Fiat Strada 2014: novo design, terceira porta e mais volume para carga


A picape mais vendida do Brasil chega Ă  linha 2014 recebendo mudanças significativas e inovadoras.  Sua concepĂ§Ă£o demandou planejamento, pesquisas, anĂ¡lise, e envolvimento de diversas Ă¡reas da empresa. E o resultado final da nova picape Strada Ă© motivo de orgulho para a Fiat

Texto e fotos: Fiat

A grande novidade do novo Fiat Strada 2014 Ă©, sem dĂºvida, a presença da terceira porta, registrando mais uma soluĂ§Ă£o pioneira da marca. DisponĂ­vel para as versões Cabine Dupla, ela estĂ¡ posicionada do lado direito e dobra o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Trata-se de um item que veio para revolucionar os conceitos de conforto e comodidade para o usuĂ¡rio desse segmento. É a Fiat criando tendĂªncias novamente.  


Mas as mudanças foram bem mais amplas. O novo visual externo resultou em linhas mais elegantes e harmĂ´nicas, mas ao mesmo tempo, marcantes e robustas. O Fiat Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centĂ­metros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em uma posiĂ§Ă£o mais elevada e invadindo a lateral, passam modernidade ao modelo, alĂ©m de contribuir com o size-impression da nova picape Strada.


A versĂ£o Working tambĂ©m recebeu um novo para-choque dianteiro, muito mais condizente com sua proposta de robustez e praticidade. AlĂ©m das reformulações visuais citadas, uma sĂ©rie de detalhes inĂ©ditos, externos e internos, tambĂ©m foi adicionada Ă  linha Strada 2014: abertura elĂ©trica da tampa do combustĂ­vel; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure sĂ£o alguns deles. 


A gama do Fiat Strada 2014 serĂ¡ composta por seis versões: trĂªs Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorizaĂ§Ă£o 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex. 
A nova picape Strada Ă© o retrato mais fiel da filosofia da Fiat de manter em seus produtos os mais atuais conceitos de vanguarda e inovaĂ§Ă£o. Mas Ă© a sua trajetĂ³ria que se encarrega de confirmar isso de forma absolutamente clara, jĂ¡ que a picape Strada Ă© a referĂªncia do setor, com design, caracterĂ­sticas e conteĂºdos que sĂ£o Ăºnicos em seu segmento. HĂ¡ 13 anos a Strada Ă© lĂ­der absoluta entre as picapes compactas, alĂ©m de ser o comercial leve mais vendido do mercado brasileiro.


Terceira porta: a Ăºnica no mundo
Entre as vĂ¡rias inovações introduzidas pela Fiat, a que mais chama a atenĂ§Ă£o na linha 2014 Ă© a terceira porta ― do lado direito ― para a versĂ£o Cabine Dupla. Essa foi uma soluĂ§Ă£o tĂ©cnica amplamente estudada pela engenharia, e os maiores argumentos para a sua adoĂ§Ă£o foi a garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuĂ¡rios do banco traseiro. A Strada Ă© a Ăºnica picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.


A opĂ§Ă£o pela terceira porta nĂ£o foi somente uma questĂ£o estĂ©tica, jĂ¡ que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da picape ficou claro que a soluĂ§Ă£o tĂ©cnica mais adequada para o veĂ­culo seria a inclusĂ£o de uma porta reversa e a eliminaĂ§Ă£o da coluna central. 
Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vĂ£o da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com Ă³tima soluĂ§Ă£o estĂ©tica, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.


Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla nĂ£o tem coluna central do lado direito, o que permitiu um enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa soluĂ§Ă£o a Ă¡rea de acesso Ă  sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponĂ­vel para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, Ă¡rea que cresceu para 1 m2 com a nova configuraĂ§Ă£o. Estamos falando de maior ergonomia, conforto e praticidade para entrar e sair do carro. Essa soluĂ§Ă£o tambĂ©m aumenta a segurança do passageiro, jĂ¡ que o embarque e desembarque desses ocupantes sĂ£o feitos exclusivamente pelo lado da calçada.
Um dos cuidados da engenharia foi manter os altos nĂ­veis de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cĂ¡lculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma maior rigidez torcional do conjunto. 


