GeraĂ§Ă£o Economy do Tector investe em tecnologia de ponta para reduzir consumo e aumentar potĂªncia e torque de novos motores

- Os dois novos caminhões da GeraĂ§Ă£o Economy ganharam novas motorizações mais potentes, fortes e econĂ´micas: reduções de combustĂ­vel de atĂ© 5% na comparaĂ§Ă£o com tecnologias anteriores
- O Tector Stradale Economy Ă© a versĂ£o “Top de Linha” do segmento semipesado, e conta com um motor de 300 cavalos de potĂªncia e 1.050 Nm de torque
- Estreia no segmento de caminhões mĂ©dios, o Tector 15 toneladas Economy Ă© destinado a clientes que atuam em operações urbanas e interurbanas de curta distĂ¢ncia

Texto e fotos: Iveco

A nova GeraĂ§Ă£o Economy marca a entrada de caminhões mais potentes e que ainda reduzem o consumo de combustĂ­vel, um fruto do desenvolvimento e tecnologia de ponta. Os lançamentos Tector 15 toneladas e Tector Stradale com motor de 300 cavalos sĂ£o os primeiros veĂ­culos desta nova geraĂ§Ă£o que serĂ£o apresentados na Fenatran 2013, o 19º SalĂ£o Internacional do Transporte, que serĂ¡ realizado entre 28 de outubro e 1º de novembro, no Anhembi, em SĂ£o Paulo (SP). Em destaque, a economia de combustĂ­vel, que chega a 5%, em comparaĂ§Ă£o com a geraĂ§Ă£o anterior, e ganhos de potĂªncia e torque.
A gama de veĂ­culos Iveco Tector estarĂ¡ nos importantes segmentos de mĂ©dios  e semipesados, no qual atuam caminhões com PBT (Peso Bruto Total) de 15 a 26 toneladas. Dentro do nicho de mĂ©dios (9 a 15 toneladas de PBT), o mercado tem crescido de forma exponencial nos Ăºltimos anos, devendo atingir a marca de 45 mil unidades comercializadas em 2013. JĂ¡ os semipesados (veĂ­culos acima de 17 toneladas) responderam por 27% do mercado total de caminhões em 2012, segundo estudos de mercado do Departamento de Marketing da Iveco.
Do total de 46.663 unidades semipesadas comercializadas no paĂ­s em 2012, 64% tinham traĂ§Ă£o 6x2, 19% eram 4x2, e 16% foram 6x4. “Para 2013, temos um horizonte promissor. Nossa expectativa de crescimento neste mercado estĂ¡ em torno de 8%”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco. Neste ano, a participaĂ§Ă£o da marca no segmento Ă© de 7%.


Tector 15 toneladas Economy

Para atender o nicho de mĂ©dios de 15 toneladas, o Tector Attack 150E21 Economy 4x2 tem um PBT tĂ©cnico (Peso Bruto Total de 16.250 kg) e motor FPT NEF 4 (batizado de N45 pela FPT Industrial), com 4 cilindros e tecnologia SCR, e que entrega 206 cavalos de potĂªncia e 720 Nm de torque. O modelo marca a entrada da gama Tector no segmento de mĂ©dios, que abrange veĂ­culos de 9 a 15 toneladas de PBT.
Junto com a transmissĂ£o mecĂ¢nica Eaton de seis marchas, o motor do 15 toneladas entrega mais rentabilidade: “O N45 teve um aumento em suas cilindradas em relaĂ§Ă£o Ă  versĂ£o anterior (de 3,9 para 4,5 litros), resultando em mais potĂªncia e torque. PorĂ©m, conseguimos uma reduĂ§Ă£o que vai atĂ© 5% no consumo de combustĂ­vel”, diz Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto da Iveco. O percentual de reduĂ§Ă£o Ă© em relaĂ§Ă£o a tecnologia anteriormente utilizada e varia de acordo com a aplicaĂ§Ă£o de transporte.
“O desempenho do 150E21 o torna ideal para percorrer curtas distĂ¢ncias, e poderĂ¡ ser utilizado em entregas urbanas e interurbanas”, acrescenta Motta, enfatizando que se trata de um produto com excelente custo-benefĂ­cio tanto para autĂ´nomos quanto para frotistas.
O desenvolvimento do Tector de 15 toneladas ocorreu no Brasil, com base no CDP de Sete Lagoas e suporte das Engenharias da Iveco italiana, da FPT e de fornecedores parceiros. Cerca de 120 pessoas, entre engenheiros, técnicos e pilotos de teste, aplicaram mais de 60.000 horas para definir este novo produto. Foram feitos mais de 100 testes de campo, rodando um total de 550.000 km.
Entre os destaques do trabalho de desenvolvimento Tector 15 toneladas, vale destacar o desenvolvimento do acionamento do cĂ¢mbio a cabo que permite um aumento no conforto e na precisĂ£o da troca de marchas. “TambĂ©m conseguimos uma melhoria no conforto com a instalaĂ§Ă£o de novas molas parabĂ³licas na suspensĂ£o (para a suspensĂ£o posterior da cabine, foram utilizadas molas helicoidais)”, aponta Motta.
O modelo exposto na Fenatran Ă© o Tector Attack 150E21 Economy com cabine curta e entre-eixos de 4.815 mm, alĂ©m de um tanque de 275 litros, ar-condicionado, banco pneumĂ¡tico e vidro elĂ©trico.


