O modelo reúne conforto e segurança com um motor rápido e econômico

Texto: Eduardo Abbas

É um carro para chamar de seu, completo em todos os sentidos, com um acabamento requintado e com equipamentos de ultima geração. Dirigir um carro desses faz a gente se sentir na Europa, navegando por estradas bem cuidadas, tendo nas mãos um veículo de primeiro mundo.


Eu testei o novo modelo pelas ruas e estradas de São Paulo, e pudemos constatar que as melhorias embarcadas no modelo fazem realmente a diferença na hora de se comprar um carro sedan.  O veículo tem, além do já famoso DNA Ford, a preocupação com o bem estar dos ocupantes e as respostas rápidas necessárias em alguns momentos, tanto no transito da cidade quanto nas estradas que impõem maiores esforços do conjunto mecânico. O Fiesta Sedan é um modelo com classificação A em termos de consumo de combustível e eficiência, segundo os índices do programa INMETRO/CONPET. O motor é o moderno Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumínio e com duplo comando de válvulas variável e independente, que desenvolve 130 cv com tecnologia flex de última geração. Conta com o sistema de partida a frio "Ford Easy-Start", que dispensa o tradicional “tanquinho” de gasolina usado nos veículos bi-combustível. Duas opções de transmissão estão disponíveis para o modelo: a manual IB5 com cinco velocidades e a PowerShift, com seis e que utiliza a tecnologia de dupla embreagem permitindo trocas muito mais rápidas sem perda de torque, ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol. A versão que testamos foi a manual, o consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.


Dentre os itens de conforto, podemos encontrar o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, além de tocador de CD/MP3, com conexão para iPod, USB e seis alto-falantes. Uma novidade é a chave de segurança MyKey, outro item de tecnologia avançada que permite programar a velocidade máxima, o volume do som, disparar avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa quando o carro é usado por outra pessoa. Também nesse pacote, temos o ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos com abertura e fechamento global, freio ABS, duplo airbag, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, tudo muito lindo e moderno, mas que esbarra em um pequeno senão que encontramos e fica difícil não achar que as coisas poderiam ser diferentes. O ajuste do encosto dos bancos dianteiros, que antigamente era feito por uma roda com rosca ajustável, foi substituído por uma alavanca que tem uma graduação variável de posição. Para algumas pessoas, uma posição entre as que lá existem é suficiente e pode passar despercebida, mas no meu caso e de algumas outras pessoas, parece que fica faltando uma posição mais confortável, não existe o meio termo. Talvez a Ford possa voltar com o recurso da roda, não acredito que encareça nem que desvirtue o conjunto tão harmonioso que temos com o carro.


Testamos o Fiesta sedan por uma semana e pudemos comprovar tudo que ele oferece de conforto, desempenho e economia. É um veículo ágil na cidade e rápido na estrada, transporta os passageiros com total conforto e segurança, seja na frente ou atrás. O imenso porta-malas não deixa nada a desejar a outros modelos do segmento, mesmo carregado, não altera em quase nada a estabilidade do carro. O carro que partiu no seu lançamento de R$49.990 até R$58.990, corresponde e atende a uma faixa de consumidores que gostam dos modelos sedan e pagam por isso. O Fiesta sedan é, antes de mais nada, um bom exemplo de custo beneficio que existe no mercado.


É um modelo médio mas que pode ser facilmente confundido com um carro grande, é, na prática, um carrão.