BharatBenz celebra o êxito do primeiro ano de seus caminhões no mercado indiano

•Última marca da família de veículos comerciais da Daimler vem ganhando posições na Índia 
•Expansão envolve o portfólio de produtos e a rede de concessionários 
•Daimler Trucks registra progresso no “Modelo de Negócios da Ásia” 

Texto e fotos: Mercedes

Muito já foi conseguido e mais ainda está por vir. Cerca de um ano após o lançamento dos primeiros caminhões BharatBenz no mercado indiano, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV) faz o primeiro balanço positivo de suas atividades. Em 26 de setembro do ano passado, a subsidiária da Daimler AG deu início às vendas da BharatBenz, uma marca de caminhões especificamente projetados para a Índia, com três caminhões pesados.


“Em apenas doze meses, conquistamos posições no mercado indiano e mantivemos fiéis à promessa de nossa marca de ir com força adiante", disse Marc Llistosella, diretor geral e CEO da DICV, por ocasião de um evento em Chennai para celebrar o primeiro aniversário da chegada dos caminhões BharatBenz ao mercado. “Trabalharemos exatamente com o mesmo empenho nos próximos meses para expandir ainda mais nosso portfólio de produtos, bem como a nossa rede de concessionários.”
O mais recente membro da família de veículos comerciais da Daimler já pode olhar para trás vendo um primeiro ano repleto de fatos marcantes. Enquanto os caminhões pesados BharatBenz para longo percurso e para o setor da construção civil, de 25 a 31 toneladas, começaram a ser comercializados no mês de setembro do ano passado, as vendas dos caminhões leves e médios dos segmentos de 9 a 12 toneladas tiveram início em fevereiro de 2013.


Os caminhões robustos, eficientes e econômicos BharatBenz foram bem recebidos pelos clientes indianos. A despeito de ter enfrentado um ambiente difícil de mercado, a BharatBenz conseguiu sair da condição de iniciante para assumir o quarto lugar no ranking de emplacamentos de caminhões novos da Índia no segundo trimestre de 2013. Mais de 5.000 caminhões BharatBenz saíram da linha de montagem. As primeiras premiações, entre elas o nacionalmente renomado prêmio “Apollo CV do ano de 2013”, também sublinham o início bem sucedido da marca na Índia.

“Modelo de Negócios da Ásia” 

A DICV, entretanto, não atua de uma maneira isolada na Índia. Ela usa e promove as sinergias da rede global da Daimler Trucks no cenário do "Modelo de Negócios da Ásia". Sob o guarda-chuva da Daimler Trucks Asia, as duas subsidiárias Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e a DICV trabalham em conjunto para fortalecer sua presença nos mercados emergentes.
Assim como os caminhões BharatBenz para a Índia, os caminhões FUSO para mercados de exportação na Ásia e África saem da fábrica de Chennai desde maio de 2013. Na Zâmbia, por exemplo, os novos veículos FUSO produzidos na Índia serão oferecidos aos clientes a partir de agora.