Em estande inovador
e interativo Scania apresenta na Fenatran 2013 os modelos Streamline e o novo
620 8x4 com CMT de 250 toneladas
Espaço abriga 12 caminhões, faz
alusões às séries de sucesso no Brasil, com destaque para o pioneirismo no motor
a etanol e a tecnologia global do propulsor V8
Texto e fotos: Scania
A Scania lança na
Fenatran 2013 uma nova era para o mercado de caminhões: o da rentabilidade
máxima para o cliente. Esse conceito permeia todas as soluções da marca e estará
bem representado no Streamline. A fabricante sueca também apresenta ao público o
novo R 620 8x4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310
6x4, com redutor nos cubos (sucesso de vendas da Linha Off Road 2013). O 19º
Salão Internacional do Transporte será realizado em São Paulo de 28 de outubro a
1º de novembro.
No estande, de 2 mil metros
quadrados, dividido em oito espaços personalizados, outra atração é o
caminhão-show Streamline R 620 V8 equipado com algumas das mais altas
tecnologias que a Scania pode oferecer globalmente. Além dos 12 veículos, estão
em exposição três motores, um deles movido a etanol, e o público pode interagir
com o estande em diferentes áreas.
A grande surpresa reservada para os
visitantes é uma viagem pelo tempo por meio de pinturas especiais de oito dos 12
caminhões expostos. A simbologia representada pelas cores faz analogia aos
produtos que marcaram a indústria ao longo dos 56 anos de presença da Scania no
Brasil. Entre os símbolos homenageados está o famoso L 111, ou o
“jacaré”.
Os veículos da Scania em exposição
na Fenatran são: P 250 6x2 e P 310 8x2 (da linha de semipesados); R 440 6x2, R
Highline 480 6x4, o caminhão-show R 620 V8 6x4 Highline e o G 400 6x2 (os
representantes dos rodoviários Streamline); P 310 4x2 e P 360 6x2 (linha
rodoviária de cabine P); além do lançamento R Highline 620 8x4 para 250
toneladas indicado para o segmento de cargas indivisíveis, e dos modelos fora de
estrada G 480 6x4, G 440 8x4 e o recém-lançado P 310 6x4, com redutor nos
cubos.
“Queremos mostrar e reforçar no
mercado que a Scania é o maior símbolo de soluções para o segmento de
transportes. Nesta Fenatran estamos lançando os caminhões Streamline que marcam
uma nova era de rentabilidade no Brasil”, salienta Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Também apresentamos o R
620 8x4, com motor V8, para cargas indivisíveis, e não nos esquecemos da
sustentabilidade, pois a Scania é uma empresa pioneira no desenvolvimento de
tecnologias para a redução de CO2.”
O estande da Scania está dividido
em oito áreas, que representam soluções para o cliente, todas integradas entre
si. Os espaços são Streamline, Soluções Scania (Veículos, Serviços e Soluções
Financeiras), Veículos Off Road, Semipesados e Rodoviários, Motorista,
Sustentabilidade e Scania Shop.
“A Scania está sendo cada vez mais
reconhecida como uma empresa que oferece soluções de transporte com veículos e
serviços integrados e que proporcionam uma economia superior de combustível,
produtividade, rentabilidade e baixo custo operacional”, diz Leoncini. “Quem
visitar o nosso estande perceberá o quanto colocamos num mesmo pacote veículos,
serviços, motores, soluções financeiras (Scania Banco e Consórcio Scania) e
pessoas para atender às necessidades dos clientes e dos clientes dos nossos
clientes.”
Área repleta de soluções para os
clientes
Todos os perfis de clientes
encontrarão grande volume de informações técnicas e comerciais sobre as linhas
Scania de caminhões e motores, de serviços e serviços financeiros. Ao lado de
cada um dos 12 caminhões há totens com telas touchscreen de 42 polegadas que
mostram os conteúdos e interagem com o usuário. Com exceção dos quatro
Streamline, os outros oito veículos têm cores especiais que lembram sucessos da
história da Scania no País. Será possível conhecer cada um conferindo em seu
respectivo totem as informações técnicas e um pôster do histórico
modelo.
No Espaço Streamline, o público
pode visualizar todas as vantagens dos seus caminhões, entre elas, o motor de
alto torque que gera mais desempenho, a máxima disponibilidade com os Programas
de Manutenção Scania e os implementos que podem ser atrelados aos modelos. Os
visitantes também são convidados a viver uma Experiência Streamline com uma
atividade interativa que reforça os pilares do produto: economia de combustível,
disponibilidade, desempenho e foco no
motorista.
