Apple é a marca mais valiosa
de 2013 e Google pula para a segunda posição – são as primeiras marcas a tirar o
reinado da Coca-Cola na história do relatório Best Global Brands
Texto e fotos: Interbrand
Uma nova marca conquista o #1 pela primeira vez na história do relatório
Best Global Brands: a Apple. A Interbrand, maior consultoria de marcas
do mundo, publica o relatório Best Global Brands anualmente, identificando e
examinando as 100 marcas globais mais valiosas. A Apple chega ao topo da lista
neste ano, enquanto o Google pula para #2 e a Coca-Cola, marca que se manteve em
#1 por 13 anos consecutivos, fica na posição de número 3. Este ano, o valor
total de das 100 marcas globais mais valiosas é de US$ 1.5 trilhão – um aumento
recorde de 8.4% sobre o valor total das marcas no relatório de 2012.
A Apple figura no ranking Best Global
Brands produzido pela Interbrand desde 2000, quando foi criado. Naquele
ano, a Apple estava na posição #36 e tinha um valor de marca de US$ 6.6 bilhões.
Hoje, o valor da marca Apple é de US$ 98.3 bilhões – quase 18 vezes maior do que
em 2000. O crescimento meteórico do valor da marca pode ser atribuido a uma
experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. Por
manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os
seus desejos e buscar novos desafios em design e performance. Com 72 milhões de
Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a Apple faz história
ultrapassando a Coca-Cola e se tornando a marca mais valiosa do relatório da
Interbrand em 2013.
“De vez em quando, uma marca muda a nossa vida,
não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência. É por isso que, após 13
anos da Coca-Cola no topo do Best Global Brands, a Apple agora ocupa o
#1”, afirma Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Tim Cook reuniu uma sólida
equipe de liderança e manteve a visão de Steve Jobs intacta – uma visão que
permitiu à Apple entregar cada vez mais sua promessa de inovação”.
A metodologia da Interbrand para o Best Global
Brands foi a primeira de sua categoria a receber o certificado ISO. Ela analisa
as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização,
desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas
dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand
examina os três aspectos fundamentais que contribuem para o valor da
marca:
- O desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca.
- O papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor.
- O poder que a marca possui para comandar preços premium, gerar lealdade ou garantir os lucros da companhia.
Estudo 2013: A Nova Era da
Liderança
Além de identificar as 100 marcas globais mais
valiosas, este ano o relatório Best Global Brands também examina a evolução da
liderança quando relacionada às marcas. A Interbrand entende que, agora, a
liderança deve ser compartilhada. CEOs, CMOs e consumidores têm o poder de gerar
valor para as marcas que gerenciam ou admiram.
“No mercado global obcecado por mídias sociais
de hoje em dia, os líderes de marcas reconhecem a necessidade de ser altamente
colaborativos”, nota Frampton. “As 100 marcas globais mais valiosas estão
abrindo o seu valor participando, ouvindo, aprendendo e compartilhando – não só
com os líderes de dentro de sua organização, mas também com os seus
consumidores. As marcas que aprendem a pensar de forma diferente sobre o papel
que desempenham na vida dos seus consumidores – e como preencher esse papel –
têm a oportunidade de mudar o mundo de uma forma que eles nunca
imaginaram”.
Marcas Brasileiras
Assim como nos anos anteriores, as marcas
brasileiras não apresentaram status de marca global com valor financeiro
suficiente para entrar no rol das marcas globais mais valiosas. Algumas possuem
valor financeiro, porém não tem presença global e vice-versa. A Interbrand
acredita que é só uma questão de tempo para que nossas marcas estejam entre as
mais valiosas do mundo, se assim investirem em um processo de
internacionalização. “Temos visto que os líderes das marcas brasileiras estão
cada vez mais atentos ao mercado internacional, adequando suas estratégias para
desbravar novos territórios. O que era antes uma alternativa, se torna um
direcionamento estratégico, fazendo com que a presença de uma marca brasileira
no ranking Best Global Brands seja uma possibilidade real, em um breve
futuro.” aponta Daniella Giavina-Bianchi, Diretora Executiva da Interbrand
Brasil.
