ZF aplica tendĂªncia de nĂºmero elevado de marchas para automĂ³veis em suas transmissões automĂ¡ticas para Ă´nibus
- NĂºmero elevado de marchas em veĂculos comerciais segue a mesma tendĂªncia adotada pela ZF em automĂ³veis de luxo que possuem as transmissões 8HP e 9HP
- Com trĂªs marchas a mais do que a concorrĂªncia, as transmissões ZF elevam a qualidade do transporte pĂºblico e reduzem o consumo de diesel
Texto e fotos: ZF
SĂ£o trĂªs marchas a mais do que a concorrĂªncia e uma sĂ©rie de benefĂcios para motorista, passageiros e o trĂ¢nsito. DisponĂveis para veĂculos de diversas marcas, as transmissões automĂ¡ticas da ZF para Ă´nibus estĂ£o presentes em 68,5% dos veĂculos equipados com esta tecnologia nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Manaus (AM). E partem de um princĂpio jĂ¡ aplicado pela ZF em suas transmissões para automĂ³veis: quanto mais marchas melhor, como demonstram as bem sucedidas aplicações da 8HP e, mais recentemente, da 9HP, respectivamente, as transmissões automĂ¡ticas de 8 e 9 marchas.
“A ZF Ă© uma empresa de tecnologia, e inovaĂ§Ă£o estĂ¡ em nosso DNA. Na Ă¡rea de automĂ³veis, nossa 8HP se mostrou extremamente eficiente quando usada seja na picape VW Amarok, seja em um carro luxuoso como o Chrysler 300. Depois da boa aceitaĂ§Ă£o comercial, a ZF foi alĂ©m e trouxe a 9HP, jĂ¡ adotada pela Land Rover em seu modelo Premium Range Rover Evoque. No segmento de veĂculos comerciais, tambĂ©m somos pioneiros em, ao multiplicar o nĂºmero de marchas, entregar tambĂ©m inĂºmeras vantagens que englobam, principalmente, alta rentabilidade e conforto”, comenta Alexandre Marreco, gerente de Desenvolvimento de NegĂ³cios de Sistemas de TransmissĂ£o da ZF do Brasil.
As frotas das capitais brasileiras que optaram por esta tecnologia ZF obtĂªm uma sĂ©rie de benefĂcios. Destaques para: o baixo consumo de combustĂvel, que Ă© possĂvel em funĂ§Ă£o das 6 marchas; e maior conforto e segurança para motorista e passageiros. AlĂ©m disso, hĂ¡ menos impacto ao meio ambiente, resultante de itens como o retardador primĂ¡rio, que reduz a velocidade do veĂculo sem a necessidade do uso dos freios, fazendo com isso com que quantidades menores de pĂ³ de freio sejam expelidas.
A ZF Ecolife Ă© a mais moderna transmissĂ£o automĂ¡tica do mundo para veĂculos comerciais, com foco em transporte urbano. Os investimentos da ZF em Pesquisa & Desenvolvimento entregam altos nĂveis de produtividade por meio da tecnologia, aliando eficiĂªncia e menor consumo de combustĂvel. Um exemplo disso estĂ¡ no software TopoDyn Life, que Ă© responsĂ¡vel pela troca de marchas apĂ³s reconhecer a topografia e o peso transportado pelo veĂculo, ou seja, a escolha das marchas Ă© feita pela “inteligĂªncia artificial” do programa, que calcula rapidamente (em uma distĂ¢ncia inferior Ă 10 metros, ou seja, menor que o comprimento do veĂculo) qual Ă© a marcha necessĂ¡ria.
Outro destaque das transmissões Ă© o retardador hidrĂ¡ulico primĂ¡rio, que garante a eficiĂªncia de frenagem e, atĂ© 6 km/h, reduz a velocidade do veĂculo sem a utilizaĂ§Ă£o dos freios – sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas, onde os deslocamentos lentos sĂ£o comuns por conta do forte trĂ¡fego.
“Hoje a transmissĂ£o automĂ¡tica estĂ¡ presente em veĂculos articulados e biarticulados, seja em operações de corredores BRT (Bus Rapid Transit) ou nĂ£o. Mundialmente ela tambĂ©m se faz presente em veĂculos Padron. Este ano, estamos fazendo uma sĂ©rie de apresentações desta inovaĂ§Ă£o no Brasil em virtude das necessidades que estamos prestes a vivenciar em nosso PaĂs, com uma grande janela de investimentos gerada pela vinda de eventos internacionais como Copa das Confederações, Copa do Mundo e OlimpĂadas”, explica Alexandre Marreco.
Aproximadamente 650 transmissões automĂ¡ticas de 6 marchas da ZF operam nos principais corredores de Ă´nibus de cinco capitais, das quais trĂªs abrigarĂ£o estes grandes eventos esportivos. E diversas outras aplicações estĂ£o em andamento, atendendo Ă s necessidades das cidades para um transporte pĂºblico eficiente e de qualidade.
As transmissões automĂ¡ticas estĂ£o seguindo no continente sul-americano o mesmo caminho bem sucedido jĂ¡ percorrido em outros mercados globais. A ZF Ă© lĂder global no mercado de transmissões automĂ¡ticas para Ă´nibus, com um market share de 51%. Na Europa Ocidental, a liderança se mantĂ©m, com 69% do mercado.
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