Tector Stradale Economy

“Top de Linha” do segmento semipesado, o Tector 240E30S Stradale Economy mantĂ©m elevado o nĂ­vel de conforto para o motorista, e aumenta ainda mais a potĂªncia e torque de seu trem de força: agora, o motor FPT N67 possui 300 cavalos de potĂªncia e a nova – e mais forte – curva de torque de 1.050 Nm (na faixa de  1.250 rpm a 1.850 rpm).
O Stradale, desde seu lançamento, se destacou por ser o caminhĂ£o mais completo de sĂ©rie do seu segmento com cabine leito teto alto, ar condicionado, farĂ³is de neblina, dois tanques de alumĂ­nio (um total de 700 litros), CD Player, banco pneumĂ¡tico, climatizador,  trava elĂ©trica, vidro elĂ©trico e espelho retrovisor elĂ©trico, posicionando-se como um semipesado “top” do mercado.
“O Tector Stradale com motor FPT N67 foi desenvolvido por uma equipe com 80 profissionais, entre engenheiros, tĂ©cnicos e pilotos de teste. Em mais de 40.000 horas de anĂ¡lises e testes de campo (especialmente nas aplicações vocacionais com betoneira), foram rodados mais de 150.000 km para chegarmos Ă  configuraĂ§Ă£o atual do produto, que passa a entregar maior desempenho, diminuiĂ§Ă£o no consumo do combustĂ­vel e maior vida Ăºtil do motor, devido a sua robustez”, explica Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto da Iveco.
"Com o torque de 1.050 Nm e a calibraĂ§Ă£o especial, desenvolvida no Brasil, obtivemos uma nova curva de entrega mais plana e ampla. Essas alterações deram mais elasticidade aos motores, o que permite uma conduĂ§Ă£o mais tranquila e a manutenĂ§Ă£o de velocidades mĂ©dias mais elevadas”, comenta Motta. Com o torque em faixa mais ampla, as arrancadas do Stradale foram melhoradas e seu desempenho, otimizado nas manobras em baixa velocidade e em trechos com subidas.
Outro destaque da nova motorizaĂ§Ă£o Ă© o seu rendimento. Tanto o N67 quanto o N45 contam com Ă³leo sintĂ©tico em vez do mineral, o que prolonga os intervalos de troca e reduz as possibilidades de danos por carbonizaĂ§Ă£o do motor. Com o Ă³leo sintĂ©tico, as trocas podem ser feitas a cada 60 mil km, enquanto com o Ă³leo mineral elas eram realizadas a cada 40 mil km.
O modelo exposto na Fenatran Ă© o Iveco Tector 240E30S Economy 6x2 com cabine leito teto alto, entre-eixos de 5.670 mm, dois tanques (400+300 litros), roda de alumĂ­nio e o sistema de gerenciamento “Iveco Frota FĂ¡cil”.