O novo compacto Premium mostra seu lado tecnolĂ³gico e econĂ´mico

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: GM

É uma grata surpresa dirigir esse modelo da montadora americana. Ă€ primeira vista o carro surpreende pelas suas linhas fortes e arrojadas, num desenho que mistura o agressivo e o suave em uma combinaĂ§Ă£o de seis cores: Vermelho Flame, Azul Boracay (exclusiva do hatch), Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash (todas metĂ¡licas) e Branco Summit (sĂ³lida), realmente agradam os olhos por todos os Ă¢ngulos. As linhas esportivas, alinhadas com os farĂ³is de refletores aparentes em conjunto com uma carroceria que se encontra entre as mais rĂ­gidas do segmento, asseguram uma boa resposta em termos de estabilidade e conforto.


Montado na CorĂ©ia do Sul e importado pela GM do Brasil, o Sonic foi concebido para fazer da conduĂ§Ă£o cotidiana uma experiĂªncia mais dinĂ¢mica, visando consumidores mais jovens, de idade e de espĂ­rito, e para isso ele Ă© apresentado nas opções hatch e sedĂ£, versões LT e LTZ, equipados com o moderno motor Ecotec 1.6 16V, que rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque mĂ¡ximo, com etanol, Ă© de 16,3 kgfm e aparece jĂ¡ nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque Ă© de 15,8 kgfm, na mesma rotaĂ§Ă£o, pode ser combinado com um cĂ¢mbio manual de cinco marchas ou um automĂ¡tico de seis, e que se adapta ao estilo de conduĂ§Ă£o do motorista alĂ©m da direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica progressiva.


O modelo que eu testei foi o Hatch, 5 portas, com cambio manual. Dentro do carro a visibilidade conseguida atravĂ©s das grandes janelas, a posiĂ§Ă£o do motorista e a enorme quantidade de equipamentos de segurança e conforto, como ar-condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, ABS com EBD, trio elĂ©trico, desembaçador do vidro traseiro, sensor de estacionamento, farĂ³is de neblina dianteiros, rodas em liga leve aro 16, controles para o rĂ¡dio no volante e bancos em couro, fazem essa experiĂªncia ser mais que agradĂ¡vel.


Testei o modelo na cidade e na estrada, comprovando o que a montadora sugere em termos de desempenho e economia. A suspensĂ£o dianteira do Sonic Ă© independente, do tipo McPherson e, em conjunto com a suspensĂ£o traseira, com eixo de torĂ§Ă£o, proporcionam um rodar estĂ¡vel e equilibrado, o motor Ă© potente e de respostas rĂ¡pidas e a economia fica dentro dos padrões: abastecido com gasolina, no transito pesado da cidade, com vĂ¡rios aparelhos ligados em dia de chuva, fizemos uma mĂ©dia de 9,2 km/l. JĂ¡ na estrada esse nĂºmero sobe significativamente para 11,5 km/l, em velocidade cruzeiro e fazendo muitas retomadas de velocidade na hora das ultrapassagens.


O conforto interno Ă© um capitulo a parte, por dentro Ă© cheio de detalhes como o painel envolvente que flui atĂ© as portas dianteiras em harmonia com as saĂ­das redondas do sistema de aquecimento, ventilaĂ§Ă£o e ar condicionado. O painel de instrumentos, inspirado nas motos, inclui um mostrador analĂ³gico e um visor digital LCD. No porta-luvas, a entrada USB integrada que faz parte do sistema de som oferecido em todos os modelos, e vĂ¡rios pequenos compartimentos para guardar carteiras, documentos e aparelhos conectados ao sistema. JĂ¡ o porta-malas, na versĂ£o Hatch sĂ£o 265 litros de capacidade e o sedĂ£ oferece 477 litros, todos em posições normais. No caso do sedĂ£, a capacidade de carga aumenta para 665 litros quando o banco traseiro se encontra rebatido.


O Sonic, dependendo do modelo, cĂ¢mbio, opcionais e acessĂ³rios escolhidos, tem uma variaĂ§Ă£o de preço entre R$ 46.200 a R$ 56.100, com a atual reduĂ§Ă£o de IPI, e com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, deve ser segundo a montadora, um fenĂ´meno de vendas, como jĂ¡ acontece no mundo inteiro, inclusive nos Estados Unidos, onde nunca se vendeu tanto carro neste segmento em toda a histĂ³ria.


