Mercedes-Benz lança novos
modelos semipesados da linha Atego e aumenta o portfĂ³lio para distribuiĂ§Ă£o
urbana e transporte rodoviĂ¡rio
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Lançamento: Atego 2430 Ă© pioneiro no mercado, introduzindo cĂ¢mbio
totalmente automatizado Mercedes PowerShift, no segmento de semipesados
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Motor OM 926 LA do Atego 2430 apresenta novo perfil de curva de torque, que
otimiza a dinĂ¢mica de engates de Ăºltimas marchas, reduzindo o consumo de
combustĂvel e aumentando ainda mais o conforto ao dirigir
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Lançamento: Atego 1729 coletor de lixo, jĂ¡ em produĂ§Ă£o, foi especialmente
desenvolvido para severidade dos serviços nesta aplicaĂ§Ă£o, por isso conta com
trem-de-força superdimensionado
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Lançamento: Caminhões Atego apresentam nova geraĂ§Ă£o de eixos traseiros, novo
sistema de suspensĂ£o da cabina e interior totalmente renovado, com
disponibilidade de cama king size – a maior do mercado
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Novidades ampliam notavelmente a praticidade a bordo, assegurando elevado
conforto para o motorista, além de maior produtividade e economia no consumo de
diesel
Texto e fotos: Mercedes
A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos
Atego 2430 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia
ainda mais seu jĂ¡ abrangente portfĂ³lio de caminhões semipesados. A marca tambĂ©m
confirma seu compromisso de oferecer a mais completa soluĂ§Ă£o para os
transportadores brasileiros, composta pelo veĂculo certo para todo tipo de
necessidade, e por um vasto pacote de produtos e serviços de pĂ³s-vendas. Assim,
expande a oferta de configurações, com versatilidade para
atender plenamente aos clientes que atuam na distribuiĂ§Ă£o
e prestaĂ§Ă£o de serviços em Ă¡reas urbanas, bem como no transporte de cargas em mĂ©dias
e longas distĂ¢ncias rodoviĂ¡rias.
Os dois novos caminhões Atego sĂ£o atrações da
Mercedes-Benz na Fenatran – 19º SalĂ£o Internacional do Transporte. Maior feira
do setor no Brasil e na AmĂ©rica Latina, o evento serĂ¡ realizado, entre os dias
28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em SĂ£o
Paulo.
Mercedes-Benz oferece
soluções completas para os clientes
De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da
Mercedes-Benz do Brasil, a marca Ă© provedora
de uma soluĂ§Ă£o completa para os transportadores de cargas e de passageiros. “Nosso cliente sente a excelĂªncia do atendimento Mercedes-Benz
logo na aquisiĂ§Ă£o do seu veĂculo, quando pode escolher o melhor caminhĂ£o,
Ă´nibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviĂ¡rias, bem como
para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade, caracterĂstica
marcante de nosso portifolio de produtos, que Ă© o maior do PaĂs”, diz ele.
“AlĂ©m disso, para apoiar o
cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes,
oferecendo o mais completo pacote de serviços de pĂ³s-venda, o sistema de gestĂ£o
de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de
negĂ³cios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra
e venda de usados”, ressalta o executivo. Segundo Maier, os lançamentos e novidades de
produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz,
que hĂ¡ 57 anos contribui para a evoluĂ§Ă£o dos meios de transporte do Brasil, por
meio de soluções eficientes e rentĂ¡veis, com a qualidade e confiabilidade.
Novidades do Atego
potencializam as vantagens para o cliente
“Os caminhões Atego sĂ£o reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade
de aplicações, durabilidade, reduzido consumo de combustĂvel, menor custo
operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson Mansur,
diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim,
asseguram excelente custo/benefĂcio e produtividade para as atividades de
transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus negĂ³cios”.
Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz tambĂ©m apresentarĂ¡ diversas outras
novidades para a linha Atego, como nova geraĂ§Ă£o de eixos traseiros, interior
totalmente renovado com disponibilidade de cama king size, e configuraĂ§Ă£o opcional de dois tanques de combustĂvel,
ampliando a capacidade total para 600
litros de diesel nos modelos Atego 2426 e Atego 2430. Além disso, toda a linha
Atego oferece o novo conceito de suspensĂ£o de cabina.
