Fox completa 10 anos com mais de 1.165.000 unidades vendidas
  • Lançado em outubro de 2003, hatch foi o primeiro modelo no mercado a ter motor 1.0 flexĂ­vel
  • Novo Fox foi o primeiro veĂ­culo da Volkswagen do Brasil a incorporar o visual global da marca
  • Fox 1.0 BlueMotion, com o motor EA 211,  Ă© o Volkswagen mais econĂ´mico do Brasil
  • SĂ©ries especiais marcam a trajetĂ³ria de sucesso do modelo

Texto e fotos: Volkswagen

A Volkswagen estĂ¡ comemorando o dĂ©cimo aniversĂ¡rio do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas atĂ© setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma famĂ­lia de veĂ­culos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
"SĂ£o dez anos de inovaĂ§Ă£o e evoluĂ§Ă£o com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnolĂ³gicos em sua categoria", afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.


Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma tĂ©cnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa Ă© a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira dĂ©cada no Brasil.
Desde seu lançamento, o hatch jĂ¡ trazia dois motores Total Flex, ambos da famĂ­lia EA111: 1.0 e 1.6. AliĂ¡s, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexĂ­vel. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no PaĂ­s a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relaĂ§Ă£o aos outros veĂ­culos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.


AtĂ© hoje, o Fox Ă© o Ăºnico modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal). Outros diferenciais do hatch produzido em SĂ£o JosĂ© dos Pinhais (PR) sĂ£o a ergonomia e a funcionalidade de seu interior. Prova disso Ă© o nĂºmero de porta-objetos espalhados pelo interior.
Outra inovaĂ§Ă£o do Fox na Ă©poca de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauĂ¡, planta nativa da Floresta AmazĂ´nica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituiĂ§Ă£o Ă  fibra de vidro.
Novidades que caĂ­ram no gosto do consumidor brasileiro. JĂ¡ no primeiro semestre de 2006, o Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.
Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoĂ§Ă£o de novo para-choque dianteiro e a opĂ§Ă£o de farĂ³is com duplo refletor.  Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.


Novo Fox
O Novo Fox chegou ao mercado como parte da linha 2010, com novos padrões de conforto, sofisticaĂ§Ă£o e tecnologia. O novo modelo se destaca pela versatilidade, espaço e funcionalidade, melhorando ainda mais as caracterĂ­sticas que fizeram da primeira geraĂ§Ă£o um sucesso.
Mais do que isso, o Novo Fox inaugurou a nova filosofia mundial de design da Volkswagen, implantada pelo chefe de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva. Com linhas semelhantes Ă s dos novos lançamentos da marca, nas quais a simplicidade e a ausĂªncia de acabamentos supĂ©rfluos caracterizam as formas, o Novo Fox foi o primeiro veĂ­culo da Volkswagen do Brasil a incorporar o novo visual da famĂ­lia.
Os motores tambĂ©m foram modificados, passando aos 1.0 e 1.6 VHT. E com o Novo Fox estreou tambĂ©m a transmissĂ£o automatizada ASG, disponĂ­vel para as versões I-Motion equipadas com motor 1.6. O sistema Ă© o mesmo do Polo e permite que a troca de marchas seja feita de forma automĂ¡tica ou manual, por meio da alavanca localizada no console ou por hastes localizadas atrĂ¡s do volante (shift paddles).
Outra evoluĂ§Ă£o importante do Novo Fox foi em seu interior. O painel de instrumentos passou a incorporar porta-luvas com tampa e prioriza ainda mais a funcionalidade, o acesso otimizado aos comandos e a facilidade de leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display TFT e mostradores duplos de quatro agulhas, com tecnologia de ponta, seguindo o conceito dos recentes lançamentos mundiais da marca.
O conforto acĂºstico do Novo Fox tambĂ©m mereceu atenĂ§Ă£o especial. A adoĂ§Ă£o de itens como o teto solar, ofertado como opcional, exigiu alterações importantes na estrutura do carro. As unidades equipadas com teto solar recebem reforços especiais na carroceria, desenvolvidos para manter sua rigidez estrutural e resistĂªncia Ă  torĂ§Ă£o.
Em novembro de 2010, o Novo Fox alcançou a marca de 750 mil unidades vendidas no Brasil.


