Mercedes-Benz lança novos modelos semipesados da linha Atego e aumenta o portfĂ³lio para distribuiĂ§Ă£o urbana e transporte rodoviĂ¡rio

·     Lançamento: Atego 2430 Ă© pioneiro no mercado, introduzindo cĂ¢mbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, no segmento de semipesados
·     Motor OM 926 LA do Atego 2430 apresenta novo perfil de curva de torque, que otimiza a dinĂ¢mica de engates de Ăºltimas marchas, reduzindo o consumo de combustĂ­vel e aumentando ainda mais o conforto ao dirigir
·     Lançamento: Atego 1729 coletor de lixo, jĂ¡ em produĂ§Ă£o, foi especialmente desenvolvido para severidade dos serviços nesta aplicaĂ§Ă£o, por isso conta com trem-de-força superdimensionado
·     Lançamento: Caminhões Atego apresentam nova geraĂ§Ă£o de eixos traseiros, novo sistema de suspensĂ£o da cabina e interior totalmente renovado, com disponibilidade de cama king size – a maior do mercado
·     Novidades ampliam notavelmente a praticidade a bordo, assegurando elevado conforto para o motorista, alĂ©m de maior produtividade e economia no consumo de diesel

Texto e fotos: Mercedes

A Mercedes-Benz, com o lançamento dos modelos Atego 2430 6x2 e Atego 1729 coletor de lixo, amplia ainda mais seu jĂ¡ abrangente portfĂ³lio de caminhões semipesados. A marca tambĂ©m confirma seu compromisso de oferecer a mais completa soluĂ§Ă£o para os transportadores brasileiros, composta pelo veĂ­culo certo para todo tipo de necessidade, e por um vasto pacote de produtos e serviços de pĂ³s-vendas. Assim, expande a oferta de configurações, com versatilidade para atender plenamente aos clientes que atuam na distribuiĂ§Ă£o e prestaĂ§Ă£o de serviços em Ă¡reas urbanas, bem como no transporte de cargas em mĂ©dias e longas distĂ¢ncias rodoviĂ¡rias. 
 Os dois novos caminhões Atego sĂ£o atrações da Mercedes-Benz na Fenatran – 19º SalĂ£o Internacional do Transporte. Maior feira do setor no Brasil e na AmĂ©rica Latina, o evento serĂ¡ realizado, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Parque de Exposições do Anhembi, em SĂ£o Paulo.

Mercedes-Benz oferece soluções completas para os clientes

De acordo com Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil, a marca Ă© provedora de uma soluĂ§Ă£o completa para os transportadores de cargas e de passageiros. Nosso cliente sente a excelĂªncia do atendimento Mercedes-Benz logo na aquisiĂ§Ă£o do seu veĂ­culo, quando pode escolher o melhor caminhĂ£o, Ă´nibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviĂ¡rias, bem como para operações fora de estrada a partir de uma ampla variedade, caracterĂ­stica marcante de nosso portifolio de produtos, que Ă© o maior do PaĂ­s”, diz ele. 
AlĂ©m disso, para apoiar o cliente em todos os momentos, a Mercedes-Benz atua em outras frentes, oferecendo o mais completo pacote de serviços de pĂ³s-venda, o sistema de gestĂ£o de frota FleetBoard e a mais recente novidade, a SelecTrucks, estrutura de negĂ³cios para caminhões seminovos, alternativa crescente no mercado para compra e venda de usados”, ressalta o executivo. Segundo Maier, os lançamentos e novidades de produtos e serviços expostos na Fenatran comprovam a força da Mercedes-Benz, que hĂ¡ 57 anos contribui para a evoluĂ§Ă£o dos meios de transporte do Brasil, por meio de soluções eficientes e rentĂ¡veis, com a qualidade e confiabilidade.