Os aprendizados das marcas globais são exemplos
valiosos para as marcas brasileiras que enfrentam desafios similares no mercado
local. “Entender as histórias de recuperação do setor financeiro e
automobilístico e de sucesso e consolidação do setor de tecnologia nos traz uma
serie de insights para a gestão de marcas nacionais em um cenário de incertezas
e ao mesmo tempo oportunidade que está por vir nos próximos anos. Se as marcas
garantirem a sua consistência e relevância, transmitindo uma mensagem
diferenciada aos seus consumidores, as chances de sucesso são ilimitadas. O
momento para esse pensamento de marca, já chegou, e as marcas brasileiras que
apostam nesse processo já apresentam resultados positivos e veem um horizonte
mais claro a frente.” Analisa André Matias, Diretor de Estratégia, Head of Brand
Valuation da Interbrand Brasil.
Estreantes em 2013: Discovery, Duracell
e Chevrolet
Discovery (#70): A marca
Discovery faz o seu debut no ranking após um ano de quebra de recordes.
Os canais com a marca Discovery estão hoje disponíveis em 217 países e
territórios, em 45 línguas, atingindo mais de 1.3 bilhão de assinantes fora dos
Estados Unidos. Nestes seis anos desde que David Zaslav assumiu como CEO, a
companhia cresceu de US$ 720 milhões em rendimentos totais para US$ 721 milhões
em rendimentos somente no seu negócio internacional. Desenvolvendo em sua
programação séries como Deadliest Catch e a anual Shark Week,
o Discovery se conectou com espectadores em escala global. Essas mudanças
posicionaram a marca como líder do setor o contribuiram para a conquista de uma
posição firme no relatório Best Global Brands 2013.
Duracell (#85): A Duracell,
uma marca da Procter & Gamble, voltou ao ranking Best Global Brands este ano
após sua saída em 2010. A Duracell figurou no ranking em todos os anos desde
2000 e, em 2009, estava na posição #85, com valor de marca de US$ 85 bilhões.
Hoje, a Duracell responde por 25% do mercado global de baterias e é lembrada
como uma das marcas líderes da P&G. A confiança na marca se deve a
parcerias-chave de marketing, incluindo ser a marca oficial de baterias da
American National Football League (NFL).
Chevrolet (#79): Representando
cerca de 70% dos veículos vendidos pela GM, a Chevrolet entra pela primeira vez
no ranking do relatório Best Global Brands 2013. Sob a liderança do CMO Global
Tim Mahoney e o SVP/Global Head Alan Batey, a Chevrolet alinhou sua engenharia,
seu design e suas operações de varejo em uma única visão e plataforma de
comunicação: “Find New Roads”. Enquanto a marca ganhava força no mercado
americano, a Chevrolet usava essa máxima para impulsionar as vendas em mercados
como China, Índia e Tailândia. Se a Chevrolet continuar a adaptar seus veículos
para atender às necessidades locais e globais com sucesso, a marca terá êxito na
conquista de clientes para a vida toda.
As marcas que mais aumentaram seu valor
de marca em 2013: Facebook, Google, Prada, Apple e Amazon
Facebook (#52, +43%): Como
marca líder (e única) de mídias sociais a participar do ranking do relatório
Best Global Brands 2013, o Facebook conseguiu aumentar sua receita e seu lucro
por ação no ano passado – e superou as expectativas de Wall Street nesse
processo. A rede social também aumentou sua base de usuários em 26% desde que
abriu capital há cerca de um ano. Por todo o mundo, a marca continua a ver um
crescimento no número de usuários, tendo a região da Ásia-Pacífico com o maior
crescimento. Os usuários mobile do Facebook também cresceram 51% no último ano e
a publicidade em mídias sociais está focando metade de sua verba em anúncios
mobile. Com o ex-executivo do Google Gary Briggs, recentemente nomeado CMO da
empresa, e adquirindo empresas como Instagram, é provável que o crescimento do
Facebook continue por muitos anos.
Google (#2, +34%): Devido a
inovadoras mudanças em suas ofertas-chave (busca, Android, Gmail) e inovações
como o Google Glass e o carro autodirigível, o Google aumentou em 34% o seu
valor de marca – tornando-se a #2 e a segunda que mais aumentou o seu valor de
marca, logo atrás do Facebook. Pelo contínuo processo de ir além das buscas e
investir em grandes apostas de inovação, o Google impacta o modo como seus
consumidores vivem e se comportam em todo o mundo – e deve aumentar o valor de
suas marcas nesse processo.