EficiĂªncia energĂ©tica
Em abril de 2012, o Fox BlueMotion, em sua versĂ£o 1.6, passou a ser o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O modelo passou por modificações na carroceria, na transmissĂ£o e no gerenciamento eletrĂ´nico do motor para tornar-se atĂ© 10% mais econĂ´mico.
Em agosto de 2012, a Volkswagen passou a equipar o Fox com a nova geraĂ§Ă£o de motores 1.0L, da famĂ­lia EA111. O novo propulsor, que estreou no Novo Gol e Novo Voyage, traz a nova denominaĂ§Ă£o TEC (Tecnologia para Economia de CombustĂ­vel), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustĂ­vel e reduĂ§Ă£o de emissões de CO2, garantindo excelente desempenho. No Fox, o benefĂ­cio de economia de combustĂ­vel chegou a atĂ© 3%, em relaĂ§Ă£o ao motor 1.0L VHT (conforme norma NBR 7024).
Simultaneamente Ă  chegada do Fox com o motor 1.0L TEC Ă s concessionĂ¡rias, a Volkswagen comemorava o marco de 1 milhĂ£o de unidades vendidas do Fox no Brasil. Ainda em 2012, todas as versões do Fox passaram a contar com airbags frontais e freios ABS como equipamentos de sĂ©rie.


O Volkswagen mais econĂ´mico do Brasil
Em junho de 2013, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no PaĂ­s o novo motor de trĂªs cilindros 1.0L da famĂ­lia EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produĂ§Ă£o quanto aos recursos de que dispõe. Essa combinaĂ§Ă£o promove notĂ¡vel diminuiĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel e na consequente emissĂ£o de gases.
Com o novo motor, o Fox BlueMotion se tornou o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de trĂªs cilindros e o modelo mais econĂ´mico da marca no Brasil. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0L BlueMotion tem reduĂ§Ă£o de consumo energĂ©tico de atĂ© 16%. Quando estĂ¡ com etanol, a reduĂ§Ă£o Ă© de atĂ© 17%.
Produzido em SĂ£o Carlos, no interior de SĂ£o Paulo, o motor EA211 Ă© Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustĂ­veis em qualquer proporĂ§Ă£o. Sua potĂªncia mĂ¡xima Ă© de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) Ă  mesma rotaĂ§Ă£o, com etanol. O torque mĂ¡ximo Ă© de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantĂ©m por longa faixa de rotações. JĂ¡ a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque mĂ¡ximo estĂ¡ disponĂ­vel.
O EA211 1.0L Ă© o primeiro motor do PaĂ­s nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilizaĂ§Ă£o do tanque auxiliar para gasolina. EvoluĂ§Ă£o do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0L BlueMotion aquece o etanol em uma galeria de injeĂ§Ă£o feita de material polimĂ©rico, que aprimora a eficiĂªncia do conjunto.
Outro destaque da linha 2014 Ă© a nova arquitetura eletrĂ´nica, que possibilitou a toda linha Fox receber recursos tecnolĂ³gicos inĂ©ditos em seu segmento e disponĂ­veis apenas em modelos de categorias superiores.
AlĂ©m disso, a versĂ£o topo de linha do Fox 1.6 deixou de usar o nome Prime e adotou a nomenclatura global Highline, que identifica as versões mais sofisticadas dos modelos Volkswagen. A linha 2014 marcou a estreia desse nome em modelos fabricados no Brasil. NĂ£o apenas o nome da versĂ£o mudou: sua lista de itens de sĂ©rie passou a contar, por exemplo, com ar-condicionado.


SĂ©rie especiais
Nessa sua primeira dĂ©cada no mercado brasileiro, o Fox foi marcado por sĂ©ries especiais. Lançado em maio de 2007, o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a Volkswagen e o pĂºblico universitĂ¡rio. DisponĂ­vel nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira sĂ©rie especial do Fox com foco especĂ­fico no pĂºblico jovem, em sintonia com pesquisas internas da Volkswagen que apontam o modelo como o carro de maior inserĂ§Ă£o no segmento.
Na linha 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fĂ¡brica. Seu estilo era antenado com o gosto do pĂºblico jovem, que aprecia carros que expressam atitude.
No inĂ­cio de 2009, a Volkswagen apresentou o Fox Sunrise, uma sĂ©rie especial com visual ousado e uma sĂ©rie de acessĂ³rios tĂ­picos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, aerofĂ³lio no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.
Ainda com foco no pĂºblico mais jovem, a Volkswagen criou em março de 2011 dois pacotes de personalizaĂ§Ă£o, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fĂ¡brica: o Black Fox e o Silver Fox.


Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6L Total Flex, com atĂ© 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteĂºdo de sĂ©rie diferenciado. Tamanho o sucesso da sĂ©rie especial fez com que a Volkswagen repetisse a aĂ§Ă£o. Resultado: em abril de 2013, junto com a linha 2014, chegou ao mercado o Novo Fox Rock in Rio 2014, ainda mais arrojado visualmente e com equipamentos de sĂ©rie exclusivos.