Novidades do Atego potencializam as vantagens para o cliente

“Os caminhões Atego sĂ£o reconhecidos pela alta qualidade, flexibilidade de aplicações, durabilidade, reduzido consumo de combustĂ­vel, menor custo operacional e ampla disponibilidade para o trabalho”, afirma Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, asseguram excelente custo/benefĂ­cio e produtividade para as atividades de transporte dos clientes, gerando maior rentabilidade para seus negĂ³cios”. 
Na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz tambĂ©m apresentarĂ¡ diversas outras novidades para a linha Atego, como nova geraĂ§Ă£o de eixos traseiros, interior totalmente renovado com disponibilidade de cama king size, e configuraĂ§Ă£o opcional de dois tanques de combustĂ­vel, ampliando a capacidade total para     600 litros de diesel nos modelos Atego 2426 e Atego 2430. AlĂ©m disso, toda a linha Atego oferece o novo conceito de suspensĂ£o de cabina.

NOVO ATEGO 2430 6x2
 

InovaĂ§Ă£o: cĂ¢mbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift com  nova funĂ§Ă£o EcoRoll e Power Mode

O Atego 2430 Ă© o primeiro caminhĂ£o do segmento de semipesados a receber o cĂ¢mbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, sem pedal de embreagem. Diferencial de conforto da marca, este cĂ¢mbio de avançada tecnologia propicia elevada comodidade e praticidade para o motorista, aumentando a segurança e o prazer de dirigir e, em consequĂªncia, sua produtividade.


O Mercedes PowerShift pode ser operado no modo automĂ¡tico ou manual, dependendo da preferĂªncia do condutor. A manopla estĂ¡ localizada num console rebatĂ­vel junto ao apoio de braço do banco do motorista. O novo cĂ¢mbio Mercedes Powershift G211 de 12 marchas, com a Ăºltima marcha direta, poupa o  trem-de-força de abusos e realiza os engates de forma rĂ¡pida e suave, aumentando significativamente o conforto de operaĂ§Ă£o. AlĂ©m disso, contribui para a otimizaĂ§Ă£o do consumo de combustĂ­vel e minimiza diferenças de conduĂ§Ă£o entre os motoristas, uniformizando o resultado obtido pelos menos experientes e pelos melhores. Com isso, a mĂ©dia de consumo da frota melhora significativamente.
O cĂ¢mbio Mercedes PowerShift G211 tambĂ©m traz como novidade o EcoRoll, tecnologia jĂ¡ aplicada no Actros. Esta funĂ§Ă£o coloca a transmissĂ£o do veĂ­culo em “neutro” de forma segura e controlada, procedimento que Ă© executado sem a intervenĂ§Ă£o do motorista, auxiliando na reduĂ§Ă£o de consumo de combustĂ­vel.
Adicionalmente, tem-se a opĂ§Ă£o de acionar-se o modo Power que durante             10 minutos libera mais rotaĂ§Ă£o do motor para facilitar ultrapassagens ou para vencer aclives ingrimes. Outra vantagem desse cĂ¢mbio Ă© a ausĂªncia de anĂ©is sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e simplificam a manutenĂ§Ă£o.
O Atego 2430 continua a oferecer o cĂ¢mbio manual Mercedes G131 de 9 marchas, que conta agora com novo  mapa de engate, do tipo H sobreposto, que melhora a ergonomia, facilita o engate das marchas e minimiza a possibilidade de eventuais erros de operaĂ§Ă£o.
O motor OM 926 LA do Atego 2430 ganhou um novo conceito de curva de torque e atinge 1.250 Nm a 1150 rpm. Com isso, a dinĂ¢mica de engates das marchas foi otimizada para minimizar as trocas, mantendo a velocidade operacional do veĂ­culo. O novo conceito de torque faz com que o motorista intuitivamente trabalhe na rotaĂ§Ă£o de menor consumo de combustĂ­vel e maior conforto. AlĂ©m disso, o motor recebeu melhorias no acionamento do sistema de arrefecimento e compressor de ar.
Todas essas novidades, aliadas Ă  exclusiva tecnologia BlueTec 5,  resultam em maior economia no consumo de combustĂ­vel.