Prada (#72, +30%): A icônica
marca de luxo italiana surgiu como a terceira marca que mais aumentou o seu
valor, com um crescimento de 30% – logo atrás de Facebook e Google. O aumento do
valor de marca da Prada reflete a habilidade da organização de encontrar um
equilíbrio harmonioso e lucrativo entre honrar sua herança italiana e produzir
inovação e projetos de ponta. Por entrelaçar com eficiência seus pontos de
contato físicos e digitais, e com o apoio da Fundação Prada às Artes, a Prada
tem conseguido engajar seus consumidores de maneira significativa – e expandir
sua presença global.
Apple (#1, +28%): Apesar de
ter tido sua reputação abalada por disputas de patente com a Samsung e
escândalos sobre as condições de trabalho na Foxconn, a marca Apple se mostrou
resistente, e não só subiu ao topo como líder do ranking do relatório Best
Global Brands 2013, como também foi uma das que mais aumentaram seu valor
este ano. Além de resistente, a Apple também é prevenida – continuamente
antecipando os desejos dos seus consumidores. Para manter a posição #1 no
próximo ano, a Apple precisará frear a força da sua rival Samsung no mercado de
telefonia móvel e nunca perder o foco no que faz de melhor: “Think
different.”
Amazon (#19, +27): Com um
aumento de valor de marca de 27%, a Amazon é uma das marcas que mais aumentaram
o seu valor no relatório Best Global Brands deste ano. O inovador
e-commerce continua a se diferenciar de seus concorrentes por meio de
iniciativas como a Amazon Appstore, que proporciona uma experiência móvel
abrangente para dispositivos Google Android. A Amazon também expandiu seus
serviços para novos negócios, como decodificadores de TV, programação original,
smartphones 3-D, a linha Kindle de leitores de e-book e serviço de entrega de
compras no mesmo dia. Iniciativas como essas, se bem sucedidas, significam que a
Amazon vai desempenhar um papel ainda maior e mais holístico nas futuras
experiências de compra dos seus consumidores.
As marcas de tecnologia dominam como
setor mais valioso, com um valor de marca conjunto de US$ 443,154
bilhões
Entre as top 10 marcas deste ano, sete são do
setor de tecnologia. Além disso, quatro marcas do setor estão entre as cinco que
mais cresceram em valor: Facebook (#52, +43%), Google (#2, +34%), Apple (#1,
+28%), e Amazon, (#19, +27%). Marcas de tecnologia continuam a se sobressair no
relatório, ressaltando o papel fundamental e de valor inestimável que
desempenham na vida dos consumidores. Devido ao seu compromisso com a inovação
de produtos e seu massivo gasto em marketing, a Samsung (# 8, 20%) ultrapassou a
Apple em vendas de smartphones e parece estar liderando o setor de tecnologia em
termos de conectividade e automação residencial. Apesar do forte desempenho de
muitas marcas do setor, uma série de marcas de tecnologia e produtos eletrônicos
não aumentaram ou nem entraram, no ranking deste ano. Os mais notáveis, que já
estiveram entre os líderes da categoria, Yahoo! e Blackberry, saíram da lista de
marcas deste ano, enquanto a Nokia (#57, -65%) apresentou o maior declínio no
valor de marca na história do Best Global Brands. Nintendo (#67, -14%)
e Dell (#61, -10%) também mostraram declínio.
Em um mundo de rápidas mudanças em mobile,
digital e mídias sociais, marcas de tecnologia têm se esforçado para articular
os seus atributos e entregar uma experiência significativa em todas as suas
plataformas e pontos de contato.
Marcas de luxo continuam
fortes
Apesar de o PIB da China ter crescido
vagarosamente, as marcas de luxo tiveram um desempenho sólido no ranking do
relatório Best Global Brands 2013. Sete das 100 marcas mais valiosas
são do setor de luxo, e cada uma aumentou seu valor de marca em 5% ou mais. As
top marcas de luxo de 2013 incluem Louis Vuitton (#17, +6%), Gucci (#38, +7%),
Hermès (#54, +23%), Cartier (#60, +26%), Prada (#72, +30%), Tiffany & Co.
(#75, +5%) e Burberry (#77, +20%). O principal motor para o crescimento do luxo
é provavelmente um sentimento renovado de confiança do consumidor. O aumento da
abertura de lojas – principalmente nos EUA e na China - mostram com clareza o
foco do setor de luxo em conectar as suas experiências de marca nos ambientes
físico e digital.
Serviços financeiros: o consumidor está
mais confiante?
