Navig lança unidade mĂ³vel para treinamento de motoristas

A soluĂ§Ă£o oferecida pela empresa do piloto e comentarista, Luciano Burti, auxiliarĂ¡ frotistas e transportadores a qualificar profissionais do volante com eficiĂªncia e praticidade

Texto e fotos: Navig

Com objetivo de proporcionar ao setor de transporte rodoviĂ¡rio de carga e passageiros uma alternativa rĂ¡pida e eficaz para solucionar o problema da falta de profissionais qualificados ao volante um dos principais desafios enfrentados atualmente por empresas transportadoras no Brasil, o piloto e comentarista, Luciano Burti, constituiu a empresa Navig, especializada em treinamento e reciclagem para motoristas de caminhões e Ă´nibus. Trata-se de cursos oferecidos atravĂ©s de simuladores, utilizando tecnologia similar as empregadas em treinamentos aĂ©reos.


O equipamento funciona dentro de um escritĂ³rio mĂ³vel que serĂ¡ transportado de caminhĂ£o. “Esse Ă© um dos principais diferenciais da Navig jĂ¡ que a Unidade MĂ³vel de Treinamento (UMT) irĂ¡ atĂ© o cliente e ficarĂ¡ Ă  sua disposiĂ§Ă£o o tempo necessĂ¡rio”, diz Luciano Burti, proprietĂ¡rio da Navig.


De acordo com Burti, a Unidade MĂ³vel de Treinamento Ă© auto-suficente. Basta um espaço para estacionĂ¡-la dentro dos perĂ­metros da empresa. AlĂ©m de oferecer a Unidade MĂ³vel com o simulador, a empresa disponibiliza ao cliente dois instrutores que cuidarĂ£o do treinamento teĂ³rico e prĂ¡tico dos motoristas. No fim do curso, hĂ¡ mensuraĂ§Ă£o de resultados. “Nos meses seguintes ao treinamento, acompanharemos o resultado desses motoristas em seu dia a dia e ele receberĂ¡ o Certificado de QualificaĂ§Ă£o da Navig, caso atinja os resultados de acordo com o curso que foi ministrado”, conta Luciano Burti.
Importado do CanadĂ¡, o simulador Navig dispõe de diversos mĂ³dulos de treinamento. O carro-chefe Ă© o curso de direĂ§Ă£o econĂ´mica, que leva o motorista a economizar combustĂ­vel durante o trajeto. “ApĂ³s preparar-se com esse mĂ³dulo, o motorista Ă© capaz de diminuir em 10% a mĂ©dia de consumo de combustĂ­vel. Em alguns casos chega a 15%, conta Burti. Outro foco do curso Ă© direĂ§Ă£o defensiva.  Segundo Burti, o simulador tambĂ©m poderĂ¡ ser utilizado como uma ferramenta para avaliaĂ§Ă£o de motoristas em processos seletivos.


O simulador Navig Ă© produzido pela Virage Simulation, empresa canadense que utiliza em seu processo de desenvolvimento o mesmo conceito de simulaĂ§Ă£o aerea. “Os engenheiros da Virage vieram da CAE, que Ă© uma empresa referĂªncia em simuladores aĂ©reos. Foram responsĂ¡veis pelo desenvolvimento de alguns simuladores da Airbus, Boing e da Embraer”, conta Luciano Burti.
O conteĂºdo teĂ³rico e prĂ¡tico do curso foi desenvolvido em parceria com o CFTC (sigla em francĂªs que significa Centro de FormaĂ§Ă£o de Transporte de Charlesburg), um centro de treinamento para caminhoneiros baseado em Quebec, no CanadĂ¡, que conta com mais de 120 caminhões prĂ³prios, 20 cursos, sendo a maioria deles associados ao uso de simuladores.  “Essa parceria foi essencial  para o desenvolvimento dos cursos e mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o da nossa empresa. Sabemos que o simulador Ă© a ferramenta principal, porĂ©m, precisa de uma metodologia apropriada para alcançar seus resultados”, explica Burti.
Por enquanto, a empresa possui duas Unidades MĂ³veis de Treinamento para motoristas de caminhões pesados e Ă´nibus, alĂ©m de outra para treinamento de motoristas de carros e VUC (VeĂ­culo Urbano de Carga). Um dos simuladores para caminhões pesados jĂ¡ estĂ¡ sendo testado em SĂ£o Paulo pela Braspress, uma das maiores transportadoras especializadas em encomendas expressas no Brasil. “A ideia Ă© aumentar o nĂºmero de simuladores conforme a demanda do mercado”, explica Burti.


A Navig estĂ¡ desenvolvendo em parceria com a Braspress um laboratĂ³rio de treinamento antes de disponibilizar o serviço ao mercado. “AlĂ©m disso, estamos finalizando a climatizaĂ§Ă£o dos softwares para as caracterĂ­sticas do nosso paĂ­s”, conta Burti
Segundo Urubatan Helou JĂºnior, controller de frota da Braspress,  um dos principais atrativos do simulador Ă© que nĂ£o Ă© preciso deslocar os motoristas atĂ© um local para fazer o treinamento. “O fato de o simulador vir atĂ© a empresa diminui o Ă´nus que terĂ­amos com o deslocamento do profissional”, comenta. Helou JĂºnior acrescenta que fazendo o curso na prĂ³pria transportadora, o motorista pode conciliar atividades de aprendizado no simulador com exercĂ­cios prĂ¡ticos no pĂ¡tio.