Nova geraĂ§Ă£o e nova relaĂ§Ă£o de eixos traseiros

TambĂ©m na Fenatran 2013, a Mercedes-Benz apresentarĂ¡ a sua nova geraĂ§Ă£o de eixos traseiros HL-4 para a linha Atego. Mais leves, eles tambĂ©m apresentam facilidades para eventuais trabalhos de manutenĂ§Ă£o.
AlĂ©m disso, nessa nova linha de eixos sĂ£o oferecidas novas relações, para atender Ă  demanda do mercado por soluções cada vez mais econĂ´micas no transporte de cargas. As novas relações, alĂ©m da economia de combustĂ­vel, trazem como outro importante benefĂ­cio o menor nĂ­vel de ruĂ­do na cabina, proporcionando maior conforto para o motorista e maior durabilidade do motor, graças Ă  reduĂ§Ă£o da rotaĂ§Ă£o de trabalho.
Com todas estas inovações aplicadas ao Atego 2430, pode-se alcançar reduĂ§Ă£o no consumo de combustĂ­vel de atĂ© 6%. “Temos certeza de que essa novidade vai de encontro com as necessidades e interesses de nossos clientes. AlĂ©m de moderno, flexĂ­vel, confortĂ¡vel esse caminhĂ£o apresenta vantagens reais em termos de economia de diesel. Sabemos que isso soa como mĂºsica para o ouvido de nossos clientes”, afirma Gilson Mansur.

Nova suspensĂ£o da cabina amplia o conforto a bordo

Diversas novidades agregadas a toda linha Atego estĂ£o incorporadas ao novo modelo 2430. Este Ă© o caso, por exemplo, da nova suspensĂ£o da cabina, que foi totalmente reformulada para proporcionar um nĂ­vel de satisfaĂ§Ă£o e conforto ainda maior para o motorista e para os acompanhantes. Isso resulta em maior produtividade e segurança, aumentando, consequentemente, a rentabilidade operacional para o cliente.
O novo sistema de suspensĂ£o da cabina conta com molas helicoidais, e incorporou um novo projeto construtivo que trouxe substancial melhora no isolamento das vibrações e no amortecimento das irregularidades da via. Dessa forma, torna mais cĂ´moda a jornada de trabalho. O novo conceito de suspensĂ£o da cabina do Atego tambĂ©m Ă© muito mais robusto e resistente, minimizando a demanda por manutenĂ§Ă£o.


Novo interior da cabina propicia mais conforto e bem-estar a bordo

Um grande destaque dos caminhões Atego Ă© o novo revestimento interno em tecido aplicado no teto, nas laterais e na parede traseira da cabina, muito mais elegante e agradĂ¡vel ao tato. A praticidade de limpeza nĂ£o foi sacrificada, pois os revestimentos podem ser limpos facilmente com pano Ăºmido, conservando sempre o seu aspecto.
Nossos clientes ainda podem optar por um novo revestimento em vinil, que mantem a patricidade de limpeza atual, e ainda agrega vantagens de melhoria acĂºstica. Junto com os novos revestimentos, tapetes mais densos, proporcionam maior absorĂ§Ă£o de ruĂ­dos e melhor isolamento acĂºstico.
Ganham evidĂªncia tambĂ©m os novos itens de conforto e praticidade, como novos porta-objetos, porta-Ă³culos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e iluminaĂ§Ă£o aprimorada, que tornam o ambiente interno ainda mais produtivo para o trabalho e mais aconchegante para o descanso. Ou seja, o bem-estar a bordo estĂ¡ sensivelmente aprimorado, garantindo a satisfaĂ§Ă£o dos motoristas.

Novos bancos e cama proporcionam alto nĂ­vel de conforto

O banco pneumĂ¡tico do motorista foi reprojetado e estĂ¡ mais ergonĂ´mico, contando com novas costuras, espuma de alta densidade e novas regulagens, como ajuste no sistema de amortecimento horizontal e vertical. A altura do assento do banco foi reduzida em 30 mm, favorecendo a ergonomia para pessoas de baixa estatura, sem prejudicar os demais indivĂ­duos. Tudo isso faz com que a conduĂ§Ă£o do veĂ­culo fique muito mais agradĂ¡vel e confortĂ¡vel, aumentando significativamente a produtividade do motorista.
ApĂ³s sua jornada de trabalho, o condutor pode desfrutar da nova cama, com moderno tecido e espuma de maior densidade, que proporciona maior conforto para suas horas de descanso. O revestimento da cama Ă© removĂ­vel e lavĂ¡vel, facilitando a sua limpeza.