Novo design traz caçamba maior
A picape Strada 2014 tem design mais elegante e marcante, alĂ©m de uma caçamba com mais espaço para carga — ela passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumĂ©trica do mercado.
As laterais da nova picape Strada passaram por uma completa reformulaĂ§Ă£o. Elas ganharam linha de cintura mais alta e novos vidros laterais, que se harmonizam perfeitamente com novo design 2014 do modelo. 


Bem marcante, as lanternas traseiras foram inteiramente renovadas e receberam posicionamento mais elevado, compondo um visual harmĂ´nico entre as novas laterais e tampa traseira, que remetem a um design mais contemporĂ¢neo, condizente com a modernidade da picape, contribuindo ainda no size-impression do veĂ­culo.
Todas as versões ganharam novas molduras para as caixas de rodas e para a tampa traseira que, juntamente com o novo para-choque traseiro, mais envolvente, resultou um visual mais agressivo e robusto para o carro. O porta-escada e a grade de proteĂ§Ă£o do vidro traseiro tambĂ©m foram redesenhados. E a versĂ£o Adventure, por sua vocaĂ§Ă£o off-road, ganhou tambĂ©m uma nova moldura no para-lama. Enquanto a versĂ£o Working, a de entrada, ganhou um novo para-choque dianteiro, na cor preta, que resultou em um visual especialmente robusto, ressaltando sua vocaĂ§Ă£o profissional. 


O Fiat Strada, que jĂ¡ era referĂªncia em termos de dimensões de caçamba e de volume de carga no segmento de picapes compactas, ficou ainda maior: cresceu oito centĂ­metros em altura. Em relaĂ§Ă£o Ă  caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versĂ£o com Cabine Curta, a que obteve maiores benefĂ­cios no que diz respeito ao volume a ser transportado pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.


Uma lista de equipamentos muito mais completa
A nova picape Strada chega ainda mais equipada e segura. Uma grande novidade envolve o sistema de abertura da tampa de combustĂ­vel, que agora pode ser feito eletricamente. Trata-se do mesmo sistema encontrado no Fiat Bravo. Essa Ă© uma clara constataĂ§Ă£o de que mesmo sendo um veĂ­culo tambĂ©m voltado para o trabalho, a picape Strada ainda pode e deve ter o conforto de um automĂ³vel de passeio.
Internamente ela ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do cĂ¢mbio e manopla freio de mĂ£o na cor preta, que se alinham com o visual interno do carro e a nova composiĂ§Ă£o de cores escolhidas para a linha. As versões com Cabine Dupla tambĂ©m ganharam quatro novos porta-objetos, e a versĂ£o Adventure recebeu quadro de instrumentos com uma grafia mais moderna ― que melhora significativamente a visualizaĂ§Ă£o diurna e a leitura dos instrumentos. AlĂ©m disso, a Adventure equipada com cĂ¢mbio Dualogic® Plus pode vir com volante multifuncional forrado em couro, com a opĂ§Ă£o de mudanças de marchas por meio de borboletas. A versĂ£o top da gama tambĂ©m vem de sĂ©rie com rodas de liga leve com aro de 16”.


Fiat Strada: gama 2014
O Fiat Strada Ă© uma referĂªncia para o segmento de picapes pequenas em funĂ§Ă£o de permanentes inovações tecnolĂ³gicas e pela exclusividade de soluções e componentes. Tem visual robusto, inovador, moderno, alĂ©m da grande versatilidade para o consumidor. Com trĂªs opções de cabines, trĂªs opções de motor e trĂªs nĂ­veis de acabamento, ela oferece a mais completa gama do mercado e o melhor custo x benefĂ­cio para o cliente. Integra o conceito de picape que reĂºne capacidade de carga e praticidade para o trabalho, com o conforto e a segurança de um carro de passeio.
As trĂªs motorizações, conhecidas e confiĂ¡veis da picape Strada, estĂ£o divididas de acordo com a versĂ£o de acabamento. A Working vem equipada com o robusto e econĂ´mico motor Fire 1.4 Flex, com potĂªncia de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que proporciona alto desempenho com baixo consumo de combustĂ­vel. Com baixos ruĂ­dos e nĂ­veis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potĂªncia de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure estĂ¡ reservada a motorizaĂ§Ă£o mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potĂªncia de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).


