Cummins Brasil concentra vĂ¡rios lançamentos na Fenatran 2013

As cinco unidades de negĂ³cios da Cummins Brasil, atuantes no segmento de caminhões, elegeram a Fenatran 2013 para mostrar seus principais lançamentos e divulgar suas novas tecnologias e inovações

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Maior fabricante independente de motores Diesel e componentes, a Cummins Brasil se destacou no mercado como a Ăºnica empresa que, com a chegada das normas de emissões Proconve P-7 (Euro 5), no inĂ­cio do ano passado, ofereceu um pacote completo de soluções integradas com tecnologia de ponta e qualidade ao segmento, que vai desde a entrada de ar atĂ© a saĂ­da dos gases de escape, trabalho realizado por todas as unidades de negĂ³cios da Cummins.
O resultado veio como o motor Euro 5 mais vendido e mais econĂ´mico do mercado, sendo que o prĂ³ximo passo Ă© a busca pela eficiĂªncia energĂ©tica, ou seja, motores cada vez mais econĂ´micos e potentes.
Para a Feira Internacional do Transporte (Fenatran 2013), que acontece entre os dias 28 de outubro e 1o  de novembro, no PavilhĂ£o de Exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo (SP), a unidade de negĂ³cios de Motores da Cummins Brasil preparou uma sĂ©rie de novidades para o setor, com lançamento global de uma nova plataforma de motores para o segmento de pesados e novas versões das linhas de motores mĂ©dio e pesado, que receberam ganho de potĂªncia de 20 cavalos a mais em cada uma.
As demais unidades da Cummins  - Filtration, Emission Solutions, Turbo Technologies - tambĂ©m contribuĂ­ram com novas tecnologias,  inovações e exibem uma extensa gama de novidades para o setor, alĂ©m da Ă¡rea de DistribuiĂ§Ă£o e pĂ³s-vendas com produtos remanufaturados.


Motores – Durante o evento, a Cummins Brasil promove o lançamento mundial da nova plataforma de motores pesados que chega para complementar a sua oferta global de produtos existentes. Batizada de SĂ©rie G, a novidade serĂ¡ inicialmente produzida na fĂ¡brica da Cummins Foton, em Pequim, na China, a partir do primeiro semestre de 2014, na versĂ£o seis cilindros em linha com 11,8 litros.
Entre as inovações tecnolĂ³gicas da nova SĂ©rie G, destaques para a reduĂ§Ă£o significativa de peso (total de 860 quilos), com um bloco esculpido de altarigidez e uso de material composto, o que mantĂ©m a resistĂªncia estrutural e a durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado. O sistema de injeĂ§Ă£o de combustĂ­vel da SĂ©rie G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motorSĂ©rie X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque mĂ¡ximo para 2.300 Nm, oferece respostas mais rĂ¡pidas em baixas rotações que, associado ao baixo peso, permite maior capacidade de carga no veĂ­culo.

ISL e ISM - As linhas mĂ©dias e pesadas de motores ganharam duas novas versões, com ganho de 20 cavalos (cada). Para reforçar a tendĂªncia de downsizing de motores, ou seja, menores, mais potentes e econĂ´micos, a Cummins Brasil apresenta o novo motor eletrĂ´nico ISL 8.9 de 420 cavalos de potĂªncia. A novidade, derivada do ISL de 400 cv a 2.100 rpm, recebeu mudanças na calibraĂ§Ă£o do motor, sem alterações no hardware.
O novo Cummins ISL de 420 cv a 2.100 rpm serĂ¡ produzido na fĂ¡brica da CumminsBrasil, em Guarulhos (SP), a partir de outubro deste ano e irĂ¡ equipar o novo caminhĂ£o da MAN VW 25.420, a ser apresentado durante a Fenatran 2013.Outra nova motorizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica, mas desta vez de olho no segmento de caminhões pesados Ă© o novo Cummins ISM 440, de 11 litros. Este tambĂ©m serĂ¡ produzido a partir de outubro de 2013 na unidade fabril da empresa, em Guarulhos (SP). Esse motor, de 440 cavalos, chega para acompanhar a tendĂªncia de crescimento de potĂªncia do segmento. Baseado no ISM 420, de 11 litros, a nova motorizaĂ§Ă£o tambĂ©m recebeu um ganho de 20 cavalos de potĂªncia que se traduzem em melhor dirigibilidade e menos consumo de combustĂ­vel. 


Filtration – Esta unidade de negĂ³cios nĂ£o mede esforços para inserir no mercado produtos de alta tecnologia e avança de forma significativa quando o assunto Ă© capacidade de filtraĂ§Ă£o para linha automotiva. A fabricante de produtos Fleetguard apresenta sua grande novidade Nanonet™, superando qualquer produto existente no mercado no quesito filtraĂ§Ă£o de combustĂ­vel.
Desenvolvido e patenteado pela empresa,  a mĂ­dia sintĂ©tica Nanonet™, em fase de testes para o mercado de caminhões no PaĂ­s, deve entrar em operaĂ§Ă£o neste segmento no prazo de um ano. Desenvolvido pela Cummins Filtration, na Coreia do Sul, a Nanonet™ utiliza uma nova tecnologia de produĂ§Ă£o de material  sintĂ©tico,oferecendo durabilidade extremamente superior ao remover nĂ£o sĂ³ as partĂ­culas como tambĂ©m as micropartĂ­culas presentes no combustĂ­vel.  O resultado Ă© o aumento da vida Ăºtil de todo o sistema e o atendimento aos novos requisitos de sistemas de injeĂ§Ă£o que trabalham com pressões extremas.


