Depois de rodar 24 mil Km, Flecha Azul encerra ciclo de 65 viagens comemorativas

Modelo restaurado e customizado do clĂ¡ssico Ă´nibus da ViaĂ§Ă£o Cometa empolgou os passageiros saudosistas

Texto e fotos: Cometa
 

Saudosismo e paixĂ£o marcaram as 65 viagens comemorativas do modelo totalmente restaurado e customizado do clĂ¡ssico Ă´nibus Flecha Azul, da ViaĂ§Ă£o Cometa. Durante dois meses, os aficionados por veĂ­culos antigos puderam experimentar a sensaĂ§Ă£o de embarcar num Ă´nibus que marcou Ă©poca por seu estilo e se tornou um dos mais lembrados pelos passageiros.


A primeira jornada do Flecha Azul teve inĂ­cio com a rota SĂ£o Paulo-Belo Horizonte no dia 24 de agosto, e o roteiro foi concluĂ­do no dia 23 de outubro, quando o Ă´nibus retornou de Campinas, depois de cobrir um total de 19 localidades. Foram 24 mil quilĂ´metros rodados sob o comando de Marcos Adriano PaixĂ£o Ernesto e Ricielli Antunes, escolhidos entre 1.200 motoristas para assumir o comando do Flecha Azul, trajados no mesmo estilo de Ă©poca para proporcionar aos passageiros uma experiĂªncia de viagem rodoviĂ¡ria repleta de nostalgia.
Agora, o clĂ¡ssico modelo vai ocupar um lugar de destaque no acervo histĂ³rico da ViaĂ§Ă£o Cometa. Em novembro participarĂ¡ da expo VVR (Viver, Ver e Rever), evento de caminhões e Ă´nibus antigos, no Memorial da AmĂ©rica Latina, em SĂ£o Paulo.
AlĂ©m de Belo Horizonte e SĂ£o Paulo, o Ă´nibus cruzou vĂ¡rias estradas com destino Ă s cidades de Juiz de Fora, Poços de Caldas, Caxambu, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Curitiba, alĂ©m dos municĂ­pios paulistas de SĂ£o JosĂ© do Rio Preto, Franca, Araraquara, RibeirĂ£o Preto, Lorena, Itapetininga, Santos, Sorocaba, JundiaĂ­, Campinas e Praia Grande.
Em cada viagem, uma miniatura do veĂ­culo foi sorteada entre os passageiros. JĂ¡ a promoĂ§Ă£o “Conte sua histĂ³ria com a Cometa”, divulgada na fanpage da empresa no facebook, recebeu 193 histĂ³rias, premiando 15 pessoas e acompanhantes com passagens para a 65ª viagem e um almoço especial. 
Para o motorista Marcos Ernesto, uma das viagens mais marcantes foi para Belo Horizonte, por ser a primeira do Flecha Azul. “Nosso Ă´nibus praticamente fechou a rodoviĂ¡ria, com passageiros e busĂ³logos abraçando e beijando a lateral e a frente do veĂ­culo. Para mim e o Ricieri Antunes, representou uma volta ao passado e um orgulho. Ao dirigir especificamente esse Ă´nibus Ă© possĂ­vel sentir a ‘pegada’ da troca de marchas e a sintonia somente pelo ronco do motor”, afirma o motorista, hĂ¡ 11 anos dirigindo pela ViaĂ§Ă£o Cometa.
Segundo o presidente da empresa, Carlos OtĂ¡vio Antunes, a campanha desenvolvida com o Flecha Azul em comemoraĂ§Ă£o aos 65 anos foi alĂ©m das expectativas. Ao todo foram 2.561 passageiros, entre saudosistas e jovens admiradores da marca, que acompanharam grande parte das viagens.

“É muito gratificante ver o reconhecimento e a afeiĂ§Ă£o de nossos clientes, as publicações nas redes sociais, o entusiasmo a cada post na fanpage. NĂ³s nos aproximamos muito de nossos clientes com essa campanha, e esse Ă© um canal que pretendemos manter ativo, construindo relações transparentes e verdadeiras para gerar a satisfaĂ§Ă£o de todos que se relacionam com a organizaĂ§Ă£o, por meio de uma equipe valorizada, competente e realizada”, afirma Antunes.

Todo o processo de restauraĂ§Ă£o customizada de um Ăºnico Ă´nibus recuperado dos mais de 2 mil jĂ¡ utilizados pela ViaĂ§Ă£o Cometa levou cerca de um ano, e o Flecha Azul em questĂ£o foi exatamente o Ăºltimo produzido pela CMA, que fabricava os veĂ­culos. As caracterĂ­sticas tĂ­picas dos Ă´nibus antigos norte-americanos foram mantidas, atĂ© mesmo a depressĂ£o sobre a cabine de direĂ§Ă£o e a carroceria em duralumĂ­nio – resistente e leve, que poupa motor, freios e pneus, algo muito importante para um veĂ­culo com origens em 1963, quando grande parte das estradas brasileiras era precĂ¡ria.
As poucas inovações no modelo restaurado foram os vidros fechados, lanternas de LED, ar-condicionado, pintura metalizada nos tons originais, revestimento interno, chassi Scania K113CL e motor dsc133b01 com cĂ¢mbio G777, valorizando o conforto dos passageiros. O emblema na parte traseira da carroceria ganhou LED interno para iluminar o cometa colorido que faz parte da logomarca original.
Para o motorista e busĂ³logo Leonardo Ramos Adriano, a fascinaĂ§Ă£o por Ă´nibus começou a tomar forma quando, com a famĂ­lia, viajava a SĂ£o Paulo para visitar parentes. “Eu mal dormia nas noites que antecediam as viagens e chorava para sentar na primeira poltrona ao lado do motorista. E, lĂ³gico, tamanha alegria se dava graças Ă  ViaĂ§Ă£o Cometa, com seus superĂ´nibus Flecha Azul, seus bancos de couro, carroceria de duralumĂ­nio e o motor Scania 113”, afirma. Em busca de seu sonho de dirigir um Cometa, ele tatuou no braço esquerdo o desenho do Flecha Azul, com o cometa, uma rosa dos ventos e uma rodomoça.
JĂ¡ o produtor AndrĂ© Accarini, que tatuou o sĂ­mbolo da Cometa no braço e na barriga,  aproveitou as viagens para demostrar a sua paixĂ£o captando com a cĂ¢mera digital imagens do Flecha Azul. “Ao longo da minha vida, a paixĂ£o por esse Ă´nibus sempre se fez presente”.