NOVO ATEGO 2430 6x2
InovaĂ§Ă£o: cĂ¢mbio totalmente
automatizado Mercedes PowerShift com nova funĂ§Ă£o EcoRoll e Power Mode
O Atego 2430 Ă© o primeiro caminhĂ£o do segmento de semipesados a receber
o cĂ¢mbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem.
Diferencial de conforto da marca, este cĂ¢mbio de avançada tecnologia propicia
elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a segurança e o
prazer de dirigir e, em consequĂªncia, sua produtividade.
O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automĂ¡tico ou manual,
dependendo da preferĂªncia do condutor. A manopla estĂ¡ localizada num console
rebatĂvel junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo cĂ¢mbio Mercedes
Powershift G211 de 12 marchas, com a Ăºltima marcha direta, poupa o trem-de-força de abusos e realiza
os engates de forma rĂ¡pida e suave, aumentando significativamente o conforto de
operaĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, contribui para a otimizaĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel e minimiza
diferenças de conduĂ§Ă£o entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido
pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a média de consumo da frota
melhora significativamente.
O cĂ¢mbio Mercedes PowerShift G211 tambĂ©m traz como novidade o EcoRoll, tecnologia jĂ¡ aplicada no Actros. Esta
funĂ§Ă£o coloca a transmissĂ£o do veĂculo em “neutro” de forma
segura e controlada, procedimento que Ă© executado
sem a intervenĂ§Ă£o do motorista, auxiliando na reduĂ§Ă£o de consumo de combustĂvel.
Adicionalmente, tem-se a opĂ§Ă£o de acionar-se o modo Power que durante 10 minutos libera mais rotaĂ§Ă£o do
motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives ingrimes. Outra
vantagem desse cĂ¢mbio Ă© a ausĂªncia de anĂ©is sincronizadores, contando com engrenagens
mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenĂ§Ă£o.
O Atego 2430 continua a oferecer o cĂ¢mbio manual Mercedes G131 de 9
marchas, que conta agora com novo mapa
de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das
marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operaĂ§Ă£o.
O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de
torque e atinge 1.250 Nm a 1150 rpm. Com isso, a dinĂ¢mica de engates das marchas
foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do
veĂculo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente
trabalhe na rotaĂ§Ă£o de menor consumo de combustĂvel e maior conforto. AlĂ©m
disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e
compressor de ar.
Todas essas novidades, aliadas Ă exclusiva tecnologia BlueTec 5, resultam em maior economia no consumo de
combustĂvel.
Nova geraĂ§Ă£o e nova relaĂ§Ă£o
de eixos traseiros
TambĂ©m na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentarĂ¡ a sua nova geraĂ§Ă£o
de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles também apresentam
facilidades para eventuais trabalhos de manutenĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, nessa nova linha de eixos sĂ£o oferecidas novas relações, para
atender à demanda do mercado por soluções cada vez mais econômicas no
transporte de cargas. As novas relações, alĂ©m da economia de combustĂvel, trazem
como outro importante benefĂcio o menor nĂvel de ruĂdo na cabina, proporcionando
maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças Ă reduĂ§Ă£o
da rotaĂ§Ă£o de trabalho.
Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430, pode-se alcançar
reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂvel de atĂ© 6%. “Temos certeza de que essa
novidade vai de encontro com as necessidades e interesses de nossos clientes.
AlĂ©m de moderno, flexĂvel, confortĂ¡vel esse caminhĂ£o apresenta vantagens reais
em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como mĂºsica para o ouvido
de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.
Nova suspensĂ£o da cabina
amplia o conforto a bordo
Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estĂ£o incorporadas ao novo
modelo 2430. Este Ă© o caso, por exemplo, da nova suspensĂ£o da cabina, que foi
totalmente reformulada para proporcionar um nĂvel de satisfaĂ§Ă£o e conforto
ainda maior para o motorista e para os acompanhantes. Isso resulta em maior
produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade
operacional para o cliente.
