Mercedes-Benz tem o melhor mês em vendas de sua história em setembro

A Mercedes-Benz vendeu mais veículos no mês de setembro deste ano do que em qualquer outro mês anterior.  Um total de 142.994 carros da marca foi entregue a clientes em todo o mundo, o equivalente a um crescimento de 15,9%. Desde o início de 2013, foram vendidas 1.062.638 unidades (+10,1%). No terceiro trimestre do ano, a Mercedes-Benz vendeu 368.201 veículos e registrou crescimento de 18%

Texto e fotos: Mercedes

O terceiro trimestre foi especialmente favorável para a empresa nos Estados Unidos e na China. A Mercedes-Benz também aumentou sua parcela de participação nos mercados europeus e se manteve como a marca premium com maior número de emplacamentos na Alemanha, Japão e Estados Unidos. Muito deste crescimento pode ser atribuído aos modelos compactos e à nova Classe E, que foi lançada com grande sucesso.  A nova Classe S já lidera entre os emplacamentos de veículos novos do segmento na Alemanha.  Com seu lançamento no mercado chinês em setembro, sua presença e posicionamento globais serão ainda mais fortalecidos.


"Nunca antes a Mercedes-Benz vendeu mais veículos em um único mês do que em setembro deste ano. A nova Classe S já é líder destacada no mercado na Alemanha e na Europa. Nossos compactos e a nova Classe E também têm se mostrado muito populares junto aos consumidores", declarou o Dr. Joachim Schmidt, vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis. "Observando os nove meses anteriores, podemos afirmar com segurança que a Mercedes-Benz irá registrar novo recorde de vendas em 2013." 
Em setembro, a Mercedes-Benz entregou 71.085 veículos a clientes na Europa (+14,2%), enfrentando as duras condições do mercado para registrar um excepcional terceiro trimestre (+14% em relação a setembro de 2012). A companhia alcançou um crescimento especialmente forte no mês no Reino Unido (+28%), Turquia (+31,5%) e na Rússia (+20,1%). Na Alemanha, a Mercedes-Benz obteve mais de nove por cento de participação.  Ela liderou o mercado alemão no segmento premium em todos os meses deste ano. 
Na China, o terceiro trimestre foi especialmente bom para a Mercedes-Benz.  Com 56.992 veículos vendidos (incluindo Hong Kong), registrou crescimento recorde de 26,3 %, o que significa que um em cada seis novos veículos da Mercedes-Benz foi vendido a um consumidor chinês. As vendas também foram muito fortes no Japão, onde a empresa entregou 14.558 veículos no período de julho a setembro (+32,8%).  A Mercedes-Benz foi novamente a marca premium com mais licenciamentos no Japão. 
Nos Estados Unidos, a marca anunciou novo recorde de vendas em setembro, quando entregou 24.697 veículos (+6,7%) e foi novamente a fabricante número um de veículos premium.  De janeiro a setembro, a companhia vendeu 215.056 unidades (+12,2%) - também um novo recorde - em seu maior mercado consumidor.  As vendas da Mercedes-Benz aumentaram cerca de 47,5% desde o início do ano nos mercados latino-americanos.  No importante mercado do Brasil, a Daimler logo estará participando com uma nova instalação fabril: a partir de 2016, a nova fábrica na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, produzirá a nova geração da Classe C e o GLA para o mercado local. 
Os novos modelos compactos da Mercedes-Benz têm alcançado destaque em vendas nos últimos nove meses.  Em todo o mundo, 267.467 clientes compraram um automóvel da Classe A, Classe B ou Classe CLA (+68,3%).  O design do CLA tem se mostrado especialmente popular.  Em setembro, o cupê compacto da Mercedes-Benz foi escolhido como o melhor compacto novo no prêmio "Autonis 2013" de design, em votação dos leitores da revista especializada "auto motor und sport".  Também em setembro, a Mercedes-Benz apresentou seu quarto modelo compacto: o GLA está pronto para conquistar o importante segmento dos utilitários esportivos compactos e ganhar novos clientes para a marca na primavera europeia de 2014. 
Um forte crescimento nas vendas em setembro demonstra como os modelos da nova Classe E estão se comportando nos vários mercados: no segmento da Classe E, a Mercedes-Benz registrou recorde de vendas com 34.340 veículos (+26,3%). Desde o início de setembro, a nova Classe E está sendo oferecida na China, onde deverá ajudar ainda mais no crescimento da marca no segundo maior mercado após os Estados Unidos. 
Os utilitários esportivos da Mercedes-Benz já são uma fonte consolidada de sucesso para a empresa e, desde o início do ano, 236.129 SUVs ostentando a estrela de três pontas foram vendidos - um número recorde, que equivale a um crescimento de 17,3%. Três dos cinco modelos de SUVs da companhia são fabricados na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, nos Estados Unidos.  A decisão de produzir esses veículos no Alabama foi tomada há exatamente 20 anos.  O Classe M foi o primeiro veículo a sair da linha de produção local e hoje é o modelo com maior volume de vendas em sua categoria em todo o mundo.  Desde o início deste ano, 89.342 veículos da Classe M foram entregues a clientes em diversos países (+10,5%). 
Desde o início do ano, 73.782 pessoas compraram um smart fortwo (no ano passado inteiro foram vendidas 78.984 unidades).  O compacto com dois lugares está ganhando grande popularidade na China. Um total de 1.640 smarts fortwo foi vendido no país apenas em setembro (+22,5%). 

Panorama das vendas da Mercedes-Benz Automóveis



Setembro de 2013
Mudança em %
Janeiro a Setembro 2013
Mudança em %
Mercedes-Benz
142.994
+15,9
1.062.638
+10,1
smart
8.526
-7,8
73.782
-6,6
Mercedes-Benz Automóveis
151.520
+14,3
1.136.420
+8,9





Vendas da  Mercedes-Benz




Europa
71.085
+14,2
496.696
+7,3
 - Alemanha
22.897
+1,5
191.102
+0,2
NAFTA
28.187
+7,8
244.619
+11,5
 - EUA
24.697
+6,7
215.056
+12,2
Ásia/Pacífico
39.013
+26,2
280.560
+13,4
 - Japão
7.106
+31,4
38.712
+28,8
 - China
20.375
+21,2
155.906
+7,9