O novo modelo da montadora chega e duas versões e com motor flex

Texto: Eduardo Abbas

A Chery apresentou o CELER, novo modelo da montadora que chega para competir em condições de igualdade com os concorrentes nacionais na faixa dos compactos com todos os opcionais possíveis para essa classe. Pensado para a cidade, mas com características de carro bom de estrada, o modelo que chega às concessionárias na última semana de março, vem em duas versões e com a velha e salutar prática do preço fechado: Hatch 1.5 16V Flex, por R$ 35.990, e Sedan 1.5 16V Flex, por R$ 36.990.


O carro é importado da unidade de Wuhu, na China, mas, garantem os diretores da montadora, deverá ser o primeiro modelo na planta brasileira, localizada em Jacareí (SP), que será inaugurada no final de 2013. Com um investimento de US$ 400 milhões, essa unidade deve produzir cerca de 150 mil unidades/ano e a conclusão total da fábrica deve ser no primeiro semestre de 2014. É uma aposta muito ousada da montadora nascida em 1997 e que hoje é a maior montadora independente da China.


Voltando ao veículo, o design é italiano, criado pelo Estúdio Torino Design, motor com tecnologia flex e pacote completo de segurança e conforto, de série, o CELER foi exaustivamente tropicalizado. A montadora fez adequações em 140 itens, incluindo motor, transmissão, sistema de som e acabamento interno, além de mais de 40 componentes no pacote de itens opcionais.


Eu fui convidado para testar o novo modelo em um trajeto que compreende o hotel Bourbon em Atibaia, interior de São Paulo e a planta da nova fábrica da montadora em Jacareí, também no interior. O percurso de aproximadamente 70 km compreende situações de estrada e de cidade, podendo assim os motoristas testar o comportamento do veículo nas situações mais prováveis em que vai ser utilizado pelo consumidor.


Nos trechos de rodovia, o CELER, nome que tem origem no latim “celere”, que significa rápido, ágil, não deixou a desejar. O motor 1.5 16V Flex, desenvolvido em parceria com a Delphi, tem boa performance nas baixas rotações, e a exigência nas retomadas de velocidade são muito satisfatórias, isso sempre trabalhando em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas.  Com 108 cv de potência a 6.000 rpm, o CELER atinge a velocidade de 160 km/h, mas para andar é preciso também parar. Os freios são compostos por discos ventilados na frente e tambores atrás, assistidos por ABS (sistema antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).


O modelo se comportou muito bem na estrada no trajeto que cumprimos, sempre com o ar condicionado ligado e em situações de ultrapassagens de diminuições bruscas de velocidade constantes. Já nos trechos de cidade, o carro é muito rápido e pratico, tem um tamanho ideal para os trechos de tráfego urbano, com 2.527 mm de entre - eixos, 1.492 mm de altura e 1.686 mm de largura, permitem acomodar com conforto até cinco ocupantes. A versão Hatch tem porta-malas de 380 litros e a Sedan 450 litros.


Os itens que compõem o acabamento são agradáveis ao motorista e passageiro. A montadora se preocupou em adequar o carro ao gosto do brasileiro, utilizando tons escuros no acabamento. Os bancos são revestidos com tecido, as portas, painel de instrumentos, volante e manopla de câmbio, a predominância do preto é contrastada com detalhes na cor prata fosca. O carro sai de fábrica com uma lista completa de equipamentos de conveniência, incluindo ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, relógio digital, sistema de som com CD Player MP3 com entrada USB, rádio AM/FM e antena integrada ao pára-brisa, além de vários porta-objetos e porta-copos.


No pacote de segurança, estão incluídos airbags frontais para motorista e passageiro, cintos de segurança dianteiros e traseiros laterais de três pontos, indicador sonoro de porta aberta e alarme antifurto. Em 2013, a Chery Brasil prevê comercializar 7.000 unidades do CELER, sendo 75% na versão Hatch e 25% na versão Sedan, oferecendo além de todos os itens de série a garantia de 5 anos sem limite de quilometragem, sendo os 3 primeiros para todo o carro e os 2 adicionais para motor e cambio.


O CELER tem tudo para agradar o consumidor que procura um carro com design moderno, preço atraente, grande quantidade de itens de série e garantia de longo prazo. A fórmula chinesa deve dar certo novamente.