Turbo Technologies - Para a Fenatran, a fabricante de produtos “Holset”, pertencente Ă  Cummins desde 1973 e tradicionalmente conhecida no mercado de caminhões, exibe sua gama de produtos e serviços, com destaques ao “Holset Small Turbo” para aplicações leves e sua linha original remanufaturada de fĂ¡brica Turbos Reman.
De olho na tendĂªncia de downsizing do segmento de caminhões, a Cummins Turbo Technologies oferece o Holset Small Turbo. Trata-se de um turbo mais compacto que utiliza novas tecnologias de fluxo de ar, proporcionando vantagens como maior eficiĂªncia com aumento de potĂªncia e reduĂ§Ă£o de peso. A tendĂªncia da fabricante Ă© desenvolver essa tecnologia e aplicĂ¡-la tambĂ©m nos turbos maiores.
Com preço mais competitivo e garantia de fĂ¡brica, a linha de Turbos Reman Ă© umaopĂ§Ă£o para o consumidor que necessita substituir um componente no campo. Fabricados com os mesmos critĂ©rios de montagem e padrões de qualidade exigidos pela CTT, os turbos Reman trazem vantagens para o meio ambiente, pois eliminam a necessidade de descartes de peças. Quando recuperados, restabelecem suas funções e requisitos tĂ©cnicos originais, jĂ¡ que as peças substituĂ­das sĂ£o novas e o mais importante, originais.


Emission Solutions - A unidade de negĂ³cios da Cummins Brasil, responsĂ¡vel por desenvolver sistemas de pĂ³s-tratamento relacionados Ă  reduĂ§Ă£o de emissões, apresenta na Fenatran2013 a nova marca que passa a ser incorporada em toda a gama de produtos da CES denominada Ecofit, alĂ©m de novas soluções integradas com foco em melhorias.
Com portfĂ³lio cada vez mais amplo, a unidade de negĂ³cios desenvolveu um novo pacote ainda mais completo de sistema de pĂ³s-tratamento, incluindo tanque de Arla 32 ao sistema SCR, batizado de Pacote Integrado. Com o intuito de facilitar o processo logĂ­stico e de produĂ§Ă£o de seus clientes, alĂ©m de mais compacto, onovo produto da marca engloba o sistema de catalisador, sensores de temperatura e NOx, bomba dosadora, injetor e o tanque do Arla 32.
Para dar continuidade Ă  inovaĂ§Ă£o em soluções inteligentes no controle de emissões, a CES oferece o Ecofit Switchback.  Desenvolvido para reduzir o espaço necessĂ¡rio para instalaĂ§Ă£o,  ao acoplar as tecnologias requeridas para a prĂ³xima legislaĂ§Ă£o, o Switchback Ă© composto por toda a gama de sensores, para temperatura, pressĂ£o e NOx, sistema de dosagem de ureia e hidrocarboneto, o sistema DOC (Catalisador de OxidaĂ§Ă£o Diesel), DPF (Filtro de Particulado Diesel), alĂ©m do jĂ¡ conhecido SCR - Sistema para ReduĂ§Ă£o CatalĂ­tica Seletiva, todos combinados entre si.

DistribuiĂ§Ă£o – A unidade de negĂ³cios de DistribuiĂ§Ă£o da Cummins (DBU) promove ações contĂ­nuas para o mercado de transporte com o objetivo de melhorar e atualizar a capacidade tĂ©cnica de seus Distribuidores e ampliar sua rede em todo territĂ³rio nacional.
No ano passado foram adicionados 44 novos pontos de atendimento, passando para 67 no total, sendo que a meta para este ano Ă© chegar a 116 entre distribuidores prĂ³prios Cummins e independentes. AtĂ© o final do ano, somando os dealers certificados dos OEMs, a Cummins atenderĂ¡ ao segmento de transporte com 480 estabelecimentos preparados e capacitados em todo o Brasil. 
Tal expansĂ£o tambĂ©m demandou da unidade de DistribuiĂ§Ă£o investimentos em inventĂ¡rios de peças, ferramentas e processos de certificaĂ§Ă£o de tĂ©cnicos com treinamentos qualificados. Todo este esforço para prestar suporte de alta qualidade aos produtos Cummins, desde atendimentos de manutenĂ§Ă£o e reparos atĂ© a reforma do motor, com disponibilidade de componentes, serviços qualificados e apoio de garantia.

Linha Cummins ReCon - A Cummins AmĂ©rica do Sul amplia sua linha de produtos remanufaturados, a Cummins ReCon, e apresenta novos componentes para atender ao segmento de caminhões, oferecendo ainda mais vantagens para o cliente e o meio ambiente. Antes, composta por motores bĂ¡sicos e parciais,  a gama ReCon Ă© ampliada com a inserĂ§Ă£o de injetores, mĂ³dulos de controle do motor, bomba de combustĂ­vel de alta pressĂ£o e cabeçotes. Os novos componentes ReCon serĂ£o inicialmente destinados para a linha mĂ©dia automotiva, segmento onde a Cummins Brasil detĂ©m atualmente 25% de participaĂ§Ă£o.