Cummins
Brasil concentra vĂ¡rios lançamentos na Fenatran 2013
As
cinco unidades de negĂ³cios da Cummins Brasil, atuantes no segmento de
caminhões, elegeram
a Fenatran 2013 para mostrar seus principais lançamentos e divulgar suas novas
tecnologias e inovações
Texto e fotos: Textofinal
Maior fabricante independente de motores Diesel e componentes, a Cummins
Brasil se destacou no mercado como a Ăºnica empresa que, com a chegada das normas
de emissões Proconve P-7 (Euro 5), no inĂcio do ano passado, ofereceu um pacote
completo de soluções integradas com tecnologia de ponta e qualidade ao segmento,
que vai desde a entrada de ar atĂ© a saĂda dos gases de escape, trabalho
realizado por todas as unidades de negĂ³cios da Cummins.
O
resultado veio como o motor Euro 5 mais vendido e mais econĂ´mico do mercado,
sendo que o prĂ³ximo passo Ă© a busca pela eficiĂªncia energĂ©tica, ou seja, motores
cada vez mais econĂ´micos e potentes.
Para
a Feira Internacional do Transporte (Fenatran 2013), que acontece entre os dias
28 de outubro e 1o de
novembro, no PavilhĂ£o de Exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo (SP), a unidade de
negĂ³cios de Motores da Cummins Brasil preparou uma sĂ©rie de novidades para o
setor, com lançamento global de uma nova plataforma de motores para o segmento
de pesados e novas versões das linhas de motores médio e pesado, que receberam
ganho de potĂªncia de 20 cavalos a mais em cada uma.
As
demais unidades da Cummins - Filtration,
Emission Solutions, Turbo Technologies - tambĂ©m contribuĂram com novas
tecnologias, inovações e exibem uma
extensa gama de novidades para o setor, alĂ©m da Ă¡rea de DistribuiĂ§Ă£o e
pĂ³s-vendas com produtos remanufaturados.
Motores
–
Durante o evento, a Cummins Brasil promove o lançamento mundial da nova
plataforma de motores pesados que chega para complementar a sua oferta global de
produtos existentes. Batizada de SĂ©rie G, a novidade serĂ¡ inicialmente produzida
na fĂ¡brica da Cummins Foton, em Pequim, na China, a partir do primeiro semestre
de 2014, na versĂ£o seis cilindros em linha com 11,8
litros.
Entre
as inovações tecnolĂ³gicas da nova SĂ©rie G, destaques para a reduĂ§Ă£o
significativa de peso (total de 860 quilos), com um bloco esculpido de
altarigidez e uso de material composto, o que mantĂ©m a resistĂªncia estrutural e
a durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado. O sistema de injeĂ§Ă£o de
combustĂvel da SĂ©rie G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motorSĂ©rie
X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque mĂ¡ximo para 2.300 Nm, oferece
respostas mais rĂ¡pidas em baixas rotações que, associado ao baixo peso, permite
maior capacidade de carga no veĂculo.
ISL
e ISM -
As linhas médias e pesadas de motores ganharam duas novas versões, com ganho de
20 cavalos (cada). Para reforçar a tendĂªncia de downsizing de motores, ou seja, menores,
mais potentes e econĂ´micos, a Cummins Brasil apresenta o novo motor eletrĂ´nico
ISL 8.9 de 420 cavalos de potĂªncia. A novidade, derivada do ISL de 400 cv a
2.100 rpm, recebeu mudanças na calibraĂ§Ă£o do motor, sem alterações no hardware.
O
novo Cummins ISL de 420 cv a 2.100 rpm serĂ¡ produzido na fĂ¡brica da
CumminsBrasil, em Guarulhos (SP), a partir de outubro deste ano e irĂ¡ equipar o
novo caminhĂ£o da MAN VW 25.420, a ser apresentado durante a Fenatran 2013.Outra
nova motorizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica, mas desta vez de olho no segmento de caminhões
pesados Ă© o novo Cummins ISM 440, de 11 litros. Este tambĂ©m serĂ¡ produzido a
partir de outubro de 2013 na unidade fabril da empresa, em Guarulhos (SP). Esse
motor, de 440 cavalos, chega para acompanhar a tendĂªncia de crescimento de
potĂªncia do segmento. Baseado no ISM 420, de 11 litros, a nova motorizaĂ§Ă£o
tambĂ©m recebeu um ganho de 20 cavalos de potĂªncia que se traduzem em melhor
dirigibilidade e menos consumo de combustĂvel.
Filtration
–
Esta unidade de negĂ³cios nĂ£o mede esforços para inserir no mercado produtos de
alta tecnologia e avança de forma significativa quando o assunto é capacidade de
filtraĂ§Ă£o para linha automotiva. A fabricante de produtos Fleetguard apresenta
sua grande novidade Nanonet™, superando qualquer produto existente no mercado no
quesito filtraĂ§Ă£o de combustĂvel.
Desenvolvido
e patenteado pela empresa, a mĂdia
sintĂ©tica Nanonet™, em fase de testes para o mercado de caminhões no PaĂs, deve
entrar em operaĂ§Ă£o neste segmento no prazo de um ano. Desenvolvido pela Cummins
Filtration, na Coreia do Sul, a Nanonet™ utiliza uma nova tecnologia de produĂ§Ă£o
de material sintético,oferecendo
durabilidade extremamente superior ao remover nĂ£o sĂ³ as partĂculas como tambĂ©m
as micropartĂculas presentes no combustĂvel.