O estande traz um espaço dedicado
às Soluções Scania (Veículos, Serviços e Soluções Financeiras), onde é possível
conhecer todas as linhas de caminhões e pacotes de serviços, e ainda fazer
simulações instantâneas das modalidades de financiamento e seguro do Scania
Banco, bem como projeções de cotas do Consórcio Scania. “O cliente terá uma
visão completa de tudo o que a Scania oferece para seu negócio ser ainda mais
rentável”, diz Leoncini.
Na área de Veículos Off Road, o
visitante vai se deparar com novidades, mas a grande estrela é o R Highline 620
8x4 com a capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas, a maior do
mercado, e equipado com motor V8 de 620 cavalos de potência.
O R Highline 620 8x4 é um dos oito
caminhões que está pintado de forma personalizada para relembrar os produtos que
marcaram a presença da Scania nos 56 anos de Brasil. Na cor preto jubileu, ele
faz uma homenagem à Série Especial Jubileum, lançada em 1991, que marcou a comemoração do centenário mundial de
fundação da Scania. Com ela, chegaram os caminhões 113/143 (Série 3) com
potências de até 450 cavalos, as maiores do mercado à
época.
Outro lançamento é o P 310 6x4,
agora com redutor nos cubos dos eixos traseiros, que permite tracionar até 100
toneladas. Ele chegou com a linha Scania Off Road 2013, a mais customizada do
mercado. O P 310 foi pintado na cor vermelho mandarim e representa a chegada das
revolucionárias cabines P, G e R em 2007.
Os modelos G 480 6x4 e G 440 8x4
completam a lista dessa área. O primeiro (vermelho pimenta) foi escolhido para
coroar o R 440, o caminhão atualmente mais emplacado da indústria, que marcou a
introdução dos motores Euro 5 em janeiro de 2012. O segundo (branco com faixa
cinza) faz uma homenagem ao 112 HS, da linha T, lançado em 1983 como pioneiro no
uso do intercooler.
No Espaço Veículos Semipesados, o
público tem acesso a uma tela de LED instalada na parte de trás da cabine de um
dos produtos expostos com informações em tempo real sobre a atuação da Scania
nesta categoria.
“Somos a marca que mais cresce nos
semipesados e o P 310 8x2 é o nosso campeão de emplacamentos. Outro sucesso, o P
250, tem sido cada vez mais desejado pelos consumidores. A Fenatran é uma
oportunidade de popularizar a nossa linha, que ganha a cada mês mais
participação de mercado.”
A pintura vermelho rubi do P 310
8x2 faz lembrança ao Rei da Estrada de 2010, que exalta todas as gerações de
motores V8 da marca. Já o P 250 6x4 (prata diamante) celebra os Novos Caminhões
Scania, que chegaram em 2009 com as novas cabines G e R e posteriormente
P.
O P 360 6x2 e o P 310 4x2 fazem
parte do ambiente Veículos Rodoviários, e são comercializados como modelos de
entrada neste segmento. O primeiro, na cor azul celeste, faz alusão ao R 113 um
dos produtos mais famosos da Scania e foi escolhido em 1993 para ser o veículo
de número 100 mil fabricado no Brasil. O mais conhecido caminhão Scania da
história brasileira, o “jacaré” L 111, lançado em 1976 com a Série 1, teve sua
inesquecível e inconfundível cor laranja materializada no P 310
4x2.
“Toda a simbologia das cores resgata os pilares históricos, que sempre estarão em evidência na atuação da Scania no País. São eles pioneirismo, inovação, robustez, segurança, conforto, rentabilidade, confiança e Produto Premium”, revela Leoncini. “Essas características estão ainda mais potencializadas com a chegada do Streamline, a nova referência de economia de combustível e de soluções integradas, de produtos e serviços, do mercado. Ou seja, o Streamline é o novo símbolo Scania no Brasil.”
O Espaço Motorista foi
especialmente pensado para os amantes da competição Melhor Motorista de Caminhão
do Brasil (MMCB). Já no embalo da edição de 2014, os visitantes têm acesso a
informações sobre o formato das inscrições, a chance de tirar dúvidas e testar
suas habilidades, por meio de um simulador das provas. Aqueles que somarem o
maior número de pontos ganharão brindes.
Também será possível “sentir a
sensação de ser um campeão do MMCB”. O pódio do evento está presente com troféus
e medalhas para o público se divertir e tirar fotos alusivas. Além disso, os
campeões e alguns finalistas das quatro edições do MMCB estarão presentes na
feira.