O novo sistema de suspensĂ£o da cabina conta com molas helicoidais, e
incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no
isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa
forma, torna mais cĂ´moda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensĂ£o da
cabina do Atego também é muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda
por manutenĂ§Ă£o.
Novo interior da cabina
propicia mais conforto e bem-estar a bordo
Um grande destaque dos caminhões Atego é o novo revestimento interno em
tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito
mais elegante e agradĂ¡vel ao tato. A praticidade de limpeza nĂ£o foi
sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano Ăºmido,
conservando sempre o seu aspecto.
Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que
mantem a patricidade de limpeza atual, e ainda agrega vantagens de melhoria acĂºstica.
Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos, proporcionam maior
absorĂ§Ă£o de ruĂdos e melhor isolamento acĂºstico.
Ganham evidĂªncia tambĂ©m os novos itens de conforto e praticidade, como
novos porta-objetos, porta-Ă³culos, para-sol nas portas do motorista e
acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminaĂ§Ă£o aprimorada, que tornam o
ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para
o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo estĂ¡ sensivelmente aprimorado,
garantindo a satisfaĂ§Ă£o dos motoristas.
Novos bancos e cama proporcionam
alto nĂvel de conforto
O banco pneumĂ¡tico do motorista foi reprojetado e estĂ¡ mais ergonĂ´mico,
contando com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens, como
ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento
do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa
estatura, sem prejudicar os demais indivĂduos. Tudo isso faz com que a conduĂ§Ă£o
do veĂculo fique muito mais agradĂ¡vel e confortĂ¡vel, aumentando
significativamente a produtividade do motorista.
ApĂ³s sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama,
com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto
para suas horas de descanso. O revestimento da cama Ă© removĂvel e lavĂ¡vel,
facilitando a sua limpeza.
Cama king size maximiza o
conforto para descanso
Para aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das cabinas Leito
Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança
a inĂ©dita versĂ£o king size. Uma cama
dupla que assegura excelente nĂvel de conforto graças ao maior espaço
disponĂvel (meio metro a mais na largura), propiciando perĂodos revigorantes de
descanso e Ă³timas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma
viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz
no mercado.
Capacidade de até 600
litros de combustĂvel oferece maior autonomia
O Atego 2430 e o Atego 2426, com distĂ¢ncia entreeixos de 5.400 mm, podem
receber a configuraĂ§Ă£o de dois tanques de combustĂvel de 300 litros cada um,
totalizando uma capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior
autonomia, vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviĂ¡rias de
longa distĂ¢ncia.
Painel
prĂ¡tico e funcional
No interior da cabina,
o caminhĂ£o Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo
excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prĂ¡tico e funcional, o
painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veĂculo
de uma forma mais econĂ´mica. Caso, por exemplo, da indicaĂ§Ă£o do consumo de combustĂvel
instantĂ¢neo do veĂculo, expresso em km/l e do EconĂ´metro, faixa verde variĂ¡vel
no contagiros que indica ao motorista a melhor rotaĂ§Ă£o de trabalho do motor
para o menor consumo de combustĂvel. Ambos sĂ£o itens de sĂ©rie no
Atego.
Caminhões Atego saem de
fĂ¡brica com Top-Brake e ABS de sĂ©rie
Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vĂªm equipados, de sĂ©rie, com o
exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior
segurança e eficiĂªncia de frenagem, bem como menor desgaste dos componentes do
sistema de freio e dos pneus.
NOVO ATEGO 1729
Robusto e especialmente
desenvolvido para as operações de coleta de lixo
Chega ao mercado o novo caminhĂ£o semipesado Atego 1729, modelo
desenvolvido especificamente para esta aplicaĂ§Ă£o, que se destaca pela extrema robustez
do trem-de-força, capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade
caracterĂstica da marca Mercedes-Benz. O modelo estarĂ¡ disponĂvel para venda a
partir da Fenatran.
“Com distĂ¢ncia entre eixos de 4.800mm, o Atego 1729 foi especialmente
preparado para receber compactadores de atĂ© 19 m³, na versĂ£o 6x2 com 3º eixo
implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga,
atendendo plenamente Ă s demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse
novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos
modelos 4x2 Atego 1719 e 1726, com distĂ¢ncia entreeixos de 3.600 mm, para
compactadores de atĂ© 15 m³”, conclui o executivo.