Strada Working 1.4 Flex chega com um novĂ­ssimo design e continua sendo oferecida com trĂªs opções de cabine: Curta, Estendida e Dupla. Airbags frontais e freios com assistĂªncia ABS agora sĂ£o itens de sĂ©rie em todas as versões. Na parte externa, o novo para-choque na cor preta harmoniza melhor com seu visual, que passou a ser ainda mais robusto, colaborando para compor o visual de um veĂ­culo que tem sua utilizaĂ§Ă£o mais voltada para o trabalho. A versĂ£o de entrada da Strada tambĂ©m conta com a terceira porta traseira para a versĂ£o Cabine Dupla, que facilita o acesso ao seu interior. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas tambĂ©m sĂ£o itens de sĂ©rie, assim como vĂ¡rios outros equipamentos.


Strada Trekking 1.6 16V Flex passou por reformulações em sua gama e a partir de agora serĂ¡ oferecida com Cabine Dupla. Extremamente bem equipada, alĂ©m de itens importantes que jĂ¡ constavam da sua listagem como direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica, travas e vidros elĂ©tricos e volante com regulagem de altura, passarĂ¡ a contar, de sĂ©rie, com ar-condicionado e abertura elĂ©trica da tampa do combustĂ­vel. Por se tratar de um modelo com Cabine Dupla, tambĂ©m virĂ¡ com a terceira porta como item de sĂ©rie.


Strada Adventure 1.8 16V Flex continua com as versões com Cabine Estendida e Dupla. Mas para 2014, o modelo que Ă© topo de gama da linha passa a contar com algumas novidades. Entre seus itens de sĂ©rie se destacam: rodas com 16 polegadas calçadas com novos pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elĂ©trica da tampa do combustĂ­vel, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna e, tambĂ©m, a terceira porta traseira para a versĂ£o Cabine Dupla. A Strada Adventure Ă© a picape mais bem equipada e com melhor custo benefĂ­cio do mercado brasileiro. 
Entre as cores disponĂ­veis, 11 no total, o usuĂ¡rio da picape Strada contarĂ¡ com uma nova opĂ§Ă£o de lançamento, o Vermelho Opulence. 


Opcionais exclusivos
Apesar de a nova picape Strada ser um dos carros mais bem equipados do mercado, o usuĂ¡rio pode dispor de itens ainda mais exclusivos, que nĂ£o estĂ£o Ă  disposiĂ§Ă£o nos demais modelos do segmento. 
Equipamento que somente a picape Strada dispõe, o diferencial blocante Locker ― dispositivo mecĂ¢nico que tem a funĂ§Ă£o de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes ―, chegou na linha Adventure e agora passa a ser disponĂ­vel tambĂ©m para a versĂ£o Trekking. Ele permite que o usuĂ¡rio consiga superar trajetos e obstĂ¡culos que as picapes pequenas nĂ£o conseguem.
O modernĂ­ssimo cĂ¢mbio Dualogic Plus, que proporciona muito mais conforto para o motorista em trajetos urbanos e tambĂ©m facilita nas manobras, passa a estar disponĂ­vel para as duas versões Adventure ― Cabine Estendida e Cabine Dupla.


Linha de acessĂ³rios
Um dos grandes diferenciais dos veĂ­culos da marca Fiat estĂ¡ na possibilidade do consumidor poder contar com um grande leque de alternativas de personalizaĂ§Ă£o. O Fiat Strada, por exemplo, conta com cerca de 40 acessĂ³rios que podem colaborar para melhorar visual, qualidade, desempenho e segurança do usuĂ¡rio. Entre os principais, destacam-se os acessĂ³rios Mopar: novo extensor de caçamba com dupla funĂ§Ă£o, que inclui rampa de acesso; central multimĂ­dia completa com GPS, TV, cĂ¢mara de rĂ©, DVD player, MP3 e Bluetooth™.


