso na prĂ³pria transportadora, o motorista pode conciliar atividades de
aprendizado no simulador com exercĂcios prĂ¡ticos no pĂ¡tio.
0 ComentĂ¡rios