Já o Espaço Sustentabilidade
(Motores e Trem de Força) mostra toda a expertise da marca em soluções
sustentáveis que imprimam pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias, sua
preocupação na qualificação de motoristas e na comercialização do motor a etanol
na América Latina. Nessa área serão expostos três produtos. Um deles é
justamente o motor movido a etanol (DC09 E02 270), uma exclusividade da Scania
no mercado latino-americano, que gera 270 cavalos de potência e emite 90% menos
CO2. Atualmente, dois caminhões a etanol P 270 estão sendo usados em testes pela
Natura, em São Paulo, por meio de sua parceira logística Coopercarga.
Além do DC09 E02 270, há um motor
para grupos geradores de energia modelo DC13 072A, que serve para diversos tipos
de aplicações, especialmente, nos setores hospitalar, imobiliário e de eventos.
Completa a área, um conjunto trem de força Euro 5 (propulsor 13 litros, caixa de
transmissões e diferencial R885), que demonstra as vantagens da linha Scania, a
que mais vende caminhões pesados com esta nova tecnologia.
Nesse espaço há um painel especial
em que o visitante pode conectar seu pen drive e levar para casa todo o conteúdo
da Scania na Fenatran 2013, como catálogos, vídeos, fotos, ringtones e
wallpapers.
Por último, para os fãs que desejam
adquirir produtos da “Marca do Grifo”, o estande possui o Scania Shop, uma loja
com diversos tipos de itens como roupas, canecas, chaveiros e
miniaturas.
Conheça os caminhões Scania na
Fenatran 2013 e suas principais características
Streamline R 440 6x2
O R 440, campeão de emplacamentos
da Scania e da indústria no ano, também ganhou sua versão Streamline. O pesado
que já é reconhecido como o mais econômico pelos clientes agora pode reduzir em
até 4% o consumo de diesel, em comparação à linha Euro 5. O veículo tem 440cv de
potência e desenvolve eficiente torque de 2.300Nm já a 1.000 rpm, garantindo uma
economia superior. Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no
mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), o R 440 é capaz de
oferecer a melhor rentabilidade com a máxima disponibilidade, aliado a programas
de manutenção que se ajustam às necessidades do transportador.
Streamline R Highline 480
6x4
Modelo que vem se destacando entre
os pesados também passa a contar com a versão Streamline, que pode reduzir em
até 4% o consumo em relação à atual linha Euro 5. Com
motor 13 litros de 480cv,
desenvolve torque de 2.400Nm já a 1.000 rpm, gerando maior economia de
combustível. Está equipado com a caixa automatizada de maior destaque no
mercado, o Scania Opticruise (agora na quarta geração), oferece CMT de 78 ton e
a cabine de maior ergonomia e conforto do segmento.
Streamline G 400
6x2
Um dos pesados de maior destaque no
mercado, também passa a contar com a versão Streamline. O modelo é reconhecido
pela flexibilidade em diversas operações e superior rentabilidade,
disponibilidade e economia. Equipado com motor 13 litros de 400cv, possui
distância entre-eixos de 3.500 mm como padrão e opcionais de 3.100 e 3.900 mm. A
cabine G, famosa por ser a mais confortável da categoria, traz novidades como o
novo climatizador, agora de série nos veículos Streamline.
Caminhão-show Streamline R 620
6x4 Highline
O caminhão de cabine mais luxuosa,
confortável e de motor mais potente produzido no mercado brasileiro está
presente na Fenatran. A novidade passa a ser sua versão Streamline.
Para celebrar o Salão Internacional
2013, a Scania preparou uma surpresa ao público. Transformou o modelo num
verdadeiro caminhão-show, pois ele está equipado com alguns dos itens mais
tecnológicos que a fabricante pode oferecer mundialmente. O motor de 16 litros
tem 8 cilindros em “V”, gera 620cv de potência e desenvolve o impressionante
torque de 3.000Nm. Ambos permitem uma aceleração mais rápida e velocidade média
mais alta.
O R 620 6x4 Highline tem assentos
V8 de couro, rádio com GPS, climatizador, novo computador de bordo, geladeira,
luzes de LED, novo farol mundial de xenônio, freios eletrônicos EBS, Programa
Eletrônico de Estabilidade (ESP) – que atua na correção da trajetória e
estabiliza o veículo em curvas muito rápidas, piloto automático Ecocruise,
para-choque rebaixado que “abraça” os degraus e rodas de alumínio.
Ele também está equipado com
cafeteira, bateria dupla e as tecnologias AICC e LDW, itens ainda não
disponíveis pela Scania no Brasil. O AICC (Controle de Cruzeiro Adaptável)
permite que o motorista programe uma velocidade de cruzeiro que se adapte às
situações da via, diminuindo ou voltando ao patamar escolhido quando necessário.