CHEVROLET SONIC HATCH 1.6 16V ECOTEC
RESUMO

Modelo:                                                                                       Sonic LT e LTZ
Carroceria / motorizaĂ§Ă£o:                                             Hatch, 5 passageiros, 5 portas, motorizaĂ§Ă£o dianteira, traĂ§Ă£o dianteira
ConstruĂ§Ă£o:                                                                             Carroceria monobloco, aço galvanizado nos painĂ©is exteriores
FabricaĂ§Ă£o:                                                                               Bupyong-Gu, Incheon, CorĂ©ia do Sul

MOTOR
Modelo:                                                                                       LFJ – 1.6 DOHC Flex
DisposiĂ§Ă£o:                                                                               Transversal
NĂºmero de cilindros:                                                        4 em linha
Cilindrada (cm3):                                                                 1.598
DiĂ¢metro e Curso (mm):                                                                        79,0 x 81,5
VĂ¡lvulas:                                                                                    DOHC, quatro vĂ¡lvulas por cilindro (Dual CVVT)
Taxa de compressĂ£o:                                                         10,8:1
PotĂªncia mĂ¡xima lĂ­quida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 120 cv a 6.000 rpm                                                                                                                                                           Gasolina: 116 cv a 6.000 rpm
Torque mĂ¡ximo lĂ­quido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                    Etanol: 16,3 kgfm a 4.000 rpm
Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm
CombustĂ­vel recomendado:                                          Gasolina comum e/ou Etanol
RotaĂ§Ă£o mĂ¡xima do motor (rpm):                           6.500
Bateria:                                                                                       12V, 60 Ah
Alternador:                                                                              100 A

TRANSMISSĂƒO
Modelo:                                                                                       MXP - Manual de 5 velocidades;  MH9 – AutomĂ¡tico de 6 velocidades
RelaĂ§Ă£o de marchas:                                                           Manual                              AutomĂ¡tico
Primeira:                                                                                               3,727:1                              4,449:1
Segunda:                                                                         1,952:1                              2,908:1
Terceira:                                                                                                1,276:1                              1,893:1
Quarta:                                                                            0,971:1                              1,446:1
Quinta:                                                                             0,763:1                              1,000:1
Sexta:                                                                                     –                                       0,742:1
RĂ©:                                                                                      3,545:1                              2,871:1
Diferencial:                                                                   4,467:1                              3,720:1

CHASSIS/SUSPENSĂƒO
Dianteira:                                                                                     McPherson, independente e barra de torĂ§Ă£o, amortecedores telescĂ³picos hidrĂ¡ulicos pressurizados a gĂ¡s.
Traseira:                                                                                       Semi-independente com eixo de torĂ§Ă£o, sem Barra Estabilizadora, amortecedores telescĂ³picos hidrĂ¡ulicos pressurizados a gĂ¡s.
DireĂ§Ă£o:                                                                                      HidrĂ¡ulica
DireĂ§Ă£o reduĂ§Ă£o:                                                                   16,0:1
DireĂ§Ă£o nĂºmero de voltas
(batente a batente):                                                            2,85
DiĂ¢metro de giro (m):                                                       10,44

FREIOS
Tipo:                                                                                             Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diĂ¢metro x espessura (mm):                          Dianteiro: 256 x 24; traseiro 200 x 35

RODAS/PNEUS
Roda:                                                                                            AlumĂ­nio - 6j x 15 (LT); 6j x 16 (LTZ)
Pneus:                                                                                          195/65R15 (LT); 205/55 R16 
(LTZ)

DIMENSÕES
DistĂ¢ncia entre eixos (mm):                                         2.525
Comprimento total (mm):                                             4.039
Largura carroceria (mm):                                                                     1.735
Largura total (mm):                                                           2.004
Altura (mm):                                                                          1.517
Bitola (mm):                                                                           Dianteira: 1.509; traseira: 1.509
Altura mĂ­nima do solo (mm):                                      127
Peso em ordem de marcha (kg):                                1.163 (LT); 1.186 (LTZ)
DistribuiĂ§Ă£o de peso
(% dianteira/traseira):                                                   63/37 (MT) ; 64/36 (AT)
CAPACIDADES
Porta-malas (litros):                                                         265
Carga Ăºtil (kg):                                                                                               429
Tanque de combustĂ­vel (litros):                               46
Ă“leo do motor (litros):                                                    4,5L (com filtro)
Sistema de refrigeraĂ§Ă£o (litros):                               5,6L