AutĂ³dromo Velo CittĂ  recebe homologaĂ§Ă£o da FIA

FederaĂ§Ă£o Internacional do Automobilismo atesta que circuito estĂ¡ apto para receber competições internacionais

Texto e fotos: Velo CittĂ 


O autĂ³dromo Velo CittĂ , localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu, esta semana, a homologaĂ§Ă£o da FIA - FederaĂ§Ă£o Internacional do Automobilismo. O local, que foi construĂ­do dentro dos padrões da organizaĂ§Ă£o e jĂ¡ era homologado pela CBA (ConfederaĂ§Ă£o Brasileira de Automobilismo), agora Ă© um autĂ³dromo internacional.


"É como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrĂ£o internacional e pode receber qualquer tipo de GT’s, Turismo e atĂ© FĂ³rmulas 3. Esta homologaĂ§Ă£o Ă© como um trofĂ©u", celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do Velo CittĂ .
Com 3.430 metros de extensĂ£o, o circuito Velo CittĂ  levou cinco anos para ser construĂ­do. Com acompanhamento prĂ³ximo dos Ă³rgĂ£os ambientais, como Ibama, todos os procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integraĂ§Ă£o do circuito Ă  regiĂ£o.


HĂ¡ pouco mais de um ano, o local teve sua homologaĂ§Ă£o assinada pela CBA. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos Ă  FIA. O material passou por uma avaliaĂ§Ă£o computadorizada que verificou os itens bĂ¡sicos. Com a validaĂ§Ă£o do sistema, o Velo CittĂ  recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. No total, apenas trĂªs autĂ³dromos no Brasil possuem homologaĂ§Ă£o internacional: Velo CittĂ , Interlagos e Curitiba.
Para conseguir a aprovaĂ§Ă£o, o autĂ³dromo deve atender a uma sĂ©rie de requisitos, basicamente focados em segurança. SĂ£o analisados: largura do circuito, das rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o mais ecolĂ³gico), Ă¡reas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteĂ§Ă£o, plataforma de sinalizaĂ§Ă£o, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalizaĂ§Ă£o, alĂ©m do Medical Center e Racing Control.
O Velo CittĂ  tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiĂ¡rios, cozinha, sala de briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes e paddock. E a expansĂ£o nĂ£o para: a ampliaĂ§Ă£o da Ă¡rea vip, sobre os boxes, e a construĂ§Ă£o da sala de cronometragem e direĂ§Ă£o de prova estĂ£o na fase final.


Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autĂ³dromo tem a Mitsubishi como patrocinadora oficial e foi palco da Lancer Cup, competiĂ§Ă£o exclusiva de Lancer Evo R, lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer Evo Day. TambĂ©m recebeu os eventos: 1000 Milhas HistĂ³ricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vĂ¡rios outros.
DEPOIMENTOS

"Great track!", Valentino Rossi, piloto de Moto GP.

"Fiquei impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantĂ¡stica que andei", Nelson Piquet, tricampeĂ£o mundial de FĂ³rmula 1.

"O Velo CittĂ  Ă©, com certeza, o melhor autĂ³dromo do Brasil no momento, em termos de traçado, manutenĂ§Ă£o e beleza. Conheço muitos autĂ³dromos pelo mundo, mas nenhum tĂ£o bonito, bem tratado e com um traçado tĂ£o tĂ©cnico como este. O piloto tem que saber posicionar o carro muito bem para conseguir tempos de voltas ideais", Ingo Hoffmann, Piloto e instrutor Mitsubishi.

"O Velo CittĂ  Ă© do tamanho ideal, Ă© uma pista muito tĂ©cnica, com poucas retas, ela acaba se tornando superfĂ­sica porque os pilotos nĂ£o param de fazer curvas, entĂ£o Ă© bem desafiadora", Bia Figueiredo, piloto da Indy.

"Absolutamente primoroso, um verdadeiro autĂ³dromo, sem tirar nem pĂ´r. Tudo magistralmente bem feito. A pista toda Ă© extremamente tĂ©cnica e quem pegar a mĂ£o nela andarĂ¡ em qualquer outra. ParabĂ©ns Ă  Mitsubishi e a quem a projetou", Bob Sharp, jornalista e ex-piloto.

"Nunca tivemos dĂºvida de que o Velo CittĂ  receberia a homologaĂ§Ă£o da FIA. Os proprietĂ¡rios e gestores fizeram tudo com muita competĂªncia para ter um autĂ³dromo de alto nĂ­vel. É muito bom saber que temos mais uma opĂ§Ă£o de autĂ³dromo homologado FIA no PaĂ­s. Nossa categoria Ă© reconhecida como sĂ©rie internacional pela FIA e como tal sĂ³ realiza corridas do campeonato em circuitos homologados pela entidade", Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Brasil.