BATEU O CARRO? TEM SEGURO? O QUE FAZER?
Profissional da minutoseguros.com.br dĂ¡ dicas preciosas para quem jĂ¡ tem um automĂ³vel segurado, mas nĂ£o sabe como proceder em caso de acidente

Texto e fotos: Minuto Seguros
 

Mais do que uma precauĂ§Ă£o, o seguro de automĂ³veis Ă© uma necessidade para reduzir prejuĂ­zos em caso de acidentes, roubo ou furto. Quando o assunto Ă© carro, entĂ£o, os brasileiros sĂ£o experts. Ainda para este ano, a indĂºstria automobilĂ­stica prevĂª que sejam vendidos mais 4 milhões de veĂ­culos em todo o PaĂ­s.


Ao contrĂ¡rio do que muitos pensam, quando batemos o carro, o melhor Ă© sempre acionar o seguro! AlĂ©m de ter garantias no serviço prestado, o consumidor contarĂ¡ com uma assistĂªncia Ă  sua disposiĂ§Ă£o. Por isso, tomar algumas pequenas precauções Ă© fundamental. Manes Erlichman, sĂ³cio-diretor da minutoseguros.com.br – corretora lĂ­der em vendas de seguros on-line –, elaborou dicas valiosas que ajudarĂ£o a agilizar todo o processo apĂ³s a batida  evitando, assim, possĂ­veis dores de cabeça.

1.    Se ninguĂ©m tiver se machucado no acidente, nĂ£o haverĂ¡ necessidade da realizaĂ§Ă£o do Boletim de OcorrĂªncia (B.O.). O documento nĂ£o serĂ¡ exigido pela seguradora.

2.    Se o acidente tiver envolvido outros veĂ­culos, evite qualquer discussĂ£o com os outros motoristas sobre o suposto culpado pelo acidente. Deixe que a sua seguradora avalie as responsabilidades, segundo as normas de trĂ¢nsito e critĂ©rios tĂ©cnicos.

3.    Uma sugestĂ£o para agilizar o conserto do veĂ­culo Ă© contatar os centros de atendimento ao cliente, disponibilizados pelas principais seguradoras em diversas cidades, que jĂ¡ fazem o levantamento dos prejuĂ­zos. Dessa forma, o serviço jĂ¡ encaminha o automĂ³vel para as oficinas com a autorizaĂ§Ă£o prĂ©via dos reparos a serem realizados.

4.    Outra boa dica Ă© utilizar as oficinas credenciadas. Nesses locais, as seguradoras se responsabilizam pela qualidade do conserto e, muitas vezes, oferecem benefĂ­cios extras, como desconto no valor da franquia ou diĂ¡rias adicionais de carro reserva.

5.    Para otimizar a anĂ¡lise da seguradora, procure fornecer informações completas sobre a data, o horĂ¡rio e o local do acidente, alĂ©m de dar os dados dos outros veĂ­culos (se for o caso) e de fazer um breve relato de como ocorreu o sinistro. Como hoje em dia Ă© comum termos em mĂ£os telefones celulares equipados com mĂ¡quinas fotogrĂ¡ficas, vale a pena tirar algumas fotos.

6.    E o mais importante: sempre avise a sua corretora sobre o acidente. VocĂª terĂ¡ uma valiosa ajuda em todo processo junto Ă  seguradora, como sugestões de oficinas e atĂ© mesmo auxĂ­lio para lidar com os proprietĂ¡rios dos outros veĂ­culos envolvidos no acidente.

On-line e fĂ¡cil

Manes, ressalta que, alĂ©m de estar atento ao movimento do mercado, o comprador deve analisar o seguro que esteja mais alinhado ao seu perfil. “Para oferecer produtos personalizados, as seguradoras e corretoras criam pacotes variados e com apĂ³lices cada vez mais abrangentes. Apostamos na facilidade proporcionada pela internet unida a uma equipe qualificada de atendimento por telefone ou chat, preparada para atender bem o cliente e com bagagem para esclarecer diferentes questões”, explica.