Daily reĂºne as melhores soluções para entregas urbanas e interurbanas na faixa de 3,5 a 7 toneladas

- Para os segmentos de comerciais leves e mĂ©dios, produtos Iveco garantem agilidade de locomoĂ§Ă£o, baixo consumo de combustĂ­vel e uma grande variedade de implementaĂ§Ă£o para atender vĂ¡rios nichos de distribuiĂ§Ă£o urbana  
- A Daily Ă© o veĂ­culo perfeito para entregas em grandes Ă¡reas urbanas, com legislações cada vez mais exigentes em termos de espaço, peso e condições de trĂ¡fego

Texto e fotos: Iveco

O Iveco Daily Ă© um sucesso comercial. SĂ³ o modelo de entrada, o 35S14 (de 3,5 toneladas de Peso Bruto Total – PBT), entre janeiro e agosto de 2013, apresentou um crescimento de 9% em relaĂ§Ă£o ao mesmo perĂ­odo do ano passado. “Tal fato se deve Ă  forte influĂªncia do bom desempenho do setor varejista, e tambĂ©m ao aumento das restrições de circulaĂ§Ă£o de caminhões. A expectativa da Iveco Ă© de um crescimento mĂ©dio de 4%, quase constante, para esse segmento, uma vez que esses mesmos fatores devem continuar influenciando a demanda por esses veĂ­culos. Por conta do Daily, nosso market share no segmento de 3,5 a 7,9 toneladas Ă© de 26,4%”, fala Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.


As perspectivas comerciais do Daily permanecem positivas: “Hoje, apesar do maior volume de vendas estar concentrado no pequeno autĂ´nomo e no mĂ©dio frotista, notamos que as grandes empresas, no intuito de atender os seus clientes em toda a cadeia logĂ­stica, vĂªm adquirindo veĂ­culos de menor porte, principalmente para distribuiĂ§Ă£o em centros urbanos e prestaĂ§Ă£o de serviços”, analisa Cavalcanti. O Daily sempre foi um campeĂ£o de vendas no Brasil, com mais de 60 mil unidades comercializadas atĂ© hoje no PaĂ­s e cerca de 70 mil em toda a AmĂ©rica Latina.
A GeraĂ§Ă£o Ecoline do Daily trouxe uma completa reformulaĂ§Ă£o em seu interior (painel, bancos e revestimentos), tornando-o o mais confortĂ¡vel e elegante veĂ­culo de seu segmento. Os motores FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), vĂ£o de 147 (versĂ£o 35S14) a 170 cv (demais versões). A transmissĂ£o ZF de 6 marchas tem sua alavanca de mudanças acoplada ao painel. E por conta do novo conjunto motor-transmissĂ£o, o Daily atual Ă© atĂ© 9% mais econĂ´mico que a geraĂ§Ă£o anterior.


A nova geraĂ§Ă£o do Iveco Daily continua a mais versĂ¡til linha de seu segmento. SĂ£o 30 versões de veĂ­culos chassi-cabine e furgĂ£o, incluindo a opĂ§Ă£o cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. No topo da gama, estĂ¡ o 70C17 Daily Truck, com motor de 170 cavalos de potĂªncia. Com capacidade para atĂ© 4.520 kg de carga, ele Ă© Ă¡gil, econĂ´mico e prĂ¡tico. Sua plataforma de carga Ă© baixa em relaĂ§Ă£o ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.
O motor FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (sigla em inglĂªs para RecirculaĂ§Ă£o dos Gases de ExaustĂ£o) possui sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica common-rail, turbo duplo e intercooler. Com bicos injetores de Ăºltima geraĂ§Ă£o com tecnologia “piezomĂ©trica”, o motor garante respostas cinco vezes mais rĂ¡pidas que os bicos anteriores. A pressĂ£o de injeĂ§Ă£o foi aumentada de 1.600 para 1.800 bars e a central eletrĂ´nica foi calibrada para as condições locais. Os dois turbos ampliam o enchimento do motor tanto em baixa quanto em alta rotaĂ§Ă£o. Como resultado, o F1C Dual Stage ganhou em potĂªncia e torque.
A robustez do Iveco Daily tem uma raiz, que Ă© seu exclusivo chassi de aço especial super-resistente. Sobre ele, a nova geraĂ§Ă£o Daily chega em 30 configurações diferentes, levando-se em conta as versões chassi cabine e furgĂ£o, com exclusiva opĂ§Ă£o de cabine dupla e a mais ampla variedade de entre-eixos.


Uma grande novidade da nova geraĂ§Ă£o Iveco Daily Ă© uma versĂ£o para passageiros, batizada de Minibus, que serĂ¡ vendida completa, implementada, diretamente pela Iveco. Dessa forma, a empresa atende a uma das demandas do mercado, de maior simplicidade da escolha e aquisiĂ§Ă£o do produto. “Na maioria dos casos, o cliente tem de comprar o modelo sem bancos e forrações, dirigir-se a uma implementadora, fazer seu pedido, realizar outra transaĂ§Ă£o comercial e financeira e esperar atĂ© cinco meses em alguns casos”, lembra Alcides Cavalcanti. A Iveco disponibiliza modelos prontos em estoque, na fĂ¡brica e na rede.
Como produto, o Daily Minibus serĂ¡ disponĂ­vel nas versões 45S17 com entre-eixos de 3.300 milĂ­metros e 5517 com entre-eixos de 3.950 milĂ­metros, sendo esse modelo o de maior espaço e capacidade do seu segmento. Com 170 cv, Ă© o mais potente entre os concorrentes. A suspensĂ£o traseira foi modificada com a adoĂ§Ă£o de molas parabĂ³licas, mais confortĂ¡veis e adequadas ao transporte de passageiros.
O Daily Minibus foi desenvolvido para atender Ă s mais diferentes missões, estando disponĂ­vel nas seguintes versões: Turismo/Executivo, com acabamento e conforto diferenciados, possui itens de sĂ©rie como ar-condicionado, vidros e espelhos elĂ©tricos, poltronas reclinĂ¡veis, porta-pacote e opcionais como bagageiro traseiro, com capacidade para 14+1, 15+1 ou 18+1 passageiros; e a versĂ£o mais bĂ¡sica, para fretamento e curtas distĂ¢ncias, com capacidade para 15+1 ou 18+1 passageiros, proporcionando um competitivo custo por passageiro transportado. “É um importante mercado, estĂ¡vamos fora dele e agora vamos entrar com produtos diferenciados pela robustez e economia”, diz Cavalcanti.
Os Daily expostos sĂ£o os modelos: 35S14 chassi-cabine, com implemento baĂº, tanque de 70 litros, air bag, freios ABS, ar condicionado, trio elĂ©trico e GPS; a Daily 35S14G, com motor FPT F1C GNV; o 70C17 com cabine dupla, implemento plataforma de auto-socorro, tanque de 100 litros, ar condicionado, trio elĂ©trico e GPS; e o Minibus 55C17 Turismo, com 18 + 1 lugares, air bag para motorista, freios ABS, TV LCD, sensor de rĂ©, banco de couro, bagageiro e cĂ¢mera traseira.