O novo modelo da Mercedes chega em duas versões a partir de R$ 99.900
Texto: Eduardo Abbas
Esqueça tudo o que você pode se lembrar sobre esse carro. O novo Classe A faz muita jus ao nome: é tudo realmente novo.
O antigo projeto da Mercedes Benz, que circulava pelas ruas brasileiras, faz parte de um passado tão remoto quanto os dinossauros na superfície da terra. Em termos de comparação, e apenas para sentir saudades, apenas o nome foi herdado porque agora se trata de um carro completamente novo, desenvolvido e construído para o mundo moderno de hoje. A tradição da montadora em criar obras-primas a partir do aço fica mais que evidente nesse novo modelo que já esta à venda nas concessionárias da rede.
Eu fui convidado para testar o modelo em um trajeto de mais de 200 km incluindo estradas e ruas pela cidade de São Paulo. E foi nas ruas que o carro começou a chamar a atenção de quem estava passando ao lado. São duas opções de acabamento, a Urban e a Style, onde alguns detalhes diferenciam uma da outra apenas no acabamento. Em ambas, o design dianteiro é muito agressivo, as linhas frontais são claramente esportivas, em forma de flecha, suavizadas nas extremidades, com destaque também para os faróis com luzes de circulação diurnas e lâmpadas bi-xenônio. Na traseira, as lanternas estendem-se para baixo e para os lados, os pára-lamas traseiros salientes criam “ombros” largos para o carro e, para reforçar ainda mais a o visual alargado, o pára-choques traz um difusor central preto texturizado. Mas é na lateral que o carro mostra sua nova proposta. A linha do teto lembra um cupê, que se curva no sentido da traseira, mas trata-se de um modelo hatch, que em harmonia com os retrovisores de design aerodinâmico e as rodas de liga leve, com 16 polegadas na versão Style e 17 polegadas na Urban, completam o quadro.
Sentindo a fera nas mãos, pude comprovar a eficiência e a versatilidade do conjunto câmbio-motor funcionando em uma mais que perfeita harmonia. O novo motor a gasolina M270 é realmente tudo de bom. Com injeção direta e turbo alimentado gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e um elevado torque de 250 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm. O pacote tecnológico do motor de quatro cilindros conta com vários elementos introduzidos, como a função ECO start/stop, que é equipamento de série. O sistema CAMTRONIC é uma inovação mundial introduzida no motor 1,6 litro: ele ajusta a elevação das válvulas de admissão, restringindo a quantidade de mistura utilizada em regime de carga parcial e, desta forma, otimizando o consumo. Na cidade, a falta de costume se dirigir um carro com esse tipo de tecnologia desaparece em alguns quilômetros. A preocupação com a economia de combustível e o agradável clima dentro do veiculo, que continua funcionando com todos os dispositivos de conforto, quando em tráfego pesado e locais de congestionamentos demorados alegra, principalmente, o bolso.
Já na estrada a história é outra, até porque não adianta ter um motor eficiente sem uma transmissão no mesmo nível e a automática 7G-DCT esta. Com dupla embreagem e câmbio de sete velocidades, proporciona mudanças para a próxima marcha - acima ou abaixo - são quase imediatas, sem perda da força de tração, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo. O câmbio oferece três modos de condução: ECONOMY, SPORT e MANUAL. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas e feitas em baixas rotações, no modo SPORT, as mudanças são mais rápidas e em rotações mais altas e no MANUAL, as trocas são feitas utilizando os shift paddles.
Por dentro, o acabamento e os itens de conforto surpreendem, a atenção aos detalhes é evidenciada no interior do Classe A pelas formas, acabamentos das superfícies e seleção de materiais, que se combinam de forma harmoniosa. Os bancos esportivos proporcionam ótima ergonomia e visual atraente em dois padrões de acabamento. No painel de instrumentos a iluminação e a visibilidade aumentam por meio de um extenso conjunto de luzes internas. Molduras com acabamento metálico em cromo prateado, de acordo com o modelo, estão presentes no volante, saídas de ar, console central, apoios de braços das portas e diversos controles. O volante multifuncional com três raios possui 12 teclas e, na versão Urban, é revestido de couro. No conjunto de instrumentos, destacam-se os quatro mostradores redondos – dois maiores, velocímetro e conta-giros, e dois menores, indicadores do nível do tanque e temperatura do motor. Ao centro, um display multifuncional com 11,4 cm. Já no console central fica o display digital de 5,8 polegadas, juntamente com o sistema de som. O porta-luvas iluminado tem capacidade de 6,6 litros e as bolsas das portas acomodam garrafas de até um litro. Graças à ausência da alavanca do câmbio, há mais espaço no console central, tudo isso faz com que a sensação seja de se estar no sofá de casa assistindo a vida passar pelas janelas do automóvel.
Fiz uma viagem pra lá de agradável em um carro que alia a tecnologia mecânica com a eletrônica de forma harmoniosa e agradável. O que ajuda muito nessa sensação é o sistema Áudio 20, equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo. Também conta com interface Bluetooth com função hands-free e streaming de áudio para reproduzir arquivos de música, transferência de dados do telefone celular para a unidade principal via Bluetooth (PBAP - Phonebook Access Profile), entradas de áudio USB e AUX e conexão para a integração de dispositivos móveis no apoio de braços central (de série).
Dirigir o novo Classe A é sentir-se confortável e seguro, é ter a certeza de que a montadora alemã realmente colocou tudo de melhor no seu novo modelo e que, com preços que variam entre as versões, Style R$ 99.900 e a Urban R$ 109.900, ela deve atingir o objetivo de vender 2.000 unidades até o fim do ano.
Novo Mercedes Classe A – Ficha Técnica Dados técnicos Motor
Nº de cilindros/disposição 4 em linha, transversal
Nº de válvulas por cilindro 4 Cilindrada (cm3) 1.595
Potência nominal [kW (cv)/rpm] 115 (156) / 5.300
Torque máximo (Nm/rpm) 250 / 1.200 - 4.000
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 8,3
Velocidade máxima (km/h) 224
Câmbio Automático, dupla embreagem, 7 marchas
Diâmetro de giro (m) 11,00 Peso /carga útil (kg) 1.370/565
Peso máximo admissível (kg) 1.935
Carga máxima sobre o teto (kg) 100
Pneus versão STYLE 205/55 R16
Pneus versão URBAN 225/45 R17
Volume do porta-malas (l) 341 - 785
Volume máximo do porta-malas (l) 1.157
Capacidade do tanque de combustível/reserva (l) 50/6,0
Comprimento (mm) 4.292
Largura (com espelhos) (mm) 2.022
Altura (mm) 1.433
Preços R$ 99.900,00 (Style) R$ 109.900,00 (Urban)








0 Comentários