Já o LDW (Lane Departure Warning) é um importante item de segurança que pode
evitar acidentes, pois seu leitor externo da faixa da via alerta o condutor, por
meio de aviso sonoro na cabine, quando ele mudar de pista sem sinalizar com
seta, fato causado por distração ou sonolência.
P 310 4x2
Modelo que tem feito sucesso,
especialmente, pela flexibilidade em diversos tipos de operação e pela
eficiência, rentabilidade e economia de combustível que oferece ao cliente. Esse
cavalo mecânico, equipado com motor 9 litros de 310cv de potência, está
disponível na cabine P curta ou leito e disponibiliza uma distância entre-eixos
de 3.550 mm.
P 360 6x2
O segundo caminhão mais vendido
pela Scania em 2013 se destaca pela rentabilidade, economia de combustível e
disponibilidade. Seu motor de 13 litros possui 360cv de potência e desenvolve
torque eficiente já nas baixas rotações. Suas características principais na
operação são a velocidade média alta e uniforme, que reduz o consumo. Possui
distância entre-eixos de 3.500 mm como padrão e opcionais de 3.100 e 3.900
mm.
P 250 6x2
Mais uma opção Scania nos
semipesados, o modelo conta com itens de série exclusivos no segmento: balança
digital no painel e suspensão a ar. A suspensão pneumática agrega capacidade
superior e maior preservação da carga na operação. O P 250 possui cabine-leito,
é mais fácil de ser manobrado, consome menos combustível e em virtude das
variações de entre-eixos oferece opções de diferentes comprimentos de
implementos. Desenvolve o maior torque da categoria: 1.150Nm já a 1.000
rpm.
P 310 8x2
O campeão de emplacamentos da
Scania no segmento de semipesados se diferencia por ter exclusivo quarto eixo de
fábrica. Ele também é o único semipesado a ter de série cabine-leito, caixa
automatizada como opcional (o Scania Opticruise), balança digital no painel
(mede o peso e ajuda o motorista a estar dentro da Lei da Balança) e suspensão a
ar; além de desenvolver o maior torque da categoria (1.550Nm), que garante menor
consumo e maior agilidade. O modelo tem a maior capacidade volumétrica de carga
da categoria (na opção de entre-eixos de 6.300 mm), que propicia maior área
disponível para o carregamento.
G 480 6x4
Um dos maiores destaques no mercado
fora de estrada, conta com motor de 480cv e cabine G na versão leito, a mais
confortável e de maior adaptação a diversos tipos de operações. Outro
diferencial é o torque de 2.400Nm entre 1.000 a 1.350 rpm, o maior entre os
concorrentes e que confere a máxima rentabilidade com economia superior em
baixas rotações. Tem a maior CMT da categoria (150 t), caixa totalmente
automatizada Opticruise e Driver Support.
R Highline 620 8x4 (250
toneladas)
Outro lançamento da Scania na
Fenatran é o V8 para o transporte de cargas indivisíveis, agora com configuração
de rodas 6x4/8x4. O caminhão chega para atender aos clientes que buscavam uma
solução para este segmento. O modelo estreia a capacidade máxima de tração de
250 t, a maior do mercado. O veículo, de motor 16 litros V8 de 620cv, que pode
desenvolver torque de 3.000Nm, é o mais potente fabricado no Brasil. Conta com
caixa totalmente automatizada Opticruise, Driver Support e freio auxiliar Scania
Retarder.
G 440 8x4
Modelo equipado com a caixa
totalmente automatizada Opticruise, que dispensa o uso do pedal de embreagem e
traz os novos modos de condução Potência e Off Road. Ele conta com o Driver
Support e outros atributos que o caracterizam como a melhor solução para
operações fora de estrada, como Scania Retarder, Hill Hold (assistente para
partida em rampas) e sistema de suspensão reforçada, que proporcionam PBT de 50
t e CMT de 150 t, os maiores da categoria.
P 310 6x4
Lançamento da linha Off Road 2013,
esta versão com redutor nos cubos possibilita tracionar até 100 toneladas e já é
um sucesso. Com motor de 310cv, desenvolve torque de 1.550Nm e proporciona
economia superior já nas baixas rotações. A Scania é a única a comercializar a
caixa totalmente automatizada Opticruise, para essa faixa, e Driver Support.
Oferece a cabine mais confortável e ergonômica, o maior torque e a maior
economia de combustível da categoria.
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