A montadora chinesa apresenta sua fĂ¡brica e o J2 por R$ 30.990

Texto: Eduardo Abbas
Foto: Claudio Larangeira e Suzane Carvalho

É uma longa viagem no tempo. SĂ£o mais de 40 anos desde que foi fundada na China em 1969, a Jianghuai Automobile Co. Ltd, posteriormente chamada de JAC Motors, atĂ© o lançamento do complexo industrial da marca no Brasil. A empresa chinesa, que agora tem tambĂ©m sotaque brasileiro, decidiu dar inĂ­cio Ă  construĂ§Ă£o da fĂ¡brica, e no dia 26 de novembro descerrou a “pedra fundamental” no terreno onde serĂ£o investidos US$ 600 milhões, e terĂ¡ capacidade produtiva de 100 mil unidades/ano, no PĂ³lo Industrial de Camaçari, na Bahia.


É uma honra para mim fazer parte desse importante marco na histĂ³ria recente da indĂºstria automobilĂ­stica brasileira e lĂ¡ estivemos para acompanhar de perto essa apresentaĂ§Ă£o. A fĂ¡brica, que deverĂ¡ ficar pronta no final de 2014, vai incluir um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, centros de estilo e design, laboratĂ³rios de acĂºstica, de emissĂ£o de poluentes, pista de testes e centro de capacitaĂ§Ă£o profissional, alĂ©m das tradicionais etapas de produĂ§Ă£o, armaĂ§Ă£o de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final.


Mas nĂ£o basta apenas colocar no terreno uma pedra fundamental, Ă© preciso, conforme a prĂ³pria montadora diz, ousar mais. Sendo assim, a JAC Motors criou uma aĂ§Ă£o inesperada: uma CĂ¡psula do Tempo. Um veiculo J3, um dos primeiros da marca a chegar ao Brasil, foi colocado sob a terra da fĂ¡brica para ser retirado de lĂ¡ daqui a 20 anos, mais precisamente no dia 26 de novembro de 2032, e, segundo desafia o presidente da empresa Sergio Habib, “talvez ele precise apenas de uma carga na bateria e gasolina para sair rodando novamente”. Quem viver verĂ¡!


Como esse futuro ainda esta muito distante, voltemos Ă  realidade e vamos falar do novo modelo apresentado pela montadora nesse evento. O J2, um automĂ³vel compacto, bem equipado, de design moderno e extremamente Ă¡gil e veloz, jĂ¡ vai estar nas concessionĂ¡rias nesse começo de mĂªs de dezembro. Seguindo a mesma estratĂ©gia da empresa, o J2 tem tudo de sĂ©rie. Eu avaliei o carro em condições de transito pelas ruas e estradas de Salvador, capital da Bahia. O modelo se apresentou com cores fortes e chamativas, bem ao novo estilo dos automĂ³veis comercializados atualmente no Brasil.


Vem tambĂ©m com uma motorizaĂ§Ă£o diferente do seu irmĂ£o chinĂªs, o modelo tropical tem um novo motor 1.4, que se comporta bem na estrada e na cidade, Ă© confeccionado em bloco de alumĂ­nio, com 16 vĂ¡lvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potĂªncia a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm e tem aceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade mĂ¡xima de 187 km/h.


O carro se mantĂ©m firme nas retomadas de velocidade, muito necessĂ¡rias em ultrapassagens e, durante o percurso, a velocidade cruzeiro Ă© boa, tendo um grande range de aceleraĂ§Ă£o mesmo em 5ª marcha. A empunhadura do volante e a distancia relativamente curta da alavanca de marchas, deixa uma sensaĂ§Ă£o gostosa de dirigir o modelo na estrada. O que talvez falte ao J2 Ă© o propulsor oferecer a versĂ£o Flex, ainda nĂ£o existente, mas, garantem os engenheiros da montadora, vai estar no mercado em 2013. Mesmo assim, o desempenho agrada e com ele a boa economia de combustĂ­vel, pois se trata de um motor potente em um carro leve.


O J2 foi elaborado pelo Centro de Design da JAC Motors em Turim, na ItĂ¡lia, indicando a globalizaĂ§Ă£o dos modelos e o acompanhamento das tendĂªncias mundiais. As rodas de alumĂ­nio aro 14, calçadas em pneus 175/60 verdes, que segundo a montadora, proporcionam uma economia de combustĂ­vel da ordem de 3%, formam um conjunto harmonioso, mas no teste que realizamos, pudemos notar que talvez um aumento na largura das rodas e a utilizaĂ§Ă£o de pneus mais moles, podem aumentar o conforto interno com relaĂ§Ă£o a ruĂ­dos asfĂ¡lticos e transposiĂ§Ă£o de obstĂ¡culos de uma forma mais agradĂ¡vel.


Por dentro, o carro surpreende. Desenvolvido no centro tecnolĂ³gico da empresa em TĂ³quio, o painel de instrumentos, os bancos e os revestimentos de portas foram totalmente readequados por de uma equipe de designers e engenheiros brasileiros. O cluster, o console central e o painel frontal do passageiro, alĂ©m de insertos de acabamento nas portas, sĂ£o produzidos, em alguns casos, com revestimentos de fibra de carbono.


Nas ruas soteropolitanas, tivemos uma chance de sentir que o J2 se adapta muito bem a centros urbanos. Suas medidas compactas, por fora ele mede 3,53 metros nĂ£o limitam o espaço interno, ele Ă© fĂ¡cil de estacionar, e tem muitos itens de conforto que sĂ£o fornecidas no modelo de entrada: Vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros, desembaçador traseiro, retrovisores elĂ©tricos, farĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura, farĂ³is de neblina, retrovisor interno antiofuscante, airbag duplo, chave com destravamento remoto das portas e trava central, alarme antifurto, freios ABS com EBD, volante com regulagem de altura, direĂ§Ă£o assistida eletricamente, ar-condicionado, alĂ©m de rodas de liga leve aro 14, farĂ³is de neblina e sensor de estacionamento traseiro, CD MP3 player com entrada USB e 6 anos de garantia.


Em termos gerais, o J2 tem tudo para agradar o consumidor interessado em carros compactos, de boa economia de combustĂ­vel, bem equipado e que devem fazer histĂ³ria, assim como seu irmĂ£o lĂ¡ na planta de Camaçari, quem sabe ambos nĂ£o se encontram para darem uma volta juntos?