O trem-de-força do Atego 1729 é composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926
LA, de 286 cv de potĂªncia e 1.120 Nm de torque, transmissĂ£o manual
Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto –
mais leve e mais ergonĂ´mico –, eixo traseiro Meritor de simples velocidade e
embreagem reforçada de 430 mm de diĂ¢metro, tĂpica de um caminhĂ£o extrapesado.
Confirmando sua vocaĂ§Ă£o para o segmento, o Atego 1729 vem equipado de
sĂ©rie, com tudo o que Ă© necessĂ¡rio para a aplicaĂ§Ă£o de coleta de lixo, incluindo
tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde
hĂ¡ pessoas trabalhando em torno do veĂculo) e suspensĂ£o traseira reforçada, com
molas curtas.
Esse novo caminhĂ£o Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso
Bruto Total) com a instalaĂ§Ă£o do 3º eixo por implementadores. PorĂ©m, sua
capacidade técnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo
Ă³tima reserva tĂ©cnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.
O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensĂ£o de cabina
da linha Atego. Além disso, a fim de atender
adequadamente às operações de coleta de lixo, conta com tomada-de-força na
parte traseira do motor com alta relaĂ§Ă£o de transmissĂ£o, proporcionando um
funcionamento mais silencioso do caminhĂ£o, caracterĂstica ideal para a circulaĂ§Ă£o
noturna nas grandes cidades, sem causar ruĂdo excessivo.
LINHA ATEGO
Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional
Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz
para o transporte de cargas destacam-se os benefĂcios da avançada tecnologia
BlueTec 5, como os motores até 6% mais econômicos e maiores intervalos de troca
de Ă³leo e de manutenĂ§Ă£o preventiva. Isso tambĂ©m reduz os custos operacionais
para o transportador, aumentando a disponibilidade do veĂculo e ampliando a sua
rentabilidade.
Os motores com
tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações
mais rĂ¡pidas e maiores velocidades mĂ©dias. O elevado torque favorece as
arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuiĂ§Ă£o
e transporte.
Ampla gama de configurações atende todas as demandas
dos clientes
A linha Atego Ă©
formada pelo caminhĂ£o mĂ©dio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426, e
agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, sĂ£o oferecidas trĂªs versões de
entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuraĂ§Ă£o para atender a
todas as demandas dos transportadores.
A famĂlia Atego
posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de
caminhões mĂ©dios e semipesados. SĂ£o quatro opções disponĂveis (Standard,
Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam Ă s necessidades
de cada tipo de cliente e aplicaĂ§Ă£o. Esta Ă© uma variedade exclusiva no mercado,
sĂ³ disponĂvel para caminhões Mercedes-Benz.
Independente do tipo
de cabina, os caminhões Atego permitem a utilizaĂ§Ă£o das maiores carroçarias do
mercado, com comprimentos mĂ¡ximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20
metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6x2, dependendo
da cabina utilizada.
Devido a sua robustez,
força e caracterĂsticas tĂ©cnicas, os caminhões Atego estĂ£o aptos a receber todo
tipo de carroçarias e implementos, como baĂº, carga seca, furgĂ£o isotĂ©rmico ou
frigorificado, sider, bebidas, botijões de gĂ¡s, tanque de combustĂveis, GLP ou
produtos quĂmicos, carroçaria aberta de madeira ou alumĂnio e diversos outros
implementos. Isso inclui a possibilidade de instalaĂ§Ă£o de um 4º eixo nos
modelos 6x2, o que Ă© feito por terceiros no mercado e torna o caminhĂ£o apto a
um PBT de 29.000 kg.
Graças a sua
versatilidade de utilizaĂ§Ă£o, os caminhões Atego sĂ£o indicados para empresas de
transporte de carga, transporte de carga prĂ³pria e autĂ´nomos. Entre eles,
incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logĂsticos,
como tambĂ©m os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomĂ©sticos, mĂ³veis,
hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos quĂmicos, materiais de
construĂ§Ă£o, distribuiĂ§Ă£o de Ă¡gua e serviços para prefeituras, entre outros.

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