MARCOPOLO
CONQUISTA PRÊMIO ABRASCA CRIAÇÃO DE VALOR 2013
Relevantes investimentos em
produtos, processos e equipamentos resultaram na criação de valor
aos acionistas
Texto e fotos: Secco Consultoria
A
Marcopolo, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de soluções para o
transporte coletivo de passageiros, conquistou o Prêmio Criação de Valor 2013,
concedido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca). A
empresa foi reconhecida pela sua atuação e seu relacionamento com os acionistas
e o mercado.
Segundo José Rubens de la Rosa, diretor-geral da
Marcopolo, a companhia, por intermédio de uma gestão transparente, estreitou o
relacionamento com os stakeholders, o que acabou se traduzindo em ganhos
adicionais para os seus acionistas. “Estes ganhos estão refletidos na evolução
das ações preferenciais da Marcopolo, que, em 2012, valorizaram 81,9% em
comparação aos 7,4% do Ibovespa. Nossa estratégia é investir pesadamente em
automação, novos equipamentos e em processos produtivos mais enxutos. Focamos
também na inovação para projetar e construir ônibus mais robustos e ao mesmo
tempo mais leves e aerodinâmicos, com melhor aproveitamento de materiais e que
proporcionem vantagens competitivas aos clientes. Outra ponta de investimento é
na formação e no aperfeiçoamento de nossos colaboradores, bem como na motivação
e no comprometimento de todos esses
funcionários”, explica o executivo.
Em sua segunda edição, o Prêmio Criação de Valor
busca valorizar conceitos mais abrangentes de avaliação de desempenho para os
acionistas, a despeito de seu posicionamento societário relativo. A premiação
avalia quais empresas observaram valorização de mercado acima da expectativa de
retorno do seu acionista, somando os juros praticados a um prêmio de risco proporcional
à volatilidade dos preços de seus papéis.
0 Comentários