CARRO E FAMÍLIA DIVIDEM O CORAÇÃO DO BRASILEIRO

Uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2012, revela que o carro está em nono lugar entre as paixões dos brasileiros e, o mais curioso, empatado com a paixão pela família

Texto e fotos: Talita Georgetti

Caso do empresário Almir Alves, proprietário de um, nada discreto, Camaro amarelo. Ele conta que escolheu o modelo pensado, em primeiro lugar, na velocidade e depois na beleza. Uma coisa é certa, quando está com seu veículo, Almir se sente um pop star: "as pessoas tiram fotos, entram na frente do carro e acenam", conta o empresário que teve que comprar outro modelo para poder circular de forma mais discreta.


 A partir de 1884, teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro carro e aí essa indústria não parou mais de crescer. Proibidas desde 1976, as importações de automóveis foram liberadas pelo governo brasileiro em 1990 e o mercado automobilístico nacional entrou em outro patamar.
Salões de automóveis em todo o mundo fazem circular milhões em dinheiro. Só no Brasil, ano passado, a indústria automobilística fechou com mais um recorde de vendas, com o total de 3.801.859 veículos emplacados, um crescimento de 4,6% sobre 2011.  Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).


Em 2010, após 40 anos, a Chevrolet trouxe o Camaro oficialmente para o Brasil, assim já adaptado para o território nacional. Atualmente, os lançamentos geram expectativas, negócios, pré-vendas e disputas que atingem não somente a esfera do business como a da vaidade.