Cama king size maximiza o conforto para descanso

Para aumentar ainda mais o conforto oferecido pelas camas das cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) da linha Atego, a Mercedes-Benz lança a inĂ©dita versĂ£o king size. Uma cama dupla que assegura excelente nĂ­vel de conforto graças ao maior espaço disponĂ­vel (meio metro a mais na largura), propiciando perĂ­odos revigorantes de descanso e Ă³timas noites de sono para o motorista. Deixando-o pronto para uma viagem produtiva e segura. Trata-se de uma exclusividade da marca Mercedes-Benz no mercado.

Capacidade de até 600 litros de combustível oferece maior autonomia

O Atego 2430 e o Atego 2426, com distĂ¢ncia entreeixos de 5.400 mm, podem receber a configuraĂ§Ă£o de dois tanques de combustĂ­vel de 300 litros cada um, totalizando uma capacidade de 600 litros. Dessa forma, fica garantida maior autonomia, vantagem especialmente indicada para as aplicações rodoviĂ¡rias de longa distĂ¢ncia.

Painel prĂ¡tico e funcional

No interior da cabina, o caminhĂ£o Atego proporciona mais vantagens para o motorista, garantindo excelente ergonomia e ampla comodidade. Extremamente prĂ¡tico e funcional, o painel de instrumentos traz funções que auxiliam o condutor a operar o veĂ­culo de uma forma mais econĂ´mica. Caso, por exemplo, da indicaĂ§Ă£o do consumo de combustĂ­vel instantĂ¢neo do veĂ­culo, expresso em km/l e do EconĂ´metro, faixa verde variĂ¡vel no contagiros que indica ao motorista a melhor rotaĂ§Ă£o de trabalho do motor para o menor consumo de combustĂ­vel. Ambos sĂ£o itens de sĂ©rie no Atego.

Caminhões Atego saem de fĂ¡brica com Top-Brake e ABS de sĂ©rie

Todos os caminhões Atego da Mercedes-Benz vĂªm equipados, de sĂ©rie, com o exclusivo freio-motor Top Brake e agora com freios ABS, oferecendo maior segurança e eficiĂªncia de frenagem, bem como menor desgaste dos componentes do sistema de freio e dos pneus.

NOVO ATEGO 1729


Robusto e especialmente desenvolvido para as operações de coleta de lixo

Chega ao mercado o novo caminhĂ£o semipesado Atego 1729, modelo desenvolvido especificamente para esta aplicaĂ§Ă£o, que se destaca pela extrema robustez do trem-de-força, capaz de realizar seu trabalho com a confiabilidade caracterĂ­stica da marca Mercedes-Benz. O modelo estarĂ¡ disponĂ­vel para venda a partir da Fenatran. 
“Com distĂ¢ncia entre eixos de 4.800mm, o Atego 1729 foi especialmente preparado para receber compactadores de atĂ© 19 m³, na versĂ£o 6x2 com 3º eixo implementado por terceiros, oferecendo assim excelente capacidade de carga, atendendo plenamente Ă s demandas do segmento”, destaca Gilson Mansur. “Esse novo produto amplia a oferta da marca para coleta de lixo, juntando-se aos modelos 4x2 Atego 1719 e 1726, com distĂ¢ncia entreeixos de 3.600 mm, para compactadores de atĂ© 15 m³”, conclui o executivo.
O trem-de-força do Atego 1729 Ă© composto pelo motor Mercedes-Benz OM 926 LA, de 286 cv de potĂªncia e 1.120 Nm de torque, transmissĂ£o manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas com novo mapa de engate do tipo H sobreposto – mais leve e mais ergonĂ´mico –, eixo traseiro Meritor de simples velocidade e embreagem reforçada de 430 mm de diĂ¢metro, tĂ­pica de um caminhĂ£o extrapesado.
Confirmando sua vocaĂ§Ă£o para o segmento, o Atego 1729 vem equipado de sĂ©rie, com tudo o que Ă© necessĂ¡rio para a aplicaĂ§Ă£o de coleta de lixo, incluindo tomada-de-força na traseira do motor, escape vertical (ideal para operações onde hĂ¡ pessoas trabalhando em torno do veĂ­culo) e suspensĂ£o traseira reforçada, com molas curtas.
Esse novo caminhĂ£o Mercedes-Benz pode alcançar 23.000 kg de PBT (Peso Bruto Total) com a instalaĂ§Ă£o do 3º eixo por implementadores. PorĂ©m, sua capacidade tĂ©cnica chega ao PBT de 24.100 kg, comprovando sua robustez e oferecendo Ă³tima reserva tĂ©cnica para o melhor rendimento e durabilidade do conjunto.
O Atego 1729 chega ao mercado com o novo sistema de suspensĂ£o de cabina da linha Atego. AlĂ©m disso, a fim de atender adequadamente Ă s operações de coleta de lixo, conta com tomada-de-força na parte traseira do motor com alta relaĂ§Ă£o de transmissĂ£o, proporcionando um funcionamento mais silencioso do caminhĂ£o, caracterĂ­stica ideal para a circulaĂ§Ă£o noturna nas grandes cidades, sem causar ruĂ­do excessivo. 