O resultado Ă© o aumento da vida Ăºtil de todo o sistema e o atendimento
aos novos requisitos de sistemas de injeĂ§Ă£o que trabalham com pressões
extremas.
Turbo
Technologies -
Para a Fenatran, a fabricante de produtos “Holset”, pertencente Ă Cummins desde
1973 e tradicionalmente conhecida no mercado de caminhões, exibe sua gama de
produtos e serviços, com destaques ao “Holset Small Turbo” para aplicações leves
e sua linha original remanufaturada de fĂ¡brica Turbos
Reman.
De
olho na tendĂªncia de downsizing do
segmento de caminhões, a Cummins Turbo Technologies oferece o Holset Small
Turbo. Trata-se de um turbo mais compacto que utiliza novas tecnologias de fluxo
de ar, proporcionando vantagens como maior eficiĂªncia com aumento de potĂªncia e
reduĂ§Ă£o de peso. A tendĂªncia da fabricante Ă© desenvolver essa tecnologia e
aplicĂ¡-la tambĂ©m nos turbos maiores.
Com
preço mais competitivo e garantia de fĂ¡brica, a linha de Turbos Reman Ă© umaopĂ§Ă£o
para o consumidor que necessita substituir um componente no campo. Fabricados
com os mesmos critérios de montagem e padrões de qualidade exigidos pela CTT, os
turbos Reman trazem vantagens para o meio ambiente, pois eliminam a necessidade
de descartes de peças. Quando recuperados, restabelecem suas funções e
requisitos tĂ©cnicos originais, jĂ¡ que as peças substituĂdas sĂ£o novas e o mais
importante, originais.
Emission Solutions - A unidade de negĂ³cios da Cummins Brasil, responsĂ¡vel por desenvolver sistemas de pĂ³s-tratamento relacionados Ă reduĂ§Ă£o de emissões, apresenta na Fenatran2013 a nova marca que passa a ser incorporada em toda a gama de produtos da CES denominada Ecofit, alĂ©m de novas soluções integradas com foco em melhorias.
Com
portfĂ³lio cada vez mais amplo, a unidade de negĂ³cios desenvolveu um novo pacote
ainda mais completo de sistema de pĂ³s-tratamento, incluindo tanque de Arla 32 ao
sistema SCR, batizado de Pacote Integrado. Com o intuito de facilitar o processo
logĂstico e de produĂ§Ă£o de seus clientes, alĂ©m de mais compacto, onovo produto
da marca engloba o sistema de catalisador, sensores de temperatura e NOx, bomba
dosadora, injetor e o tanque do Arla 32.
Para
dar continuidade Ă inovaĂ§Ă£o em soluções inteligentes no controle de emissões, a
CES oferece o Ecofit Switchback.
Desenvolvido para reduzir o espaço necessĂ¡rio para instalaĂ§Ă£o, ao acoplar as tecnologias requeridas para a
prĂ³xima legislaĂ§Ă£o, o Switchback Ă© composto por toda a gama de sensores, para
temperatura, pressĂ£o e NOx, sistema de dosagem de ureia e hidrocarboneto, o
sistema DOC (Catalisador de OxidaĂ§Ă£o Diesel), DPF (Filtro de Particulado
Diesel), alĂ©m do jĂ¡ conhecido SCR - Sistema para ReduĂ§Ă£o CatalĂtica Seletiva,
todos combinados entre si.
DistribuiĂ§Ă£o
–
A unidade de negĂ³cios de DistribuiĂ§Ă£o da Cummins (DBU) promove ações contĂnuas
para o mercado de transporte com o objetivo de melhorar e atualizar a capacidade
tĂ©cnica de seus Distribuidores e ampliar sua rede em todo territĂ³rio nacional.
No
ano passado foram adicionados 44 novos pontos de atendimento, passando para 67
no total, sendo que a meta para este ano Ă© chegar a 116 entre distribuidores
prĂ³prios Cummins e independentes. AtĂ© o final do ano, somando os dealers certificados dos OEMs, a Cummins
atenderĂ¡ ao segmento de transporte com 480 estabelecimentos preparados e
capacitados em todo o Brasil.
Tal
expansĂ£o tambĂ©m demandou da unidade de DistribuiĂ§Ă£o investimentos em inventĂ¡rios
de peças, ferramentas e processos de certificaĂ§Ă£o de tĂ©cnicos com treinamentos
qualificados. Todo este esforço para prestar suporte de alta qualidade aos
produtos Cummins, desde atendimentos de manutenĂ§Ă£o e reparos atĂ© a reforma do
motor, com disponibilidade de componentes, serviços qualificados e apoio de
garantia.
Linha
Cummins ReCon -
A Cummins América do Sul amplia sua linha de produtos remanufaturados, a Cummins
ReCon, e apresenta novos componentes para atender ao segmento de caminhões,
oferecendo ainda mais vantagens para o cliente e o meio ambiente. Antes,
composta por motores bĂ¡sicos e parciais,
a gama ReCon Ă© ampliada com a inserĂ§Ă£o de injetores, mĂ³dulos de controle
do motor, bomba de combustĂvel de alta pressĂ£o e cabeçotes. Os novos componentes
ReCon serĂ£o inicialmente destinados para a linha mĂ©dia automotiva, segmento onde
a Cummins Brasil detĂ©m atualmente 25% de participaĂ§Ă£o.





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