15 anos de Strada
Um veĂ­culo extremamente versĂ¡til. O Fiat Strada Ă© um utilitĂ¡rio, mas Ă© tambĂ©m um automĂ³vel, que pode ser usado no dia a dia para o trabalho, para a famĂ­lia, para o lazer, para aventura, ou para o transporte de cargas.
Ele foi lançado em 1998, em complementaĂ§Ă£o Ă  famĂ­lia Palio, em trĂªs versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente a picape Strada conquistou o pĂºblico com qualidades que envolviam estilo, robustez, confiabilidade e versatilidade. Era econĂ´mica para o trabalho e jovem e descontraĂ­da para o lazer.


Em 1999, foi a vez do lançamento da Cabine Estendida, inĂ©dita no segmento. O modelo foi um marco em termos de diferenciaĂ§Ă£o, exibindo maior praticidade e segurança e contribuindo para que o usuĂ¡rio passasse a perceber o Fiat Strada como uma referĂªncia no segmento. 
Em 2000, a picape Strada se tornou lĂ­der de mercado pela primeira vez. Seu sucesso veio confirmar o acerto da marca para o produto e suas qualidades como veĂ­culo. Ainda neste ano, a Fiat fez a primeira reestilizaĂ§Ă£o na linha Palio, assinada por Giorgeto Giugiaro, e a renovaĂ§Ă£o da Strada viria no ano seguinte, 2001. Um dos destaques dessa reestilizaĂ§Ă£o foi a apresentaĂ§Ă£o da Strada Adventure, conceito muito bem-aceito pelo consumidor que seria largamente utilizado pelo mercado posteriormente. 


Em 2004 a picape chega ao mercado usufruindo da sua segunda reestilizaĂ§Ă£o, tambĂ©m assinada por Giugiaro. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteĂºdos e um motor mais potente, o 1.8 Flex. Em 2008, foram procedidas alterações no design que deram Ă  Strada maior tamanho e robustez. Uma Adventure completamente nova, maior, mais imponente, e com maior aptidĂ£o para superar condições adversas de terreno chegou ao mercado. Uma das grandes atrações desse modelo Adventure foi a presença do Locker ― o diferencial blocante ―, que foi introduzido para aumentar a capacidade da picape lidar com situações de solo adversas. Ainda em nossos dias, a Strada continua a ser a Ăºnica picape da categoria a contar com esse tipo de equipamento. 
Em 2009 a Fiat inovou mais uma vez. Lançou a primeira e Ăºnica picape compacta com cabine dupla do Brasil, configuraĂ§Ă£o que nĂ£o Ă© encontrada em nenhum outro modelo Ă  disposiĂ§Ă£o do mercado. No ano seguinte, em 2011, o Fiat Strada recebeu o cĂ¢mbio robotizado Dualogic® que, logo em seguida, evoluiu para o avançado Dualogic® Plus. Este cĂ¢mbio proporciona ao condutor mais conforto e praticidade, tornando-se uma alternativa para os motoristas que querem conduzir seu veĂ­culo de forma manual ou automĂ¡tica.
A quarta reestilizaĂ§Ă£o da Strada aconteceu em 2012, fazendo com que design, atributos e qualidades fossem alinhados com os demais modelos da famĂ­lia Fiat, aumentando ainda mais sua atratividade e competitividade. Foi introduzida uma nova gama de versões que apresentavam o novo design, acabamento interno e diversos conteĂºdos, alĂ©m de definir a Strada Working como modelo de entrada da marca no segmento. E agora, em 2013, ela ganha um novo visual e inova outra vez com a terceira porta.


Entre as picapes compactas o desempenho de vendas da Strada Ă© notĂ¡vel. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participaĂ§Ă£o de mercado de mais de 50% em seu segmento.