VW completa família Gol com a nova Saveiro que chega em três versões – Cross, Trend e Trooper com preço entre R$ 33.490 e R$ 48.990
Texto: Eduardo Abbas
Finalmente ela chegou! Faltava apenas a pick-up Saveiro para completar a renovação na família Gol. Esse comercial leve, lançado em julho de 82, teve durante seus mais de 30 anos a oportunidade de ser um dos modelos mais vendidos pela Volkswagen do Brasil e agora chega ao mercado com três opções de acabamento e um preço competitivo. As versões são a Trend, com a opção de Cabine Estendida e Cabine Simples, Trooper e a top de linha Cross, possibilitam ao consumidor deixar o carro mais com a sua cara, ou mais adaptado ao tipo de trabalho que se pretende dela.
Eu fui convidado para testar esse novo modelo da marca em dois dias de testes na Praia do Forte, interior da Bahia, submetendo a pick-up a testes de on road e off road. O carro realmente impressiona no novo design, ele tem mudanças nos pára-choques, capô e pára-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida, espelhos retrovisores externos, maçanetas das portas e frisos laterais na cor do veiculo e as rodas de 14 polegadas com calotas pintadas para o modelo de entrada e de liga leve com 15 polegadas, com o novo desenho “Stuttgart” para os dois outros modelos.
Apesar do dia chuvoso, pudemos fazer um teste sem grandes problemas e aproveitando para utilizar todos os itens de conforto que o carro oferece. Na primeira parte do teste, sempre com a caçamba vazia, encaramos uma rodovia cuja velocidade média é de 80 km/h mas que alterna trechos de 100 km/h, pista simples e com poucos pontos reais de ultrapassagem. O motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina, em conjunto com a transmissão manual MQ200 com cinco marchas atende amplamente a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto velocidades cruzeiro, quanto em retomadas em ultrapassagens.
Por dentro, tanto para quem dirige quanto para o passageiro, a sensação de conforto é das melhores. O isolamento térmico e acústico são muito bons e a Nova Saveiro traz de série, já na versão de entrada, itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas. A Saveiro Trooper vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro.
Uma das melhores inovações é a utilização do I-System, recurso de série nessa versão, onde concentra no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia além permitir, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo como o sistema ECO Comfort. Um destaque é com relação aos espelhos retrovisores elétricos. Na Nova Saveiro existe a função "tilt down”, um recurso que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada.
Fizemos essa primeira parte do teste sem grandes dificuldades e podendo sentir realmente que o carro, apesar da traseira muito leve, esta sempre na “mão” do condutor. Quando entramos em um trecho de terra, o comportamento do carro praticamente não se alterou, agradando a quem dirige e ao acompanhante, apresentando o que se espera de um modelo pick-up com itens de conforto como o novo sistema de som global – o mesmo oferecido para o Novo Gol e o Novo Voyage, com rádio AM/FM e CD/MP3 player, entradas Auxiliar, USB e com interface para iPod, e os comandos, dependendo do modelo, podem ser ativados por teclas no volante multifuncional que replica as informações no painel de instrumentos por meio do I-System.
O recurso também traz a conexão Bluetooth para telefone, que possibilita ao motorista efetuar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante. A direção hidráulica e o ar condicionado de série no modelo que testamos, o Cross, possibilitam uma agradável sensação de dirigir em qualquer situação, mesmo com chuva e em terrenos enlameados.
O preço da Nova Saveiro varia entre Cabine Simples 1.6 R$ 33.490, Cabine Estendida 1.6 R$ 36.610, Trooper 1.6 R$ 43.390 e Cross 1.6 R$ 48.990, isso dependendo dos opcionais, isso tudo para fazer com que a pick-up compacta continue sendo o quarto veículo mais vendido pela montadora e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil.
FICHA TÉCNICA SAVEIRO TROOPER 1.6 TOTAL FLEX CABINE ESTENDIDA
MOTOR
Combustível : gas e etanol
Cilindrada (cm³) 1.598
Diâmetro dos cilindros x curso dos pistões (mm) – 76,5 x 86,9
N°de cilindros / disposição / válvulas por cilindro - 4/ em linha / 2
Posição – Transversal a frente do eixo
Potência máxima – 101 cv a 5.250 com gas e 104 cv a 5250 com etanol
Torque máximo – 15,4 mkgf a 2.500 com gas e 15,6 mkgf a 2.500 com etanol
Taxa de compressão – 12,1:1
Formação de mistura – injeção eletrônica multiponto Marelli
TRANSMISSÃO
Conjunto câmbio-diferencial – manual, cinco marchas à frente, acionamento por cabos
Embreagem – Monodisco, acionamento hidráulico
Rodas motrizes – Dianteiras
Relações de marchas – 1ª 3,769:1, 2ª 2,095:1, 3ª 1,281:1, 4ª 0,927:1, 5ª 0,740:1, ré 3,182:1
Relação de diferencial – 4,188:1
SUSPENSÃO
Dianteira – independente, Mc Pherson com mola integrada, mola helicoidal, diâmetro da barra estabilizadora 20 mm
Traseira – Suspensão interdependente, braço longitudinal, mola helicoidal
DIREÇÃO
Tipo
Diâmetro de giro do veículo (m) – 11,5 m
Relação de direção (média) – 15,8:1 (direção com assistência hidráulica)
Voltas no volante (batente a batente) – 3
FREIOS
Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo
Dianteiros – Disco ventilado, diâmetro de 256 mm
Traseiros – tambor, diâmetro de 230 mm
RODAS E PNEUS
Roda de aço full face (6Jx15) com pneus 205/60 R15
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento – 4.493 mm
Largura (sem / com espelho retrovisor) – 1708 / 1893 mm
Altura (teto) – 1509 mm
Distância entre eixos – 2750 mm
Bitola (dianteira/traseira) – 1434 / 1493 mm
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cw) – 0,359
Área frontal (m²) - 2,12
Cwx A (m²) – 0,761
CAPACIDADES (litros)
Volume da caçamba – 734 litros
Tanque de Combustível – 55 litros
Reservatório de Partida a Frio – 0,8 litros
PESOS (kg)
Em ordem de marcha – 1087 kg
Carga útil – 648 kg
Peso máximo rebocável com freio/sem freio – 400 kg
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) – 10,8 seg gas e 10,5 seg etanol
Aceleração 0-1.000 m (s) – 32,6 seg com gas e 32,3 seg com etanol
Retomada 80-120 km/h, 5a. (s) – 15,2 seg com gas e 14,9 seg com etanol
Velocidade máxima (km/h) – 177 km/h com gas e 179 km/h com etanol
MANUTENÇÃO
Revisões, km/ tempo* – 10.000 km ou seis meses
Troca de óleo do motor, km/ tempo* – 10.000 km ou seis meses
GARANTIA
1 ano veículo todo, 3 anos para motor e transmissão e 3 anos para perfuração de chapa
PREÇO
R$ 43.390









0 Comentários