BATEU O
CARRO? TEM SEGURO? O QUE FAZER?
Profissional da
minutoseguros.com.br dĂ¡ dicas preciosas para quem jĂ¡ tem um automĂ³vel segurado,
mas nĂ£o sabe como proceder em caso de acidente
Texto e fotos: Minuto Seguros
Mais do que uma precauĂ§Ă£o,
o seguro de automĂ³veis Ă© uma necessidade para reduzir prejuĂzos em caso de
acidentes, roubo ou furto. Quando o assunto Ă© carro, entĂ£o, os brasileiros sĂ£o
experts. Ainda para este ano, a indĂºstria automobilĂstica prevĂª que sejam
vendidos mais 4 milhões de veĂculos em todo o PaĂs.
Ao contrĂ¡rio do que
muitos pensam, quando batemos o carro, o melhor é sempre acionar o seguro! Além
de ter garantias no serviço prestado, o consumidor contarĂ¡ com uma assistĂªncia Ă
sua disposiĂ§Ă£o. Por isso, tomar algumas pequenas precauções Ă© fundamental. Manes
Erlichman, sĂ³cio-diretor da minutoseguros.com.br – corretora lĂder em vendas de
seguros on-line –, elaborou dicas valiosas que ajudarĂ£o a agilizar todo o
processo apĂ³s a batida evitando, assim, possĂveis dores de
cabeça.
1. Se ninguĂ©m tiver se machucado no acidente, nĂ£o haverĂ¡ necessidade da realizaĂ§Ă£o do Boletim de OcorrĂªncia (B.O.). O documento nĂ£o serĂ¡ exigido pela seguradora.
2. Se o acidente tiver envolvido outros veĂculos, evite qualquer discussĂ£o com os outros motoristas sobre o suposto culpado pelo acidente. Deixe que a sua seguradora avalie as responsabilidades, segundo as normas de trĂ¢nsito e critĂ©rios tĂ©cnicos.
3. Uma sugestĂ£o para agilizar o conserto do veĂculo Ă© contatar os centros de atendimento ao cliente, disponibilizados pelas principais seguradoras em diversas cidades, que jĂ¡ fazem o levantamento dos prejuĂzos. Dessa forma, o serviço jĂ¡ encaminha o automĂ³vel para as oficinas com a autorizaĂ§Ă£o prĂ©via dos reparos a serem realizados.
4. Outra boa dica Ă© utilizar as oficinas credenciadas. Nesses locais, as seguradoras se responsabilizam pela qualidade do conserto e, muitas vezes, oferecem benefĂcios extras, como desconto no valor da franquia ou diĂ¡rias adicionais de carro reserva.
5. Para otimizar a anĂ¡lise da seguradora, procure fornecer informações completas sobre a data, o horĂ¡rio e o local do acidente, alĂ©m de dar os dados dos outros veĂculos (se for o caso) e de fazer um breve relato de como ocorreu o sinistro. Como hoje em dia Ă© comum termos em mĂ£os telefones celulares equipados com mĂ¡quinas fotogrĂ¡ficas, vale a pena tirar algumas fotos.
6. E o mais importante: sempre avise a sua corretora sobre o acidente. VocĂª terĂ¡ uma valiosa ajuda em todo processo junto Ă seguradora, como sugestões de oficinas e atĂ© mesmo auxĂlio para lidar com os proprietĂ¡rios dos outros veĂculos envolvidos no acidente.
On-line e
fĂ¡cil
Manes, ressalta que, além de estar atento ao movimento do
mercado, o comprador deve analisar o seguro que esteja mais alinhado ao seu
perfil. “Para oferecer produtos personalizados, as seguradoras e corretoras
criam pacotes variados e com apĂ³lices cada vez mais abrangentes. Apostamos na
facilidade proporcionada pela internet unida a uma equipe qualificada de
atendimento por telefone ou chat, preparada para atender bem o cliente e com
bagagem para esclarecer diferentes questões”, explica.


0 ComentĂ¡rios