Oito das onze marcas de serviços financeiros no
ranking do relatório Best Global Brands mostraram um crescimento no valor de
marca. A American Express lidera a categoria na posição #23 e aumentou seu valor
em 12%. As outras marcas que mais cresceram no setor incluem HSBC (#32,
+7%), Goldman Sachs (#44, +12%), Citi (#48, +5%), AXA (#59, +5%), Allianz (#63,
+8%), Visa (#74, +11%) e MasterCard (#97, +8%). Enquanto a mensagem de muitas
marcas reflete o objetivo de “reconquistar a confiança”, estudos confirmam que a
indústria, como um todo, já deve estar em um bom caminho. Em maio de 2013, o
Chicago Both / Kellogg School Financial Trust Index mostrou que a
confiança dos americanos no setor de serviços financeiros subiu 13% desde 2012.
Ainda assim, algumas marcas de serviços financeiros, como Morgan Stanley (#71,
-21%), ainda se recuperam. A fim de continuar a fortalecer suas relações com
consumidores-chave, os líderes das marcas de serviços financeiros devem buscar
identificar claramente quais são suas vantagens competitivas e, ao mesmo tempo,
garantir transparência e coerência nas operações e interações com os seus
stakeholders.
Automotivo: nove marcas automotivas
cresceram dois dígitos
Catorze das top 100 marcas globais mais
valiosas provêm do setor automotivo. Elas são: Toyota (#10, +17%), Mercedes-Benz
(#11, +6%), BMW (#12, +10%), Honda (#20, +7%), Volkswagen (#34, +20%), Ford
(#42, +15%), Hyundai (#43, +20%), Audi (#51, +8%), Porsche (#64, +26%), Nissan
(#65, +25%), Kia (#83, +15%), Chevrolet (#89, NEW), Harley-Davidson (#96, +10%)
e Ferrari (#98, +6%). Dessas 14, nove tiveram um percentual de crescimento de
dois dígitos no seu valor de marca. A indústria automobilística vem mostrando
uma firme recuperação após duas catástrofes naturais, que levaram o setor a
escassez de veículos e peças. No entanto, a venda de automóveis aumentou mais de
13% em 2012, a taxa mais alta de crescimento em quase duas décadas. Pelo segundo
ano consecutivo a Toyota apresentou maior valor de marca dentro do setor. A
montadora japonesa, líder em carros que usam combustíveis alternativos, também
foi a marca mais valiosa segundo o Best Global Green Brands 2013,
produzido pela Interbrand, e continua a atrair consumidores para suas
concessionárias. Embora a Toyota tenha sofrido algumas dificuldades neste último
ano (incluindo um boicote na China e o maior recall de uma só vez em sua
história), ela rapidamente se recuperou e voltou a ter uma posição de líder
global de vendas – uma prova de superação, liderança e estabilidade. Outras
marcas que mostraram um forte crescimento foram a Porsche e a Nissan. A Porsche
aumentou em 26% seu valor de marca, e a Nissan, 25%.
Acesse o site do Best Global Brands
2013
Perfis detalhados de cada marca, artigos sobre
liderança, gráficos interativos e entrevistas com marcas líderes de todo o mundo
estão disponíveis em bestglobalbrands.com.
A Interbrand surgiu em 1974, quando a palavra
marca ainda era um sinônimo para logotipo. Com o tempo esse conceito se ampliou
e a importância e o valor de uma marca passaram a ser considerados vitais na
imagem de uma empresa. Durante quase 40 anos de trabalho em consultoria de
marcas, a Interbrand mudou essa visão, criando e gerenciando marcas como um
ativo de negócios.
Presente em todos os continentes e com
aproximadamente 40 escritórios em todo o mundo, a Interbrand acredita que marcas
têm o poder de mudar o mundo, e usa imaginação, inteligência e inspiração para
criar meios para que isso aconteça.
No Brasil desde 2001, a Interbrand trabalha em
três grandes áreas: estratégia, identidade e avaliação de marca. Cada uma delas
representa uma fatia importante da construção da imagem de uma
empresa.
Entre os maiores cases mundiais da Interbrand
estão Carrefour, Fnac, Samsung, Walmart, P&G, BMW, entre outros. No Brasil,
pode-se destacar marcas como Itaú, Odebrecht, Votorantim, Usiminas, Alpargatas,
Petrobras, BRF e Bunge.
Você pode conferir o ranking completo e as
análises no www.bestglobalbrands.com.
Acesse também o blog da Interbrand no www.interbrandsp.com.br



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