LINHA ATEGO
Médios e semipesados asseguram reduzido custo operacional

Entre as vantagens proporcionadas pelos caminhões Atego da Mercedes-Benz para o transporte de cargas destacam-se os benefĂ­cios da avançada tecnologia BlueTec 5, como os motores atĂ© 6% mais econĂ´micos e maiores intervalos de troca de Ă³leo e de manutenĂ§Ă£o preventiva. Isso tambĂ©m reduz os custos operacionais para o transportador, aumentando a disponibilidade do veĂ­culo e ampliando a sua rentabilidade.
Os motores com tecnologia BlueTec 5 oferecem mais força e desempenho, ganhando acelerações mais rĂ¡pidas e maiores velocidades mĂ©dias. O elevado torque favorece as arrancadas e retomadas de velocidade, agilizando as atividades de distribuiĂ§Ă£o e transporte.

Ampla gama de configurações atende todas as demandas dos clientes

A linha Atego Ă© formada pelo caminhĂ£o mĂ©dio 1419 e pelos semipesados 1719, 1726, 1729, 2426, e agora, pelo Atego 2430. Conforme o modelo, sĂ£o oferecidas trĂªs versões de entreeixos, o que se traduz em amplas opções de configuraĂ§Ă£o para atender a todas as demandas dos transportadores.


A famĂ­lia Atego posssui a maior variedade de versões de cabinas para atender o segmento de caminhões mĂ©dios e semipesados. SĂ£o quatro opções disponĂ­veis (Standard, Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto), que se adequam Ă s necessidades de cada tipo de cliente e aplicaĂ§Ă£o. Esta Ă© uma variedade exclusiva no mercado, sĂ³ disponĂ­vel para caminhões Mercedes-Benz.
Independente do tipo de cabina, os caminhões Atego permitem a utilizaĂ§Ă£o das maiores carroçarias do mercado, com comprimentos mĂ¡ximos legais, por exemplo, de 8,70 metros a 9,20 metros, no caso do entreeixos mais comercializado de 4,8 m, nas versões 6x2, dependendo da cabina utilizada.
Devido a sua robustez, força e caracterĂ­sticas tĂ©cnicas, os caminhões Atego estĂ£o aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baĂº, carga seca, furgĂ£o isotĂ©rmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gĂ¡s, tanque de combustĂ­veis, GLP ou produtos quĂ­micos, carroçaria aberta de madeira ou alumĂ­nio e diversos outros implementos. Isso inclui a possibilidade de instalaĂ§Ă£o de um 4º eixo nos modelos 6x2, o que Ă© feito por terceiros no mercado e torna o caminhĂ£o apto a um PBT de 29.000 kg.



Graças a sua versatilidade de utilizaĂ§Ă£o, os caminhões Atego sĂ£o indicados para empresas de transporte de carga, transporte de carga prĂ³pria e autĂ´nomos. Entre eles, incluem-se distribuidores, atacadistas, cerealistas e operadores logĂ­sticos, como tambĂ©m os que atuam no transporte de bebidas, eletrodomĂ©sticos, mĂ³veis, hortifrutigranjeiros, frigorificados, produtos quĂ­micos, materiais de construĂ§Ă£o, distribuiĂ§Ă£o de Ă¡gua e serviços para prefeituras, entre outros.